Compartilhe...

100 QUATRILHÕES DE CHANCES PORQUE

YAOHUSHUA É O MESSIAS

Recentemente, estudos da bíblia indicam que há mais de 456 profecias referentes ao Messias. Peter Stoner escreveu um artigo em Science Speaks no qual ele considerava apenas 8 dessas 456 profecias ocorrendo em uma única pessoa simultaneamente, ou seja, qual é a lei da probabilidade de 8 profecias ocorrerem em uma pessoa nos últimos dois anos?

by Ministério Ensinado de Sião

Edição de oCaminho

 

Eu não tenho em mãos mais dados para refazer o cálculo de Stoner, embora, como engenheiro, posso afirmar que apesar de ser um cálculo relativamente simples, o resultado encontrado deve de fato se aproximar por ordem de grandeza da realidade. Portanto, o cálculo abaixo é absolutamente válido.

As profecias que ele considerou foram:

  1. Yaohushua nasceu em Belém (Mq 5:2 e Mt 2:6);
    2. Ter sua vinda precedida por um mensageiro (Is 40:3 e Mt 3:3);
    3. Entraria em Jerusalém montado em jumentinho ( Zc 9:9 e Mt 21:5);
    4. Ter sido traído por amigo e discípulo (Sl 41:9 e Mt 10:4)
    5. Ele seria traído pelo preço de 30 moedas de prata (Zc 11:12 e Mt 26:15);
    6. O dinheiro seria atirado na casa de D’us (Zc11:13b e Mt 27:5a);
    7. Ter ficado mudo frente aos seus acusadores (Is 53:7 e Mt 27:12);
    8. Teria seus pés e mãos traspassados (Sl 22:16 e Lc 23:33)

Observem que Stoner tomou as mais diferenciadas entre si, tais com: ser descendente de Abrul’han, Yatzkh’aq e Yah’kof; ser descendente da tribo de Yaohu’dah; ter as suas vestes sorteadas; operaria milagres, etc.

Assim, Stoner relata em seu estudo das probabilidades que a chance de uma única pessoa ter cumprido em si mesmo as oito profecias mencionadas acima é de 1 em cada 1017, isto é, 1 em 10 elevado à décima-sétima potência [1017]. Isto seria 1 pessoa entre 100.000.000.000.000.000 (100 quatrilhões).

Para poder compreender este resultado, Stoner citou o exemplo imaginando alguém tomando uma moeda de um quarto de dólar (vinte e cinco centavos) na qual se faria uma marca. Depois espalharia no Estado do Texas 100 quatrilhões de moedas de 25 centavos o que daria para cobrir toda a área do estado numa altura de 60 cm, mais ou menos. Então, convidamos alguém com os olhos vendados e diríamos à esta pessoa: – Agora procure a moeda marcada e traga-a de volta. Qual seria a probabilidade dessa pessoa encontrar esta moeda? Seria a mesma chance que os profetas teriam de ao escrever essas oito profecias, tê-las todas cumpridas em um mesmo homem, desde os seus dias, até o tempo presente.

Agora, imaginem que Stoner tomasse as 456 profecias mencionadas nas Escrituras sobre o Messias; como nasceria de uma jovem, seria criado entre os Nudtzoroth’dins, seria descendente do tronco de Yaoshai, etc., etc.  A probabilidade é tão grande, mas tão grande que Yaohushua é o Messias que está fora do alcance de uma mente humana.

Analisando a profecia contida no livro de Dn 9:26 que diz que a cidade e o santuário seriam destruídos pelo príncipe que viria depois de morto o ungido, o Messias de Yaoshorul. Bem, no ano 70 d.Y. o Templo foi destruído pelo imperador Tito e seus legionários. Lembremos que a genealogia era de suma importância para o povo judeu e por isso, esta genealogia era guardada no Templo, segundo afirma Stan Telchin48. Com a destruição do Templo, também se queimaram as genealogias, não se permitindo provar que qualquer homem que se proclamasse o Messias, pertenceria à Casa de Yaoshai.

Esta seria a prova real e necessária para a sua aceitação como o Messias. Pois pelas Escrituras sabemos que o Messias deveria ser da semente de Abrul’han, Yatzkh’aq e Yah’kof, ser da tribo de Yaohu’dah, da família de Yaoshai e da Casa de Daoud. Então, se ninguém podia provar a sua origem, nenhum Messias poderia ser provado mais. Este raciocínio deixa todos os judaicos numa situação incômoda: ou as profecias sobre o Messias são incorretas e, por conseguinte falsas; e o conceito de um Messias na vida do judeu é nada mais do que um mito; e as Escrituras é nada mais do que um livro de estória do povo judeu, cheio de lendas; ou, então, o Messias veio antes do Templo ser destruído.

Por isso, há tanto enganos entre os judaicos ao longo da história. Há poucos anos atrás os judaicos ortodoxos de Nova Yorque e de outras localidades fora dos EUA declararam o rabino Menachem M. Schneerson, o Lubavitz, como sendo o Messias. Isto nos prova que após longos anos de Yeshiva (Escola Judaica onde se estuda o Talmude e prepara rabinos) ainda não estudaram suficientemente para perceber que o Messias precisa ser descendente da tribo de Yaohu’dah, da família de Daoud, ter nascido em Bet’lekhem, ter sido criado entre os Nudtzoroth’dins e muitos e muito mais.

A título de ilustração vale a pena selecionar mais algumas profecias da Tanakh (além das oito selecionadas acima) e compará-las com seu cumprimento através do Renovado Testamento [NT].

  1. PROFECIA: Filho do ETERNO – “Proclamarei o decreto do ETERNO: Ele me disse: Tu és meu filho, EU hoje te gerei”. (Sl 2:7; veja também Cr 17:11-14 e II Sm 7:12-16. Cf. Hb 1:5.

CUMPRIMENTO: “E eis uma voz dos céus, que dizia: este é Meu Filho amado em quem me comprazo”. (Mt 3:17).

  1. PROFECIA: Semente de Abrul’han – “Nela serão benditas todas as nações da terra: porquanto obedeceste à minha voz.” (Gn 22:18).

CUMPRIMENTO: “Livro da genealogia de Yaohushua hol’Mehushkyah, filho de Daoud, filho de Abrul’han.” (Mt 1:1).

  1. PROFECIA: Filho de Yatzkh’aq e Yah’kof – “Disse UL a Abrul’han: …porque por Yatzkh’aq será chamada a tua descendência …uma estrela procederá de Yah’kof, de Yaoshor’ul subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe…” ( Gn 21:12 e Nm 24:17).

CUMPRIMENTO: “Yaohushua filho de Yatzkh’aq… Yaohushua filho de Yah’kof… (Lc 3:23 e 34).

  1. PROFECIA: Da tribo de Judá – “O cetro não se arredará de Yaohu’dah…até que venha Siloh, e a ele obedecerão os povos…” (Gn 49:10).

CUMPRIMENTO: “Yaohushua… filho de Yaohu’dah. (Lc 23 e 33)

  1. PROFECIA: Da linha genealógica de Yaoshai – “do tronco de Yaoshai sairá um rebento, e das suas raízes um renovo.” ( Is 11:1).

CUMPRIMENTO: “Yaohushua… filho de Yaoshai” ( Lc 3:23 e 32).

  1. PROFECIA: Ele operará milagres – “Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos e a língua dos mudos cantará…” ( Is 35:5 e 6a).

CUMPRIMENTO: “…e percorria Yaohushua todas as cidades e povoados ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, curando toda a sorte de doenças e enfermidades”. (Mt 9:35).

  1. PROFECIA: Ele seria ferido, moído, cuspido e escarnecido – “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído… e me cuspiam…” (Is 53:5 e 50:6).

CUMPRIMENTO: “Pilatos lhes soltou Bar’Raba; e após haver açoitado a Yaohushua… então, lhes cuspiram no rosto…”(Mt 27:26 e 26:67).

  1. PROFECIA: Ele seria odiado por seu próprio povo – “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens… e dele nós (os judaicos) não fizemos caso…” (Is 53:3).

CUMPRIMENTO: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele…” (Jo 7:5 e 48).

  1. PROFECIA: dividiram suas vestes e lançaram sorte sobre elas – “Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica deitam sortes.” (Sl 22:18).

CUMPRIMENTO: “Os soldados, pois quando crucificaram a Yaohushua, tomaram-lhe as vestes… não a rasguemos, mas lancemos sorte sobre ela… (Jo 19:23-24).

  1. PROFECIA: Seus ossos não foram quebrados – “Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.” (Sl 34:20).

CUMPRIMENTO: “Chegando-se porém Yaohushua, como vissem que já estava morto,não lhe quebraram as pernas”. (Jo 19:33).

  1. PROFECIA: Seu lado foi perfurado – “olharão para mim, a quem traspassaram…” (Zc 12:10).

CUMPRIMENTO: ”mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança…” (Jo 19:34).

  1. Foi sepultado no túmulo de um homem rico – “Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico este na sua morte…” (Is 53:9).

CUMPRIMENTO: “veio um homem rico de Armatha’yim, chamado Yaohu’saf… e lhe pediu o corpo de Yaohushua, envolveu-o num pano limpo de linho, e o depositou no seu túmulo novo…” (Mt 27:57).

É importante ressaltar que existem ao todo mais de 456 profecias nas Escrituras que referem ao Messias, incluindo também as messiânicas, ou seja, aquelas que ainda não se cumpriram e só se cumprirão à medida que se aproxima a volta de Yaohushua. Amnao!

Seja um Rosh (líder Congregacional); faça o CTA: Curso de Teologia Aplicada – CLIC!

Dúvidas:

Leave this field blank
Our Score
Avalie esta postagem
[Total: 0 Classific: 0]