Compartilhe...

 

 

 

I CURSO BÁSICO

 

 

 

SE DESEJAR UMA CÓPIA PARA IMPRESSÃO, SOLICITE VIA E-MAIL OU USE O FORMULÁRIO NO FM DA PÁGINA, CLIC AQUI! 

Seja um Rosh (líder Congregacional); faça o CTA: Curso de Teologia Aplicada – CLIC!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

Lição 01 – A Bíblia diz que o ALTÍSSIMO existe e que Ele tem um Filho!

Vamos imaginar que você coloque dez moedas de 10 centavos, marcadas de um a dez, em seu bolso e dê uma boa agitada. Em seguida, tente pegar cada uma na ordem, de um a dez, agitando mais uma vez o bolso sempre que for pegar a próxima.

Matematicamente a chance de pegar primeiro a moeda número um é de uma em dez; de pegar a um e a dois em sequência é de uma em 100; de pegar a um, dois e três em sequência é de uma em 1000 e assim por diante; sua chance de pegar todas as moedas, em sequência, seria de uma em dez bilhões. Pelo mesmo raciocínio, são necessárias as mesmas condições para acreditar que O ETERNO não existe, e que a vida na Terra aconteceu por acaso.

A Terra gira em seu eixo 1.600 km por hora no Equador; se ela girasse 100 milhas por hora, nossos dias e noites seriam dez vezes mais longos e o sol provavelmente queimaria nossa vegetação de dia enquanto a noite longa gelaria qualquer broto que sobrevivesse.

O Sol tem uma temperatura de superfície de 12.200ºC, e a Terra está distante o suficiente para que ele esquente só o suportável ou necessário! Se o Sol desse somente metade de sua radiação atual, nós congelaríamos, e se desse muito mais, nos assaríamos.

A inclinação da Terra a um ângulo de 23 graus forma nossas estações; se a Terra não tivesse sido inclinada assim, vapores do oceano se moveriam de norte a sul, transformando o planeta em continentes de gelo.

Vamos imaginar que a lua – distante 380.000 Km – fosse só 70.000 Km distante do que é. Nossas marés poderiam ser tão grandes que duas vezes por dia os continentes seriam cobertos de água; até mesmo as mais altas montanhas se encobririam.

Isso não deixa dúvida: o ETERNO existe! E tem mais, é Ele mesmo que cuida do universo e está preocupado com cada pessoa que Ele criou, através de Seu Filho. Em outras palavras, você é especial para Ele. Por isso, é importante conhecer quem Ele é, como se apresenta, suas características e especialmente tudo aquilo que Ele faz para tornar sua vida mais feliz e vitoriosa.

ESTÁ ESCRITO

  1. Quantos o ‘deuses’ existem? Efésios 4:6

Um só que é ETERNO e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Leia I Tm 1:17.

  1. Como Paulo entendia a Divindade? I Co 8:5-6

Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só que é ETERNO, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só CRIADOR, o Seu FILHO, pelo qual existem todas as coisas, e por Ele, nós também.

OBS: Duas pessoas distintas. Pai e Filho. João diz que o CRIADOR (o VERBO), se fez carne [veio em carne, nascido de Maria e José, pelo poder do ETERNO] e habitou entre nós… Jo 1:3, 14 (vs. 18). Leia Hb 1:2… E Paulo confirma: o qual é imagem do ETERNO,  invisível, o primogênito de toda a Criação; porque nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nEle subsistem todas as coisas; também Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque aprouve ao PAI que nEle habitasse toda a plenitude, e que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dEle reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. Cl 1:15-20.

  1. Qual é a natureza do ETERNO? João 4:24

O ETERNO é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

  1. Qual é a natureza do FILHO? Atos 20:28

Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o santo Espírito vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja do ETERNO, que Ele adquiriu com Seu próprio sangue.

OBS: Lucas, o autor do livro de Atos, diz que TAMBÉM o FILHO (o Messias) é Espírito, como o PAI!

  1. Como se manifestam o ETERNO e o Seu FILHO, entre nós? Mateus 4:16, 17 e 18:20

Batizado que foi o Messias, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu-se o o santo Espírito descendo como faz uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus foi ouvida: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu Nome, aí estou Eu no meio deles.

OBS: Isto se chama onipresença, ou seja, em Espírito tanto o Pai como o Filho (desde o Pentecostes, quando cumpriu a Sua promessa: Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Jo 14:18) ELES se fazem presentes entre nós…

  1. Você, sendo o Templo do Espírito, quem é que habita em você? Jo 14:23

Respondeu-lhe O Messias: Se alguém Me amar, guardará a Minha palavra; e Meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.

OBS: Pai e Filho habitam em nós!!!

  1. Mais algumas características do ETERNO:
  2. É Eterno. Is 57:15 (Leia I Tm 6:16)

Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.

  1. Não muda. Tiago 1:17

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

  1. É Perfeito. Mateus 5:48

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.

  1. É Sábio. I Coríntios 1:24

Mas para os que são chamados, tanto judaicos como gregos, Cristo, poder do ETERNO, e sabedoria do ETERNO.

  1. É Santo. Êxodo 15:11

Quem entre os ídolos é como tu, ó ETERNO? E quem é como tu poderoso em santidade, admirável em louvores, operando maravilhas?

  1. É a Verdade. Jeremias 10:10

Mas o ALTÍSSIMO é o verdadeiro ETERNO; ele é ETERNO vivo e Rei ETERNO, ao seu furor estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.

  1. É Misericordioso. Salmo 86:15

Mas tu, ETERNO, és um CRIADOR compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.

  1. O FILHO possui as características do Pai.
  2. Unido sem propósitos. Jo 10:30

Eu e o Pai somos um.

  1. É a Verdade e a Vida. Jo 14:6

Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

OBS: Pois assim como o Pai tem Vida em Si mesmo, assim também deu ao Filho ter Vida em si mesmo.

  1. Autor da Criação. Atos 3:15

…e matastes o Autor da Vida, a quem o ETERNO ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.

  1. Como se revela O ETERNO?
  2. Pela natureza. Salmo 19:1

Os céus proclamam a glória do ETERNO e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

  1. Pela Bíblia. Apocalipse 1:1

Revelação de Cristo, que o ETERNO lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João.

  1. Pelo FILHO. Hebreus 1:1-2

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;

  1. Qual foi o papel do ETERNO e do FILHO na Criação do ser humano? Gênesis 1:1, 10

No princípio criou o VERBO os céus e a terra… Chamou o CRIADOR ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu o ETERNO que isso era bom.

OBS: Na Criação, o Verbo criava (com o Poder do Pai) e PAI, aprovava: …e isto é bom!!!

E AGORA?

Depois de conhecer melhor o ETERNO, nosso Pai; e ao Seu FILHO, o nosso Criador e Redentor, Ele espera que você:

  1. Respeite o Seu nome. Êxodo 20:7

Não façam uso do Nome do ETERNO de uma forma irreverente, jurando. Não escaparão ao castigo se o fizerem.

  1. Obedeça a vontade dEle. Atos 5:29

Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer ao ETERNO do que aos homens.

  1. Coloque-O em primeiro lugar. Mateus 6:33

Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

  1. O ame-O de verdade. Mateus 22:37

Respondeu-lhe O Messias: Amarás ao ETERNO, teu PAI de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

Amém/Amnao!!!

VOLTAR!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

Lição 02 – A Bíblia diz que ela é a Palavra do ETERNO

Como você se sente quando alguém lhe envia um e-mail ou alguma mensagem? A primeira sensação é a de que você é importante e alguém se interessa por você. Melhor ainda quando essa mensagem traz conselhos, palavras de carinho e boas notícias. É muito bom receber uma mensagem assim.

Você sabia que o CRIADOR escreveu uma mensagem especial para você? A Bíblia sagrada é a carta do CRIADOR mostrando o interesse que Ele tem na sua vitória e felicidade. Uma carta tão grande e especial que se transformou em um livro. Você encontra, em cada linha, em cada verso, um pouco do amor do ETERNO. Alguém que se preocupa com seus estudos, trabalho, família, vida pessoal, sentimentos e também suas necessidades espirituais. Alguém que está preocupado com cada momento da sua vida.

Neste livro você encontra uma emocionante história de amor de alguém que nos criou [o FILHO do ETERNO], preserva nossa vida, nos salvou e que seguramente vai Voltar para habitar conosco. Você tem a história de como tudo começou, e na última parte, como tudo vai terminar. No Velho Testamento você encontra a história do povo do ETERNO. Já o novo apresenta a história do Messias, que é o FILHO Unigênito do ETERNO. Você pode encontrar os conselhos bíblicos do livro de Provérbios e as palavras de ânimo do livro dos Salmos. É um livro poderoso e maravilhoso. E mais do que isso, ele tem transformado vidas.

Esse livro não contém a palavra do ETERNO. É isso mesmo, ele não contém, ele é a Palavra do ETERNO. O ETERNO fala através dele, em todas as suas páginas. É preciso entender tudo o que “a Bíblia Diz” para que você receba todo o Amor, toda a Orientação e todo o poder do ETERNO.

ESTÁ ESCRITO

  1. Quem inspirou os escritores bíblicos? ll Pedro 1:21

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte do ETERNO, falaram movidos pelo santo Espírito.

  1. Com o que podemos comparar a Bíblia? Salmo 119:105

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.

  1.  O que a gente recebe quando estuda a Bíblia? II Timóteo 3:16

Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para dizer, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.

  1. Que outras bênçãos você recebe quando estuda a Bíblia? Romanos 15:4

Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.

  1. Quanto tempo vai durar a Bíblia? Isaías 40:8

Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso O ETERNO subsiste eternamente.

  1. De quem ela testemunha? João 5:39

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;

  1. O poder de quem nela está? Mt 22:29

…Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder do ETERNO;

E AGORA?

Depois de conhecer a Palavra do ETERNO, Ele espera que você:

  1. Leia a Bíblia cada dia. Deuteronômio 17:19

E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao CRIADOR seu O ETERNO, e a guardar todas as palavras desta Lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir.

  1. Aceite suas orientações com alegria. Jeremias 15:16

Acharam-se as Tuas Palavras, e eu as comi; e as Tuas Palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o Teu Nome, ó ETERNO, CRIADOR dos exércitos.

  1. Pratique o que ela diz. Apocalipse 1:3

Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Amnao!

VOLTAR!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

Lição 03 – A Bíblia diz para você orar

Você gosta de conversar com seus amigos? Aquele papo que vai longe e fala de coisas, pessoas, lugares e sentimentos? Nessas horas o tempo até parece que passa mais rápido.

Quem é jovem gosta de estar com a turma e gastar tempo conversando. No meio da conversa há uma troca de sentimentos, a amizade fica mais forte, você se identifica melhor com seu grupo e sente que tem valor para eles só porque gastam seu tempo ouvindo e falando com você.

Imagina como seria sua relação com seus amigos se vocês nunca se encontrassem e nem conversassem? Daria para ser amigo de alguém só porque o encontrou um dia, trocou umas palavras e depois nunca mais se encontraram? Difícil, não?

Um dos grandes segredos para fazer do Messias um grande amigo e gostar dEle é fazer o que os amigos fazem: …gastar tempo conversando. Falar o que vai no coração sem se preocupar com o tempo ou lugar. É estar perto dEle sem sentir o tempo passar. Essa é a melhor explicação para a oração.

O que não funciona é querer ser amigo do ETERNO, ou até dizer que é filho dEle, sem gastar tempo ao Seu lado e do lado do Seu Criador e Redentor, o Filho do ETERNO. Se não há diálogo não há amizade. É importante que você saiba que, da parte do ETERNO isso nunca acontece. Ele está sempre com a agenda livre para ouvir você. Está sempre interessado na sua vida. Ele quer falar sobre suas coisas, pessoas, lugares e sentimentos.

Você quer desenvolver o hábito de orar, falando com O ETERNO e Seu FILHO se tornando um amigo pessoal dEles? Aproveite, então, para conhecer o que “A Bíblia Diz” sobre a oração.

ESTÁ ESCRITO

  1. Como você pode se comunicar com O ETERNO? Daniel 9:3

Eu, pois, dirigi o meu rosto ao ETERNO, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

  1. O que é uma oração? I Samuel 1:10

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao CRIADOR, e chorou muito.

  1. O que pode conseguir uma oração sincera? Tiago 5:16

Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.

  1. Em Nome de quem você deve orar? João 14:13

Tudo quanto pedirdes em Meu Nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

  1. Atende O ETERNO cada oração? Mateus 7:7-11

Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.

Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.

Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?

Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?

  1. Ao orar é preciso confiar. Então, o que é fé? Hebreus 11:1, 6

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem… Ora, sem fé é impossível agradar ao ETERNO; porque é necessário que aquele que se aproxima do ETERNO creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.

  1. Como pode ser desenvolvida a fé? Romanos 10:17

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

E AGORA?

Depois de conhecer o poder da oração com fé, o ETERNO espera que você:

  1. Ore várias vezes ao dia. Salmos 55:17

De tarde, de manhã e ao meio-dia me queixarei e me lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.

  1. Fale com Ele em particular. Mateus 6:6

Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

  1. Peça coisas convenientes. Tiago 4:3

Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

  1. Peça com fé. Mateus 21:22

E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.

  1. Peça em Seu Nome! Jo 16:24

Até agora nada pedistes em Meu Nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo.

OBS: Aqui o Messias está dizendo que você NUNCA pediu nada em Seu Nome!!! Isto significa que você – como as nações do mundo – tem usado um nome que não é o do Messias; Ele sendo judaico, tem um Nome judaico, não um nome traduzido! Você conhece o Seu Verdadeiro Nome?

SOLICITE UM ESTUDO SOBRE O VERDADEIRO NOME DO MESSIAS E PASSE A ORAR EM SEU NOME E ASSIM, O SEU GOZO SERÁ COMPLETO!

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lição 04 – A Bíblia diz que O Messias vai voltar

Nossa vida é feita de expectativas. Expectativas boas ou ruins. Uma boa expectativa, por exemplo, é conseguir encontrar a pessoa certa para viver o resto da vida. Já uma expectativa ruim pode ser: “você não vai conseguir este emprego, não adianta nem tentar”.

Você já percebeu que há pessoas por aí que gostam de espalhar expectativas positivas? Estão sempre pra cima, incentivam e animam. Mas há outras que, infelizmente, gostam de espalhar expectativas negativas. Estão o tempo todo dizendo que as coisas não vão dar certo e que você não vai conseguir.

O Messias sabia e sabe que o ser humano precisa de uma expectativa positiva para continuar vivendo animado e feliz. No momento de sua despedida dessa terra Ele disse aos Seus discípulos, que haviam andado com Ele três anos e meio e que voltaria outra vez. A partir daí esta se transformou na promessa mais bonita da Bíblia. Ele diz: “Eu vou voltar. Vou voltar para estabelecer finalmente o Meu reino que eu prometi para vocês”.

Esperar alguém que a gente ama é bom demais. É uma expectativa boa. Você fica todo o tempo pensando: “ele vai chegar”, “o ônibus já esta chegando”. É muito bom esperar e estar junto com a pessoa a quem a gente ama. É ruim estar separado de alguém pela distância. Uma simples ligação pode até ajudar, mas não resolve. Uma carta, pode estar até perfumada, mas o que a gente quer mesmo é a pessoa que a gente ama bem pertinho.

O Messias prometeu voltar fisicamente, já que Ele voltou em Espírito, no Pentecostes… Esta é uma expectativa que anima. Você quer encontrá-Lo no Seu retorno? É importante manter essa expectativa bem forte, porque Ele é a pessoa que mais tem interesse por você em todo esse planeta. Ele deu a Sua vida por você. Ele morreu em uma cruz para que você pudesse ter vida agora. E ainda, depois da Sua volta, a vida eterna; junto dEle!

Esta é a expectativa que o Messias põe em seu coração hoje através da Sua palavra, “Eu voltarei, não fique triste. Voltarei para deixar você muito feliz”. Por isso é importante conhecer o que “A Bíblia Diz” sobre a volta do Messias.

ESTÁ ESCRITO

  1. Que promessa especial fez o Messias enquanto esteve aqui na terra? João 14:1-3

Não se turbe o vosso coração; credes em O ETERNO, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

  1. Como encarar essa promessa? Tito 2:13

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Criador e Salvador, o Messias.

  1. De que maneira vai voltar o Messias? Mateus 24:30 e 25:31 e 32

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens no céu, com poder e grande glória.

Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o apascentador separa as ovelhas dos cabritos.

  1. Quantas pessoas vão poder ver a vinda de Cristo? Apocalipse 1:7

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

OBS: Salvos e ímpios, vivos, O verão; trazendo junto dEle, os salvos ressurretos de todos os tempos. Os mortos, ímpios, TAMBÉM verão a Sua Gloria (presença) na 2ª ressurreição – a dos ímpios.

  1. Qual é o objetivo da vinda do Messias? Mateus 16:27

Porque o Filho do homem há de vir na Glória de Seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.

  1. O que vai acontecer com as pessoas justas que morreram? I Tessalonicenses 4:16

Porque o CRIADOR mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta do ETERNO, e os que morreram nEle, ressuscitarão primeiro.

  1. O que vai acontecer com todas as pessoas justas? I Tessalonicenses 4:17

Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do CRIADOR nos ares, e assim estaremos para sempre com o CRIADOR.

  1. Ele então vai retornar para o PAI, no céu? At 15:16

Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo;

OBS: Em nenhum lugar das Escrituras diz que Ele retorna ao céu, mas é dito em muitas passagens que a partir de Sua Volta, em Glória (presença), Ele passa a Reinar aqui, por mil anos… Leia Ap 20:1-5.

  1. Mas, antes de Sua Volta, teremos uma Grande Tribulação? Ap 15:1, 7-8 (leia Ap 16)

Vi no céu ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira do Criador.

Um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira do Criador que vive pelos séculos dos séculos. E o santuário se encheu de fumaça pela glória (presença) do ETERNO e pelo Seu poder; e ninguém podia entrar no santuário, enquanto não se consumassem as sete pragas dos sete anjos.

  1. A Igreja será arrebatada aos céus, antes que as Pragas caiam? Mt 24:29, 31

Logo depois da Tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.

E ele enviará os Seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

OBS: Assim como no Egito as pragas caiam, mas não atingiam os escolhidos (o salvos), assim será durante a Tribulação: o Povo do ETERNO não será atingido, pois as Pragas são destinadas a ímpios… Além disto, o ser humano foi criado para viver na terra, não nos céus, pois:

Os céus são os céus do Criador, mas a terra, deu-a Ele, aos filhos dos homens. Salmos 115:16

Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão exterminados da terra, e dela os aleivosos serão desarraigados. Provérbios 2:21-22

E AGORA?

Depois de conhecer como o Messias vai voltar à essa terra, Ele espera que você:

  1. Ame a Sua vinda. II Timóteo 4:8

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o CRIADOR, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

  1. Prepare-se para este encontro. I João 3:2 e 3

Amados, agora somos filhos do ETERNO, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é, O veremos.

E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

  1. Conte isso a outras pessoas. Mateus 24:14

E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

OBS: Se você almeja coisa diferente do que o Messias prometeu (…não vos deixarei só, voltarei para vós – Jo 14:18), então pare de orar diariamente: Venha a nós o Teu Reino e passe a orar: “Me leve para o Teu Reino” – já que você crê que o Reino não será aqui, onde Ele nos criou (errou Ele ao nos criar aqui e por isto agora terá que nos levar daqui?

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

Lição 05 – A Bíblia diz quando O Messias vai voltar?

A leitura da carta estremeceu a todos em casa. Era tempo de guerra e o timbre do papel era do exército. Depois da leitura já não havia dúvida, era uma convocação. O pai de Fernando, um militar da reserva, deveria se apresentar e viajar para a frente de batalha.

Todos foram se despedir na base aérea. Fernando, com seis anos de idade segurou firme a mão de seu pai e perguntou:

– Quando você vai voltar, pai?

– Não sei exatamente quando – respondeu o pai com tristeza.

Ele não resistiu ao ver as lágrimas no rosto de Fernando, e disse:

– Vou chegar alguma tarde, no vôo das 18hs. O único vôo que chega às 18hs.

Desde aquele dia, Fernando brincava com seus amigos até as 17h em ponto. Voltava para casa, tomava um banho e trocava de roupa. Um dia um amigo lhe perguntou:

– Por que você sempre vai embora às cinco da tarde?

– Qualquer uma destas tardes meu pai vai voltar no vôo das 18hs – ele respondeu. Por isso eu me preparo. Quero que quando ele voltar me encontre pronto.

Você sabe quando o Messias vai voltar? Está preparado para esse encontro? Quando Ele veio à primeira vez abalou o mundo. Agora vem para transformá-lo definitivamente. Vem para levar Seus filhos para assistir à Sua posse, em Seu Reino terreal e milenial. Este tremendo evento não vai ser o mesmo sem você.

É interessante que o próprio Cristo deu detalhes de quando Ele voltaria, para que ninguém fosse pego de surpresa. Por isso é importante conhecer o que “A Bíblia Diz” sobre o momento em que O Messias vai voltar à essa terra para reinar sobre ela.

ESTÁ ESCRITO

  1. O que os discípulos do Messias perguntaram para Ele? Mateus 24:3

E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua Vinda e do fim dos tempos.

  1. Qual o tempo da volta do Messias? Mateus 24:36

Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.

OBS: O nosso Criador e Redentor respeita a autonomia [autoridade] do Seu Pai, o ETERNO, e por isto Se coloca à Sua disposição…

  1. Então ficamos desinformados sobre a volta do Messias? I Tessalonicenses 5:1-4

Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do CRIADOR virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! Então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda!

  1. Que sinais foram apresentados pelo Messias? Mateus 24:6 e 7

E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.

  1. Como será a condição econômica e social do mundo perto da volta de Cristo? Tiago 5:1-4

Eia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por causa das desgraças que vos sobrevirão.

As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão roídas pela traça.

O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias.

Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do CRIADOR dos exércitos.

  1. Como será a situação moral da sociedade, perto da volta de Cristo? II Timóteo 3:1-5

Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos do ETERNO, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.

obs: Paulo nos mostra algo que sempre existiu entre os ímpios; masque nos últimos tempos se tornou algo “normal” em nossa sociedade sodomizada:

…porquanto, tendo conhecido ao ETERNO, contudo não o glorificaram como CRIADOR de tudo, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se tolos, e mudaram a glória do Altíssimo, incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso o Criador os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade do Criador pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. Pelo que o Criador os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. E assim como eles rejeitaram o conhecimento do ETERNO; Ele, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores do ETERNO, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto do Criador, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. Romanos 1:21-31

  1. O que vai acontecer com a ciência pouco antes do Messias voltar? Daniel 12:4

Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

  1. O que aconteceria no céu? Mateus 24:29

Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.

OBS: Esses sinais acontecem constantemente, mas os sinais da profecia serão algo incomum, estarrecedores!

E AGORA?

Depois de conhecer o tempo da volta de Cristo, Ele espera que você:

  1. Fique atento aos sinais. Lucas 21:28-31

Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima. Propôs-lhes então uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; quando começam a brotar, sabeis por vós mesmos, ao vê-las, que já está próximo o verão. Assim também vós, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino do ETERNO está próximo.

  1. Esteja sempre observando o que acontece. Mateus 24:42, 44

Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso CRIADOR. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.

  1. Não se deixe levar pelos incrédulos. II Pe 3:3-4

…sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da Sua Vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

  1. E que não esteja à disposição de satan. I Ts 2:11-13

E por isso o Criador lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na Verdade, antes tiveram prazer na injustiça.

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

Lição 06 – A Bíblia diz qual é o caminho da vitória                                                                                                             

É difícil ligar seu rádio, televisão ou computador em um programa de notícias sem gastar um tempo ouvindo sobre guerras ou terrorismo. Parece que quando termina a guerra em um lugar logo já começa em outro. Há pessoas se revezando para manter o mundo sempre com medo. Parece que as pessoas, os líderes, o mundo, não aprendem a lição com tudo o que já aconteceu, você não acha?

Quando a gente observa uma guerra sempre busca definir quem é o lado bom e quem é o ruim. Se você assiste um filme de guerra, você logo percebe qual é a parte boa e a parte ruim. Nos contos infantis sempre tem o lado do bem e o lado do mal, e geralmente o lado do bem vence!

Está em nossa mente a questão do bem e do mal. Mas não dá para esquecer que não podemos definir as coisas somente pela maneira como as vemos. Precisamos de uma ajuda externa para reconhecer qual é o lado bom ou o ruim. A Bíblia pode nos ajudar a entender e definir isso.

O mal tem um pai, sempre preocupado em levar as pessoas a aceitar suas propostas. É por isso que acontecem as guerras e o terrorismo. Gente que aceitou e passou a ser dominada pelo mal. Parece ter, muitas vezes, até bons objetivos, mas os resultados mostram quem está por trás de tudo.

Outras vezes, não acontecem guerras, mas inimizades, injustiças, miséria, vícios e muitas outras coisas que fazem as pessoas sofrerem. Por que acontece isso? Porque o pai do mal se apresenta disfarçadamente, oferecendo suas propostas como se fossem as melhores, sem apresentar os resultados que vem depois. Ele sempre usa três frases: só um pouquinho; só uma vez; e, ninguém está vendo.

Para conhecer quem é o pai do mal, como ele surgiu e como ele se apresenta, você precisa conhecer o que “A Bíblia Diz” sobre o surgimento do mal e o caminho da vitória sobre ele.

ESTÁ ESCRITO

  1. Como tudo começou? Ezequiel 28:14-17

Eu te coloquei com o serafim da guarda; estiveste sobre o monte santo do ETERNO; andaste no meio das pedras afogueadas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade.

Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte do ETERNO, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

  1. Qual foi o motivo um anjo bom ter-se tornado ruim? Isaías 14:12-15

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas do Criador e lá exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo.

OBS: O Ciúmes (do Criador) fez com que ele exercesse o seu livre arbítrio e se tornou o mal…

  1. Que prova de fidelidade pediu o Criador a Adão e Eva? Gênesis 2:15-17

Tomou, pois, o Criador ao homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar. Ordenou o Criador ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

OBS: O Verbo criou Adão e Eva perfeitos. Ele deu inteligência, raciocínio e capacidade para escolher seu próprio destino. Ao enfrentar satan, cair em tentação e comer da árvore proibida, eles desobedeceram à uma ordem clara do Criador e cometeram o primeiro pecado. Usaram seu poder de escolha da maneira errada. Acreditaram em satan e desconfiaram do Criador. Acabaram deixando o ETERNO de lado e aceitando a direção do diabo. Eles foram tentados e caíram… A felicidade que tinham no jardim do Éden só poderia continuar se eles obedecessem a orientação do Criador em relação à árvore do conhecimento do bem e do mal.

  1. Qual foi o primeiro pecado? Gênesis 3:4-6

Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque o Criador sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como o ETERNO, conhecendo o bem e o mal.

Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

OBS: Ha’satan levou Adão e Eva a desconfiarem do Criador e a desobedecerem abertamente a Sua Lei, representada pelos frutos daquele árvore!

  1. O que é o pecado? I João 3:4

Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.

  1. A quem se submete uma pessoa quando peca? I João 3:8

Quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho do ETERNO se manifestou: para destruir as obras do diabo.

  1. De onde e quando o mal se tornou mais presente entre nós? Apocalipse 12:7-9

Então houve guerra no céu: Mikah’ul e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o diabo e satan, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.

  1. Qual é a constatação de Paulo sobre o mal em nossas vidas? Ef 6:8

…pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

  1. Temos como lutar contra ele? I Pe 5:8

Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar

  1. O ETERNO pode nos provar para nos fortalecer contra o mal? Tiago 1:13

Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado pelo ETERNO; porque o ETERNO não pode ser tentado pelo mal e Ele a ninguém tenta.

  1. Qual é o resultado final do pecado? Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito do ETERNO é a vida eterna em Cristo, o nosso CRIADOR.

E AGORA?

Depois de entender o que é o pecado, o Criador espera que você:

  1. Resista a satan, pela Sua graça. Tiago 4:7

Sujeitai-vos, pois, ao ETERNO; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

  1. Não aceite o pecado. Romanos 6:12

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências.

  1. Vença com a ajuda dEle. Romanos 8:37

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquEle que nos amou.

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

Lição 07 – A Bíblia diz como ser salvo?

Como você se sentiria se estivesse voltando de um shopping, numa noite, e uma quadrilha de bandidos obrigasse você a parar o carro, descer, entregar o carro e todos os objetos de valor? Imagine, seu carro, comprado com tanto sacrifício, todas as compras no porta-malas, seus documentos? Agora, imagine, na hora em que eles estão nervosos, gritando, ameaçando você, passam três viaturas da polícia, exatamente ali. Os policiais vêem tudo o que está acontecendo, mas só uma viatura para. O policial que está dentro dela, sozinho, enfrenta os bandidos, que, desaparecem em segundos, sem levar absolutamente nada. Qual seria sua atitude com aquele policial? Como você se sentiria sabendo que ele salvou você, seu carro, suas coisas e especialmente sua vida?

Há muito tempo atrás, alguém enfrentou sozinho o poder do mal. Alguém precisava enfrentar o mal e pagar o preço do pecado. O ETERNO, enviou então o Seu próprio FILHO, o nosso Criador, para se tornar o nosso Messias (Redentor)!

Através de símbolos ele mostrou que faria isto, para o Seu povo. No tempo de Moisés e do povo de Israel era preciso matar um cordeiro. Um cordeiro simbolizava alguém que morreria em lugar do pecador (transgressor da Lei). Era uma demonstração de salvação. Chegou, porém, o dia em que o Messias veio, nasceu como uma criança, indefesa em uma manjedoura onde os animais comiam. Cresceu, se tornou um jovem, e quando já tinha 30 anos, iniciou o Seu ministério…

Dá para imaginar as pessoas seguindo ao Messias e querendo estar perto dEle. Gente querendo ouvir Sua palavra, querendo contar das suas lutas e receber um bom conselho. Até o dia em que Ele foi morto, e morto numa cruz! Ele assumiu o nosso lugar. Enfrentou o mal e venceu por nós. Conquistou a nossa salvação e liberdade. Ele morreu, ressuscitou, voltou para o céu e hoje está ajudando a cada um de nós, entendendo exatamente o nosso sofrimento, a nossa luta; pois Ele se tornou um de nós!

Pelo que aconteceu com o Messias na cruz para nos libertar, ou pelo que pode nos acontecer hoje com tanta violência na sociedade, dá para você entender bem o que é salvação. A Bíblia, porém, tem muito mais a nos dizer.

ESTÁ ESCRITO

  1. Qual é o resultado final do pecado? Romanos 5:12

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

  1. Pode você sozinho resolver o problema do pecado? Jeremias 2:22

Pelo que, ainda que te laves com salitre, e uses muito sabão, a mancha da tua iniquidade está diante de mim, diz o Criador.

  1. Como O ETERNO resolveu o problema do pecado? João 3:16

Porque O ETERNO amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

  1. Como O Messias descreveu a Sua missão? Lucas 19:10

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

  1. O Messias cometeu algum pecado? Hebreus 4:15

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

OBS: Para que o Messias pudesse substituir a nós, pecadores, teria que vir na condição total de um ser humano (Gl 4:4) e para isto, precisou ‘esvaziar-Se’, isto é, abrir mão da Sua condição divina e vir como um de nós… Diz, Tg 1:13 que um “deus” (o ETERNO) não pode ser tentado, mas o Messias foi (Mt 4:1-8)! Diz II Tm 6:16 que o ETERNO é imortal, mas o nosso Messias, verdadeiramente morreu na cruz; e não foi um teatrinho onde apenas uma parte dEle morreu, como muitos ensinam… Além disto, as Escrituras diz que o ETERNO não pode ser visto – Jo 1:18 confirma que NUNCA foi visto – mas vimos o Messias entre nós (Jo 1:14). Para que tudo isto fosse realmente possível em nosso Criador e Redentor, Ele verdadeiramente esvaziou-Se de Sua divindade (Fl 2:6-8). E, somente plenamente humano poderia saber como nos sentimos e principalmente, ser um exemplo a ser seguido – Jo 16:33.

  1. Como pagou O Messias nossa dívida? Isaías 53:3-6

Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido do ETERNO, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o CRIADOR fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

  1. O que aconteceu para garantir a salvação? I Coríntios 15:20-22

Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem.

Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um Homem veio a ressurreição dos mortos.

Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos somos vivificados.

E AGORA?

Depois de conhecer a oferta de salvação através de Cristo, Ele espera que você:

  1. Creia nEle. Atos 16:30-32

…disse: Mestres, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Criador, o nosso Messias e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra do ETERNO, e a todos os que estavam em sua casa.

  1. Aceite-O como seu único Salvador. Atos 4:12

E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro Nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

OBS: Que Nome? Certamente que não é “jesus”, um nome traduzido que não corresponde ao Nome verdadeiro (hebraico) dado pelo Anjo ao nosso Redentor em Seu nascimento entre nós:  YAOHU’SHUA! Veja: O que é uma Língua?

Língua é um conjunto de palavras que permite a comunicação entre pessoas de um determinado grupo étnico… A língua é formada por classes gramaticais (verbo, substantivo, pronomes, etc) e os substantivos por sua vez são subdivididos em classes e a que nos interessa são o substantivos próprios, o qual chamamos de Nomes. Tais “nomes” até podem ter significados (Ex: Pedro = Pedra), mas, DOUTRINALMENTE não os traduzimos para outras línguas porque assim o seu sentido profético se perde – Ex: Yaohu’shua = A Salvação de YOHUH [e ‘jesus’ = ???]. Experimente traduzir, por exemplo, o nome do ex-presidente dos EUA, George Walker Bush e veja no que dá: Jorge Arbusto Andarilho. Portanto, isto não é coisa atual (não traduzir); isto é, Nomes próprios nunca foram traduzidos entre as nações (somente a ICAR fez isto, nas Escrituras); por exemplo: Um PIERE nascido na França, chegando ao Brasil, continuará sendo chamado de Pierre e não de Pedro!  É nestes casos que entra a TRANSLITERAÇÂO, ou seja, escrever com os sons [letras] existentes em nossa própria língua, Nomes que tem origem em outras línguas, cujo alfabeto seja diferente do nosso, como é o caso do hebraico! Quando transliteramos, e lemos, o resultado sonoro é semelhante ao SOM falado pelo interlocutor daquela língua! Portanto, a transliteração – seguindo certas regras convencionadas – reproduz, som por som, um Nome próprio! Conheça a ESN – Escrituras Sagradas segundo Nome, a única em que os Nomes originais (no heb. original bíblico, arcaico) estão presentes!

  1. Abra a porta do seu coração. Apocalipse 3:20

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Amnao!         

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

Lição 08 – A Bíblia diz o segredo do perdão

O que estava escrito no mapa? Era a pergunta que o líder de um grupo de jovens fazia a eles, pela décima vez. Começava a escurecer e eles não conseguiam encontrar a trilha. Para chegar ao local do acampamento eles sabiam que deviam entrar por um caminho estreito perto de uma estrada. O problema é que havia muitos caminhos estreitos perto da estrada. Eles haviam perdido o mapa e não sabiam que caminho seguir. O líder pedia que eles lembrassem o que estava escrito, mas parecia impossível. Ele insistia: “Não havia um desenho? Qual era a cor das letras? Isso pode ajudar. Nem ao menos uma palavra?”. Todas essas perguntas não resolviam o problema. Eles não conseguiam lembrar. Era como se nunca tivessem visto o mapa! É exatamente isso o que acontece com o CRIADOR quando Ele perdoa pecados. Ele não se lembra. Podemos insistir, perguntando detalhes, contando o que aconteceu, mas Ele não se lembra. Você pode dizer: CRIADOR, não se lembra do que eu disse? E aquilo que eu fiz, então? Foi horrível! O CRIADOR se esqueceu da minha falta? Eu decepcionei todo o mundo. Lembra das minhas mentiras? Dos meus abusos? Mas ELE não se lembra de nada disso depois que nos perdoa. É como se nunca houvéssemos pecado. Ele até poderia se lembrar, mas decidiu esquecer! É como se a gente pudesse dizer, nesse caso, que o CRIADOR sofre de amnésia. Você jamais vai ser condenado por pecados perdoados. Mas, então, porque tantas pessoas vivem sofrendo? Por que elas mesmas insistem em se lembrar dos erros que cometeram. Ficam pensando que ELE não pode perdoar um pecado tão grande e feio. Pensando assim, decidem continuar errando e por isso ficam sempre se sentindo culpados, preferindo ficar distantes do ETERNO. “A Bíblia Diz” o segredo do perdão que o CRIADOR quer oferecer para você e que pode mudar todos os seus hábitos e sua vida.

ESTÁ ESCRITO

  1. Como foi conquistada a sua salvação? I Pe 2:24

Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre a cruz, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

  1. Quanto custa a salvação? Ro 3:24

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo.

  1. O que é necessário para receber o perdão? l Jo 1:9

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

  1. Que atitude fundamental precisa ser tomada antes do perdão? Atos 2:38

Pedro/Kafos então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yaohu’shua, o Messias, para a remissão de vossos pecados; e recebereis do dom do santo Espírito.

  1. O que precisa ser feito com os pecados? Salmo 32:5

Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao CRIADOR as minhas transgressões; e Tu perdoaste a culpa do meu pecado.

  1. Qual a promessa especial do ETERNO? Is 1:18

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o CRIADOR: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.

  1. O que o Criador faz quando perdoa alguém? Isaías 43:25

Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro.

ESTÁ DECIDIDO!

Depois de lhe oferecer o perdão, O ETERNO espera que você:

  1. Arrependa-se de verdade. Atos 3:19

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do CRIADOR.

  1. Confesse todos os seus pecados. I João 1:9

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

  1. Experimente uma vida nova. Ezequiel 36:25-27

Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um novo espírito; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.  Ainda porei dentro de vós do meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis as Minhas ordenanças e as observeis.

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

Lição 09 – A Bíblia diz como funciona o julgamento do Criador.

Desde o início deste mundo o Criador queria dizer às pessoas exatamente como funciona a salvação. Foi por isso que ele pediu a Adão/Adan e Eva/Khav’yah que buscassem um cordeiro. Logo após o primeiro pecado este cordeiro foi morto e sua pele vestiu ao casal…

Ficou claro para Adão/Adan: “Este cordeiro Sou Eu, vocês estão matando a Mim através deste símbolo até que Eu venha. Vai passar algum tempo até que Eu venha, mas enquanto Eu não vier este cordeiro me simboliza. O sangue, derramado quando ele morre, simboliza o Meu sangue, e sem isto não existe perdão para o pecado”.

A pessoa que cometia um pecado deveria se aproximar do cordeiro, confessar seus pecados e matar o cordeiro. Isso era forte e muito significativo. Algum tempo depois, o Criador pediu que o Seu povo, Israel/Yaoshor’ul, construísse um Santuário, para que Ele pudesse ter uma casa com eles. Quem cometia algum pecado, agora, deveria vir até a porta do Santuário e matar ali, diante de um Sacerdote, aquele cordeiro. Era um símbolo da necessidade que cada pessoa tem de um substituto, para não morrer, por seus próprios pecados.

A partir do momento que o Messias, Yaohu’shua, veio à esta terra e derramou o Seu sangue na cruz, Ele mesmo substituiu este cordeiro. Ele morreu, ressuscitou, foi para o céu e continua lá mesmo sentado ao lado de Seu Pai, o ETERNO UL’HIM (CRIADOR), cumprindo o ritual do perdão. Ele faz o papel de Cordeiro e Sacerdote, intercedendo por nós….

Você não está sozinho. Tem alguém que intercede por você. Alguém que através de Seu sangue, de Sua vida, morte e ressurreição; tem todo o poder para fazer de você uma pessoa feliz.

Você não está sozinho, você tem alguém para quem recorrer. O Apóstolo João/Yao’khanan diz assim: “Filhinhos não pequeis, mas se porventura alguém pecar, nós temos um advogado, Yaohu’shua, o Messias, o Justo” (I Jo 2:1). Ele intercede por nós hoje. Você tem alguém com quem pode contar.

O julgamento do Criador é a maior prova de Seu amor, justiça e de seu desejo de perdoar e ajudar todo o tempo. Por isso, é importante conhecer o que “A Bíblia Diz” sobre o julgamento e o perdão do Criador.

ESTÁ ESCRITO

  1. Quem é que julga, o PAI ou o FILHO? Jo 5:22

Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento

OBS: Saiba que somente ímpios passam por julgamento; veja: Porque YAOHUH UL’HIM enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quem crê nEle não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no Nome do unigênito Filho do ETERNO. Que Nome?

  1. O que o Criador vai julgar? Eclesiastes 12:14

Porque o Criador há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

  1. Quantas pessoas vão ser julgadas por Ele? II Coríntios 5:10

Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

OBS: Você como salvo, chega diante do Tribunal, não para ser julgado, mas sim para ser justificado! Dn 12:3 nos mostra que existe um espaço – mil anos, sabemos – entre estes dois fatos: bom/justo e mal/juízo.

  1. Onde ficam registradas as nossas atitudes? Apocalipse 20:12

E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

OBS: Aqui vemos o julgamento dos ímpios; mas mediante esta ação vimos que tudo foi registrado no livro da Vida de cada um de nós.. Oremos para que nossos livros jamais precisem ser abertos diante deste Supremo Tribunal…

  1. Quem são as testemunhas? Mateus 18:10

Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de Meu Pai, que está nos céus.

  1. Quem é o advogado? I João 2:1

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Yaohu’shua, o Messias, o justo!

  1. Qual vai ser o critério do julgamento? Tiago 2:12

Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela Lei da liberdade.

OBS: Alei Moral é a Lei da Liberdade, pois só está nas “garras da Lei”, quem a quebra… Andando de forma reta, ela jamais nos condena..

  1. Qual vai ser a sentença? Mateus 25:46

E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

  1. A quem está reservado o castigo? Mateus 25:41

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

OBS: Não para você; portanto se você ali estiver, será por escolha sua!

  1. Os ímpios sofrerão eternamente? Ap 20:14-15

E a morte e o hades (inferno)  foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

OBS: A morte, o último inimigo da raça humana (I Co 15:26) e a sepultura (inferno) já não são mais necessários e assim , serão exterminados para todo o sempre.. 

E AGORA?

Entendendo como vai ser seu julgamento, o Criador [Yaohu’shua] espera que você:

  1. Creia em YAOHUH e nEle e lhe obedeça para não ser julgado. João 5:24

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a Minha Palavra, e crê naquEle que Me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

  1. Respeite ao ETERNO e guarde Seus mandamentos. Eclesiastes 12:13

Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme ao ETERNO, e guarda os Seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.

  1. Não seja anticristo – I Jo 2:22-24 (pessoas a serviço de satan com suas falsas doutrinas, entre elas, a “trindade”)

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Yaohu’shua é o Messias? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.

Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.

Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai.

OBS: Cadê a 3ª pessoa aqui em João/Yao’khanan? Leia I Co 8:5-6 e veja se existe a 3ª pessoa na concepção de Paulo/Sha’ul! Temos Pai e Filho que Se fazem presentes entre nós e em nós, em Espírito! ES foi a ICAR que introduziu isto (inclusive manipulando as Escrituras a ex. de Mt 28:19; I Jo 5:7-8; etc para dar sustento à este paganismo vindo dos gregos)…

Em Mt 28:19 – a imersão trinitariana – foi “ordenada”, porém, após esta pretensa ordem você não lê sobre nenhuma imersão que tenha sido feita segundo este modelo (At 2:38). Os discípulos desobedeceram ao Messias? Não, esta ordem jamais foi dada (leia Mc 16:15), ela é apócrifa das penas da ICAR

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

Lição 10 – A Bíblia diz quais são as regras do Criador

Quando um garoto pequeno corre com seu dedinho para a tomada e o pai rapidamente o afasta dali, está fazendo um grande bem para ele. Quando uma garota corre para brincar em uma rua movimentada e sua mãe diz: “não”, na verdade está protegendo sua filha.

Estas pequenas leis da vida protegem os filhos, para que nenhum mal aconteça a eles. São baseadas no amor e na preocupação. Parece até difícil de entender, mas só quem pode disciplinar é aquele que ama. Somente aquele que tem carinho e amor e já demonstrou isso, pode disciplinar, pode orientar qualquer pessoa.

O Criador tem leis que protegem os seres humanos. Por exemplo, ele diz: “não roubem a ninguém”. Assim, Ele está protegendo a comunidade. Algumas de Suas leis dizem: “não matem a ninguém”, “não falem mal de ninguém”, “não sejam infiéis para com a pessoa que amam”, “não cobicem as coisas dos outros”. Elas nos ajudam e nos protegem. Somente o Criador com todo o amor que tem no coração pode dar estas leis para que sejam cumpridas.

O Criador tem os dez mandamentos que estão no Velho testamento, mas que são válidos ainda hoje. Os primeiros três falam do amor ao ETERNO, Seu PAI e nosso Pai; os últimos seis dizem respeito ao relacionamento humano, o amor ao próximo. Unindo estes três primeiros ao seis últimos tem os 4º mandamento, sobre o sétimo dia da semana. Somente fazendo pelo próximo, podemos agradar ao ETERNO. Por isto, é licito fazer o bem aos sábados! Portanto, a Lei do ETERNO é uma cerca que protege Seus filhos, que os mantém em um bom relacionamento, uma boa amizade sempre crescendo.

A Lei do Criador é eterna como Ele também é ETERNO, junto ao PAI. A Lei do Criador não muda, porque se Ele tivesse dito no passado que não devemos matar e hoje mudasse de idéia, você imagina o que poderia acontecer! Se ele disse que não devemos falar mal dos outros, mas hoje abrisse uma exceção, dá para ter uma idéia da confusão. Se fosse assim, teríamos um Criador mutável que teria dado uma Lei mutável e isso não resolveria muito a nossa situação. O Criador deu uma Lei baseada no Seu amor. São as Suas regras para que você possa ser feliz. A despeito de muitos ensinarem que no passado as pessoas eram salvas por suas obras, sacrificando animais e que hoje, não seja necessário fazer mais nada (nem pelo próximo? Nem pelo ETERNO, cultuando-O?). Na realidade, estes que assim ensinam, desejam continuar no caminho da ICAR, cultuado o dia do Sol!

ESTÁ ESCRITO

  1. Como foi escrita a Lei do Criador? Êxodo 31:18

E deu a Moisés/Mehu’shua, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo do Criador.

  1. O que revela a Lei? I João 3:4

Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.

  1. A quem nos leva a Lei? Gálatas 3:24

De modo que a Lei se tornou nosso apoio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.

  1. Qual foi a atitude do Messias com a Lei? João 15:10

Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor.

  1. O Messias mudou algum mandamento da Lei? Mateus 5:17, 18

Não penseis que vim destruir a Lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da Lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

OBS: Muitos ensinam que Yaohu’shua substitui a Lei por apenas dois: Amar ao ETERNO e amar ao Próximo.. Mas nem forçando a leitura destes textos [Mc 12:28-30], podemos dizer que Ele fez isto, uma vez que ali Ele deixa claro: resumidamente, a Lei é Amar ao ETERNO (os 3 primeiros mandamentos) e Amar ao Próximo (os 6 últimos) – leia Rm 13:9 –  Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

  1. Alguém pode mudar os mandamentos? Eclesiastes 3:14

Eu sei que tudo quanto o Criador faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso o Criador faz para que os homens temam diante dele.

  1. Posso escolher qual mandamento seguir? Tg 2:10-11

Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

Porque o mesmo que disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.

  1. Quando o papa Gregório mudou o calendário, o sábado não se perdeu no tempo?

Não! Em 1582, o Papa Gregório XIII, aconselhado pelos astrônomos, decretou pela bula Inter gravissimas que quinta-feira, 4 de Outubro de 1582 seria imediatamente seguido de sexta-feira 15 de Outubro para compensar a diferença acumulada ao longo de séculos no calendário Juliano; ou seja, acrescentou 10 dias sem mexer nas semanas…

E AGORA?

Depois de entender que a Lei do Criador deve continuar sendo obedecida, Ele espera que você:

  1. Demonstre seu amor através da obediência. João 14:15

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

  1. Guarde os mandamentos. Salmos 119:44

Assim observarei de contínuo a tua Lei, para sempre e eternamente.

  1. Respeite todos os mandamentos. Tiago 2:10

Pois qualquer que guardar toda a Lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos

Amnao/Amém

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11

 

 

Lição 11 – A Bíblia diz qual é o dia do Criador?                                                                                                              

Como é seu ritmo de vida? Você corre muito? Acorda cedo, dorme tarde, trabalha, estuda? A vida é um corre-corre para todo mundo e você não deve ser uma exceção. Uma das palavras mais faladas hoje é estresse. “Estou estressado!” “Olha você vai ficar estressado assim!” “É a vida”, outros dizem. “É a vida moderna”.

O Criador sabia disso. E o pior é que isso não acontece só nos nossos dias. Respeitando as proporções, as pessoas de outras épocas também corriam muito. Foi por isso, que desde o início do mundo o Criador estabeleceu um dia na semana para o descanso do homem. O descanso ajuda a refazer as forças. Por mais que você tente, não consegue trabalhar sete dias na semana, a vida inteira. Você vai adoecer. Precisa tirar um tempo para descansar. Além disso, você precisa de tempo para observar as coisas que o Criador fez. Tempo para se beneficiar com a natureza, sair com a família e olhar os pássaros, as árvores. E, mais do que isso, um tempo para dedicar ao ETERNO, ao MESSIAS e à sua própria vida.

Foi o Criador quem disse, num dos Seus mandamentos “Lembre-se do dia de sábado para descansar, para guardar, para adorar ao Pai. Vamos fortalecer nossa amizade. Você precisa refazer as suas forças físicas, mentais e espirituais”.

O sábado é o Dia do Criador, é um selo que Ele colocou na Bíblia, mas foi feito para o seu benefício. É um presente dEle. Não esqueça desse feriado espiritual, que vai além disso, é o momento de encontro com o Seu Salvador.

O Criador deixou esse dia para que você pudesse desfrutar de muita paz e alegria. Vale a pena conhecer o que “A Bíblia Diz” sobre este dia do Criador, separado para sua felicidade.

ESTÁ ESCRITO

  1. Qual é o dia de descanso, de acordo com a lei do Criador? Êxodo 20:8-11

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do teu CRIADOR. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o CRIADOR o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o CRIADOR abençoou o dia do sábado, e o santificou.

  1. O Sábado foi feito para beneficiar a quem? Marcos 2:27

E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

  1. Por quem e quando foi criado o Sábado? Gênesis 2:1-3

Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo o CRIADOR completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou o CRIADOR o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

  1. Que dia respeitava e guardava o MESSIAS? Lucas 4:16

Chegando entre os nazarenos, donde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

  1. Que dia guardava Maria? Lucas 23:56

Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.

  1. Que dia respeitavam os apóstolos de Cristo? Atos 17:2

Ora, Paulo/Sha’ul, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras.

  1. Que dia vai ser guardado na Nova Terra? Isaías 66:22, 23.

Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o CRIADOR, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o CRIADOR.

  1. O que CRIADOR fez com o Sábado? Gênesis 2:2, 3

Ora, havendo CRIADOR completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

  1. Em que dia devem ser feitos os preparativos para o sábado? Êxodo 16: 22,23

Mas ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; pelo que todos os principais da congregação vieram, e contaram-no a Moisés/Mehu’shua. E ele lhes disse: Isto é o que o CRIADOR tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao CRIADOR; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã.

  1. Quando começa o Sábado? Levíticos 23:32

Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado.

  1. O que não deve ser feito no Sábado? Êxodo 20:10

Mas o sétimo dia é o sábado do teu CRIADOR. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

OBS: Obra ou Trabalho diz-se de trabalho remunerado (emprego assalariado ou empresarial), para o seu sustento e de sua família!

  1. O que se pode fazer no Sábado? Mateus 12:12

Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.

  1. Que promessas faz o Criador àqueles que Lhe obedecem?
  • Promessa ao que é fiel. Salmo 37:25 – Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
  • Proteção a quem Lhe obedecer. Deuteronômio 11:13-15 – E há de ser que, se diligentemente obedeceres a meus mandamentos que eu hoje te ordeno, de amar ao CRIADOR teu o Criador, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, darei a chuva da tua terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu grão, o teu mosto e o teu azeite; e darei erva no teu campo para o teu gado, e comerás e fartar-te-ás.

E AGORA?

Agora você já sabe qual é o dia do Criador, por isso, ele espera que você:

  1. Tenha cuidado para não desonrar o Sábado – Isaías 56:2

Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal.

  1. Santifique o Sábado, fazendo a vontade do ETERNO – Isaías 58:13-14

Se vocês guardarem o meu Dia de Descanso [Shabbos], sem correr atrás de lucros e divertimentos no meu dia santo, se vocês tiverem verdadeiro prazer no meu descanso e disseram: Este é o santo dia do CRIADOR, se vocês honrarem ao CRIADOR em tudo que fizerem, não procurando fazer sua própria vontade, nem falando o que não presta, então UL será a sua alegria! Eu mesmo os ajudarei a vencer todas as dificuldades e ter vitória e glória na terra. Vocês receberão todas as bênçãos que Eu prometi a Jacó/Yah’kof, seu pai. Eu mesmo, UL, estou fazendo essas promessas!

  1. Obedeça primeiro a orientação do Criador e não às de homens – Atos 5:29

Respondendo Pedro/Kafos e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer ao Criador que aos homens.

  1. Obedeça fielmente às ordens do ETERNO – Tiago 4:17

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

  1. Confie totalmente em Yaohu’shua – Filipenses 4:13

Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Amnao!

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12

 

 

Lição 12 – A Bíblia diz como entender a morte

É muito difícil perder alguém, acompanhar o enterro, o funeral de uma pessoa a quem você amava muito. Na realidade a morte não agrada ninguém. Ela separa as pessoas.

A morte não estava nos planos do ETERNO. Não foi Ele quem a criou. Ela foi uma consequência do pecado que o próprio inimigo do Criador lançou para mostrar como funcionaria se ele estivesse dirigindo todas as coisas. Mas o Criador, através de sua misericórdia, tem uma palavra muito bonita para aqueles que sofrem a perda de alguém.

Quando Paulo/Sha’ul escreveu sua carta aos Tessalonicenses ele deu um conselho muito precioso para você hoje: “Eu não quero que vocês se entristeçam com respeito aos que já dormem”. Ele compara a morte a um sono. E o Criador não se preocupa quando alguém dorme esse sono.

Na Bíblia também existe uma promessa para os que dormem em Cristo. Para os que entregaram a sua vida, o seu coração, tudo que têm nas mãos do CRIADOR. Eles serão ressuscitados, ou seja, vão voltar a viver um dia, chamados pelo Criador. Conhecendo o que “A Bíblia Diz” não dá para aceitar que depois da morte de uma pessoa ela vai para algum lugar e fica olhando para os seus queridos aqui na terra, interferindo naquilo que acontece, ou sofrendo em algum lugar. O Criador seria muito injusto se isto acontecesse.

Você entendeu? A morte é apenas um momento onde o tempo não existe, na vida daquele que tem a sua existência nas mãos do CRIADOR. Fique com o CRIADOR, ande com Ele e tenha esta esperança para sempre.

ESTÁ ESCRITO

  1. Quem criou o ser humano, e como o fez? Gênesis 1:27; 2:7

Criou, pois, o Verbo, o homem à sua imagem; à imagem do ETERNO o criou; homem e mulher os criou.

E formou o Criador, o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.

  1. O que é a morte? Eclesiastes 12:7

E o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte ao Criador que o deu.

Pó da terra (corpo de barro) + Fôlego de vida (sopro do Criador) = vida (alma vivente)

Na morte ocorre o inverso:

Corpo (pó da terra) Fôlego de Vida (respiração, sopro do Vida) = morte

  1. Com o que comparou O Messias a morte? João 11:11, 13

E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Mas O Messias falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.

  1. O que sabem os mortos? Eclesiastes 9:5, 6

Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

  1. O que acontece com a alma? Ezequiel 18:4

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

OBS: Nas Escrituras, alma é sinônimo de Vida! Experimente trocar mentalmente a palavra alma, onde ela aprece no texto, por VIDA e veja que o texto fica muito mai claro…

  1. É certo consultar os mortos? Deuteronômio 18:10-12

Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao CRIADOR, e é por causa destas abominações que o CRIADOR teu o Criador os lança fora de diante de ti.

OBS: O texto proíbe não porque existe algo imortal no homem (espírito ou alma), mas sim porque o Criador conhecia o paganismo dos homens…

E AGORA?

Você já sabe o que acontece com uma pessoa quando morre, segundo a Bíblia. Por isso, o Criador espera que você:

  1. Seja consolado com a esperança da ressurreição. I Tessalonicenses 4:13-18

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.

Porque, se cremos que O Messias morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, o Criador, mediante O Messias, os tornará a trazer juntamente com ele.

Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do CRIADOR: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do CRIADOR, de modo algum precederemos os que já dormem.

Porque o CRIADOR mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta do ETERNO, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do CRIADOR nos ares, e assim estaremos para sempre com o CRIADOR. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

  1. Creia em Yaohu’shua, o nosso Criador e Redentor e em Seu Pai, o ETERNO. João 11:25; 14:6

Declarou-lhe o Messias: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que morra, viverá.

Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

  1. Persevere até alcançar a imortalidade que o Criador vai dar. Romanos 2:7

A saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor do bem, procuram glória, e honra e incorrupção.

  1. Em Sua Volta, teremos um corpo livre das máculas do pecado, como tínhamos no Éden, antes da queda: Puros – I Co 15:51-53

Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

  1. E após a restauração milenial, a própria morte, o último inimigo da raça, ser extirpada para sempre – I Coríntios 15:26; Apocalipse 20:14

Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.

E a morte e o hades (inferno) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

Amnao!

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13

 

 

Lição 13 – A Bíblia diz que o ETERNO ainda nos fala

Você gosta de ver flores? Um arranjo bem feito ou um jardim bem cuidado normalmente impressionam e atraem a atenção. É bonito ver flores coloridas ou receber um ramalhete numa data especial, e melhor ainda quando recebido sem nenhum motivo oficial, simplesmente pelo gosto de dar. Você já parou para pensar por que as flores agradam? Um dos principais motivos é que elas são diferentes, bonitas e variadas.

O Criador nos trata como flores, e cada um tem uma cor, um perfume, um jeito de ser. O Criador deu para cada pessoa um dom diferente, uma maneira de ajudar os outros, uma maneira de fazer crescer seu povo e ser uma benção para a comunidade.

Um dos muitos dons que o Criador deu é o de profecia. A Bíblia foi escrita através deste dom. Homens inspirados, falaram da parte do ETERNO, trazendo mensagens muito seguras para nos guiar em qualquer tempo, em qualquer época, em qualquer situação. Um profeta é alguém que fala em nome do ETERNO, que recebeu uma mensagem especial.

Quando você lê a Bíblia, aprende uma mensagem especial, uma mensagem do ETERNO que deve servir para você e para outras pessoas. Seu dever é entender, aceitar e comunicar, contar esta boa nova, a boa nova da salvação. Você tem um papel de falar em nome do ETERNO, quase como um profeta…

O Criador escolheu pessoas, através dos tempos, para falarem em Seu nome a todas as pessoas. Ele usou homens como João/Yao’khanan, o evangelista, Mateus/Matt’yaohuh, Paulo/Sha’ul e outras pessoas especiais. Em todas as épocas o Criador teve os seus mensageiros especiais. No chamado Antigo Testamento, o Criador chamava Seus Profetas e assim, Ele tinha um canal de comunicação entre Ele e o Seu Povo. Ao longo dos Tempos, mais de 40 profetas deixaram registradas as instruções do Criador para nós e tais registros tornaram-se o que hoje chamamos de Bíblia. E, é através dela que o ETERNO continua a nos falar! Cada vez que lemos um mesmo texto (já conhecido) novas Verdades se revelam… Por isso, aproveite para conhecer o que “A Bíblia Diz” sobre quem deve falar hoje em nome do ETERNO.

ESTÁ ESCRITO

  1. Quem recebe revelações especiais do ETERNO? Amós 3:7

Certamente o Criador não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

OBS: O teste maior, de acordo com Isaías/Yahshua’yah é: Não contradiz as Escrituras (Is 28:20). Outra dica: observe a sua vida fora dos púlpitos (se ele não segue a Lei; bebe; fuma; consome alimentos imundos; guarda um falso dia de adoração – o domingo; e pior, crê em um terceiro deus (trindade); etc; como o CRIADOR pode usar uma pessoa assim?). Veja outras dicas para conhecer o verdadeiro profeta do CRIADOR: Jr 28:9;  Dt 13:1-3;  Jr 14:14;  II Pd 1:21 e  I Jo 4:1-3. Por isto, costumamos dizer: Não descreia jamais das ‘profecias’ ou ‘revelações’, mas, verifique sempre quem as revelou (Mt 7:21-23). Tem uma determinada congregação que não ensina a Bíblia e não tem “pastor” e é uma das que mais cresce no Brasil. Como? Fazendo revelações – sobre a vida das pessoas – e não errando uma!!!

  1. Como o Criador Se comunica com um profeta? Números 12:6

Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o CRIADOR, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele.

  1. Pode uma mulher ser profetisa? Joel 2:28

Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.

OBS: No VT e no NT tivemos muitas mulheres usadas pelo Criador…

  1. Teve a igreja cristã do 1º século, profetas? I Coríntios 12:28

E a uns pôs o Criador na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

OBS: O Livro do Apocalipse foi escrito por volta do ano 100 d.Y, e não foi o último a ser escrito; algumas cartas foram escritas depois… Mas, para edificar a Igreja, este dom estava presente, pois é dito que os dons têm uma única razão de ser: Edificação da Kehilah e não para a edificação pessoal – I Co 14:4 [I Pe 4:10, 11] – além de que uma profecias jamais pode ir de encontro às Escrituras, quebrando suas doutrinas. Um profeta que diz: “assim diz o senhor”, ou “o senhor disse”  e TUDO não se realizar, cai em Ez 13:7, 9 – trata-se de um falso profeta!

  1. Deveria o dom de profecia se manifestar na Igreja verdadeira? Apocalipse 12:17; 19:10.

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos do ETERNO, e mantêm o testemunho do Messias.

Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho do Messias; adora ao Criador; pois o testemunho do Messias é o espírito da profecia.

OBS: Buscando credibilidade, os “profetas modernos” envolvem-se em previsões e marcações de datas. Na maioria das vezes, ocorre exatamente o contrário do que profetizam. Precisamos, não apenas conferir se suas profecias cumprem-se, mas verificarmos onde nos querem levar tais profetas (certamente LONGE do Caminho). Somos orientados a provar os espíritos e a não temer os que usam falsamente o nome do CRIADOR (I Jo 4:1); usando, inclusive, um Nome falso (DEUS ou JESUS em vez de YAOHUH ou Yaohushua). O cumprimento de uma ou mais predições não é suficiente para que o profeta seja considerado como enviado do CRIADOR. Normalmente eles aproveitam-se de uma ou outra predição bem sucedida para, após adquirir credibilidade, colocar suas falsas doutrinas (Dt 13:1-3; 18:21,22). Temos que prová-los pelos seus ensinos e basta uma predição falsa, para concluirmos que são falsos. O ETERNO não mente nem se engana. (Tg 1:17).

E AGORA?

Você já sabe que o Criador nos fala através de seus profetas, os escritores da Bíblia, Ele diz…

  1. Conheça as profecias. I Tessalonicenses 5:20

Não desprezeis as profecias.

  1. Esteja atento às profecias. II Pedro 1:19

E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações.

  1. Creia nos profetas. II Crônicas 20:20

Bem cedo, na manhã seguinte, o exército de Yaohu’dah saiu para o deserto de Tecoa. No cominho, Josafá/Yaohu’shuafat parou e chamou a atenção deles. Escutem-me, ó povo de Yaohu’dah e de Yah’shua-oleym, disse ele. Creiam no CRIADOR, seu UL, e vocês terão sucesso! Creiam nos profetas do ETERNO, e tudo sairá bem!

  1. Saiba discernir QUEM revelou – I Jo 4:1

Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm do ETERNO; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

  1. O inimigo também revela e pode estar em seu meio, por isto…

Muitos me dirão naquele dia: Messias, Messias, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?

Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mt 7:22-23

OBS: Iniquidade vem de ignomia (grego) que significa “vive sem Lei”, ou seja, não segue a Lei dos 10 Mandamentos (Tg 2:10), então pode até acertar na profecia/revelação, mas é alguém a serviço de satan…

 VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14

 

 

Lição 14 – A Bíblia diz para fazermos uma sociedade com o Criador

Tudo na vida é uma questão de escolha. Você concorda? Essa é a realidade. A gente só faz aquilo que quer fazer. As decisões na vida é que gerenciam toda a nossa existência. Não é possível fazer alguma coisa sem decidir. Às vezes a gente se esconde atrás de desculpas do tipo: “eu não sabia”, “foi sem querer”, mas por trás disso sempre tem uma decisão de permitir.

Ao fazer suas escolhas, não há dúvida: onde estiver o seu interesse, aí também vai estar o seu coração. Isso é bíblico (Lucas 12:34). Você pode não ser bom em matemática, não consegue gravar números, mas quando alguém que você tem interesse fala uma vez o número do telefone você não se esquece. Tudo depende do seu interesse, daquilo que você quer.

Algumas pessoas dizem: “As coisas do ETERNO são importantes, mas, sabe, tudo tem seu tempo, hoje não”! Se o Criador realmente é o mais importante, Ele deve estar em primeiro lugar para que todas as outras coisas funcionem. Colocar o Criador em segundo lugar significa dizer: Yaohu’shua não vai dirigir minha vida, quem vai dirigir minha vida é quem está em primeiro lugar, meu dinheiro, minha casa, o meu amor, eu mesmo – isto tudo também é idolatria. Se o Criador não está em primeiro lugar Ele não pode dirigir sua vida e fazer você seguir adiante.

O Criador deu o tempo para você controlar, mas o tempo é dEle. o Criador lhe deu seu corpo para controlar, mas o corpo é dEle. O Criador deu talentos, dons para você executar, mas se não colocá-Lo em primeiro lugar, não vai conseguir fazer isto. O Criador lhe deu todas estas coisas para que você pudesse dirigir para Ele e por Ele. É uma sociedade onde você é o administrador!

Inclusive com o seu dinheiro acontece assim. Quando você compreende que tudo é dEle, que há uma sociedade e devolve – através de suas boas ações – o que Lhe pertence, você terá muito mais. O Criador tem um processo interessante para ajudar você a se desprender do orgulho, a ter um coração humilde: Ele disse, Eu quero uma parte do seu corpo – o coração. Do seu dinheiro eu quero apenas ofertas que venham de dentro do seu coração. Eu quero que você se entregue totalmente, que seja dependente de Mim, porque só assim Eu poderei lhe fazer feliz.

ESTÁ ESCRITO

  1. A quem pertence o Universo? Salmos 24:1

Do CRIADOR é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.

  1. Que grandes riquezas têm o Criador? Ageu 2:8

Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o CRIADOR dos exércitos.

  1. Quem é que nos dá tudo o que temos? Deuteronômio 8:17, 18

Digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas. Antes te lembrarás do teu Criador, porque Ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.

  1. O que o Criador exigia dos homens para sustentar a Sua Igreja, antes da cruz? Levíticos 27:30

Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao CRIADOR; santos são ao CRIADOR.

OBS: Nos dias de Malaquias/Molaokhih, o sistema de dízimos já estava corrompendo os sacerdotes de modos que o profeta lhe faz uma tremenda reprimenda e os provoca a fazerem uma prova, de bênçãos, se fossem honestos: Roubará o homem ao Criador? Todavia vós Me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a Mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Criador dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Hoje, os “pastores” corruptos continuam roubando ao Criador, exigindo dízimos – para seus bolsos – usando esta mesma passagem…

  1. Você deve devolver o dízimo? II Coríntios 9:7

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.

OBS: Contribuir é OFERTAR: Após a cruz, acabou o sacerdócio levita, sustentado pelo sistema de dízimos; e, por isto, este sistema deixou de ser usado e o sistema de OFERTAR foi instituído para sustentar a Oholyao (congregação).

  1. Para que é usado o dízimo? II Coríntios 9:8-12.

E o Criador é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.

Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça; enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças ao ETERNO.

Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças ao ETERNO;

  1. Porque o OFERTAR é melhor que o sistema de dízimos? Mc 12:41-44

E sentando-se Yaohu’shua defronte do cofre das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro no cofre; e muitos ricos deitavam muito.

Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante.

E chamando Ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre; porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento.

OBS: Yaohushua mostrou que a OFERTA é o único sistema que realmente mede um coração, enquanto que o sistema de Dizimar era como se fosse uma “compra antecipada” de algo desejável; uma barganha com segundas intenções: as bênçãos de Ml 3:10…

  1. É justo eu ser chamado para sustentar a oholyao com as minhas ofertas? Romanos 15:27

Isto pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judaicos, devem também servir a estes com as materiais.

E AGORA?

O Criador pede que você lhe abra o coração… Por isso, a partir de agora você deve:

  1. Administrar aquilo que o Criador lhe entregou com sabedoria. Lucas 12:16-21

Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas o Criador lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua vida; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com o Criador.

  1. Ser um sócio do ETERNO. Provérbios 11:24, 25

Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado.

  1. Doar com alegria. II Coríntios 9:6, 7

Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque o Criador ama ao que dá com alegria.

OBS: A viúva nos dias de Elizeu/Ul’shua (II Rs 4:1-6) trouxe vasilhas e mais vasilhas e assim começou a multiplicação do azeite… Acabando-se as vasilhas, acabou-se a multiplicação; portanto, ELA determinou o tamanho da bênção.. Assim: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós. Lucas 6:38

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15

 

 

Lição 15 – A Bíblia diz a se entregar

Qual o maior exemplo de entrega que você conhece? Existem muitas pessoas que por amor, ou por princípios religiosos parecem entregar tudo. Mas nenhuma pessoa e nenhuma entrega se comparam com a que O Messias fez.

O ponto alto da entrega do Messias, e o início de Seu ministério foi Seu batismo. Aliás, Ele foi batizado para deixar o exemplo aos Seus filhos. Ele foi batizado no grande rio Jordão/Yardayan, por João/Yao’khanan o Imersor. João/Yao’khanan recebeu este nome porque batizava as pessoas que se arrependiam de seus pecados. O próprio o Criador, na pessoa do Messias, utilizou um rio tão importante daquela época para mostrar a todos o caminho da entrega.

Quando Yaohu’shua foi batizado, Ele submergiu completamente nas águas do rio Jordão/Yardayan. Isso simboliza que uma pessoa deve ser purificada no momento em que compreende que seu coração necessita de uma limpeza espiritual. Todas as pessoas têm esta necessidade, porque nascem com o estigma do pecado. Em uma idade madura, quando aceitam e compreendem que o Messias é seu salvador, e acreditam que Ele pode ajudar de verdade, então estão prontos para passar por esta experiência.

O batismo exterior é um símbolo da lavagem interior, a lavagem com o sangue do Messias que foi derramado na cruz. Quando você participa deste rito espiritual, você está confirmando que sua vida depende do ETERNO. Se você quiser depender da sua própria capacidade ou força vai fracassar muitas vezes.

Quando uma criança nasce, seus pais trabalham para que ela se torne independente, que possa atravessar a rua sozinha, que possa comer sozinha, que possa fazer todas as outras coisas. No reino do ETERNO é diferente, quando você nasce é completamente independente e o Criador trabalha para que você se aproxime dEle e se torne dependente. Dependente do Seu conselho e de saber o que é melhor para sua vida.

Quando você se entrega e está nas mãos do CRIADOR, quando você tem a Sua direção para a vida, você vai perceber que as coisas vão acontecer de maneira muito mais positiva. O Criador tem em Suas mãos a chave da felicidade. Quando você se aproxima dEle, com humildade, e entrega sua vida encontra esta felicidade.

ESTÁ ESCRITO

  1. De Quem foi a orientação para batizar as pessoas? Marcos 16:16

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

OBS: Não usamos Mateus 28:19 porque esta passagem é apócrifa; foi acrescentada às Escrituras no FM do II século por Diocleciano, um bispo da emergente igreja católica romana…

  1. Qual é a maneira certa de batizar? Mateus 3:13-16

Então veio Yaohu’shua da Galiléia ter com João/Yao’khanan, junto do Jordão/Yardayan, para ser batizado por ele.

Mas João/Yao’khanan o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

Yaohu’shua, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

Batizado que foi Yaohu’shua, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu-se o ETERNO, em Espírito, descendo como faz uma pomba e vindo sobre ele”.

  1. Além da imersão, qual é a outra condição para a salvação? Mateus 19:17

…mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.

OBS: Isto denota-se que só a imersão externa não resolve; é necessário a imersão do coração e se o coração estiver cheio de falsas doutrinas, não há água que o lave…Tem que ocorrer uma autentica conversão – para se guardar os mandamentos – e isto só ocorre quando fazemos uma au-têntica reciclagem espiritual; revendo nossas crenças e as adequando ao “Está Escrito”! Por isto a imersão deve ser feita em idade racional…

  1. Quais as duas bênçãos especiais que são recebidas com o batismo? Atos 2:38

Pedro/Kafos então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de YAOHU’SHUA HOL’MEHUSKYAH (o Messias), para remissão de vossos pecados; e recebereis dos dons do santo Espírito.

  1. Quando uma pessoa é batizada do que ela passa a fazer parte? Atos 2:41-47.

De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil vidas; e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada vida havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando ao Criador, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o CRIADOR os que iam sendo salvos.

OBS: A alegria de poder participar da Kehilah (Igreja – o Corpo de Cristo) fazia com que os primeiros crentes, estivessem em constate comunhão, um se preocupando com o outro – repartido e compartilhado de tudo, entre eles…

  1. Como fica a vida depois do batismo? Romanos 6:4

Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

OBS: Após a imersão passamos a ser DO mundo, mas não mais NO mundo.

  1. Que convite fez o Criador a Levi (Matt’yaohuh)? Lucas 5:27

Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, disse-lhe: Segue-me!

  1. Como respondeu Levi? Lucas 5:28

Este, deixando tudo, levantou-se e o seguiu…

  1. Que convite está fazendo O Messias para você agora? Apocalipse 3:20

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

OBS: Paulo/Sha’ul a princípio titubeou e assim foi necessário um “chaqualhão”: “Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o Seu Nome (YAOHU’SHUA)” – At 22:16. É isto que você está esperando?

E AGORA?

Quando você conhece e aceita a Cristo, também precisa se entregar a Ele, através do batismo. A partir de agora, o Criador espera que você:

  1. Creia no CRIADOR O Messias. João 16:18

Respondeu-lhe Simão/Shami’ul Pedro/Kafos: Tu és o Cristo, o Filho do ETERNO, vivo.

Disse-lhe Yaohu’shua: Bem-aventurado és tu, Simão/Shami’ul Barjonas [filho de Jonas/Yaohah], porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;

  1. Abandone o pecado. Romanos 6:11-13

Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para o ETERNO, em Yaohu’shua, o Messias. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos ao ETERNO, como redimidos dentre os mortos, e os vossos membros ao Criador, como instrumentos de justiça.

  1. Decida receber o batismo. Atos 8:35-38

Então Filipy tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe o Messias. E indo eles marchando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o superintendente: Eis aqui água; que impede que eu seja imerso? [E disse Filipy: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Yaohu’shua hol’Mehushkyah (o Messias) é o Filho do ETERNO.] mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipy como o superintendente, e Filipy o imergiu.

  1. Responda imediatamente ao chamado do ETERNO. Hebreus 3:15

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação.

VOLTAR!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16

 

 

Lição 16 – A Bíblia diz sobre o Milênio?

MILÊNIO – IS 65:9

UL criou o homem imortal. Se bem que era uma imortalidade condicional, pois no Éden o CRIADOR colocou a árvore do conhecimento – discernimento – do bem e do mal (Gn 2:17) para certificar-Se da fidelidade do ser recém criado para com a Sua vontade – Lei! Porém o homem quebrou esta Lei e perdeu a sua imortalidade. Leia: Agora que o homem adquiriu a mesma capacidade que nós, de conhecer o bem e o mal, é preciso que não venha a tomar também o fruto da árvore da vida e viva eternamente (Gn 3:22). Desde então, a grande esperança do povo de Israel/Yaoshor’ul é pelo Messias/hol’Mehushkyah e por uma era de paz e justiça na Terra.

Exatamente esta é a mensagem que anunciamos ao mundo, ao testemunharmos do Evangelho do Reino do ETERNO. A instauração deste reino é certa e tudo indica que estamos próximos deste grande evento (At 15:16). Vivemos a parte final da estátua vista por Nabucodonossor/Nebuchadnezar e é nos dias destes reis que o Messias/hol’Mehushkyah levantará um reino que jamais será destruído. Não haverá nenhum outro governo intermediário!

Nos lembramos que, mesmo “punindo”, o ETERNO tinha um plano de salvação: o MESSIAS, o Cordeiro do ETERNO… que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). Porém, desde a queda do homem, o diabo tem estado na mais absoluta atividade e nunca esteve tão ativo como nos nossos dias. Crimes, assaltos, sequestros relâmpagos, etc. Acidentes de carros, barcos, aviões ou trem sempre deixam inúmeras vítimas… Vítimas inocentes! As doenças estão cada vez mais mortais… As curas, cada vez mais distantes!

E o homem continua brincando de ser o Criador… Mas as Escrituras Sagradas nos mostram que esta atividade satânica não se perpetuará para sempre. Haverá um fim para o pecado, para a morte e para o diabo… Mais especificamente haverá um período de mil anos – um milênio – em que ha’satan estará totalmente “amarrado”; ficará impossibilitado de tentar, atormentar ou destruir qualquer dos filhos do ETERNO. A grande esperança do povo de Israel/Yaoshor’ul é pelo Messias/hol’Mehushkyah e por uma era de paz e justiça na Terra.

Exatamente esta é a mensagem que anunciamos ao mundo, ao testemunharmos do Evangelho do Reino do ETERNO. A instauração deste reino é certa e tudo indica que estamos próximos deste grande evento. Vivemos a parte final da estátua vista por Nabucodonossor/Nebuchadnezar e é nos dias destes reis que o Messias/hol’Mehushkyah levantará um reino que jamais será destruído. Não haverá nenhum outro governo intermediário!

Nota do Caminho: A Volta do Messias é justamente para dar fim ao Armagedom (6ª praga; uma guerra literal contra Israel/Yaoshor’ul, a nação escolhida pelo CRIADOR – Zc 14:1-3) e a Sua Vinda representa uma praga (a 7ª) para os ímpios envolvidos no Armagedom… Porém, nem todos da Terra serão eliminados (Is 24:6; cf. Ap 6:16 – Mt 27:25).

OBS: O critério para que restem nações será o mesmo usado em Apocalipse 13; a grande maioria irá contra Israel/Yaoshor’ul conscientemente (marcados na testa/mente), porém, outros (poucos) vão contra a sua própria vontade [ou plena ignorância] e merecerão uma nova oportunidade; marcados na mão serão aqueles que dirão: “Tanto faz… se é preciso exterminá-los, faremos isto”! Para estes e os primeiros, não haverá misericórdia!

Finalmente chegará a tão almejada paz. Yah’shua-oleym gozará de segurança e de lá o Messias/hol’Mehushkyah ordenara a bênção (Sl 133:3). Será exaltada e a ela concorrerão os povos (Is 24:23; 2:3; Mq 4:2; Jr 33:16; Jl 3:20,21; Zc 2:10-13; 8:22). Conforme predito, a Casa de Jacó/Yah’kof terá seu Rei, o trono de Davi/Da’oud ocupado e o Reino não terá mais fim. At 15:16.

A mensagem do anjo à Maria/Maoro’hem encontra o seu pleno cumprimento: “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o Nome de Yaohu’shua. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o ETERNO lhe dará o trono de Da’oud, seu pai… (Lc 1:31-33).

O Seu governo será regido com vara de ferro, pois uma vez aprisionado o príncipe das trevas e suas hostes, o pecado desaparecerá, dando lugar ao desenvolvimento de nações que servirão ao Messias/hol’Mehushkyah segundo as Suas leis…

Vejamos como e quando isto ocorrerá:

  1.  Em que duas ressurreições disse o Messias que os mortos ressuscitariam? Jo 5:28,29.

Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

OBS: Lemos em Dn 12:2 – E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

  1. Quando ressurgirão os mortos justos? I Ts 4:16-17.

Porque o Criador mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de do ETERNO, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Criador nos ares, e assim estaremos para sempre com o Ele.

OBS: Mateus 24:31 diz que somos “convidados” para assistir à sua posse! Mateus 25:31-34,41 confirma…

E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Quando, pois vier o Filho do homem na Sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dEle serão reunidas todas as nações; e Ele separará uns dos outros, como o apascentador separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

PS: Onde, em alguma parte das Escrituras diz que o Messias, VEM e VOLTA aos céus, para nos levar consigo? Leia Sl 115:16 e Pv 2:21, 22

  1.  Como chama as Escrituras a esta ressurreição de Salvos? Ap 20:6.

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de YAOHUH e de YAOHUH’SHUA, e reinarão com ele durante os mil anos.

  1.  Que acontecerá aos justos que estiverem vivos quando o Messias vir estabelecer o Seu governo Messiânico, no princípio do milênio? I Ts 4:17.

Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Criador.

OBS: Mateus 24:29 confirma que isto acontece [com a igreja presente] após as sete últimas pragas reservadas a ímpios, a Grande Tribulação (Ap 16); e como ato imediato, nos comprova também que entre a Tribulação e a Volta do Messias, não há um espaço para um pretenso governo de  um anti-cristo!

  1.  Que diz as Escrituras, que indica que os justos mortos hão de ser ressuscitados no princípio do milênio? Ap 20:4.

Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Yaohu’shua e da palavra de UL’HIM, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com o Messias durante mil anos.

  1.  Que efeito terá a segunda vinda do Messias, sobre os ímpios que estiverem vivos? Jr 25:31-33

Chegará o estrondo até a extremidade da terra, porque o Criador tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; quanto aos ímpios, Ele os entregará a espada, diz o Criador.

Assim diz o Criador dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tempestade se levantará dos confins da terra.

E os mortos do Criador naquele dia se encontrarão desde uma extremidade da terra até a outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão como esterco sobre a superfície da terra.

OBS: O homem pecador não resiste perante a glória do Messias/hol’Mehushkyah – II Ts 2:7,8 – cf Ap 19:15.

Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora; e então será revelado esse iníquo, a quem hol’Mehushkyah, Yaohu’shua, matará com o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;

Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do UL’HIM Todo-Poderoso.

PS: UL/ULHIM – A palavra CRIADOR, nas Escrituras é UL e muitas vezes aparece na forma de um superlativo – UL’HIM – como na palavra ‘branco/branquíssimo’ e [UL’HIM] só se aplica ao Pai, YAOHUH. Sabemos que QUEM criou o ser humano e tudo que existe, é o Verbo que se Fez carne, YAOHUSHUA, o nosso Criador (UL) e Redentor (hol’Mehushkyah) – Jo 1:1-3; Hb 1:2; Cl 1:15-20, etc. E Yao’khanan vai além e diz que NINGÚEM jamais viu ao Pai (YAOHUH), senão ao Filho – Jo 1:18. Sendo assim, em todas as passagens onde os corruptos substituíram por DEUS ou SENHOR, devemos analisar o contexto para saber se, se trata do Pai ou do Filho (aplique sempre Jo 1:18). E, até mesmo esta palavra UL (Criador), os pagãos substituíram por EL como em Daniel/Dayan’ul; sendo que EL – o ídolo maior dos Assírios – é o PAI de BAAL, o criador de tudo para eles, por isto Baal significa SENHOR!

  1.  Como indica as Escrituras que a segunda vinda do Messias não terá nenhum efeito sobre os ímpios mortos, naquela ocasião? Ap 20:5.

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.

  1.  O que acontecerá com satan no início do milênio? Ap 20:1-3. Visto que ha’satan estará “preso”, o que ele não poderá fazer durante o milênio? Vs. 3.

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e satanás, e o amarrou por mil anos.

Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

OBS:  As nações que não sofrerão as tentações são as que se formarão durante o milênio (Leia atentamente Is 65 e 66, pois fala do milênio sobre a Terra).

Muitos crêem que a Terra estará deserta neste período e que os justos estarão nos céus… Usam a parábola do trigo e do joio para comprovar este arrebatamento (secreto); mas leia atentamente a parábola e verá que quem é arrebatado (tirado) é o ímpio. O salvo é reunido no celeiro (a Terra durante o milênio – Sl 115:16).

Mas, passava pela mente dos discípulos do Messias o estabelecimento de um reino nos céus? Pedro/Kafos estava preocupado em como ir ao Céu com Ele? Jamais foi ensinado ou crido pelos Yaoshorul’itas e pelos apóstolos um reino ou morada nos céus. Os discípulos, sempre que lhes parecia oportuno, indagavam se era o momento do Messias assumir o comando em Yah’shua-oleym e instaurar o Seu reino (Lc 19:11,12; Jo 6:14,15; 12:14,15; At 1:68; Lc 1:68-74; 24:21; Jo 13:36,37; 14:3). Infelizmente, não puderam entender que o reino seria mundial e sobre todas as nações…

Portanto, a “Morada nos Céus” não vem dos profetas nem dos apóstolos (Jo 13:36); o Messias/ hol’Mehushkyah vai assentar-se no trono de Davi/Da’oud, em Yah’shua-oleym (Mt 25:31; At 2:30 cf At 15:16). Veja que a pedra que feriu a estátua não voltou para o Céu. Ao contrário, se fez um grande monte e encheu TODA a terra (Dn 2:35; 44).

Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra.

Mas, nos dias desses reis, o ETERNO, do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.

Quando o Messias vier, após o encontro com os salvos nas nuvens [de anjos cf. Mt 24:31], Ele descerá sobre o Monte das Oliveiras (I Ts 4:17; Zc 14:4). Dará livramento a Yah’shua-oleym; converterá a Israel/Yaoshor’ul e se assentará no trono de Davi/Da’oud (Zc 12:8-10; 14:9; Mt 25:31; At 2:30 e 15:16). Não haverá retorno dEle ao Céu, para um reinado lá! Sob o governo do Messias, os inimigos serão subjugados (I Co 15:24-28); e a Yah’shua-oleym terrena será a capital do Reino Milenar (Is 2:3; Mq 4:2).

Outros usam Jeremias/Yarmi’yah 4 para falar de uma Terra deserta, inclusive fazendo uma analogia com o bode azazel como sendo o próprio ha’satan. Mas isto é uma blasfêmia, pois os dois bodes da expiação representam as fases do sacrifício do Messias/hol’Mehushkyah (julgamento dentro da cidade e execução fora da cidade) além de que, ambos os bodes tinham que ser sem mácula (ha’satan sem mácula?).

Note também que Jr 4:23-27 não é uma profecia para este tempo de mil anos, pois o contexto nos mostra que se cumpriu na Yah’shua-oleym dos dias do cativeiro babilônico; além de que o próprio profeta é um dos sobreviventes e mais alguns sobrevivem (…não a consumirei de todo – fim do vs 27).

Deserto é uma referencia à desolação em que se encontrava a sua terra! Por isto, não haverá uma extinção total de homens e animais, no Armagedom! O ETERNO não criou a Terra para que ficasse vazia (Is 45:18), nem para ser lugar de habitação dos ímpios (Mt 13:41; 15:13; Pv 2:21-22). Com o dilúvio e a grande arca de Noé/Nokh, o Criador puniu seus habitantes, sem todavia extinguir a criação ou o pecado (II Pd 2:5).

Ali, fez uma promessa de não mais ferir todo o vivente (Gn 8:21). Se na vinda do Messias/hol’Me-hushkyah tudo fosse destruído, então esta palavra não seria cumprida, nem tampouco, haveria homens e animais no Milênio (Is 11:6-9). O Criador preservará homens e animais (Sl 36:6)!

Continuando:

  1.  Onde estarão os santos durante o milênio? Ap 20:4, 6

…e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

OBS: NA TERRA, REINANDO COM O MESSIAS/HOL’MEHUSHKYAH cf Is 66:19, 21 (Leia Is 65:20 e responda: haverá morte nos Novos Céus?).

  1.   O que descerá dos Céus após o milênio? Ap 21:2

E vi a santa cidade, a nova Yah’shua-oleym, que descia do céu da parte de UL’HIM, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.

Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Yah’shua-oleym para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul..

  1.   Quando voltarão a viver os ímpios e por quanto tempo? Ap 20:11-15.

E vi um grande Trono Branco e O que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.

E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.

E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

Como vimos, no fim do Milênio, a Terra estará novamente povoada. Os restantes das nações (Is 24:6) darão continuidade à vida humana no planeta, todavia, seus descendentes não conheceram o mal. Não serão provados, pois ha’satan e suas hostes estavam aprisionadas para não os enganarem. Findo os mil anos, este adversário será solto por um pouco de tempo, e buscará recrutar discípulos [última tentação] entre as nações que se formaram durante o milênio, para a última tentativa de aniquilar o Messias/hol’Mehushkyah. Sitiará a cidade querida (Yah’shua-oleym terrena), mas fogo descerá do Céu e os consumirá (Ap 20:1-10; II Pd 3:10).

Os homens que não aderirem à este levante, terão a oportunidade de adentrarem ao reino eterno, pois a morte, o último inimigo, será eliminada (Ap 20:14; 21:24-26; 22:2).

OBS: Muitos dizem que as nações que serão seduzidas por ha’satan (vs 7-10) são os ímpios ressurretos, no entanto, isto não corresponde ao contexto escriturístico, pois foge da ordem cronológica do próprio texto sagrado. Esta ressurreição [de ímpios] só acontece quando ha’satan já tiver sido destruído; vs 11-15!

Veja:

  1.  Quando ha’satan for solto que fará ele? Ap 20:7, 8.

Ora, quando se completarem os mil anos, satan será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.

  1.   Qual será o resultado desta tentativa satânica? Ap 20:9; II Pd 3:10.

E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou;

Virá, pois, como ladrão o dia do Criador, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.

Vamos recapitular os acontecimentos destes tempos:

No princípio do milênio – o Messias volta (e com Ele, os 144.000 e a Grande Multidão cf. At 10 sendo Cornelius o precursor da Grande Multidão; antes dele, o selamento dos 144.00 hebraicos que aceitaram ao nosso Messias), os justos são ressuscitados para irem de encontro com Ele, levados pelas nuvens de anjos até a cidade de Yah’shua-oleym onde estará o Seu trono! (I Ts 4:16, 17); estes justos vivos serão transformados – veja que transformação não é trocar por outro corpo e sim que toda a marca do pecado será erradicada, para podermos olhar face a face, ao Messias (I Co 15:51, 52); Morte dos ímpios vivos (II Ts 2:7, 8) e ha’satan é “preso” por mil anos (Ap 20:2).

Durante o milênio – Os santos reinam com o Messias na Terra e julgam os seres que nascem durante o milênio (serão reis e sacerdotes – Ap 5:10; I Co 6:2, 3; Ap 20:4) e a Terra estará sendo restaurada (Is 65:17, 20-25).

Após o milênio: ha’satan é solto (Ap 20:7e8) e vai tentar as nações que se formaram durante o milênio. O CRIADOR intervém destruído, com fogo vindo dos céus (II Pd 3:10), estes que tentam ir contra a cidade querida (Ap 20:9 – Note que a Yah’shua-oleym celestial só desce após tudo estar devidamente purificado, Ap 21:1-3), a velha Yah’shua-oleym, onde esteve por mil anos o trono do Messias/hol’Mehushkyah.

Estes novos ímpios são lançados no lago de fogo – juntamente com ha’satan e seus anjos – e só então os ímpios de todas as épocas ressuscitam para serem julgados (vs 11-15); e, então a morte (e o inferno, isto é, a sepultura) também é destruída!

Depois destas coisas a Santa Cidade desce sobre o Monte das Oliveiras (Ap 21:1-3) e o próprio ETERNO vem habitar com os salvos!

OBS: Vencidos todos os inimigos, como será o planeta e o que ocorrerá de especial? A terra estará totalmente nova quando já não existirem os inimigos. A morte é o último inimigo, pois tem que existir para dar fim aos ímpios (inclusive durante o milênio continuará a possibilidade de se morrer – Is 65:20).

Uma vez extinta a morte, os participantes das nações que não se deixaram seduzir pelo inimigo e não atacaram a Yah’shua-oleym, automaticamente não morrem mais e passam para o Reino Eterno como homens; mas imortais. Serão exatamente como seria Adan, se não tivesse pecado e a Terra estará seguindo seu curso exatamente como o ETERNO planejou, desde o princípio…

A Terra volta ao estado pleno de perfeição, com seus habitantes (homens e animais); tudo como era para ser se o pecado/satan não tivesse interferido (Ap 20:14; 21. 1-5, 24-26).

OBS: Aqui, continuará o princípio divino de “crescei e multipliqueis…” (Gn 1:28), pois foi assim que o CRIADOR criou o homem e assim será – Tg 1:17, pois o ETERNO não erra! Não errou na criação, não errará na consumação do pecado. Amém/Amnao!

Minha Decisão: COMPREENDO O PLANO DA SALVAÇÃO E QUERO PARTICIPAR DO SEU REINO, TERREAL!

Minha Assinatura: ____________________________________________Data: ___/___/_____.

VOLTAR!!!

– USE O FORMULÁRIO ABAIXO PARA SOLICITAR UMA CÓPIA PARA IMPRESSÃO EM SEU E-MAIL – 

 

 

For 

 

Dúvidas:

Formulário de Contato