Compartilhe...

Ind

 

 

Introdução: Quem é você?

Este estudo foi feito para ser preenchido as lacunas nas citações bíblicas; aqui, faça isto lendo as passagens indicadas e respondendo mentalmente! 

Sha’ul nos deixa claro a sua crença no unitarianismo, ao distinguir Pai e Filho em I Co 8:4u.p., 5,6. Segundo Jo 1:3 (Hb 1:2; Cl 1:15-20), Yaohushua é o nosso CRIADOR (o Verbo) e segundo I Tm 6:16 o PAI é o único digno de ser chamado de ETERNO! Neste estudo usamos sempre a palavra ETERNO para designar o Pai… Mas, você sabe como se Lê o TETRAGRAMA (YHWH) que denomina o Todo poderoso? Seria Jeová, Yavhé ou mesmo DEUS? Solicite-nos este estudo e se surpreendera com a ajuda que o ARAMAICO (Hebraico Antigo) pode nos dar neste sentido!

SE DESEJAR UMA CÓPIA PARA IMPRESSÃO, SOLICITE VIA E-MAIL OU USE O FORMULÁRIO NO FM DA PÁGINA, CLIC AQUI! 

Seja um Rosh (líder Congregacional); faça o CTA: Curso de Teologia Aplicada – CLIC!

Este Curso – indispensável ao obreiro bíblico – e TODOS os demais [c/200 estudos] estão disponíveis em um único volume impresso, capa dura, gravação a ouro; por apenas R$ 130,00 [Mais barato do que mandar imprimir e encadernar]

Adquira o seu…

 

 

 

 

 

 

0

 

 

O Apocalipse Revelado – Introdução: Quem é você?

O Livro da Revelação foi escrito por João/Yao’khanan, o apóstolo, seguindo revelação divina (Ap 1:1) por volta do ano de 94/95 d.Y. em Patmos, quando lá estava exilado…

O Velho Testamento revela o Messias, nas profecias; os Evangelhos O revelam em Sua vida terrestre, ministério, sofrimento, morte, ressurreição e ascensão. Os Atos e as Epístolas mostram os triunfos terrestres da Igreja sob o ministério do Messias, em espírito… No Apocalipse, Cristo é retratado em Glória, como o Sumo Sacerdote e Ministro do Santuário Celestial… Também é retratado como o Supremo Juiz, diante de quem todos deverão comparecer…

O ponto principal e mais relevante é o segundo advento do Salvador, sendo que, um em cada vinte e cinco versos, tange este tema – o Advento!

Neste livro especial, o Messias nos apresenta sete Bem-Aventuranças, ou seja: sete bênçãos aos vencedores… E alem do mais, temos mais de 270 citações tiradas do Velho Testamento; o que nos mostra que de velho o Antigo Testamento nada tem, pois também foi inspirado e, portanto valendo eternamente como o ETERNO, o É!

O Apocalipse inicia-se enviando sete cartas a sete igrejas da época de João/Yao’khanan, mas elas têm especial aplicação a sete épocas diferentes das igrejas do ETERNO, sendo que atualmente estamos vivendo a sétima e última época cristã… Ap 2 a 3.

No capítulo 4, temos realmente o início do objetivo do livro de João/Yao’khanan, ou seja, apresentar a Justiça divina, onde seremos, juntamente com ele, levados à uma viagem para o futuro, ou seja o “fim dos tempos”. E, especialmente neste capítulo temos a visão do Santuário Celestial, que muitos nos dias de hoje crêem não existir… Ap 4.

Na sequência João/Yao’khanan vê um livro selado que só a Justiça do Cordeiro está apta a abrir os seus sete selos. Sendo que os quatros primeiros selos nos apresentam quatro cavalos representando a Igreja perseguida de Cristo até por volta da reforma protestante… Os próximos dois selos apresentam os sinais da volta de Cristo! Ap 5; 6.

Mas antes da abertura do sétimo selo vemos o Messias ordenado que se separe o Seu povo (selando-os) para que estes não pereçam com o que há de vir… Ap 7.

E no momento seguinte, após a abertura do sétimo selo os anjos do ETERNO tocam sete trombetas sendo que as primeiras quatro são advertências dirigidas a segmentos específicos de ímpios… A quinta trombeta representava uma profecia sobre o fim do Império Romano Oriental que ficaria sob o domínio do Império Otomano e que na época em que o Apocalipse foi revelado, ainda nem existia; mas, que traria muito temor e horror ao cristianismo… Mas, na sexta trombeta é relatada a queda deste império conquistador… Ap 8,9.

No capítulo 10 é relatada uma profecia especial aos que perseveraram em esperar Cristo nos fins dos tempos – uma referência aos dias da reforma – e no capítulo 11, é apresentado a sétima trombeta que nos mostra que neste momento acaba o ministério de Cristo no Santuário Celeste.

A partir do capítulo 12, temos a descrição da Igreja pura de Cristo sendo perseguida por poderes terrestres usados por ha’satan, durante 1.260 anos (cf. Daniel/Dayan’ul); mas na sequência é descrita a batalha celestial que culminou com a primeira derrota da grande serpente, purificando assim o santuário (celestial) da presença indesejada (Dn 8:14). Isto só foi possível com a vitória na cruz!

E, no capítulo 13 temos a Igreja do Messias, agora tomada por ha’satan… Mas YAOHUSHUA tem um apelo final à humanidade, no capítulo 14, mostrando que aquele que reconhecê-lO como o CRIADOR, ainda terá a sua chance… Ap 14.

Em Apocalipse 15 e 16 temos a descrição das sete últimas pragas contra os ímpios… culminando com a Volta do Messias para estabelecer o Seu reino terreal e restaurar a Terra para o Seu Pai (I Co 15:28).

Já, no capítulo 17, além da descrição da Igreja desvirtuada caracterizada por Roma papal, mostra-nos que esta intentará contra o Cordeiro. Nos capítulos seguintes temos então as últimas advertências do Messias para que, aqueles que querem encontrar a verdadeira luz, a encontre em Cristo, pois teremos a queda definitiva da igreja desvirtuada, ou seja, a grande Babilônia representada pelo cristianismo, agora paganizado – Ap 18,19 – mas não antes de ser dado o último aviso: Saia dela povo Meu! (Ap 18:4).

Vem então o capítulo 20 que nos relata o fim do Seu governo milenar, quando a “prisão literal” de ha’satan for aberta. Ha’satan, agora solto, reúne as nações que se formaram durante o milênio (sob o governo messiânico de Yaohushua) e irá de encontro à Jerusalém/Yah’shua-oleym terreal, a cidade querida… Ocorrerá então a destruição final de todo pecador (II Pe 3:10), incluído ha’satan e seus anjos malignos, para a alegria dos justos.

Neste momento os ímpios de todos os tempos são ressurretos para serem julgados e definitivamente serem destruídos no lago de fogo. O último a ser lançado ali é a morte e findando assim a utilidade do lago de fogo. Já no capítulo 21, uma vez a Terra estar livre de toda obra do pecado (purificada pelo fogo ETERNO) vemos a Nova Jerusalém/Yah’shua-oleym descer dos céus para que o homem, finalmente possa tomar posse das moradas celestiais que Cristo afirmara existir (Jo 14:1-3). Com estas, desce o próprio ETERNO para só agora passar a habitar com a Sua criação, como era o Seu desejo, desde o princípio!

No último capítulo (22) João/Yao’khanan nos dá uma descrição do que será a vida eterna com Cristo e Seu Pai, aqui na Terra refeita segundo como era o Seu plano original: Fazer daqui o centro do universo; não sem antes nos deixar a mensagem final dEle:… e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, o CRIADOR tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.  Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Messias! (Ap 22:19-20).

AGORA RESPONDA: 

Quem é você?

 

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

OBS: USE A SUA BÍBLIA; NÃO DEIXE DE LER NENHUMA PASSAGEM…

Lição 1: O Apocalipse, um Livro Aberto.

A Maioria das pessoas em nosso País ama e respeita as Escrituras Sagradas e cada dia aumenta o número daqueles que desejam compreendê-la melhor. Muitos, no entanto, têm dificuldades para entender seu último livro (o Apocalipse), com sua fluente linguagem profética, vívidas descrições e misteriosos símbolos. Porém, a mesma Escritura tem a chave para interpretar as fascinantes revelações apocalípticas. Neste estudo, você conhecerá e identificará, com vibrante entusiasmo, o significado de seus segredos.

Outra agradável surpresa é a descoberta de que o Apocalipse não é um tesouro ancorado no passado longínquo, nem um tabu indefinido na penumbra de um futuro inalcançável, fechado à percepção presente. O anjo do ETERNO ordenou que não fosse selado (Ap 22:10), e alegre-se! É um livro aberto especialmente para a nossa época (Ap 22:10-12). Mais ainda: contém uma promessa de benção especial para aqueles que o estudam e respeitam sua revelação.

Ao participar deste estudo, você descobrirá que, assim como uma pequena semente contém uma grande árvore latente em seu seio, o Apocalipse contém a chave-mestra que abre toda a Escritura. É uma espécie de sumário audiovisual, onde se repassam e destacam os principais temas da revelação, descritos em toda as Escrituras… Vamos ao estudo:

– Versão Bíblica Usada: Almeida Revista e Atualizada (ARA) com edição quanto ao Nome –

COMO ENTENDER O LIVRO DE APOCALIPSE:

1 – O Apocalipse passou por cinco etapas antes de chegar até nós. Quais são? Ap 1:1,11,19. a) o ETERNO deu a revelação a _____________________ b) o Messias a enviou por intermédio do ___________________ c)  O anjo a notificou a ______________________ d) João/Yao’khanan recebeu a ordem de ___________________ o que havia ________________ e a mandar às sete ___________________ e) para mostrar aos ___________________ as coisas que em breve haveriam de acontecer.

João/Yao’khanan escreveu o livro de Apocalipse na rochosa ilha de Patmos (Ap 1:9), que fica no mar Egeu, para onde havia sido desterrado por ordem do imperador Dominiciano. Por causa da sua fé, foi obrigado a trabalhar nas minas. Naqueles dias Patmos servia como prisão de segurança máxima. João/Yao’khanan escreveu sob circunstâncias difíceis e desanimadoras. 

2 – A quem prometeu o CRIADOR uma benção especial? Ap 1:3. Bem-aventurado _____________ _______________________________________ .

Sem dúvida, a razão principal da benção aos que estudam e obedecem à Palavra do CRIADOR é o seu conteúdo…

Complete (Jo 5:39) …e são elas mesmas que ________________ _____ _____________ .

3 – Que método usava o Messias para explicar a profecia?  E, começando por ____________ , discorrendo por todos os ______________ , expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas ___ ________________ . (Lc 24:27 RA).

O Messias buscou o que outros escritores da Escritura haviam dito sobre o tema. Seu método, sem dúvida é o correto; permitir que a Escritura se explique a Si mesma. A chave que abre os mistérios do Apocalipse está no estudo do Antigo Testamento (27 dos 39 livros do A.T. são citados no Apocalipse e dos 404 vs, 276 são citações de outros autores bíblicos). Por isso é que o mistério que envolve os símbolos do Apocalipse se torna claro quando estudamos outras passagens bíblicas sobre o mesmo tema.

OBS: A linguagem apocalíptica são símbolos de uma REALIDADE e por isto os elementos apresentados neste livro devem ser entendidos literalmente assim como entendemos ser literal a Volta do Messias que é o contexto do livro.

COMUNICAÇÃO POR SÍMBOLOS

4 – Que método usou o CRIADOR para dar a João/Yao’khanan a revelação do livro? Ap 1:11, 12. (a) O que ________ escreve… (b) Voltei-me para ver _________  ________________ comigo e

Ao ler o Apocalipse, notamos que o CRIADOR estava mostrando incidentes e fatos que o Seu servo via com os seus olhos e ouvia com os seus ouvidos. Portanto, João/Yao’khanan, ao informar as visões, diz: “Eu vi” ou “olhei”, ou algo semelhante, pelo menos 73 vezes. Em Apocalipse, o CRIADOR está apresentando acontecimentos, nações, movimentos religiosos e organizações em mensagens como em filmes com imagens e palavras. Diríamos hoje que o CRIADOR revelou o Apocalipse por meio de impressões audiovisuais.

5 – Por que o Messias falou em parábolas e nos deu o livro do Apocalipse em símbolos? Lc 8:10 – …para que __________ , não ___________ ; e _____________ não _____________.

O Messias falou em parábolas para que as entendessem somente aqueles que estavam relacionados com as coisas espirituais. Se o Apocalipse tivesse sido escrito numa linguagem clara, há muito que os inimigos do ETERNO o teriam destruído. o CRIADOR, na Sua sabedoria, apresentou Suas mensagens numa linguagem compreensível somente para “os Seus servos” – Ap 1:1 (Mt 13:11). Os símbolos não impedem a compreensão, porque a Escritura nos dá o seu significado. Como exemplo, vejamos três símbolos proféticos e deixemos que a Escritura nos diga o que significam. Escreva o significado encontrado ao lado de cada símbolo:

(a) Animal – Dn 7:23 ________________ .  (b) Águas – Ap 17:15 ________________ .

(c) Dias proféticos – Ez 4:6, 7 _______________________________ .

 6 – Quanta segurança existe na palavra proféticas? II Pe 1:16, 18, 19. Leia: Jo 13:19. Temos assim tanto mais_____________ a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la

7 – De que coisas o ETERNO nos adverte ao interpretar a profecia? a) II Pe 1:20 Nenhuma _____________  da Escritura provem de ________________  . b) Ap 22:18, 19 … se alguém lhe fizer qualquer  _______________________ …e se alguém tirar qualquer coisa das ____________ do livro desta ______________ , o ETERNO tirará a sua parte

A falta de sinceridade priva as pessoas da capacidade de entender a mensagem profética, por isso é que para muitos a revelação do Apocalipse parece obscura e fechada. Como exemplo vemos um caso no Antigo Testamento: Is 29:10-14; Mt 13:14.

8 – Quanto da Santa Escritura é Inspirado? II Tm 3:15-17. _________________________ .

9 – Que segurança temos de que poderemos compreender o significado das revelações que o ETERNO nos dá em Seu Livro Sagrado? João/Yao’khanan 7:17, 18. Se alguém quiser fazer a ____________ Dele, conhecerá a respeito da ________________ , se ela é de _______ ou falo por Mim mesmo. & Dt 29:29; Am 3:7; Ez 12:23-25,28.

10 – Que promessa fez o Messias aos que obedecem? Ap 3:10. Eu te guardarei da hora da _________________  que há de vir sobre o _______________ .

Minha Decisão: Compreendo o grande privilégio que o ETERNO me dá de conhecer as verdades espirituais concernentes ao Messias, no livro do Apocalipse. Desejo respeitar a Sua Santa Vontade…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

Lição 2: O Personagem Central do Apocalipse:

A Palavra “Apocalipse” [Kanódgaluth] significa “revelar ou descobrir” no grego. No hebraico é escrito assim: Gilyahna – Revelação. O livro começa dizendo que é “a revelação do nosso Messias” (Ap 1:1), e expõe um terrível conflito que alcança dimensões cósmicas, no qual existe um vilão implacável e um herói que impressiona. Muitos ignoram este herói que é o Messias, identificado por 38 nomes e títulos descritivos diferentes. Nos primeiros três capítulos é mencionado 137 vezes e em todo o livro existem umas 250 referencias à Sua sublime pessoa. Apesar disto, ao falarmos do Apocalipse, surge o nome de alguém que até aqui quer roubar a cena: o diabo…

1 – Como descreve o Apocalipse a grandiosidade do Messias? Ap 1:13-16

  1. a) Sua roupa –1:13 ______________________ b) Seu cinto – 1:13 ____________________
  2. c) Seus cabelos – 1:14 ___________________ d) Seus olhos – 1:14 ___________________
  3. e) Seus pés – 1:15 ______________________ f) Sua voz – 1:15 ______________________
  4. g) Seu rosto – 1:16 ______________________

Lendo Dn 10:5-9 e comparando com Ap 1:17, você notará o tremendo impacto que causou ao profeta Daniel/Dayan’ul e ao apóstolo João/Yao’khanan a magnificência do Messias.

NOSSO AMÁVEL E PODEROSO SALVADOR: Nas visões de Apocalipse aparecem diversos livros, os quais afetam diretamente nosso destino, como podemos observar através dos seguintes exemplos: (a) Ap 3:5 fala do livro _____________________ (b) Ap 21:27 se refere ao livro da ___________________  (c) Ap 20:12 menciona outros livros no plural…

Todos os livros são mencionados em conexão com o juízo. Os que são salvos têm seus nomes no livro da vida e, por outro lado, serão apagados deste livro os nomes dos que, depois, rejeitam-No!

Nos capítulos 4 e 5 de Apocalipse encontramos uma cena de angústia vivida por João/Yao’khanan ao descobrir que ninguém tinha poder legal para abrir os selos do misterioso livro escrito por dentro e por fora, que estava na mão do anjo. Aparentemente, aparecem neste livro as obras dos seres criados…

2 – Quem foi o único ser em todo o universo, capaz de abrir o livro dos sete selos? Ap 5:6-9. ____________________________________________________________________

Segundo o Apocalipse 5, somente o Messias sabe quem será salvo e quem irá perder-se. Ele, somente Ele, pode ler os corações e compreender quem em verdade é Seu. É necessário que entreguemos a vida à Ele. Só o Messias pode limpar-nos do pecado (I Jo 1:9). Somente Ele é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da glória do ETERNO – Jd 24. Na verdade. Abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos – Atos 4:12.  Por isso é que João/Yao’khanan em Apocalipse 5 chorava sem consolo e sem nenhuma esperança, até que apareceu o Messias. E, também, é explicado por que os 24 anciãos exclamam com regozijo: Digno és… quando o Messias interveio em favor daqueles pelos quais morreu!

3 – Segundo os 24 anciãos de Ap 5:8, 9, 12 – o que qualificou o Messias como o único digno de abrir o livro selado?   …porque foste _________ e com o Teu sangue compraste para o ETERNO os que procedem de toda _________  , __________   , ___________   e ____________  (Ap 5:8-9, 12 RA). Leia At 20:28.

O título “Cordeiro” é mencionado 26 vezes em Apocalipse e se refere ao Messias. Assim o declara João/Yao’khanan, o imersor, em Jo 1:29. No ritual simbólico do santuário do Antigo Testamento, o cordeiro era sacrificado no lugar do pecador e seu sangue limpava-o do pecado. No Novo Testamento nos é ensinado que o Messias é a realidade daquela simbologia…

 4 – Qual a força motivadora que impulsionou o sublime sacrifício do Messias? … Àquele que nos _____________ , e, pelo Seu __________ , nos libertou dos nossos pecados, (Ap 1:5 RA).

5 – Por que tem valor substituinte (Ele morreu em nosso lugar) a morte do Messias?

  1. a) Rm 6:23 _______________________________________________________________
  2. b) Hb 4:15 _______________________________________________________________
  3. c) I Co 15:3 _______________________________________________________________

6 – Que outro grande privilégio recebemos da parte de nosso Salvador ao aceitar Seu sacrifício?    …e nos __________  reino,  _____________  para o Seu ________ e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! (Ap 1:6 RA).

No Antigo Testamento, o ser humano se dirigia ao ETERNO através do sumo-sacerdote. Pela graça divina e através dos méritos do Messias, cada crente nEle, é feito sacerdote (I Pe 2:5, 9), permitindo-lhe ir ao ETERNO diretamente.

sua origem e a sua fonte de poder:

Com séculos de antecipação, o Antigo Testamento profetizou que o Messias haveria de nascer de uma jovem (Is 7:14), na pequena cidade de Belém (Mq 5:2). O Novo Testamento confirma que, quando o Messias nasceu, estas profecias se cumpriram (Mt 1:22, 23; 2:5, 6). Mas este nascimento só foi possível por ter o Filho do ETERNO aberto mão de sua divindade para tornar-se plenamente humano – Fl 2:5-8

7 – Desde quando existia o Messias? a)  __________ que _____________ mundo. (Jo 17:5 RA). (b) …desde os _________ __________ , desde os ________ ____ _____________ . (Mq 5:2 RA).

Nota: De acordo com Pv 8:22-30 vemos que o Messias apesar de ser gerado do Pai, é anterior ao tempo – sua primeira obra – e por isto, é eterno (palavra de conotação temporal)…

8 – Qual era a natureza de Cristo antes da Sua encarnação?   …O qual é sobre todos, _______ _____________  para todo o sempre. Amém! (Rm 9:5).

Devido a Sua natureza divina espiritual (Filho do ETERNO) é que Pedro/Kafos disse que foi o Messias quem inspirou os profetas (I Pe 1:10, 11); portanto a Escritura é de Sua autoria: II Tm 3:16. E, é por isto que Apocalipse 22:6 confirma que o CRIADOR, é o CRIADOR dos espíritos dos profetas. A Escritura proclama que o Messias é o Verbo e é o Unigênito do Pai (Jo 1:1-3, 14, 18). As Escrituras, ao chamar o Messias de “DEUS”, o faz devido à Sua procedência divina e por deferência do próprio ETERNO (Hb 1:5-8). Por isto é que nas Escrituras ouvimos falar sobre o Anjo do ETERNO (Miguel/Mikha’ul) que se fez carne e hoje, em espírito (o Consolador) voltou para habitar, em espírito (onipresença), em nós… Mt 18:20 cf Jo 14:21-23.

Mas, a Escritura deixa-nos claro que o Messias encarnado assumiu a nossa natureza pecaminosa (pós queda de Adão/Adan – Fl 2:6-11) para que assim como Ele venceu e VERDADEIRAMENTE morreu em meu lugar, eu possa também vencer! Rm 8:3-4; Hb 2:14-17.

O nosso Criador e Salvador:

9 – Desde quando estava decidido que quando o ser humano pecasse, o Messias o resgataria? I Pe 1:18-20 ________________________________.

A ressurreição de Cristo demonstra que Ele recebeu poder sobre a vida e a morte (Ap 2:8) e nos dá a garantia do Seu poder para salvar (Jo 10:17). Como morreu inocente (sem pecado) foi declarado justo e ressuscitado pelo Pai… Assim como seremos, por Seu sangue!

10 – Quão abrangente é a capacidade salvadora do nosso Messias?   … pode __________  totalmente os que por Ele se chegam ao ETERNO, vivendo __________  para _____________  por eles. (Hb 7:25 RA).

Minha Decisão: Aceito ao Messias como meu Salvador. (I Co 8:5, 6)

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

Lição 3: O Grande Traidor Desmascarado Pelo Apocalipse.

Seria difícil negar a realidade de um conflito entre poderes antagônicos em nosso planeta. Por um lado, o amor do ETERNO dando-nos o Seu Único Filho para morrer por nós – Jo 3:16. Por outro lado, temos injustiças, dor, crimes, calamidades de toda índole, que nos falam da realidade do mal, instigado e implantado no planeta Terra pelo arquinimigo do CRIADOR, ha’satan, que com aterradora sanha homicida, fomenta a rebelião contra o Autor de todo o bem.

Embora nos custe aceita-lo, o homem está integrado neste conflito que tomou dimensões cósmicas (Ef 6:12). Criado com o desejo de adorar ao ETERNO, o ser humano é submetido a contínuas tentações destinadas a perverter essa tendência, para desvia-lo do ETERNO com substitutos pecaminosos pelos quais ha’satan demanda adoração. Por isso não se surpreenda ao saber que muitos estão oferecendo homenagem a ha’satan inocentemente. Este estudo ajuda-lo-á a compreender o que vai por detrás dos bastidores na grande subversão entre Cristo e o anticristo; e, a decifrar suas artimanhas, orientando-se segundo a vontade do ETERNO. No estudo anterior identificamos o grande herói do Apocalipse e neste veremos o seu inimigo.

Identificando o arqui-Inimigo

1 – Ha’satan é mencionado 55 vezes no livro de Apocalipse. Quais são alguns dos nomes que o identificam? Ap 12:7. Enumere os cinco nomes que aparecem nesta passagem:______________

_______________________________________________________________________________

NOTA: Jamais use inicial maiúscula pois ele não merece esta deferência!

No livro de Ezequiel/Kozok’uq, ha’satan é apresentado sob o símbolo do perverso rei de Tiro. Ali é mencionado que ele foi criado perfeito (Ez 28:15), o que nos ajuda a entender que o ETERNO não criou o diabo perverso, como o é na atualidade.

Nos versículos seguintes, descreve-se um processo de auto-corrupção que transformou esse ser perfeito, o serafim Lúcifer, em diabo (Saraph, anjo mau) sublevado contra o ETERNO. A vaidade, o orgulho e a ambição foram os passos degradantes que o levaram ao pecado (Ez 28:16, 17), e fizeram dele o pai e iniciador do erro, da mentira e do pecado (Jo 8:44).

Outro aspecto importante que se destaca em Is 14:12-14, sob o símbolo do rei de Babilônia, foi sua intenção de ser semelhante ao CRIADOR, estabelecendo seu trono ali onde está o trono do Altíssimo. Ali começa a rebelião cósmica cuja grande subversão é revelada no Apocalipse.

2 – A quem arrastou ha’satan em sua rebelião contra o ETERNO? Ap 12:7-9 _______________

_____________________________________________________________________________

3 – Quantos anjos caíram com ha’satan? Ap 12:3, 4. ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________

“Estrelas”, aqui significam anjos (Ap 1:20). Existe um antecedente que nos permite dar esta interpretação a este símbolo apocalíptico. Jó, utilizando o estilo antigo da poesia hebraica de repetir a idéia a fim de ampliar seu sentido, declarou que as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos do ETERNO (Jó 38:7). Em Jd 6, é-nos dito que o ETERNO tem guardado a esses anjos de indigna rebelião para o dia do juízo, o que confirma o fato de que foram expulsos do Céu com ha’satan.

A SUBVERSÃO SE TRANSLADA PARA O PLANETA TERRA

4 – Usando a serpente como instrumento (incorporação espírita), que estratégia utilizou ha’satan para envolver o ser humano na grande subversão? II Co 11:3 ____________________________

______________________________________________________________________________

Por usurpação, ha’satan se constituiu príncipe deste mundo (Jo 14:30); e os seres humanos, ao pecar, tornaram-se seus cativos (Rm 6:16; II Tm 2:26), a quem reclama como propriedade (I Jo 3:8). Cristo põe ao alcance de cada filho Seu, armas para vencer os enganos de ha’satan. Leia: …e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32).

5 – Por que sabemos que a batalha contra o mal (e o seu originador), não está perdida? I Jo 3:8. Para isso o _________________ se manifestou: para ______________ as obras do diabo.

REVELADA A ESTRATÉGIA DE HA’SATAN

6 – Quais são os dois enganos mais sutis de ha’satan, dos quais deveríamos acautelar-nos: II Co 11:13, 14. a)…tais _____________ apóstolos são __________________  fraudulentos, transfigurando-se ____________ de Cristo. b) porque o ___________ ha’satan se transfigura em __________________.

Fica evidente que poucas vezes ha’satan se apresenta abertamente. Sua estratégia mais bem-sucedida consiste em cobrir-se com um manto de piedade, inclusive milagrosa (Mt 7:21-23). Devemos cuidar-nos para que não tenha vantagem sobre nós. Veja II Co 2:11; I Co 10:12.

7 – Pode ha’satan fazer realmente milagres, ou só aparenta que os faz? Ap 16:13, 14; II Ts 2:9 a) …são __________________ de demônios que fazem ____________________;

  1. b) …é segundo a eficácia de ______________________ , com todo o ________________, e _______________ , e _________________________ de mentira.

8 – Ha’satan tem obtido êxito ao tratar de enganar por meio de seus milagres? Mt 24:24; 7:21-23. a) porque surgirão ________________  e _________________ e farão tão grandes  ___________ e _______________ , que, se possível fora, _____________ até os escolhidos.

  1. b) Nem todo o que me diz: Mestre, Mestre! _____________ no Reino dos céus, mas aquele que faz a ______________ de meu Pai, que está nos céus …não __________________ nós em teu nome? E, em teu nome, não _______________ demônios? E, em teu nome, não fizemos ___________________ ? …Nunca vos ____________; apartai-vos de mim, vós que  _____________ a iniquidade.

Iniquidade significa “viver sem a Lei”. Ha’satan é tão sutil em seus enganos que inclusive é capaz de citar as Santas Escrituras, isolando-as de seu contexto, como fez com Cristo nas tentações do deserto (Mt 4:1-11). Porém, ali o Messias demonstrou que o correto uso das Escrituras é a arma que nos dará a vitória. Já no Antigo Testamento o CRIADOR já dizia: À Lei ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva!  Is 8:20.

9 – Contra quem está ha’satan especialmente enfurecido nestes últimos tempos? Ap 12:17 …irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que  ____________ os _______________ do ETERNO e têm o _______________ do Messias. Leia Ap 19:10

O SEGREDO INFALÍVEL PARA VENCER

10 – De acordo com a revelação do Apocalipse, como podem os seres humanos vencer ha’satan? Ap 12:11. E eles o venceram pelo __________ do _____________ e pela Palavra do Seu ____________________ ; e não amaram a sua vida  até a ______________.

Nestes versos, encontramos que na cruz, o Messias venceu o seu inimigo! Nosso grande segredo para vencer é apegar-nos a Cristo, pois Ele já venceu a ha’satan nas tentações do deserto; na cruz e demonstrou Sua vitória ao ser ressuscitado pelo Pai.

O diabo sabe que está perdido, por isso se apresenta como um leão que ruge (I Pe 5:8), pois ao final do milênio terreal será destruído no lago de fogo e enxofre (Ap 20:10, 14; Ez 28:18, 19).

Minha Decisão:  Sendo que a Santa Escritura em Hebreus 4:15, 16 me revela: Porque não temos sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.  Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.  Decido confiar plenamente no Messias e aceita-Lo como meu único e suficiente Salvador.

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

Lição 4: As Boas Novas do Apocalipse

Você já ouviu falar do Evangelho do Apocalipse? Embora não haja nenhum livro com esse nome, existe esta realidade!

Evangelho significa Boas Novas, as quais se aplicam à proclamação de boas notícias, salvadoras, da parte do ETERNO. Pois bem, o Apocalipse nos revela toda a beleza do amor do ETERNO ao salvar o pecador. Assim como os três primeiros capítulos da Escritura (Gn 1-3) nos relatam como entrou o pecado no mundo, os três últimos capítulos (Ap 20-22) nos anunciam como o pecado será desarraigado deste planeta em rebelião. Todo o resto da Santa Escritura nos revela a maneira do ETERNO lidar com esta tragédia horrível.

O EVANGELHO NO APOCALIPSE

1 – Como é chamado no Apocalipse o plano de salvação previsto pelo ETERNO?   Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um _______________ ___________  para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a  cada nação, e tribo, e língua, e povo, (Ap 14:6 RA).

2 – Por que foi necessário trazer um plano para redimir ou salvar o homem? Rm 5:12 __________________________________________________________________________

As consequências do pecado não são apenas perigosas; são trágicas! O pecado nos separa do ETERNO (Is 59:1, 2), e descarrega sobre o ser humano a fatídica condenação de morte (Rm 6:23) e a destituição da Glória do ETERNO (Rm 3:23). Em outras palavras: o pecador está irremediavelmente perdido.

3 – Que sente o ETERNO pela humanidade e que fez por ela? (a) Porque o ETERNO __________ ao mundo de tal maneira …que ______  o Seu __________  unigênito, para que todo o que _______ ______  não pereça, mas tenha a __________ ______________ . (Jo 3:16 RA). (b) …Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a _____________ ___ _________. (Ap. 2:10 RA).

4 – Desde quando existe o plano do ETERNO para salvar o homem? Ap 13:8 (Ali fala dos adoradores da besta apocalíptica, mas a última parte do versículo responde à pergunta). __________________________________________________________________________

Todo o que se salvar, será salvo pelo Messias (Jo 14:6). Não houve um plano de redenção para o Antigo Testamento e outro para o Novo Testamento, pois o sacrifício que o Messias faria já estava disponível desde o princípio do mundo. E Pedro/Kafos declara que Ele, já estava destinado desde antes da fundação do mundo (I Pe 1:18-20).

O MESSIAS É O ÚNICO SALVADOR

5 – Ao morrer na cruz, que fez o Messias por nós, pecadores? …Àquele que nos _______ , e, pelo Seu ____________ , nos libertou dos nossos ______________ , (Ap 1:5 RA).

Os crentes do Antigo Testamento se salvaram por meio do sangue que Cristo haveria de derramar na Cruz (simbolizado pelo sangue dos sacrifícios desde os dias de Adão/Adan, incluindo os serviços no Santuário), e os neotestamentários são salvos pelo mesmo sangue de Cristo que já foi derramado na cruz (At 15:10, 11). Porque é impossível que sangue de touros e bodes remova pecados – Hb 10:4 …e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. (I Jo 2:2 RA) …o sangue do Messias, Seu Filho, nos purifica de todo pecado. (I Jo 1:7 RA).

6 – De acordo com a Palavra do ETERNO, quantos salvadores existem à disposição do pecador? (a) Este, o Messias…  E não há _____________  em ______________  outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro _____________ , dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos _____________ . (At 4:11-12 RA). (b) … que _______ , e ninguém fechará, e que fecha, e _________ __________ (Ap 3:7).

A profecia do Antigo Testamento escrita por Isaías/Yashua’yah, já dizia que embora Ele nunca tenha praticado maldade (Is 53:9), nossos pecados seriam postos sobre Ele (Is 53:6), e que Sua morte seria expiatória (Is 53:10). A Sua ressurreição, realizada pelo Pai, garantir-lhe-ia Sua vitória sobre o pecado e a morte, pois, ao morrer inocentemente (sem pecados – Hb 4:15) foi julgado merecedor da ressurreição (como nós, ao confessarmos os nossos pecados, morreremos inocentemente). Por isso é que quando Cristo abre a porta da salvação ao crente, ninguém a pode fechar, e quando a fecha por falta de fé do pecador nos méritos dEle, não há quem possa abri-la!

7 – Que devo fazer para receber a salvação que o Messias oferece?  (a) Responderam-lhe: ______ no  __________ __________ e serás  __________ , tu e tua casa. (At 16:31 RA). (b)  ____________ , pois, e ___________  para serem cancelados os vossos ___________ , (At 3:19 RA). (c) Se ____________  os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos ____________ os pecados e nos ______________  de toda ____________. (1 Jo 1:9 RA).

Quando as Santas Escrituras falam sobre a confissão de pecados, referem-se aos mesmos termos ensinados pelo Messias no Pai Nosso: Pai nosso que estais nos Céus, … Perdoa-nos… 

Na linguagem bíblica, arrepender-se significa mudar de opinião. Da mesma maneira, converter-se significa dar meia volta e caminhar em sentido contrário. Arrependimento significa uma mudança genuína da mente e atitude para com o ETERNO e para si mesmo e também para com os demais. A pessoa arrependida por meio do Poder do ETERNO (em espírito, que é Santo), começa a ver as coisas como Ele vê. Conversão, portanto, significa dar meia volta e retroceder no caminho da vida de pecado, avançando agora em direção ao ETERNO… Importante notar que a humanidade TODA foi remida pelo sacrifício do Messias, naquele dia. Os que aceitaram este sacrifício receberam a Salvação e hoje, todos nascem salvos por este sangue. Uma criança, tão logo comece a tomar consciência do mundo (mundanismo), começa a caminhar em direção ao pecado, só restando, um dia, o caminho de volta (conversão)!

O MESSIAS É O ÚNICO MEDIADOR

8 – Segundo o que o CRIADOR revela em sua palavra, quantos mediadores existem que podem interceder diante do ETERNO a favor do pecado? Porquanto há um só _________ e um só ____________  entre o ETERNO e os homens,_________ ___________ , homem, (I Tm 2:5).

NOTA: Em vez de usar o nome paganizado “Jesus Cristo”, acostume-se a chamá-Lo de o Messias ou de CRIADOR cf. explica Jo 1:3…

As razões para uma declaração tão enfática e contundente são claras e estão na Escritura. Só o Messias possui agora a natureza divino e humana. Era divino por ser Filho do ETERNO – Hb 1:8 (Rm 9:5), e para redimir-nos tomou a natureza humana (Fl 2:6-8; Gl 4:4; Hb 2:14, 16, 17). Não cometeu pecado, portanto não merecia morrer (I Pe 2:21, 22). Quer dizer que quando morreu pagou a dívida dos nossos pecados. Não existe outro que reúna estas características como falar ao homem das coisas do ETERNO (porque é Filho do ETERNO) em linguagem de homens (pois Se fez humano) e que possa apresentar-se ao ETERNO (I Jo 2:1) e falar com Ele de igual para igual a respeito dos problemas do homem, pois bem nos conhece; já que nos criou e viveu entre nós, à nossa semelhança [Hb 2:18; 7:25]…

NOTA: A passagem de Rm 8:26 não é uma contradição bíblica uma vez que sabemos que devemos apenas orar em nome do Messias, ou seja, Ele, em espírito, nos assiste (vs 34) perante o Pai (Fl 1:19; Hb 7:25; cf. Jo 14:21, 23 e At 20:28 que no diz Quem é o Espírito, que é Santo!).

9 – O que disse o Messias que deseja fazer no coração do ser humano quando este se converte? Ap 3:20 ________________________________________________________

NOTA: Mais uma vez vemos aqui a explicação de quem é o espírito que habita em nós… I Co 3:16. (O Messias, em espírito, é onipresente!). Reveja Atos 20:28.

10 – Quando o Messias, representando o  Pai, entra no coração do convertido, que dois frutos são produzidos?  …porque o CRIADOR é quem efetua em vós tanto o ____________  como o  ______________ , segundo a Sua boa _____________. (Fl 2:13 RA).

Minha Decisão: Óh! Messias: reconheço que sou fraco ante às tentações e pecados. Mas também aceito que Tu és poderoso e que morreste para salvar-me, e hoje estás disposto a interceder por mim diante do ETERNO, o Pai. Perdoa meus pecados, e lava-me com Teu sangue, porque Te aceito como meu único e suficiente Salvador e Mediador.

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

Lição 5 – As Sete Cartas do Messias e Suas Mensagens Esquecidas…

A maioria dos livros do Novo Testamento são cartas que foram escritas pelos santos apóstolos para varias congregações, e que o cristianismo aceita como Palavra autorizada do CRIADOR para nossa época. Mas existe algo que faz do Apocalipse um livro sagrado realmente singular. É a revelação que o próprio Messias fez, expressa em cartas enviadas a sete igrejas situadas na Ásia com instrução para elas e com mensagens proféticas aplicadas a sete períodos específicos da história da igreja ao mesmo tempo em que contêm mensagens universais que produzem a edificação espiritual do crente.

Damos graças ao ETERNO porque neste estudo, hoje, temos a oportunidade de lê-las, estudá-las e ser abençoados com suas orientações. Mas lembremos que, além de penetrar em seu conteúdo, devemos obedecer a Ele (Ap 1:3) e sermos bem-aventurados.

TRÊS MENSAGENS UNIVERSAIS

Há alguma coisa em comum nas cartas às sete igrejas: escreve-se ao anjo ou mensageiro de cada uma delas [no caso, seus líderes humanos]. Em cada carta, o Messias Se apresenta com uma identificação especial, adequada às necessidades desse período da igreja. Por exemplo, ao escrever a Esmirna (era de perseguição e martírio), apresenta-Se como “o que esteve morto e tornou a viver” (Ap 2:8). Há sempre um elogio que reflete as virtudes desses períodos (menos no caso da Laodicéia, devido a sua mornidão espiritual se bem que poderíamos usar Ap 22:11-12). Há uma reprovação destinada a crescer em áreas débeis da igreja, com exceção do período de Esmirna (era das perseguições e martírio) e Filadélfia (era do reavivamento). Também se inclui uma admoestação e uma promessa. As promessas nós a veremos no estudo número 8.

1 – Há três declarações do Messias que aparecem em Sua mensagem a todas as igrejas e que tem relevante importância para os cristãos de todas as eras. Quais são essas três mensagens universais? a) Conheço as tuas  _____________…(Ap 2:2, 9, 13,19; 3:1, 8). b) Ao ___________________… (Ap 2:7, 11, 17,26; 3:5, 12,21). c) Quem tem ouvido, ouça o que o _____________ diz às igrejas…(Ap 2:7, 11, 17,29; 3:6, 13, 22).

         Dessas três declarações, surgem nitidamente três mensagens do CRIADOR para todas as pessoas do nosso tempo: (1) o CRIADOR me conhece totalmente, não posso enganá-Lo. (2) É imperativo vencer; Paulo/Sha’ul nos dá a chave: Tudo posso nAquele que me fortalece… Fl 4:1. (3) Devo obedecer à voz do CRIADOR sempre – Ap 3:20.

ANALISANDO AS SETE IGREJAS

         Veremos os pontos mais destacados da mensagem às sete igrejas, as quais estavam localizadas na província romana da Ásia, conhecida como Ásia Menos, na atual Turquia.

         As sete igrejas são a primeira das séries de sete no Apocalipse (sete igrejas; sete selos; sete trombetas, etc). A repetição abundante do número sete nos aponta para um uso simbólico. O fato de que nessa região havia mais de sete igrejas, indica a idéia de que foram escolhidas devido à suas características, como símbolo profético de sete períodos específicos que a igreja de Cristo iria viver. O estudo da história universal confirma esta idéia. A igreja passaria de sua pureza para a apostasia!

Éfeso: era da pureza apostólica

 2 –  Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período profético de Éfeso? Ap 2:1-7 a) Elogio: Conheço as tuas obras, assim o teu ______________
____________________________ Ap 2:2 …e que puseste à prova os que a si mesmos se ______________ e não o são, e os achaste _______________________________ Ap 2:2 b) Reprovação: …que ______________________________ Ap 2:4.

Éfeso representa a época dos apóstolos; durante o século I (31 a 100 d.Y.). Foi um tempo de grande crescimento. O historiador Gibbons diz que os cristãos chegaram a ser nessa época uns seis milhões. Os apóstolos deixaram bem claro, na Santa Escritura, a doutrina pura do Messias. Foi nesta época que o ETERNO derramou do Seu poder (Atos 2); havia amor, união, companheirismo, firmeza e comunhão. Esta Igreja deve ser o nosso alvo, pois as que surgiram depois dela (Mt 16:18) foram suas concorrentes…

ESMIRNA: ERA DE PERSEGUIÇÃO E MARTÍRIO

3 – Quais seriam as características mais notáveis da época da igreja simbolizada por Esmirna? Ap 2-8-11. a) Elogio: Conheço a tua _____________________ , a tua _______________________ , mas tu és rico… Ap 2:9.

Esmirna representa a igreja desde o ano 100 a 313 d.Y. Foi o período de horrendas perseguições do Império Romano (Roma pagã) contra os cristãos que foram queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano, etc. Para estes fiéis mártires o Messias não tem reprovação. O período termina com o edito de Milão, assinado por Constantino no ano de 313. O período de dez dias que a profecia se refere corresponde aos dez anos de perseguições (303 a 313 d.Y.) durante o governo de Diocleciano.

NOTA: Solicite os estudos sobre Constantino e o Edito de Milão e É Vergonhoso Ser Considerado Ariano? para saber mais sobre este importante período por que passou a igreja de Cristo!

PÉRGAMO: ERA DE COMPROMISSOS

4 – Quais seriam os principais traços do cristianismo durante a época representada por Pérgamo? Ap 2:14-16. a) Elogio: …conservas o Meu _________________ e não negastes a Minha _________ Ap 2:13. b) Reprovação: …e tens aí os que sustentam a  __________ ______ de ______________ …sustentam a ______________ dos _________________. Portanto, ________________  Ap 2:14-16.

Pérgamo cobre os séculos IV, V e a primeira metade do século VI (313 a 538 d.Y.). Como ha’satan não pode destruir a igreja com as perseguições, tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado (união entre igreja e estado), introduzindo na igreja, pagãos não-convertidos e que conservaram parte de suas idéias. Esse paganismo introduzido na igreja foi tirando a sua força espiritual e coincide com o inicio do governo de Constantino que oficializou o domingo (dia do Sol) como dia de guarda e a nefasta doutrina da trindade que destrói a obra redentora do Messias. O principal erro do trinitarianismo, além de introduzir “outros deuses” – Ex 20:3 – é colocar o Messias como sendo um SEGUNDO deus (e não o Filho do ETERNO – I Jo 2:22) e com isto descaracterizando o Seu sacrifício, pois um “deus” não morre [e nem pode ser tentado – Tg 1:13] e por isto, não poderia servir de exemplo. Jo 16:33; Ap 3:21. Por isto é que foi dito por Ele que ali esta o trono de ha’satan…

TIATIRA: ERA DE APOSTASIA

5 – Quais seriam os pontos principais da mensagem à época representada por Tiatira? Ap 2:18-29. a) Elogio: Conheço as tuas obras, o teu ________________, a tua _____________, o teu _______________, e a tua _________________… Ap 2:19. b) Reprovação: … Que essa mulher, ___________________, … não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a _________________ e a comerem coisas sacrificadas aos ____________ Ap 2:20. 

Tiatira representa o período que vai desde o século VI ao XVI – é a Idade Média (538 a 1517 d.Y.). Yezabel, filha de um rei sidônio; adoradora de Baal (I Rs 18; 19), a qual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel/Yaoshor’ul, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção aberta. A “igreja” se paganizara. O seu início corresponde ao surgimento do papado (o bispo de Roma recebe a supremacia sobre os demais). Neste período, milhões foram mortos; a Escritura era proibida de ser lida e a fidelidade ao ETERNO era punida com a morte na fogueira. O Apocalipse 13 trará mais detalhes deste período… O que seriam 1200 anos, foram abreviados pelo Messias com o advento da Reforma posta em prática pelo monge Lutero em 31 de outubro de 1517.

Nota: A ICAR pretende voltar à este período de supremacia afirmando que é a única que pode trazer salvação (indo de encontro à Mt 16:18) e como primeiro passo, pretende voltar a esconder as Escrituras “rezando” suas missas em latim…

6 – Que palavras indicam que ainda ficara um pequeno grupo remanescente? Ap 2:24 …os demais de Tiatira, a tantos quantos _____________________________. (I Rs 19:18).

SARDES: ERA DA REFORMA

7 – Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período representado por Sardes? Ap 3:1-6.

  1. a) Reprovação: … Conheço as tuas obras, que tens nome de que ________________ , e estás _________________ Ap 3:1 b) Elogio: …Umas poucas _____________________ que não se contaminaram as suas vestiduras Ap 3:4.

Sardes corresponde à igreja no século XVI até o século XVIII (1517 a 1798 d.Y.), quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação dos reformadores. Representa a alegria causada pela Reforma protestante apesar das perseguições do santo ofício (inquisição). Mas foi, com a queda do papado nas mãos de Napoleão em 1798, que findou-se este período em que a Verdade pode ser pregada sem o “perigo” das fogueiras…

No entanto, Apocalipse 3:2 profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a morte de seus fundadores, deixaram morrer parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores (deixaram de “continuar” a pesquisar). Os reformadores também não se livraram totalmente das doutrinas pagãs da igreja mãe, entre elas a imortalidade da alma, o trinitarianismo e um dia de guarda paganizado, além do natal, o domingo dos domingos…

FILADÉLFIA: ERA DO REAVIVAMENTO

8 – Quais os traços preeminentes do período da igreja de Filadélfia? Ap 3:7-13. a) Elogio …que tens pouca força, entretanto ___________________ e ________________ Ap 3:8.

Filadélfia, que quer dizer amor fraternal representa o século XVIII e a primeira parte do século XIX (1798 a 1929 d.Y.), com o nascimento e expansão dos movimentos missionários e a organização das Sociedades Bíblicas. Começa a estudar-se Daniel/Dayan’ul e Apocalipse e surgem os maiores reavivamento da História. Diversas igrejas surgiram destes movimentos (Adventistas, Testemunhas, Congregação, etc), no entanto, todas concorrentes à igreja que o Messias fundou (Mt 16:18 em cumprimento à Is 4:1). Foi neste período (1929) que se consolidou a recuperação do papado através de Benito Mussolini que doou à igreja romana o reino do Vaticano. Desde então, estamos vivendo o reinado dos Sete reis do Apocalipse 17 e este atual, Francisco, é o sétimo e depois dele, o último rei… depois disto, a tentativa do anti-cristo reinar e a volta do Messias. Ele está às portas!!!

LAODICÉIA: A ERA PRESENTE

9 – Quais as características profetizadas para o nosso tempo? Ap 3:14-22. a) Elogio: Não há! b) Repreensão: … nem és ___________ nem ____________… porque és morno estou a ponto de _________________ da ____________________________ Ap 3:15, 16. c) Conselho: Aconselho que de Mim compres ____________________ …e vestiduras _______ …e __________________ para ungires os teus olhos… Ap 3:18.

10 – Qual é a conduta que deveria seguir a orgulhosa e auto suficiente Laodicéia? Ap 3:19. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois zeloso e _____________________.

Apesar da triste condição de auto-suficiência e miséria espiritual de Laodicéia, o Messias continua a amá-la; não tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o coração. Ap 3:20. Veja que após Laodicéia não há mais nenhuma igreja… Toda e qualquer igreja que surgiu dentro deste período – 1844; 1909; 1914; etc – não é a VERDADEIRA Igreja do ETERNO (Mt 16:18); Ef 5:27. Note também que boa parte dos sinais que antecedem a volta de Cristo (Mt 24; Ap 6:13) já ocorreram. O evangelho, no entanto, estará sendo pregado por todas as tribos, línguas, povos e nações após a Sua volta, ou seja, Durante o Seu governo milenar (Is 66:19). E, então virá o fim (após o milênio)…

NOTA: Mateus 24, erroneamente é interpretado como os sinais que apontam para a Volta do Messias, mas o assunto ali é claro: o Messias fala do Tempo do Fim (que só ocorre após o Seu governo milenar). Evidentemente, entre os sinais, está a Sua volta, em glória (depois de ARREBATAR o joio para o “fogo”) para então assumir o Seu trono messiânico, aqui na Terra…

Minha Decisão: Vendo o imenso amor do ETERNO por Seus filhos e Sua admoestação, decido aceitar o conselho do Messias… Santíssimo, entra em meu coração e dá-me o novo nascimento que prometeste a Teus Filhos…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

Lição 6 – O Apocalipse Diz que o Messias Voltará

Assim como o Messias é o personagem central do Apocalipse, a Sua Segunda Vinda é o acontecimento mais importante deste livro profético. Cada cena do estremecedor drama profético do Apocalipse aponta para o retorno do Messias, a culminação do grande subversão entre o bem e o mal, e o momento em que ha’satan será acorrentado e finalmente destruído.

1 – Segundo a revelação, quantos verão a Segunda Vinda do Messias? Ap 1:7. ____________ .

O retorno de Cristo em glória e majestade é também a “bem-aventurada esperança” de toda a Escritura (Tt 2:13). O Novo Testamento se refere a ela num versículo de cada onze, e o teólogo Moody dizia que na Escritura toda há umas 2.500 referencias à ela. No Apocalipse 19:11-16 temos uma impressionante descrição desta vinda… Portanto a Escritura toda é adventista (todo aquele que como eu, aguardam a Vinda do nosso Messias é um adventista)!

NOTA: Apesar de sermos adventistas (também somos católicos = uma igreja universal; apostólico = igreja dos apóstolos; no entanto não somos ROMANOS = paganizados) e guardarmos o santo sábado, não nos confunda com a denominação IASD (igreja Adventista do Sétimo Dia), pois não temos doutrinas semelhantes tais como trinitarianismo, juízo investigativo e não cremos em uma falsa profetiza. Apenas cremos nas Escrituras e nas palavras do Messias em Mateus/Manyaohu 16:18…

ENGANOS SATÂNICOS ACERCA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Você se surpreende que ha’satan trate de nos enganar a respeito da segunda vinda de Cristo? Ele já o fez no primeiro advento! Apesar de existirem cerca de trezentas profecias, no Antigo Testamento sobre a primeira vinda, ha’satan conseguiu fomentar a ignorância, o erro e o desinteresse; e, o povo foi tomado de surpresa, sem se preocuparem, sem se prepararem e não crendo No Messias… João/Yao’khanan 1:11. Hoje, ele “plantou” o tal de “rapto secreto” e quando o Messias vier, aplicando erroneamente Mt 24:24, estes que assim crêem TAMBÉM não O reconheceram afirmando que Ele é o anti-cristo que veio estabelecer o seu governo, desconsiderando assim Dn 2:35, 44 que afirma que a Pedra é o Messias, que enche TODA a Terra e que entre o quarto império, apesar das tentativas – os pés da estátua – não haveria um quinto império…

2 – Respondendo à pergunta sobre Sua segunda vinda, que surpreendente advertência fez o Messias? Mt 24:4, 5. Vede que__________ ______ ______________.  Porque virão muitos em Meu nome, dizendo: _____ _______ __ ____________ , e___________________ a muitos.

3 – Que classe de espíritos faria grandes enganos? Ap 16:13,14 …porque eles são espíritos _________________________ , operadores de sinais, e…  

Hoje, identificamos estes três espíritos imundos, semelhantes à rã como sendo O espiritismo, A Nova Era e o Ecumenismo. As rãs têm uma característica interessante: hibernam… Quando vem a seca, elas se enterram na lama e só voltam “à vida” quando as chuvas voltam, amolecendo então, o barro… e, assim age ha’satan: quando uma de suas armas estratégicas fica muito em evidência ele a põe de lado e usa a próxima!

4 – Quem haveria de transformar-se em anjo de luz, e que acontecerá com ele ao vir o Messias? II Co 11:14; II Ts 2:8-10.  …porque o próprio  ________________ se transforma em anjo de luz …a quem o Messias  ________________  com o sopro de sua boca e o  _________________  pela manifestação de Sua vinda.

Estes versos poderiam sugerir a idéia de que o diabo conseguirá enganar as pessoas imitando a segunda vinda de Cristo. Não esqueçamos que Mt 24:24 diz que apareceriam falsos cristos…

COMO O MESSIAS VIRÁ

5 – Que declaração do Messias revela que Sua segunda vinda não será secreta? Mt 24:23-27 …se alguém vos disser: Eis  ____________! Ou:__________! Não acrediteis; …Porque, assim como o _____________________________________ assim há de ser a vinda do Filho do Homem.

Não há nada secreto nos relâmpagos, figura usada pelo Messias para dizer que virá em forma pública. Isto se harmoniza com o que foi profetizado no Sl 50:3-6, que diz: Vem o nosso Messias e não guarda silêncio; perante Ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta.  Intima os céus lá em cima e a terra, para julgar o Seu povo… (Colheita do Joio dentre o Seu povo, o trigo! A mesma realidade  reflete Jeremias 25:30-35 onde diz:  …O Messias lá do alto rugirá e da Sua santa morada fará ouvir a Sua voz… Chegará o estrondo até à extremidade da Terra, porque o ETERNO tem contenda com as nações… Em I Ts 4:16, Paulo/Sha’ul declara que   …o Messias mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta do ETERNO, descerá dos céu… Não há nada de arrebatamento secreto nem silencioso no mais espetacular acontecimento que este planeta verá: o retorno do Messias. Solicite um estudo sobre o Arrebatamento!

6 – A esta altura de nosso estudo poderia surgir algumas perguntas lógicas:  a) Será em forma pessoal? b) Será em forma real? c) Será em forma visível? Respondemos: a) Em forma pessoal: Atos 1:11… por que estais olhando para as alturas? Esse ___________ que dentre vós foi assunto ao céu _________  do modo como o vistes subir.  Leia I Ts 4:16. b) Em forma real: Tomé tocou o corpo real (glorificado) do Messias ressuscitado (João 20:24-29). O Messias ressuscitado disse que tinha corpo, carne e ossos, e assim subiu ao Céu. (Lc 24:36-43, 50,51). A santa Escritura também diz em Atos 1:11 – …Esse, o Messias, que dentre vós foi assunto ao céu ________ do modo como O  ________  subir.  c) Em forma visível: Ap 1:7  Eis que vem com ____________ , e todo _________ O verá, até quantos o traspassaram… Sim, será em forma visível!

7 – Quem acompanhará a o Messias e que farão os acompanhantes? Mt 24:31. E ele enviará os seus ____________ , com grande clangor de trombeta, os quais ___________  os Seus  ______________ …  I Ts 4:13-17, cf. I Co 15:51-54 e Fl 3:20,21.

Os anjos do Messias recolherão a todos os fiéis e os conduzirão – pelos céus – até a Jerusalém/Yah’shua-oleym terreal, onde estará o trono do Messias (trono de Dao’ud  – At 15:16). Os que morreram amparados pela graça do ETERNO, havendo aceitado a o Messias como seu Salvador e Mediador, ressuscitarão (I Ts 4:13-16), e formarão um mesmo grupo com os fiéis crentes que creram em o Messias, em seus dias, que estarão vivos em Sua volta (os 144.000 do Apocalipse 7). Todos (formando a grande multidão) ascenderão nas nuvens para estar para sempre com o Messias (I Ts 4:17; Jo 14:3). A reunião pelos céus deste planeta só será possível porque o Messias transformará nosso corpo carnal (I Co 15:50-54) em um corpo espiritual (glorificado: em carne, livre das marcas do pecado, como fora no Éden), a semelhança do que Ele tinha ao ressuscitar e dias depois ao ascender aos Céus (Fl 3:20, 21).

É por isto que Paulo/Sha’ul, falando aos coríntios – e a nós – em I Co 15:50, tira todas as dúvidas possíveis se habitaremos ou não (literalmente) com o Messias. O contexto (vs. 51-54) nos mostra que o corpo pecador não pode ver a face do divino CRIADOR [quanto mais do ETERNO]… Mas, em Sua vinda, os salvos serão revestidos de incorruptibilidade – Adão/Adan, antes do pecado podia ver face a face o CRIADOR, já Moisés/Mehushua em toda sua santidade ainda não estava pronto para contempla-lO em toda Sua plenitude – Ex 33:20. Quanto aos que O transpassou, ao contempla-LO serão “fulminados” pela Sua Glória… E, perceba que o corpo glorificado continua a ter carne e ossos, porém livre de sua natureza pecaminosa, a exemplo do Messias…  Lc 24:39. Saiba que a Volta do Messias vem logo após o Armagedon (literal – 6ª praga) e desta batalha, as Escrituras nos diz que poucos (pecadores) restarão (Is 24:5, 6) e estes é que darão origem às nações que se formará durante o milênio terreal… Ap 20:3.

PROPÓSITOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

8 – De acordo com a revelação que Cristo faz em Apocalipse, para que virá? Ap 22:12.   …para _____________  a cada um  ____________ as suas obras…

9 – Qual será a reação dos infiéis e dos justos diante da vinda do Messias? Ap 6:14-17; Is 25:8,9. a) os infiéis: …e disseram aos montes e aos rochedos: __________ e _________ da face dAquele que Se assenta no trono… b) os fiéis: …Naquele dia, se dirá: Eis que ________________ …Ele nos salvar; …na Sua salvação ___________  e  alegraremos. (Is 25:8-9 RA).

Aqui não houve discriminação. A diferença está determinada pela aceitação ou rejeição a Cristo (Veja a importante revelação feita pelo Messias e registrada por João/Yao’khanan, o escritor do livro do Apocalipse em Jo 3:16-18). A aceitação de Cristo é expressa pelo respeito e fidelidade à Suas leis (Mt 7:21-23) e a Sua palavra (Mt 7:24-27).

Que acontecerá depois?

No próximo estudo analisaremos o aprisionamento e destruição de ha’satan. Também deixaremos para um estudo posterior o assunto relativo às características da Terra depois do retorno do Messias.

10 – Quais serão as condições de vida que o Messias estabelecera depois de Sua segunda vinda?  Leia Isaías 65 e 66 que corresponde ao governo messiânico de mil anos que Ap 20:4 nos fala!

Minha Decisão: Considerando que o nosso Messias voltará para terminar com as injustiças, a dor, o pecado e que estabelecerá um reino ETERNO, sem corrupção, decido preparar-me de acordo com a Palavra do ETERNO para receber com alegria ao meu Messias, nas nuvens dos céus…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

Lição 7:  A Prisão de ha’satan no Abismo

Ha’satan está furioso porque a Santa Escritura o desmascarou (Ap 12:10-12). Por isso tem tratado de disseminar a idéia errônea de que o Apocalipse é um livro incompreensível. Mas as Sagradas Escrituras nos dão a chave para entender os símbolos apocalípticos, pelo que se torna um livro aberto à compreensão do estudante sincero (Mt 13:11).

Apocalipse 20 diz que um poderoso Anjo ataria ha’satan por mil anos. Nem tudo o que cremos sobre o milênio se harmoniza com a Escritura. Mas hoje você terá a satisfação de descobrir a explicação bíblica sobre o tema. Ser-nos-á de grande auxílio analisar algo sobre a ressurreição.

Descobriremos que o Apocalipse (revelação do Messias) explica algumas coisas que Ele disse durante Seu ministério terreal, especialmente quando falou de duas ressurreições.

MIL ANOS ENTRE AS RESSURREIÇÕES

1 – Quais são as duas ressurreições sobre as quais nosso Messias falou quando esteve na Terra? …os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da __________ ; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do __________ . (Jo 5:28-29 RA)

2 – Que período começará na ressurreição dos fiéis? Bem-aventurado e ________ é aquele que tem parte na __________ ressurreição …e reinarão com Ele os _____ anos -Ap 20:6.

Neste versículo diz-se que são os justos que voltarão à vida (ressuscitarão) e reinarão com Cristo mil anos [e não diz que VOLTAM para o céu]. Este é o milênio bíblico que começa com a primeira ressurreição.

3 – Quando ocorrerá a primeira ressurreição, isto é, a dos justos já mortos? Porquanto o Messias mesmo.. .________ dos Céus, e os mortos em Cristo ________________ primeiro – I Ts 4:16.

A primeira ressurreição ocorrerá quando o Messias voltar em Glória e Majestade e estes virão com Ele, para estabelecer sobre a Terra, o Seu governo terreal de mil anos….

4 – Quantos anos depois da primeira ressurreição, ressuscitarão os outros mortos? Os restantes dos mortos não ________________ até que se completassem os _______ anos… (Ap 20:5).

QUE OCORRERÁ DURANTE O MILÊNIO

5 – Onde estarão os fiéis e o que farão durante o milênio?  … aos quais foi dada autoridade de ___________ … e viveram e reinaram com Cristo durante ________ anos. (Ap 20:4). … os santos hão de julgar o ___________ ? … havemos de julgar os próprios ___________________ ? Quanto mais as coisas desta vida! (I Co 6:2-3).

Este juízo não afeta os justos, os quais foram julgados antes da vinda de Cristo. Neste juízo serão julgados as nações [formadas pelos sobreviventes, marcados nas mãos por ha’satan] que se formarão durante o governo messiânico do Messias, aqui na Terra. Is 66:1-6.

6 – Sendo que os fiéis serão transformados (para não mais cair) e as nações que se formarão durante o milênio procederão de pessoas não regeneradas (pecadoras, sobreviventes do Armagedom – Is 24:1-6), serão passíveis de escolher entre o bem e o mal… No entanto, se caírem, cairão pela sua própria malignidade, pois ha’satan estará preso! …e o _____________  por mil anos;  …para que não mais _____________ as nações até se completarem os mil anos. (Ap 20:1-3).

O Apocalipse descreve alguns acontecimentos impressionantes que acompanharão o momento do retorno de Cristo e em que será preso ha’satan (Ap 16:18, 20, 21).

Com os fiéis glorificados e os ímpios pertinazes (marcados na fronte, por ha’satan), mortos (II Ts 1:7, 8; 2:8), a Terra ficará em condições de ser refeita, dando início aos mil anos do governo do Messias… Sem a presença de ha’satan (preso nas profundezas da Terra – abismos), haverá paz sobre a Terra.

COMO TERMINARÁ O MILÊNIO

7 – Que acontecerá com os ímpios e com ha’satan, quando os mil anos se completarem?

Os restantes dos mortos não ______________  até que se completassem os mil anos… Quando, porém, se completarem os mil anos, ha’satan será _____________ da sua prisão  e sairá a ___________ as ___________ que há nos quatro cantos da terra… (Ap 20:5, 7-8).

Ap 20:8 demonstra que apesar dos mil anos de prisão, ha’satan não mudará… No entanto, estas nasções que ele volta a tentar, são as nações que se formaram durante o milênio e que não conheceram a tentação e portanto terão que escolher entre o bem e o mal… Os ímpios de todos os tempos, só resuscitarão após a total destruição de ha’satan e de suas hostes malígnas (Ap 20:11-15).

8 – Que acontecerá com ha’satan e os ímpios que se formaram durante o milênio e que pretendem tomar de assalto a cidade querida (Jerusalém/Yah’shua-oleym terreal, ondo Messias estabeleceu o Seu trono messiânico)? …desceu, porém, _________ do______  e os ___________  … (Ap 20: 9-10, 14 cf II Pe 3:10).

9 – Que fará o Messias depois que a Terra for purificada pelo fogo? (a) …Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos ________________  e ___________________ , nos quais habita justiça. (II Pe 3:10-13).  (b) o ETERNO ___________ com eles. Eles serão ____________ de ______________ , e o ETERNO mesmo __________ com ___________ .   (Ap 21:1-4).

10 – Que acontecerá com a Santa Cidade [a Yah’shua-oleym Celestial] ao terminar o milênio? (Ap 21:2).

Resp. ____________________________________________________________________.

A Santa Cidade – com suas “moradas” descerá sobre o monte das Oliveiras, que se abrirá em dois, produzindo um grande vale – & Zc 14.4,10 – e o próprio ETERNO virá habitar entre nós, tornando a Terra, o centro do universo!

NOTA: A escatologia da IASD só tem sentido tirando-se a ordem cronológica dos fatos narrados em Apocalipse 20… Perguntamos: Porque só neste capítulo não se deve seguir a ordem em que foi escrito, se o próprio escritor impõe tal ordem tantas vezes dizendo “depois disto eu vi”?

Minha Decisão: Santo Messias, eu quero estar entre aqueles que entrarão no Éden restaurado. Perdoa meus pecados e faze-me digno de receber a vida eterna…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

Lição 8 – As promessas do Apocalipse

Em meio ao drama angustiante do conflito entre o bem e o mal, o CRIADOR revela o bálsamo de Sua misericórdia através de dezenas de promessas espalhadas pelo Apocalipse. São promessas que expressam o amor, a compreensão e o poder restaurador do Todo-poderoso, ETERNO. Incluindo algumas negativas, que revelam as facetas mais ternas da graça divina. Muitas das promessas estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo, outras com fidelidade, e muitas com salvação e vida eterna. Como as profecias das Sete Igrejas abrangem um período desde a sua fundação até a segunda vinda de Cristo, as promessas feitas a cada uma dessas sete etapas têm uma mensagem edificante para cada um de nós…

TODAS AS PROMESSAS SÃO PARA OS VENCEDORES

1 – Que dará o Messias aos vencedores, quando vier? Ap 22:12. “E eis que venho sem ______________ , e comigo está o_____________ que tenho___________________ segundo as suas obras”. Ap 1:7; 22:20 e 11:18.

         Como dissemos, muitas das promessas do Apocalipse estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo (por exemplo: Ap 1:7; 22:20). Neste dia o Messias destruirá os que destroem a Terra (Apocalipse 11:18) e dará a vida eterna a Seus fiéis.

2 – Que símbolo de vida eterna será permitido aos vencedores comerem? Ap 2:7.  …dar-lhe-ei que se alimente da________________________ que se encontra no paraíso do ETERNO. 

Aquele que tem a chave da morte, que esteve morto, mas vive pelos séculos dos séculos (Ap 1:18), que “Abre e ninguém fecha” (Ap 3:5) promete restabelecer a vida eterna perdida quando entrou o pecado no mundo. Para que o homem não vivesse eternamente como pecador o ETERNO não permitiu que comesse desta árvore (Gn 3:22-25), mas agora, redimido pelo sangue do Messias, é prometido que os vencedores comerão da dita árvore: receberão a vida eterna. Por isso diz que eles não sofrerão dano da segunda morte (Ap 2:11; 20:6).

3 – Apesar de ser o Todo-poderoso, como revela o Messias Sua compreensão e ternura? Ap 1:17; 2:24; 3:10. …Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo:_______________ Eu sou o primeiro e o último.  Digo, todavia, a vós outros…  Outra _____________ não _______________ sobre vós; Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também Eu te _______________ da  _________________________ que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. 

4 – Quem é o adversário que devemos vencer? I Pe 5:8, 9. …O____________ , vosso adversário…  resisti-lhe firmes ____________ … 

5 – Que conduta introduziu o diabo na Terra a fim de destruir-nos? I Jo 3:4, 8; Is 24:5, 6. Todo aquele que pratica o pecado também transgride a Lei, porque o pecado é a ________________ da _________ .  Aquele que pratica o_________________  procede do ____________ , porque o diabo vive pecando desde o princípio  …porquanto transgridem as leis…  por isso, serão ______________ os moradores da terra…

O mesmo apostolo João/Yao’khanan, que desmascarou ha’satan, diz: Por isto Se manifestou o filho do ETERNO, para destruir as obras do diabo – I Jo 3:8. Nosso Messias disse que Ele não veio para mudar a Lei (Mt 5:17); que ninguém tem, nem terá autoridade para mudá-la (Mt 5:18); apesar de que o anticristo intentaria fazê-lo (Dn 7:25). O Messias demonstrou ante o Universo que é possível guardar a Santa Lei do ETERNO. Seus méritos (se O aceitarmos) nos dão salvação (Rm 5:19; 10:11). Uma vez redimido, o crente vive regido pela ética de Cristo. Por isso Paulo/Sha’ul nos disse: Anulamos, pois, a Lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a Lei. (Rm 3:31 RA).

6 – Que duas características têm o remanescente fiel a quem ha’satan odeia e persegue? Ap 12:17. Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os _______________ do ETERNO e têm o _______________ do Messias; 

Ha’satan odeia ao ETERNO e Sua santa Lei (exercendo poder sobre os seus adeptos, estes também odeia a Lei, afirmando que fora cravada na cruz), expressão de Seu caráter. Por isso é que quem vive segundo a carne de certo modo está reproduzindo a conduta de ha’satan, pois não está sujeito à Lei do ETERNO, nem mesmo pode estar… Rm 8:7. Nosso Messias disse: Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos – Jo 14:15. Ao guardar os mandamentos, demonstramos nossa identificação com Cristo. Isto explica porque ha’satan ataca o remanescente fiel que guarda Seus mandamentos. Isto faz como uma prolongação da luta que iniciou no Céu contra Cristo – Ap 12:7. Mas é na hora da perseguição que se torna mais agradável a promessa: Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida – Ap 2:10.

COMO SE OBTEM A VITÓRIA

7 – Apocalipse 1:5 diz que o Messias “nos ama e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados”. Que devemos fazer para que o Messias nos lave com Seu sangue? At 2:37, 38; Lc 13:3 …Que faremos, irmãos?  Respondeu-lhes Kafos:_________________ , e cada um de vós seja ___________________ em nome de YAOHUSHUA para  _____________________ dos vossos _______________ …  se, porém, não vos ____________________ , todos igualmente  __________________ .  

NOTA: Aqui temos a mais sublime promessa, desde que participemos da verdadeira imersão – Ef 4:5 – e não em nome da falsa trindade apontada pelo verso apócrifo de Mateus 28:19 (você já leu nas Escrituras que alguma imersão fora feita em nome desta trindade advinda do paganismo?).

Até as promessas de castigo do Apocalipse, que alguns poderiam considerar negativas, revelam o amor do ETERNO que nos quer conduzir ao arrependimento (Ex: Ap 2:5, 16; 3:3). As repreensões e castigos prometidos pelo CRIADOR têm como objetivo corrigir e curar; porque Ele nos ama (Ap 3:18, 19) e sabe que sem arrependimento não pode haver perdão; portanto, não precisaremos participar delas (Mt 25:41, 46). 

8 – Que promessas demonstram que a salvação é gratuita e que é recebida pela fé no Messias? Ap 22:17; Rm 3:24, 25.  …e quem quiser _____________  de ___________  a água da vida… sendo justificados ____________________ , por Sua _______________ , mediante a redenção que há nO Messias…  

A justiça de Cristo dada de graça ao crente é representada nos símbolos do Apocalipse por roupas e vestimentas (Ex: Ap 7:9,13,14). Os que acompanham a Cristo estão vestidos de roupas brancas, os quais lavaram suas roupas e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Há preciosas promessas de vida eterna para os que lavaram suas roupas neste sangue. (Ap 22:14; 3:4, 5).

9 – Que declaração inspirada pelo CRIADOR demonstra que o arrependimento e a fé devem ser acompanhados de uma mudança de vida? Atos 3:19. _______________ , pois, e ________________  para serem cancelados os vossos pecados… 

A bondosa paciência do CRIADOR tem limites; se não há conversão, tem que haver punição: Ap 2:21-23; 3:3. Ap 9:20-21 fala de pessoas que nem mesmo sob as pragas descritas na sexta trombeta, se arrependeram… Ap 11:18 diz que o CRIADOR finalmente destruirá os que destroem a Terra. O pior, para eles, será a segunda morte! Ap 21:8; 22:15.

10 – Que promessas demonstram que nosso Messias quer que os redimidos sejam fiéis? Ap 2:10, 11.  … Sê fiel até à _____________ , e dar-te-ei a ______________ da ____________  … O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da _____________________ .

Isto se harmoniza perfeitamente com o que o Messias disse àquele jovem que professava crer nEle: Se queres, porém, entrar na vida eterna, guarda os mandamentos (Mt 19:17). Apocalipse revela que o código moral que deve reger a conduta dos que foram salvos pela graça, é a Lei dos Dez Mandamentos (Ap 14:12). Outra área de fidelidade da qual fala Apocalipse é a relação com a Palavra do ETERNO (Ap 22:18, 19). Inclusive temos duas promessas com bem-aventuranças a respeito, uma no primeiro capítulo (Ap 1:3) e a outra no último (Ap 22:7).

Minha Decisão: Creio nas promessas do Messias. Ele disse: “a quem tiver sede darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e Eu, lhe serei Pai e ele Me será filho” – Ap 21:6, 7. Creio também no ensino de Pedro/Kafos, quando escreveu: Como filhos da obediência não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância – I Pe 1:14. Por isso decido firmar-me nas promessas do ETERNO e com Sua ajuda serei Seu filho obediente…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

Lição 9 – Os Sete Selos do Apocalipse.

Muitas vezes ouvimos falar dos 7 selos, os 4 cavalos e os 4 cavaleiros do Apocalipse. Todos eles formam parte da mesma profecia. Os 4 cavaleiros com seus respectivos cavalos aparecem nos primeiros 4 selos. Que representam os sete selos do Apocalipse? Evidentemente profetizam as características básicas dos 7 períodos que a Igreja/Kehiláh viveria desde a sua fundação até a segunda vinda do Messias, descrita na última parte do sexto selo.

A DOUTRINA PURA

1 – Quais são as características básicas do primeiro selo?  …um cavalo ____________ (pureza) e o seu cavaleiro com um __________ (luta); e foi-lhe dada uma ______________ (vitória) ; e ele saiu _______________ e para ______________ . (Ap 6:1-2 RA).

A época dos santos apóstolos (século I) coincide com a igreja de Éfeso. Eles receberam a doutrina pura da Escritura para pregá-la (Mc 16:10-16). Enfrentaram muitas lutas (At 4.1-3, 18-20; 5:17-20; 6:8; 7:60) mas não permitiram que a doutrina fosse maculada. Houve também grandes vitórias para Cristo: 3.000 conversos no Pentecostes (todos batizados em Nome do Messias e não segundo Mt 28:19); poucos dias depois já havia 5.000 e a conversão de Sha’ul e o evangelho a todo o mundo conhecido (Cl 1:6, 23). Foi neste período – antes do primeiro estrangeiro – Cornélio – ser aceito, é que foram selados os 144.000, judaicos que aceitaram ao Messias… Se queremos conhecer a doutrina pura de Cristo, devemos estudar a Santa Escritura, pois nela está tais doutrinas escritas pelos apóstolos à época do cavalo branco… a Igreja que o Messias fundou (a igreja do primeiro século) Mt 16:18.

2 – Que permissão foi dada ao cavalo do segundo selo? …cavalo______________ ; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a_______ ____ _________ para que os homens se ___________ uns aos outros; também lhe foi dada uma grande __________. (Ap 6:3-4).

A cor vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de derramamento de sangue. É o período das perseguições desatadas pelo império romano contra os cristãos que preferiam morrer a renunciar à fiel obediência aos princípios bíblicos. Este selo começa após a morte do último apóstolo (João/Yao’khanan, fins do século I) e chega até o ano 313 d.Y. quando o imperador Constantino assina em Milão o Edito de Tolerância. Coincide com a Igreja de Esmirna…

A VERDADE CAI POR TERRA

3 – De que cor era o cavalo do terceiro selo? Ap 6:5e6. RESP: _____________________.

A Igreja/Kehiláh que enfrentou lutas para manter a pureza de suas doutrinas e que viu ser derramado o sangue de seus membros por não renunciar à fidelidade, agora é representada pelo preto, antítese do branco. A negrura muitas vezes representa na Santa Escritura as trevas morais, o pecado, a apostasia, ou o erro. Corresponde ao período que vai desde 313 a 538. Paulo/Sha’ul profetizou acerca do tempo em que mudariam as doutrinas por um processo de paganização (At 20:27-31; II Ts 2:3-6; II Tm 4:1-4). Pedro/Kafos também profetizou como um dia a igreja haveria de se corromper (II Pe 2:1-3). A balança é o espírito de comercialização e o materialismo que penetraria na Igreja. Um denário (dinheiro) era o salário de um dia de trabalho, com o qual só se comprariam 654g de trigo ou menos de 2Kg (1.962g) de cevada…

Isto é o símbolo da tremenda escassez da Palavra do ETERNO, proibida neste tempo (Am 8:11e12), que produziu fome espiritual. Muitas doutrinas começaram a morrer e entram crenças pagãs (Ex: 7 de maio de 321: Constantino emite a Lei dominical mais antiga que se conhece; também a doutrina pagã da trindade é deste período com a destruição de três tribos opositoras, arianos, ao trinitarianismo, cf Dn 7:8). A maioria acompanha o processo de deterioração doutrinal. Uns poucos fiéis (remanescentes) seguem respeitando a Verdade bíblica. O azeite representa o Espírito do ETERNO (a Sua manifesta Glória – Zc 4:2-6). O vinho representa o sangue de Cristo derramado pelos pecadores (Mt 26:27-29).

4 – Que nome tinha o cavaleiro do quarto selo e quem o seguia? Era chamado ___________ e o ____________ (que quer dizer sepulcro) o estava seguindo (Ap 6:7e8).

A simbologia expressa a aflição espantosa da época da inquisição predita pelo Messias (Mt 24:21), também profetizada por Daniel/Dayan’ul (Dn 7:21, 25; 12:7) e que será estudado em Ap 13:5. Corresponde ao período que vai de 538, quando entra em vigência o decreto de Justiniano (primeiro papa constituído pela igreja católica apostólica romana), até 1.517, o começo da Reforma Protestante com M. Lutero… As doutrinas puras são pisoteadas cada vez mais e agora são os “cristãos” paganizados que perseguem implacavelmente o pequeno povo remanescente, fiel à doutrina bíblica.

5 – Quando abriu o quinto selo, que viu João/Yao’khanan debaixo do altar? Que lhes foi dado?  …vi, debaixo do altar, as ____________ daqueles que tinham sido ____________  por causa da __________ ____ _______ e por causa do testemunho que ________________ …a cada um deles foi dada uma ___________ ________ (Ap 6:9-11).

No altar de bronze do Santuário do Antigo Testamento (que simbolizava o sacrifício vindouro de Cristo) se ofereciam os sacrifícios de animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar (Lv 4:7); pois a alma, ou seja, a vida está no sangue (Lv 17:1; Dt 12:23). O símbolo é claro: O sangue dos mártires do pequeno remanescente fiel que não aceitou a paganização doutrinal é derramado como um sacrifício ao pé do altar. Esse sangue, simbolicamente, clama ao ETERNO, como o fez o sangue de Abel que foi morto por seu irmão (Gn 4:10). As vestiduras brancas simbolizam a dignidade que lhes confere a justiça de Cristo (Ap 19:8; 3:5; 7:14). Mas, até que o Messias venha e lhes dê a recompensa esperada (Hb 11:39e40).

Já, o quinto selo, cobre o período que vai de 1.517 a 1.755 (início dos sinais preditos em diversas profecias do A.T. e descritos nos evangelhos – Mt 24; Mc 13 e Lc 21). Neste ano o último mártir foi morto (oficialmente) pela inquisição… 

O FIM SE APROXIMA

O sexto selo culmina com a segunda vinda de Cristo. Por isso podemos, adequadamente, chamá-lo o tempo do fim…

6 – Quais são os quatro acontecimentos que dão abertura ao sexto selo (tempo do fim)? (Ap 6:12-13).        A) ___________­­­________­______________________ . B) _____________________________________ . C) _______________________________________ . D) ______________________________________ .

Este grande terremoto tem sido identificado por muitos teólogos como o grande terremoto de Lisboa, de 1º de novembro de 1755 – cerca de 100.000 morreram…. O escurecimento do sol ocorreu em 19 de maio de 1780. E a lua se tornou como sangue na noite do mesmo dia. A chuva de estrelas foi em 13 de novembro de 1833. Esses quatro episódios deram origem ao tempo do fim, o qual terminará com a volta de Cristo

NOTA: Tais sinais apontam para o fim mas, evidentemente, não são os únicos e muitos outros virão (tsunamis, katrinas, etc)… Mas, o armagedom (6ª praga) causará a grande escuridão e o grande terremoto – Jl 3:12-17; Is 13:10.

7 – Por que razão os infiéis rogarão desesperadamente às rochas e às montanhas que caiam sobre eles? …porque chegou o Grande Dia da ______ deles, e quem é que pode ________ ?

Diante da Segunda vinda de Cristo, aqueles que ampararam na graça salvadora receberão a vida eterna; aqueles que recusaram a salvação em Cristo terão de enfrentar as circunstâncias. Tarde demais! o Messias disse: Porquanto o ETERNO enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.  Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho do ETERNO. (Jo 3:17-18).

8 – Que outros sinais nos ajudarão a distinguir em que altura do tempo do fim nos encontramos? RESPOSTA: __________________________________________. (procure em Mateus 24).

Embora só o ETERNO conheça o dia e a hora (Mt 24:36), podemos identificar a época. Entre outros muitos sinais para conhecer o tempo do fim, identificaremos os seguintes: Guerras (Mt 24:7); grandes calamidades (Tsunami) e terremotos (Mt 24:7); lutas entre o capital e o trabalho (Tg 5:1-8); o comportamento social distorcido de nossa época (Drogas; violência, a banalização dos costumes pela TV e ao nosso derredor – II Tm 3:1-5). O último sinal a se cumprir será a pregação do evangelho em todo o mundo (Mt 24:14*). Esses sinais nos permitem conhecer a época em que finalmente o Fim virá. Veja em Lucas 21:28 o sábio conselho que o Messias nos dá para o nosso tempo…

* No entanto, Mateus 24 fala do Tempo do Fim [e não de Sua Volta, como se prega por aí] e isto, segundo as Escrituras, ocorre somente após o milênio terreal… Esta pregação do Evangelho (e, então virá o fim) ocorre dentro do milênio – Is 66:19.

EIS QUE VEM COM AS NUVENS (Ap 1:7)

9 – Antes de abrir-se o sétimo selo (a segunda vinda de Cristo) o Messias interrompe a profecia e dedica todo o capítulo 7 para explicar-nos quem são os que serão salvos. Que farão os anjos nas frontes dos servos do ETERNO? RESPOSTA: ________________________ . (Ap 7:2e3).

10 – Que viu João/Yao’khanan acontecer no Céu ao abrir-se o sétimo selo? …houve ____________ no Céu cerca de __________ hora. (Ap 8:1).

Os céus estariam totalmente vazios, pois todos os seres criados O acompanhariam em Sua viagem de resgate à uma raça decaída! (Mt 25:31).  Alguns, aplicando o princípio profético de dia-ano a essa meia hora, dizem que poderá representar uma semana literal…

Minha Decisão: Creio que o Messias logo voltará para restaurar-me e dando-me a vida eterna. Por isso decido, pela graça do ETERNO estudar diariamente a Santa Escritura, respeitar Seus ensinos e preparar-me para receber ao Messias vindo nas nuvens do céu cf. Ap 1:7…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

Lição 10 – O selo do ETERNO no Apocalipse.

O sexto selo do Apocalipse nos ajuda a descobrir quando começaria o tempo do fim e conclui com a descrição da segunda vinda do Messias. O sétimo selo descreve o silencio que se produzirá no Céu quando o Messias e Sua corte celestial vierem morar conosco! No capítulo 7, como uma espécie de parêntesis entre o sexto e o sétimo selo, o Messias nos diz que antes de vir, seria colocado o selo do ETERNO nas frontes dos que serão salvos. Esse capítulo também aumenta a nossa compreensão dos acontecimentos prévios ao retorno do Messias…

SERÁ A TERRA DESTRUÍDA POR UMA GUERRA TERMONUCLEAR?

1 – Que estava retendo os anjos dos quatro cantos da terra?  …seguros os quatro _________ ____ ____________ , para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. (Ap 7:1 RA).

Há antecedentes proféticos na Escritura que nos dão a chave sobre o significado destes ventos: Representam guerras (Jr 49:36e37). O fato de que a guerra que se está retendo em Apocalipse 7 viria dos quatros pontos cardeais, dá a entender que se trata de uma guerra mundial – veja o próximo estudo sobre o sexto flagelo do CRIADOR.

NOTA: Veja esta descrição de um evento nuclear – Esta será a praga com que o Messias ferirá todos os povos que guerrearam contra Jerusalém/Yah’shua-oleym: apodrecer-se-á a sua carne, estando eles de pé, e se lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua se lhes apodrecerá na boca, Zc 14:12.

2 – Que seria danificado na guerra que os quatro anjos estavam retendo?   …Não danifiqueis nem a __________ , nem o _________ , nem as  _____________ , até selarmos na fronte os servos do nosso o ETERNO. (Ap 7:1-3).

Evidentemente a guerra de que se está falando aqui, não está no passado. Não é a Primeira ou a Segunda Guerra Mundial, pois os danos que são profetizados se aplicam com mais propriedade a uma guerra termonuclear, capaz de danificar a Terra, a vida no mar e a vida vegetal. Zc 14:12 – Leia o capítulo todo e Ez 38.

3 – Até quando seria detida esta guerra infernal?  …até  ____________  na __________ os ____________  do nosso o ETERNO. (Ap 7:2-3).

QUAL É O SELO DO NOSSO CRIADOR?

Ap 7 não está falando do selo do evangelho que é aplicado pelo santo Espírito (o Messias, em espírito onipresente) para dar-nos a certeza de que somos filhos do ETERNO – Ef 1:13. Os de Apocalipse 7 já o receberam. Como sabemos? Porque o selo de Ap 7:1-3 é aplicado sobre os servos do ETERNO, o que demonstra que já são convertidos…

4 – Onde, revela o ETERNO, está o Seu selo para os crentes? Resguarda o testemunho, sela ________ no___________ dos meus discípulos. (Is 8:16).

Alguns cristãos se surpreendem ao ler este versículo. Não obstante, ele se harmoniza plenamente com o Novo Testamento, onde diz: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.  Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. (I Jo 2:3-4). Paulo/Sha’ul disse que a obediência da Lei distingue o cristão espiritual do carnal, Por isso, o pendor da carne é inimizade contra o ETERNO, pois este não está sujeito à Lei do ETERNO, nem mesmo pode estar.  Portanto, os que estão na carne não podem agradar ao ETERNO. (Rm 8:7-8).

Seria bom fazermos uma análise para comprovar a firme certeza do que acabamos de descobrir. Busquemos na Lei do ETERNO (Ex 20:3-17) as três características básicas de um selo completo: 1 – Nome; 2 – Cargo; 3 – Jurisdição. Estas, encontraremos no mandamento que estabelece o dia do repouso.

5 – Quais são as três características do selo do ETERNO que encontramos nos Dez Mandamentos?   

1 – NOME: YAOHUSHUA. 2 – CARGO: CRIADOR –  porque, em _______ dias, fez o Messias 3 – JURISDIÇÃO: o Universo –  fez o CRIADOR os ____________  e a _____________ , o __________  e _________  o que neles há e, ao ______________ dia,____________ ; por isso, o CRIADOR ____________  o dia de ___________  e o ___________ . (Ex 20:8-11).

Nota: Para a trindade [pagã], tudo é deus, no entanto João/Yaohu’khanan faz distinção entre Pai e Filho [Paulo/Sha’ul também – I Co 8:5-6] e diz que QUEM CRIOU TUDO, foi o Messias – Jo 1:3; Hb 1:2. O ser humano saiu das mãos do nosso Messias, quando ainda não tinha vindo em carne! Jo 1:14; Fl 2:6-8.

A Santa Escritura ensina o que acabamos de descobrir: Dei-lhes os meus ____________ e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.  Também lhes dei os meus _____________ , para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Messias que os santifica. (Ez 20:11-12). Solicite o Estudo: Sábados e Sábados!

Note que o Apocalipse 7:2,3 diz que o sinal do CRIADOR teria que ser aplicado na fronte dos servos do ETERNO o que na profecia significa na mente, ou seja, aceitação plena – o inimigo tanto pode selar na fronte (aceitação plena) quanto nas mãos (indiferença ao ETERNO).  Em Ez 20:20 nos é dito que não o conseguiremos pelo saber – razão – mas por praticar a observância do sábado do CRIADOR: santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o UL, vosso CRIADOR. (Ez 20:20). O selo do CRIADOR (o Sábado) na Lei demonstra a autoridade de quem promulgou a Lei. O selo no crente (eu decido guardar o sábado como o dia de repouso) demonstra a quem pertence este servo; pois tem o Nome do CRIADOR em sua fronte; Lhe pertence…

NOTA: Realmente o SÁBADO é uma distinção… Não é à toa que ha’satan criou tantos inimigos contra este mandamento. Porém, a Lei é composta de 10 mandamentos e, um só que se quebre, derruba TODA a Lei (Tg 2:10).

O SELO DO NOVO TESTAMENTO

6 – Que profecia demonstra que os crentes não-judaico do Antigo Testamento e os cristãos do Novo Testamento recebem por igual o selo da observância do sábado? Assim diz o Messias: …Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se ____________ de profanar o ____________   …que se houver _______________ ao ETERNO  …darei na minha ___________ e dentro dos meus muros, um ______________ e um ____________ melhor do que __________ e _______________ ; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.  Aos _________________  …sim, todos os que guardam o _____________   ….porque a minha casa será chamada Casa de _____________  para ________  os ____________ . (Is 56:1-7).

Assim como Ex 31:16e17 diz que o sábado seria sinal perpétuo entre o CRIADOR e Seu povo, Isaías/Yashua’yah 56 demonstra claramente que o sinal seria para todo o crente, independente de sexo, nacionalidade, raça ou qualquer outra diferença humana. Note que o Messias aplicou esta profecia aos dias do Novo Testamento (Mt 21:13; Mc 11:17; Lc 19:46).

7 – Qual era o dia de descanso que guardavam nosso Messias (YAOHUSHUA) e a bem-aventurada Maria/Maoro’hem junto com outras piedosas mulheres? …entrou, ______ _____________ , na sinagoga, segundo o Seu _____________ , e levantou-se para ler. (Lc 4:16). E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no _______________ . (Lc 4:31). …E, no _____________ , descansaram, segundo o _______________ .  (Lc 23:52-56).

Apesar da tremenda emergência que significou a morte de seu amado Filho, Sua mãe não fez as compras dos aromas para embalsamar ao Messias naquele sábado, mas esperou o dia seguinte para ungir o Seu corpo…

OBS: Lucas 23:56 nos mostra que elas compraram os aromas para então guardar o sábado enquanto que Marcos 16:1 nos diz que guardaram e só então compraram; demonstrando assim que os evangelistas estavam falando de sábados diferentes [cerimonial X semanal] e que o Messias, portanto, morreu na quarta-feira e ressuscitou nas últimas horas do sábado! Isto mostra que ela guardava o mandamento do sábado, no qual está o selo do ETERNO. O próprio Messias guardou o sábado na sepultura, só ressuscitando no pôr-do-sol deste dia. Solicite o estudo: Quarta ou Sexta-feira?

O mesmo exemplo encontra-se na vida do apóstolo Paulo/Sha’ul, como veremos em estudo posterior.

AS PROFECIAS ANUNCIAM UM ATAQUE CONTRA A LEI DO CRIADOR

8 – Assim como em Ap 12:7-9 o grande dragão representa ha’satan em sua rebelião contra o ETERNO, em Dn 7:25 o chifre pequeno representa o anticristo [o papado], instrumento de ha’satan. Que tentaria mudar o chifre pequeno? …e cuidará em mudar os __________ e a ______ ;

O próprio Messias foi muito enfático ao declarar que Ele não veio mudar a Lei (Mt 5:17) e que não autorizava a mudança sequer de uma letra ou sinal enquanto durarem os Céus e a Terra (Mt 5:18). Pergunto: Os céus e a Terra já passaram? Portanto, qualquer mudança da Lei do ETERNO não obedece à vontade divina, mas daquele que se rebelou contra o ETERNO e foi expulso do Céu (Ap 12:7-9). Por isso é que a obediência ao mandamento do sábado se constitui num sinal ou selo de lealdade ao ETERNO (Ez 20:20). Quanto aos tempos citado por Daniel/Dayan’ul, o mundo ocidental, seguindo o papado, mudou a forma de marcar o início de um novo dia, ou seja, passou a sinalizá-lo a partir da meia-noite indo de encontro com a forma bíblica de marcar ao pôr-do-sol. Gn 1:2-5, 8, 13, 19, 23, 31; Dt 16:6. Lv 23:32. Ne 13:19. Até mesmo nas Escrituras [paganizadas pela trindade], você lê “meia-noite” [ex: Ex 12:29; Mt 25:6; At 20:7; etc]!

AS PROFECIAS ANUNCIAM A RESTAURAÇÃO DO SÁBADO

9 – O Apocalipse prediz que o remanescente fiel do ETERNO voltaria a adorá-Lo como ordena o mandamento do sábado (4º mandamento – Ex 20:8-11)? Vi outro anjo …tendo um evangelho ETERNO para pregar aos que se assentam sobre a _________ , e a cada _________ , e tribo, e língua, e povo,  dizendo… pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai Aquele que fez o _______ , e a _________ , e o _______ , e as fontes das águas. (Ap 14:6-7).

Veja Êxodo 20:11. Quando analisamos a razão pela qual devemos respeitar o sábado como o dia de repouso, descobrimos que é  porque, em seis dias, fez o CRIADOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o CRIADOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Quer dizer que, apesar do plano do anticristo de mudar a Lei quanto ao sábado, haveria um remanescente e fiel que adoraria ao CRIADOR como manda Seu mandamento. Rm 9:27; 11:5.

NOTA: Porém não basta guardar o 4º mandamento (ou seguir a doutrina do Nome) e continuar com outras doutrinas advindas do paganismo tais como: trindade, dons de língua, nascimento virginal, imortalidade da alma, arrebatamento secreto, etc… A Igreja/Kehiláh que o Messias vem resgatar é pura, perfeita; sem mácula, isto é, falsas doutrinas – Ef 5:27.

10 – Quem são os que guardam os mandamentos no Novo Testamento?  …os que ___________  os ______________  do ETERNO e a _____  no Messias. (Ap 14:12).

Esses cristãos de Apocalipse 14:12 são aqueles servos do ETERNO pelos quais o anjo clamava: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso CRIADOR. (Ap 7:3). A preposição até sugere que, quando o último sincero receber o sinal do sábado em sua vida, os ventos se soltarão em meio à violência descrita em Ap 11:18, e o Messias virá para destruir “aos que destroem a Terra”.

Minha Decisão: Sendo que o nosso Messias declara: Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar. (Is 48:18), decido colocar minha vida em Suas mãos e pedir-lhe forças para obedecer a cada um dos dez mandamentos

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11

 

 

Lição 11 – Por que se observa o domingo?

Centenas de versículos nas Sagradas Escrituras ordenam a santificação do Sábado. Muitos cristãos que respeitam o domingo já quiseram ter a satisfação de ler em sua Escritura alguma declaração que dissesse “santificarás o domingo”, porém não a encontraram. Ocorre-lhes então a pergunta: Será que este versículo não existe? O domingo constitui uma ordenança bíblica ou é apenas uma tradição humana?

Uma das grandes profecias do Apocalipse trata da falsa observância do domingo; e, portanto, não estabelece sua santidade, ao contrário, reafirma a observância do Sábado. Esta profecia, porém, será analisada em estudo posterior…

Existe, no entanto, oito versículos do Novo Testamento em que se menciona o domingo (cujo nome bíblico é primeiro dia da semana, isto é, não tem nome) e em um destes se faz referencia a ele sem menciona-lo. Vamos analisar um a um a fim de ver em qual deles se ordena a observância do domingo. Solicite o estudo: Sábado ou Domingo?

ANÁLISE DOS OITO VERSÍCULOS

1 – Analise todos os versículos* do Novo Testamento em que se menciona o primeiro dia da semana e marque com um “x” no sim, quando se é ordenado guardar o domingo ou não, quando não se ordena guardá-lo.

  • Mt 28:1 – No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.  Sim  ou Não?
  • Mc 16:1, 2 – Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. Sim  ouNão?

No dia de repouso não se fazem compras, e ali diz “compraram aromas…” Além disto, se diz que o domingo é o dia seguinte ao dia de repouso.

  • Mc 16:9 –  Ora, havendo Yaohu’shua ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demôniosSim  ou  Não?
  • Lc 24:1 – Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.  Sim  ou  Não?

Luka disse que investigou diligentemente todas as coisas para que conhecêssemos bem as verdades (Lc 1:1-4; Atos 1:1-3). Mas não disse que o domingo era santo; pelo contrario. Em Lc 23:54-56 se diz que o dia de repouso no Novo Testamento era o sábado. E isto foi escrito cerca do ano 63 a.D., ou seja, 32 anos depois da ascensão do Messias.

Todo “cristão” , seguindo a igreja católica, aceita que a ressurreição se deu no domingo; porém, se analisarmos com profundidade – e com bases no Está Escrito – mesmo tais textos manipulados em prol do domingo, nos mostra que a ressurreição se deu no fim do sábado! Veja este estudo: Quarta ou Sexta, o dia da crucificação?

  • Jo 20:1 – No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.  Sim  ou Não?
  • Jo 20:19 – Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Yaohu’shua, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. Sim  ou  Não?

O objetivo (motivo) pelo qual estavam juntos não era religioso. Diz ali que estavam trancados com medo dos judaicos. Não estavam comemorando a ressurreição, pois não criam que o Messias havia ressuscitado (ver as duas passagens: Lc 24:36-43; Mt 28:16-17).

  • At 20:7 – No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite. Sim  ou Não?

Razão da reunião: A despedida de Paulo/Sha’ul que deveria seguir viagem no dia seguinte…

  • I Co 16:2 –  No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar. Sim  ou Não?

Não fala de reunião religiosa e sim sobre fazer planos, em casa, de separarem uma quantia e dar a Paulo/Sha’ul, quando este chegasse. A coleta da qual se vem falando desde o verso 1 refere a uma ajuda aos irmãos da Judéia/Yaohu’dah devido à grande fome mencionada em Atos 11:28-30.

Veja que a pessoa que recebe por semana – como era o costume daqueles dias – ao terminar a sexta-feira, recebe-o ao fim do dia. Na sequência, ao pôr-do-sol já é sábado e como se guarda o santo dia, não manuseamos dinheiro. Mas, ao pôr-do-sol termina o sábado e inicia-se o domingo. Agora sim, no primeiro dia da semana é a hora de separarmos a oferta: antes que gastemos tudo, não é?

Portanto, sendo que não existe um só versículo que se ordene guardar o domingo como dia santo de repouso, torna-se evidente que este é guardado exclusivamente por tradição humana, ao passo que centenas de versículos mandam observar o sábado. O decreto mais antigo, obrigando a guardar o domingo, é pagão! O Imperador romano, Constantino, assinou-o no dia 7 de março do ano 321.

2 – Podiam os cristãos mudar a observância do sábado para o domingo? Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um ­­­­____  ou um _____  jamais passará da  ________ , até que tudo se cumpra. (Mt 5:17-18). Pergunto: A Terra já passou? Cristo já Voltou? Então…

Muitos afirmam que Cristo “cumpriu a Lei” e que, portanto não mais precisamos cumpri-la… Mas Ele disse também: Até que o Céu e a Terra passem… Repito: A Terra já passou, Ele já veio?

3 – Aprova o CRIADOR que se deixe de guardar um de Seus Mandamentos a fim de substituí-lo por uma tradição dos homens? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías/Yashua’yah a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.  E ­­­_____ _______ Me adoram, ensinando _____________  que são preceitos de ______________ . (Mc 7:6-7; Tg 2:10).

4 – Segundo o Apocalipse, qual é a característica dos verdadeiros cristãos? Aqui está a perseverança dos __________ , os que ______________  os _______________  de _______  e a fé no Messias. (Ap 14:12).

O DIA DE REPOUSO NO NOVO TESTAMENTO

5 – De que dia fala João/Yao’khanan no Apocalipse? Achei-me em espírito, no _____ ____ _________ , e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, (Ap 1:10).

Os pagãos, contemporâneos de João/Yao’khanan, tinham o seu “dia do senhor”, o domingo em homenagem ao deus Sol (Ez 8:16). Porém os cristãos não adoravam o sol (pelo menos os cristãos daqueles dias…) nem tão pouco ao imperador (I Co 8:5,6). Por isto é que João/Yao’khanan foi exilado para a ilha de Patmos, sofrendo perseguição religiosa (Ap 1:9). Esta é uma poderosa evidencia de que João/Yao’khanan não concordaria em render homenagem ao deus Sol e nem guardaria um dia pagão. Para os cristãos, como João/Yao’khanan, o dia do CRIADOR é aquele que o Messias proclamou como Seu dia… o santo sábado!

6 – De acordo com o Messias, qual é o “dia do ETERNO” no Novo Testamento? de sorte que o Filho do Homem (o MESSIAS) é ___________  também do ________________ . (Mc 2:28).

NOTA: Até mesmo a palavra SENHOR devemos evitar falar (ou escrever), pois pode nos remeter ao inimigo… Esta palavra (seja escrita em maiúsculas ou não) é a tradução literal de BAAL! Substitua, de acordo com o contexto, por Messias ou ETERNO… Em tempo: Cristo, no grego é messias (ungido) e por isto é “aceitável”.

7 – Qual é o dia de repouso do Novo Testamento? Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, _______________ , segundo o mandamento. (Lc 23:56 RA). No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maoro’hem de Magdala e a outra Maoro’hem foram ver o sepulcro. (Mt 28:1 RA). 

8 – Na cidade de Corinto, Paulo/Sha’ul trabalhou durante um ano e meio fazendo tendas (At 18:1-3, 11). O fato de que se dedicasse a uma atividade não religiosa durante este tempo prolongado, nos ajuda a descobrir o dia em que repousava – guardava o dia do ETERNO. Que dia reservava Paulo/Sha’ul para as atividades religiosas (missionárias)? …e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.  E todos os ____________  disputava na sinagoga e convencia a judaicos e gregos. (Atos 18:3-4 RC) 

Durante um ano e meio Paulo/Sha’ul trabalhou fazendo tendas, porém, estes 78 sábados, dedicou-os à Igreja. O fato de que aos sábados, também pregava aos gregos demonstra que não o fazia para contentar aos judaicos, mas sim por que era o dia de repouso, o dia do Ungido, dedicado à religião. Todo o livro de Atos testifica de que Paulo/Sha’ul guardava o Sábado. Atos 13:42, 44; 16:13. O seu costume era dedicar o Santo Sábado ao trabalho missionário dando estudos bíblicos… Atos 17:2.

9 – Até quando continuará sendo guardado o Sábado? Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Messias, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.  E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um ___________ a _________ , virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Messias. (Is 66:22-23 RA).

NOTA: Até mesmo os festivais da Lua Nova, os crentes de hoje, ignoram… Ex 40:1-2. Solicite o nosso Calendário das Festas [perpétuas].

Assim como para o homem não houve um só sábado que não devesse ser guardado (pois foi estabelecido como dia de repouso no primeiro sábado  da Terra – Gn 2:1-3), jamais  haverá um só sábado que não seja para se guardar. Estes versos de Isaías/Yashua’yah dizem que durante o Milênio – tema de Is 65 e 66 – , a cada sábado, todos os remidos irão adorar ao CRIADOR (Yaohushua) na Jerusalém/Yah’shua-oleym, terreal. O Sábado será tão ETERNO como a eternidade.

10 – Qual deve ser a razão para se guardar o sábado? Se _______ ___________ , guardareis os  _______ ____________________ . (Jo 14:15 RA).

Minha decisão: Santo ETERNO, eu Te amo, por que me amaste primeiro! Como prova de meu amor e entrega a Ti, decido guardar a Sua Lei, inclusive com o 4° Mandamento, o Teu Santo Sábado. Dá-me forças para fazê-lo…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12

 

 

Lição 12 – O Apocalipse revela o segredo da Morte.

A morte produz em nós um vazio e uma sensação de carência difíceis de serem igualadas. A morte é a última e maior frustração humana que nos leva a buscar respostas a perguntas tão concretas como: Que acontece quando alguém morre? Há vida depois da morte? Poderemos reencontrar nossos entes queridos que morreram? Apesar de muitos pretensos “conhecedores” terem as mais diversas respostas, a única resposta que satisfaz, é a resposta de Cristo!

O MESSIAS TEM A RESPOSTA

1 – Cristo ressuscitado Se apresenta no Apocalipse como “Aquele que vive: Estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos…” O que o Messias diz ter em Suas mãos? Ap 1:18 –   …e tenho as _______________ da _____________ e do  inferno (sepulcro).

A morte inocente (não merecida) e a ressurreição dEle, resolvem o problema do pecador “Porque o ETERNO amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16 RA). Ele é o Alef e Tav…  o Criador dos Exércitos. (Apocalipse 1:8). Ele sabe como criou a vida e o que acontece quando uma pessoa morre, e no-lo revelou na Santa Escritura (I Pe 1:10e11). Por isso é que quando discutiam com Ele um problema a respeito dos mortos e da ressurreição Respondeu-lhe…: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder do ETERNO. (Mt 22:29). Entender o que a Escritura diz acerca do ser humano facilitará nossa compreensão do mistério da morte.

O NOSSO MESSIAS REVELA QUAL É A NATUREZA DO HOMEM

2 – Na criação que dois elementos o CRIADOR uniu para que surgisse a alma vivente? Gn 2:7.

_______________________ + ________________________ = Alma vivente!

A Escritura não diz que temos uma alma independente do corpo. A Revelação declara que somos uma alma vivente como resultado da harmoniosa combinação do (elementos químicos) com o fôlego (espírito – sopro ou força vital vinda do CRIADOR). No hebraico, alma tem sentido de VIDA… Aprenda a substituir mentalmente a palavra alma por vida e note como a passagem se torna mais clara…

3 – De acordo com a Palavra do Criador, que ocorreria com a alma vivente se desobedecesse a Vontade do ETERNO? Gn 2:16e17 …no dia em que dela comeres, certamente _____________ .

4 – Apocalipse 12:9 diz que o diabo é o “sedutor de todo o mundo”. Que mentira introduziu ha’satan? Gn 3:4. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não _________________ .

Para que a “alma vivente” continuasse vivendo havia uma condição a cumprir: que permanecesse obediente, por amor (livre arbítrio – Dt 30:19), à vontade do ETERNO (um namorado tem prazer em fazer as vontades de sua namorada, não é?). O grande engano de ha’satan consistiu em proclamar a imortalidade incondicional: Diz ele, “não importa o que faças; viverás”! De acordo com a revelação bíblica, o único que tem a imortalidade é o ETERNO, o Pai do nosso Messias. I Tm 6:15e16.

5 – Ao desobedecer ao CRIADOR, que ocorreu com a “alma vivente”? Ez 18:4,20. A ___________ que pecar, essa morrerá.  Is 51:12 …o homem, que é _______________ . Rm 5:12 …entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a  _________________ ,

A Santa Escritura ensina que como consequência do pecado, a alma/vida é mortal! Note por exemplo, alguns dos muitos versículos que confirmam esta declaração: Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó. (Salmos 104:29). Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. (I João/Yao’khanan 3:15).

O QUE HÁ DEPOIS DA MORTE

6 – Em Apocalipse 2:8 o Messias Se apresenta à igreja de Esmirna como “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. Ele sabe o que ocorre quando uma pessoa morre. A que, disse o Messias, se assemelha a morte? Jo 11:11-14,43e44 … Nosso amigo Lázaro ______________ … O Messias porém, falava com respeito à _____________ de Lázaro. Note que a palavra “adormeceu” está expressando inconsciência, como transparece de outras passagens bíblicas. Por exemplo, Eclesiastes 9:5 declara enfaticamente que “os mortos não sabem coisa nenhuma”.

O Salmo 146:4, falando da morte diz: “Neste mesmo instante perecem todos os seus desígnios…

7 – Podem os mortos intervir no que os vivos fazem? Ec 9:5e6. Ap 16:13,14; 18:23. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não ______________  coisa ________________ , nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória ______  no __________________ .  Amor, ódio e inveja para eles já ________________ ; para _____________  não têm eles parte em __________ _______________  do que ______ __________ debaixo do sol. Porém o Apocalipse 16:13e14 diz que há: espíritos de ________________ operadores de _____________ e o Apocalipse 18:23 diz: …todas as ______________  foram  ______________  pela tua feitiçaria. 

Quando uma pessoa morre (consequência do pecado e não da vontade do ETERNO – o homem escolheu pecar), quebra-se a união harmoniosa que havia entre o pó da terra e o fôlego da vida, desaparecendo assim a vida consciente, ou seja, a alma vivente. Por isso é impossível que os mortos apareçam aos vivos. A Escritura declara que eles não podem voltar à sua casa (Jó 7:9e10); não sofrem, nem desfrutam de nada (Ec 9:6); não podem aprender (Is 38:18e19); não podem glorificar ao ETERNO (Sl 115:17), e é lógico que assim seja, pois para todas essas coisas é necessária consciência. Por essa razão a Escritura afirma que os que dizem falar com os mortos estão participando de um engano satânico. Inclusive não se salvarão os que praticam a feitiçaria (Ap 22:15), nem os que consultam aos mortos… (Dt 18:10-14). Quando o cristão tem dúvidas, deve consultar tão somente ao ETERNO (Is 8:19e20).

Apocalipse 1:5 fala do Messias como o “primogênito dos mortos”, que na linguagem bíblica significa O mais importante, o primeiro ou proeminente (relevante). Não foi o primeiro a ressuscitar (Eli ressuscitou um menino, o Messias ressuscitou Lázaro; no entanto, todos estes morreram novamente ao seu tempo), mas foi o primeiro em importância, pois nos garantiu que haverá ressurreição e vida eterna para os crentes (I Co 15:3, 20-23). Quando nos referimos à primeira dama de um país, não estamos afirmando que ela seja a primeira em ordem – muitas outras a antecederam – mas sim a primeira em importância…  

O MESSIAS TEM PODER SOBRE A MORTE

8 – A Santa Escritura explica que os santos (separados) ainda não receberam a vida eterna (Hb 11:39e40). Mas isto não quer dizer que não haja esperança para eles. Que ocorrerá um dia com os mortos? Is 26:19 …Os vossos mortos e também o meu cadáver  ______________ e  ____________________ ; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó ETERNO, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.  I Ts 4.14,16 …se cremos que o Messias morreu e ____________________ , assim também o ETERNO, mediante o Messias, trará, em Sua companhia, os que ______________ . …e os mortos em Cristo ______________________  primeiro.

9 – Que fará o Messias com a morte, no final do milênio? Ap 20:14 …Então, a _________ e o inferno (sepultura) foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a __________ ________ , o lago de fogo.  I Co 15:26 …O ___________  inimigo a ser _____________  é a ___________

NOTA: Que decepção para os que crêem no tormento ETERNO: O inferno será lançado no Lago de Fogo, acabando-se para todo o sempre!

10 – Quando o Messias dará a vida eterna aos fiéis? I Co 15:20-23 …Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as  _________________ ; depois, _____ _____ _____ de Cristo, na sua vinda. Ap 21:4 …E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a _______________  já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Àqueles que O aceitarem, Ele prometeu ressuscitá-los no último dia (Jo 6:54), quando então sairão “para a ressurreição da vida” (Jo 5:28e29). A ressurreição do Messias é nossa garantia de que Ele tem poder para cumprir o que prometeu… I Co 15:20-22.

Minha Decisão: Havendo analisado com oração o que a Santa Escritura ensina acerca do estado dos mortos, aceito pela fé a esperança cristã da ressurreição e peço ao meu Messias que me conserve fiel para o glorioso dia de Sua vinda!

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13

 

 

Lição 13 – O Apocalipse fala de um Santuário no Céu.

o CRIADOR ordenou a construção do Santuário no deserto para que os crentes do Antigo Testamento tivessem uma lição objetiva das verdades espirituais e eternas. Os sacrifícios feitos e presenciados pelo povo eram dramáticos audiovisuais destinados a mostrar pateticamente a gravidade do pecado, assim como o preço do resgate que seria pago pelo Messias, a imensidade de Sua graça e os diversos aspectos do juízo divino e a erradicação final do pecado deste mundo.

O tabernáculo do deserto foi substituído pelo templo de Salomão/Shua’olmoh e este pelo de Zorobabel, que por sua vez foi substituído pelo de Herodes. No ano 70 d.Y. se cumpriu a profecia do Messias de que não ficaria pedra sobre pedra desse templo (Mt 24:1e2). Embora a Santa Escritura diga que o ETERNO, deseja morar em nós (juntamente com o Seu Filho), templos vivos (Jo 14:21, 23; I Co 3:16e17), o Apocalipse fala do templo real, do qual o terreal é só figura ou ilustração. O estudo do significado das diversas cerimônias do santuário terreal e da obra de Cristo no santuário real nos dará uma compreensão mais profunda do plano da salvação e da erradicação completa do mal.

1 – De acordo com Apocalipse, o que João/Yao’khanan viu no Céu? Abriu-se, então, o ______________ de _________ , que se acha ________________ … (Ap 11:19 RA).

Existem outras referencias no Apocalipse ao Santuário do ETERNO que está no Céu. Por ex: Ap 7:15; 14:15,17; João/Yao’khanan descreve alguns móveis que viu nele, tais como o altar, a arca da aliança e o incensário – Ap 8:3; 11:19.

2 – Quem é o Sumo Sacerdote e ministro deste verdadeiro tabernáculo? …que se assentou à  _________ do trono da _____________  nos céus,  como ministro do  _______________ e do verdadeiro _______________  que o ETERNO erigiu, não o homem. (Hb 8:1-2 RA).

Os sacerdotes do Antigo Testamento eram sombra ou ilustração – figura – do sacerdócio que cumpriria o Messias no santuário celestial. Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar;  este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. (Hb 7:23-24). No Novo Testamento cada crente, como integrante do corpo de Cristo (I Co 12:27; Cl 1:18), é constituído sacerdote do Messias (Ap 1:6; I Pe 2:9,10) com acesso direto ao ETERNO por meio dEle (Hb 4:14-16). O único Sumo Sacerdote que temos no Novo Testamento é o Messias  através do sacerdócio de Melquisedeque/Molkhi’Tzaodóq , o sacerdócio de todo crente… (Hb 3:1; 7:24-27).

OS SÍMBOLOS DO SANTUÁRIO ERAM AUDIOVISUAIS DE UMA REALIDADE

3 – Havia alguma relação do santuário da Terra, do Antigo Testamento, com seus serviços e o do Céu? Ex 25:8, 9, 40. …os quais ministram em ____________ e ____________das coisas ______________ , assim como foi Moisés/Mehushua divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte. (Hb 8:5).

4 – Além do átrio, quantos compartimentos tinha o santuário? …se chama o __________ Lugar;  por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o ________________ , (Hb 9:2-3).

No átrio ou pátio estava o altar dos sacrifícios onde os holocaustos ascendiam como cheiro suave ao ETERNO (Lv 1:9), símbolo de Cristo que “…Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício ao ETERNO, em aroma suave”. (Ef 5:2). Também havia uma bacia para lavar (Ex 30:18). A água também representa o Messias, em espírito glorificado (Jo 7:37-39), a Palavra (Jo 13:10; 15:3; Ef 5:26) e o batismo (Jo 3:5; Rm 6:3-6; I Jo 5:8). Entretanto no Lugar Santo, à direita se encontrava a mesa dos pães (Ex 25:30) com 12 pães feitos de flor de farinha (Lv 24:5), representando o Messias, o Pão da Vida (Jo 6:48) e ao corpo espiritual de Cristo, Sua igreja (I Co 10:17). No lado esquerdo estava o candelabro de ouro (Ex 40:24) que tinha sete lâmpadas (Ex 25:37) que ardia continuamente (Lv 24:2). João/Yao’khanan viu o candelabro no Céu (Ap 1:12) e as sete lâmpadas ardendo diante do trono do ETERNO (Ap 4:2,5) e o Messias no meio dos candelabros (Ap 1:12-18). O Messias mesmo disse que Ele á a Luz do Mundo (Jo 8:12).

Diante do véu do altar de incenso (Ex 30:1-3; 40:26). Ali o sacerdote queimava incenso de manhã e de tarde (Ex 30:7, 8). No Apocalipse João/Yao’khanan viu um altar de ouro diante do trono do ETERNO, no Céu (Ap 8:3) e diz que muito incenso subia com as orações dos santos (Ap 8:3, 4). Também é dito que os incensos são as orações dos santos (Ap 5:3).

O Santo dos Santos – Lugar Santíssimo – era o mais sagrado. Ali se encontrava a arca (Ex 26:33). Apocalipse diz que João/Yao’khanan viu a arca do ETERNO em Seu santuário (Ap 11:19). Sobre o propiciatório (trono do ETERNO) era visível a presença – Glória – do CRIADOR (Ex 25:21, 22) o qual falava pessoalmente com Moisés (Nm 7:89). João/Yao’khanan viu o Messias sentado sobre um trono excelso (Ap 4:2).

5 – Quem entrava nesses compartimentos? a. No Lugar Santo: _____________ b. No Lugar Santíssimo: ___________________ c. No átrio: Os pecadores arrependidos… Hb 9:6e7.

6 – Que serviços eram realizados no santuário? Em _________________ holocausto um _________________ oferecerás pela manhã e o outro ao crepúsculo da __________________. Nm 28:3, 4. Se qualquer pessoa do povo _______________ por ignorânciq1a… trará por sus oferta uma __________________ sem defeito, pelo pecado que cometeu… Lv 4:2, 27-30  …naquele dia se fará ___________________________ por vós, para purificar-vos: e sereis purificados de todos os vossos ____________________ perante o Messias… para fazer __________________ de uma vez por ________________ pelos filhos de Yaoshor’ul por causa dos seus pecados… Lv 16:29, 30, 34.

Em seu livro “Cristo no Santuário”, Salim Japas mostra seis passos fundamentais da Salvação que aparecem nítidos na simbologia do santuário: 1 – Na porta do átrio é reconhecida a necessidade de salvação (Is 64:6). 2 – No altar dos holocaustos é imputada a justiça de Cristo, “o Cordeiro do ETERNO” (Jo 1:29) imolado por nós. 3 – No lavatório, a pureza da justiça de Cristo é cumprida no processo de santificação (Hb 12:6-11). 4 – No altar do incenso, o Messias vive sempre para interceder por nós (Hb 7:24, 25). 5 – No candelabro de ouro, o Messias, em espírito, testifica em favor da Igreja (Mt 5:14-16). 6 – Na arca do concerto estão a Justiça e a misericórdia de Cristo (Ap 22:3, 4).

7 – A quem representavam todos os sacrifícios do Antigo Testamento? É isto uma ________________  para a época _______________ . Hb 9:9, 13, 14. No dia seguinte, viu Yao’khanan a ________________ que vinha para ele e disse: Eis o ______________ de ________ que tira o ___________________ do mundo. Jo 1:29. …Aquele que nos ____________ e pelo Seu __________ nos libertou dos nossos  ______________. Ap 1:5.

Os sacrifícios do Antigo Testamento ensinavam ao povo o caráter terrível do pecado e mostrava o Messias como o único que pode tirar a culpa. Os sacrifícios múltiplos não eram eficazes por si mesmos (Hb 10:4), pois o pecado é uma ofensa moral. Só o sangue de Cristo, ilustrado por aqueles sacrifícios, pode expiar os pecados da humanidade. (Rm 3:21-25; I Jo 1:7).

O SANTUÁRIO ILUSTRA A OBRA MEDIADORA DE CRISTO

8 – Como foi ilustrada no Antigo Testamento a obra mediadora de Cristo? …os quais ministravam em figura e sombra das coisas ____________ … é Ele também _____________ de superior aliança. Hb 8:1-6.

O Messias é o único e suficiente mediador entre o ETERNO e os homens (I Tm 2:5; João/Yao’khanan 14:6; Atos 4:11, 12). Um mediador intercede entre ambas as partes. Intercede por nós diante do ETERNO, oferecendo os méritos de Seu sangue e implorando perdão de nossos pecados dos quais nos arrependemos, aceitando ao Messias (Rm 3:24-26; I Jo 2:1, 2; 1:7,9.). Também intercede da parte do ETERNO em nossa consciência (Jo 15:26; 16:8), a fim de que sejamos convertidos e que vivamos dentro da ética cristã, guardando os Seus mandamentos (Hb 8:10).

NOTA: Hoje, o inimigo distorceu as Escrituras “inventando” a intercessão de uma “terceira” pessoa… E não falo de Maria/Maoro’hem!

9 – Após dar-Se a Si mesmo pelo pecado, onde prossegue agora Cristo Sua mediação contínua por nós? …para comparecer, agora por ____ , diante de _____.Hb 9:23,24; 7:25.

10 – Que mensagem anunciará a conclusão da obra mediadora de Cristo? … Temei ao ETERNO e dai-lhe glória, pois é chegada a ___________ do Seu ___________ …Outro anjo saiu do  ____________ gritando em grande voz para Aquele que Se achava sentado sobre a nuvem: Toma a Tua foice e ceifa, pois chegou a _________ de ______________.Ap 14:6, 15-20.

Três instâncias de juízo aparecem aqui: Uma durante a mediação do Messias, nosso advogado (I Jo 2:1), quando Ele intercede enquanto é investigada a conduta dos crentes; outra instância  é quando se fecha a porta da graça e o Messias vem para ceifar a messe da Terra. Seu povo redimido (Ap 14:15, 16), o que ocorrerá com a destruição dos ímpios, o joio…

Quando chegaria a hora do juízo? Isto será estudado nas análises da Purificação do Santuário em estudos posteriores…

Minha Decisão: Oh! Messias, eu Te aceito como o meu único mediador. Rogo-Te que interceda por mim diante do Pai e que Tu, em Espírito [que é Santo], não Se canse de falar ao meu coração para inculcar-me o amor por Tua Santa Lei.

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14

 

 

Lição 14 – Chegou a hora do Seu Juízo.

O Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Dao’ud, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” (Ap 3:7) …nos revela no Apocalipse que há uma hora de juízo – Ap 14:7.

Em Apocalipse 14 estão as mensagens dos três anjos, a qual estudamos nesta lição. O primeiro anuncia a hora do juízo. Deixaremos para outro momento, a segunda e a terceira mensagens. Estes anjos evidentemente são simbólicos, pois lhes foi confiada a tarefa de pregar o Evangelho ETERNO às multidões. Essa tarefa não foi confiada pelo CRIADOR a anjos literais, mas aos seres humanos. Portanto, deve ser entendida como símbolo de um grupo de crentes anunciadores dessas mensagens.

Quando haveria de ocorrer o juízo final? Os autores bíblicos falaram dele como algo que aconteceria em suas épocas. (Mt 10:15; 11:21-24; At 17:31; 24:25; Rm 2:16; II Co 5:10; Tg 2:12; II Pe 2:4; Jd 6).

Também, devemos entender que quando a Escritura fala do juízo final se refere pelo menos a três etapas, fases ou aspectos:

1 –  Juízo de selamento, antes da segunda vinda de Cristo, o qual tem a ver somente com os Seus fiéis;

2 – Juízo Milenial, que será realizado pelos santos – nós – durante o Milênio, em relação às pessoas que ali nascerem…

3 – Juízo Executivo, que será aplicado sobre os ímpios de todos os tempos, no fim do Milênio.

1 – Qual é a solene mensagem proclamada pelo anjo que tinha o Evangelho ETERNO?  …Temei ao ETERNO e dai-Lhe glória, pois é ______________________________________________ ; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. (Ap 14:7).

Esta mensagem tem a ver com dois acontecimentos relacionados entre si: Um que ocorre no Céu e outro na Terra. O juízo mencionado aqui ocorre no santuário celestial, pois ao concluir-se, sai do templo do ETERNO, um anjo com uma foice para ceifar (Ap 14:14-16; Rm 11:25). Este acontecimento já aparecia profetizado na purificação do santuário terrestre. O outro acontecimento deveria, segundo as Escrituras, ocorrer na Terra onde havia um chamado para adorar aquele que fez os Céus e a Terra nos termos do mandamento que ordena respeitar o Sábado como dia de repouso (Ex 20:8-11). A restauração da adoração ao ETERNO e ao CRIADOR, por meio do respeito ao santo sábado, seria proclamada quando chegasse a hora do juízo.

Há uma profecia do Antigo Testamento referente aos dois acontecimentos e que assinala quando será a hora do juízo. Um estudo da purificação do santuário do Antigo Testamento nos permitirá compreender melhor a profecia do Juízo de Selamento que ocorrerá no santuário celestial. Julgamento no Santuário: No estudo nº 13 vimos que no santuário terrestre se realizavam três classes de ofertas ou sacrifícios: 1 – O Contínuo (Ex 29:38-42), que era para benefício do povo, assim como Cristo morreu por todos (II Co 5:15); 2 – Ofertas individuais diversas que, quando eram para a remissão de pecados, deviam ser com derramamento de sangue (Hb 9:22; Lv 1:2-4), símbolo da aceitação pessoal a Cristo (Jo 3:16). 3 – O Dia da expiação (Lv 16:27-30, 34).

Também vimos que os sacrifícios se agrupavam em dois serviços: 1 – Serviço diário realizado no átrio e no lugar santo a cada dia do ano (Hb 9:6) e 2 – Serviço anual, realizado no lugar santíssimo somente um dia no ano, ao final do ano litúrgico (Hb 9:7); no dia da expiação, que era símbolo do juízo e da erradicação do pecado.

2 – Como fazia o pecador do Antigo Testamento para conseguir o perdão de seus pecados?  …trará por sua oferta uma ___________ sem defeito.

Em outros versículos fala-se de outros animais, sempre sem defeitos. …E porá a mão sobre a _________ da oferta pelo pecado e a ___________. Símbolo da transferência de nossos pecados para o “Cordeiro do ETERNO”, Cristo, causando-Lhe a morte …Então, o sacerdote …o sangue da oferta e o porá sobre  __________ do altar do holocausto… Ali ficavam registrados como pecados perdoados (Lv 4:27-30). Estes ritos eram simbólicos que não tinham valor em si mesmo. O Sangue de Cristo, representados pelos animais, é o único que tem poder redentor (Hb 9:9-14).

3 – Que evidencia bíblica nos permite entender que esses pecados perdoados ficavam registrados no santuário e o contaminavam? O pecado de Yaohu’dah está ______________ …e nas ___________  dos seus altares. (Jr 17:1).

Quando o sacerdote aspergia o sangue, simbolicamente o pecado era transferido para o santuário. O pecador era perdoado mas ficava um sangrento registro no santuário. Essa cerimônia ajuda a compreender por que no Apocalipse e em outras partes da Escritura se fala dos livros de registros no Céu (Ap 3:5; 20:12, 15; Ml 3:16; Hb 13:12).

4 – Depois do acúmulo dos pecados dos penitentes durante um ano, que se faziam no dia da expiação (10º dia do 7º mês)?  …fará ____________ pelo_________________ , pela tenda da congregação e pelo__________ ; também a fará pelos sacerdotes e por todo o___________ da congregação …para fazer expiação uma vez por__________ pelos filhos de Israel… (Lv 16:29-34).

Lv 16:1-28 descreve as cerimônias que se realizavam no dia em que o santuário era purificado. Com esta cerimônia o santuário era purificado (simbolicamente) do registro dos pecados dos arrependidos que haviam confessado sua culpa, dos sacerdotes oficiantes que comiam a carne dos animais sacrificados e do altar onde era derramado o sangue e também aspergido… A purificação do altar era realizada com o sangue do bode “para o ETERNO” (Lv 16:9, 15, 16, 20, 21), símbolo do pecado imputado sobre o Messias, dentro do arraial – julgamento. (Hb 7:27; 9:23-26). Como diz Is 53:6: “o ETERNO fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos”. (I Jo 2:12; 4:10) pois “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” Hb 9:22.

5 – Como era ilustrada, no serviço do dia da expiação, a erradicação final do pecado? …e os porá sobre a ___________ do bode e enviá-lo-á ao ___________ … Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles para terra solitária… (Lv 16:10, 20-22).  

O segundo bode representaria a segunda parte do sacrifício do Messias que era realizado (crucificado) fora do arraial… Por isto dois bodes SEM MÁCULA eram usados neste ritual. Alguns dizem que o segundo bode seria ha’satan, o causador do pecado, mas perguntamos: Ha’satan sem mácula?

6 – Que sentença recaía sobre aqueles que neste dia não estavam com as vidas acertadas com o ETERNO, símbolo de juízo? …Porque toda alma (pessoa) que, nesse dia, se não afligir será ____________ do seu __________ . (Lv 23:27-29).

Com essa cerimônia, encerrava-se o ciclo religioso do ano, símbolo do fim dos pecados sobre a face da Terra. Cremos que o juízo apresentado aqui é aquele ao qual se refere o Novo Testamento, como por exemplo: I Pe 4:17, onde se fala do juízo da Casa do ETERNO em harmonia com Lv 16:34. Este juízo de selamento precede a segunda vinda de Cristo.

7 – Que declaração do Novo Testamento demonstra que essa cerimônia era símbolo de um juízo que haveria de realizar-se no Céu? …Porque Cristo não entrou em _____________ feito por mãos, figura do _____________ , porém no mesmo ______ … assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o ___________ ,  assim também Cristo… aparecerá _______________  vez… (Hb 9:23-28).

JUÍZO de SELAMENTO: Para os Salvos – primeira fase do juízo do Criador; precede a segunda vinda…

8 – O que se realizaria no Céu justamente antes de vir o Messias? Daniel/Dayan’ul viu que: foram postos uns  _____________ , e o _______ __ ______ Se assentou (depois de descrever o Messias, diz:) assentou-se o ____________ , e se abriram os ____________ . (Dn 7:9-10).

Esta fase do juízo de selamento diz respeito ao povo do ETERNO (Ap 7:1-4), começando pelos primeiro habitantes da Terra até os que estiverem vivos ao vir o Messias. Serão julgadas as obras, sejam boas ou más (Ec 12:14), na base da Lei Moral (Tg 2:12), de acordo ao que está registrado nos livros do Céu (Ap 21:12). O acusador é ha’satan (Ap 12:10; Zc 3:1, 2). Cristo, nosso advogado, que perdoa a todo aquele que O aceita como Messias, apaga o pecado dos registros do Céu. I Jo 1:7, 9 diz que o Seu sangue perdoa e limpa ou purifica. Ele prometeu em Ap 3:5 não apagar do livro da vida o nome dos vencedores. Note que este juízo ocorre no Céu (Dn 7:13), na época em que o profeta está impressionado com a obra que o anticristo (apostasia) está procurando fazer na Terra (Dn 7:8-10). No final do juízo de selamento, estará decidida a sorte de todo ser vivente e Cristo virá em seguida. (Ap 22:11e12).

JUÍZO MILENIAL: Para as Nações – (julgamento realizado pelos santos): segunda fase do juízo; durante o milênio, na Terra…

9 – Quem são os que serão julgados na segunda fase do juízo final? Então vi uns ____________ ; e aos que se assentaram sobre _______ foi dado o __________  de julgar… (Ap 20:4-7).

Esta fase do juízo abrange aqueles [poucos] que sobreviveram ao Armagedom e adentraram o milênio terreal. Haviam sidos selados por ha’satan em suas mãos… Será realizado pelo Messias, junto com os redimidos, durante o milênio aqui na Terra (Ap 20:4; I Co 6:2e3). Portanto, este juízo é para as pessoas que nascerem durante o milênio e que são filhos de ímpios convertidos durante o milênio (Is 66:19).

JUÍZO EXECUTIVO: Par os Ímpios – terceira fase; no final dos Mil Anos, aqui na Terra…

10 – Como descreve o Apocalipse a maneira como se cumprirá a última parte do juízo profetizado no simbolismo do santuário? E os mortos foram ____________ , segundo as ______ _________ , conforme o que se achava escrito nos livros… E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. (Ap 20:11-15).

Esta é a fase executiva e final do juízo. Note que antes do milênio (Ap 14:15, 16); no fim do juízo de Selamento saiu do santuário o anjo com a ordem de ceifar a messe (juntar os fiéis remidos); nos vs. 17 a 20 sai do templo a ordem de completar a purificação pela erradicação do pecado (e dos pecadores rebeldes) para sempre. As uvas são lançadas no lagar da cólera do ETERNO. Agora, no fim do milênio, todos os ímpios ressuscitam para o horror eterno que é a segunda morte. Note que o diabo, seus anjos e os seus adeptos (povos que foram corrompidos após a soltura de ha’satan) foram destruídos no lago de fogo, antes da ressurreição dos ímpios (Ap 20:14) e agora é a vez destes ímpios (de todos os tempos, exceto os que surgiram durante o milênio e ficaram ao lado de ha’satan contra a cidade querida e que foram mortos pelo fogo ETERNO, durante a satânica rebelião contra a Cidade Querida, Jerusalém/Yah’shua-oleym terreal). A morte (e o inferno – sepultura) é o último a ser lançado neste lago, que agora perde a sua utilidade: Juízo! …pois a promessa é que o mal não se levantará novamente (Naum 1:9; Ap 21:1-6 cf I Co 15:26).

RESUMINDO:

Minha Decisão: Sendo que o meu nome será considerado no juízo do ETERNO, rogo ao Messias, meu advogado e defensor, que me defenda e cubra com os méritos de Seu sangue e que me ajude a ser fiel súdito de Seu novo reino.

 ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15

 

 

Lição 15 – A Profecia que Revela a Hora do Juízo.

Em nosso estudo anterior vimos que a cerimônia da purificação do santuário terrestre era símbolo do juízo de selamento (dos salvos) anterior à segunda vinda de nosso Messias. Apocalipse 14:6, 7 nos revela dois fatos: (a) que há uma hora determinada para o início do juízo no Céu, (b) que haveria na Terra aqueles que a anunciariam.

            Os livros de Daniel/Dayan’ul e Apocalipse se complementam maravilhosamente. O primeiro deles tem uma impressionante profecia que diz quando ocorreria a purificação do santuário (juízo de selamento) e a restauração da verdade que havia sido lançada por terra pelo anticristo.

O QUE O CRIADOR REVELOU

1 – Quando seria purificado o santuário? …Ele me disse: Até_____________ e __________ _________ e _________ ; e o______________ será purificado. (Dn 8:12-14).

Um dia profético tem sido interpretado biblicamente como equivalente a um ano literal ou real; por exemplo: Ez 4:6, 7 e Nm 14:34. Esta linguagem é familiar na Escritura (Ex: Lv 25:8). No entanto, aqui temos uma dificuldade que invalida esta interpretação (2.300 anos proféticos – que nos levaria ao ano de 1844, como muitos crêem) pois para chegarmos à esta contagem precisamos aplicar duas regras de interpretação, fato este inconcebível em profecia, ou seja: primeiro transforma-se tardes e manhãs em dias (correto) e DEPOIS estes mesmos dias em anos (inconcebível)!

2 – A partir de que data começariam a contar-se as Setenta Semanas proféticos?  …desde a saída da ___________ para___________ e para_____________ Yah’shua-oleym… (Dn 9:25).

Esdras, cap. 7, deixa documentado que o decreto de Artaxerxes, foi no ano 457 a.Y. (a história mundial isto documenta). As setenta semanas (490 anos) contém a profecia dos 2300 dias e predizem acontecimentos que ocorreriam na Terra. Por isso foram dadas, entre outras coisas, como um selo de garantia da validade da profecia – sinais de que a profecia era correta – (Dn 9:24), a fim de dar-nos confiança na parte da profecia que se cumpriria  nos Céus (purificação), onde nossos olhos não podem ver. Portanto, os 490 anos começaram no ano 457 a.Y. e se estenderam até o ano 34 dC. Nesta data seria purificado o santuário celestial (ha’satan e seus anjos são expulsos – Ap 12:11) e a verdade seria restaurada na Terra. As 2.300 tardes (dias) acontecem, portanto, justamente na última semana de anos… No fim do capítulo 8 de Daniel/Dayan’ul vemos que o profeta ficou sem entender a profecia. Onze anos depois, após intensas orações, o CRIADOR envia o Seu anjo a Daniel/Dayan’ul para esclarece-la (com mais detalhes). Mostra-lhe a profecia das Setenta Semanas e especifica, detalhadamente a última e mais importante semana: Os Dias do Messias!

O SELO DE GARANTIA QUE O CRIADOR COLOCOU NA PROFECIA

3 – Como podemos comprovar historicamente que o selo de garantia dos 490 dias/anos (as 70 semanas) se cumpriu? Resp:___________________________________________________

As setentas semanas começam no ano 457 a.Y. com o decreto de Artaxerxes. Ao cumprirem as 7 semanas de anos (49 anos) iniciais do período das 70 semanas, seriam reconstruídas as praças e os muros de Jerusalém/Yah’shua-oleym. Isto ocorreu em 408 a.Y. A partir desta data haveria outras 62 semanas de anos (mais 434 anos) até que Se manifestasse o Messias (Dn 9:24, última parte e vs.25). Isto nos leva até o ano 27 dC que é o 15º ano de Tibério César e o 780º ano de Roma. Nesse ano o Messias foi batizado no Jordão, ungido pelo Pai, em Espírito (que é Santo – Jo 4:24), e começou Seu ministério público como o Messias (que quer dizer: Ungido). Lc 3:1-3, 21, 22; Atos 10:37, 38. A partir da pregação de João/Yao’khanan, o Imersor, inicia-se a última semana de anos (7 anos = 2.520 dias) das 70. Nela se tiraria a vida do Messias (Dn 9:26). Esta morte redentora que estabeleceria “firme aliança com muitos”, e que acabaria com os sacrifícios diários que eram símbolos do sacrifício que o Messias faria na cruz pelos nossos pecados, ocorreria na metade da semana de anos (Dn 9:27), ou seja, três anos e meio depois do batismo. E foi exatamente isto o que ocorreu no ano 31 d.Y.

No ano 34 terminaria o tempo separado especialmente para os judaicos (a parte terrestre da profecia que seria usada, inclusive, para a confirmação de que realmente a parte celestial – a purificação – ocorreria); (Dn 9:24). Durante o cumprimento das 70 semanas o Messias havia enviado Seus discípulos “às ovelhas perdidas da Casa de Israel/Yaoshor’ul” (Mt 10:5, 6; a missão dos 70 discípulos – um discípulo para cada ano da profecia – também era essa em Lc 10:1-20), mas profetizou que ainda faltava os gentios, isto é, os filhos do Reino do Norte (Casa de Israel/Yaoshor’ul, espalhada por entre as nações, cf Is 9:1), já que o Reino do Sul (Judá/Yaohu’dah) sempre esteve ali (Mt 10:6). Por isso é que, após este ano de 34, Paulo/Sha’ul é chamado pelo próprio Messias e passa a pregar que havia chegado o tempo de voltar-se para os gentios (Atos 13:46). “E o povo de um príncipe, que há de vir” (os romanos) destruiria Jerusalém/Yah’shua-oleym e seu santuário; e, isto se cumpriu com Tito, general romano, na guerra de 70 d.Y. As setentas semanas se cumpriram minuciosamente, colocando assim seu selo de autenticidade sobre o resto da profecia, que se cumpriria no Céu, longe de nossos olhos: o início do juízo de selamento, em 34.

Entenda as 2.300 tardes… Sete anos representam 2.520 dias e coincide com o ministério do Messias, após o batismo! No entanto, o Messias não começou a ministrar imediatamente: Ficou 40 dias em jejum (e tentação) no deserto. E, antes mesmo disto, o seu primo João/Yao’khanan já estava pregando a vinda do Reino. Devido à uma Lei mosaica, os homens só poderiam iniciar o seu ministério religioso após os 30 anos e por isto é que o Messias esperou o Seu 30º aniversário para solicitar a Sua imersão e mais; o Imerssor era seis meses (180 dias) mais velho que o Messias e por isto preparou o Caminho… Façamos a conta: 180 dias + 40 dias = 220 dias. 2.520 dias (última semana) 220 dias (O Messias não pregou neste período) = 2.300 dias para a purificação do santuário! o Messias venceu a morte na cruz – na metade da última semana – e pode então subir aos céus e expulsar de lá o grande acusador (Ap 12:7-11 – note que a passagem diz que venceram com o sangue do Cordeiro que só foi derramado na cruz, no meio da última semana).

A PROFECIA FALA DO SANTUÁRIO QUE JOÃO VIU NO CÉU

4 – Que certeza temos de que o santuário que seria purificado em 34 d.Y. é o santuário celestial? Hb 9:23; Ap 11:19. Eis que o véu do ______________  se __________em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas… (Mt 27:51, 52).

A taça da paciência do ETERNO para com a nação judaica foi derramada ao se findarem as 70 semanas com o martírio de Estevão em 34 d.Y. (Atos 7:51 – leia o cap. todo). A validade do santuário terrestre terminou com a morte de Cristo na cruz. Este templo seria destruído pelos romanos (Dn 9:26).

Considerando que a purificação do santuário seria em 34 d.Y., fica claro que nesta ocasião já não teria vigência o santuário terrestre. Por isso é que Paulo/Sha’ul em Hb 9:23, 24 diz: Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores.  Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante do ETERNO; (Hb 9:23-24). Recordemos que na segunda parte de Ap 11, onde se relatam os acontecimentos que precedem a segunda VINDA de Cristo (tempo do juízo de selamento), João/Yao’khanan nos diz: Abriu-se, então, o santuário do ETERNO, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário… (Ap 11:19).

Recordemos que somente no dia da purificação do santuário (símbolo do juízo de selamento) o sumo sacerdote entrava no santíssimo. Evidentemente ali entrou o Messias em sua ascensão (31 d.Y.) no entanto restavam alguns anos (3,5 anos) como tempo dado especialmente aos judaicos… Findo este período, ficou evidente ao POVO do ETERNO e à ha’satan (e seus anjos) que um inocente morrera pelos pecados do mundo. Neste ano acabou também o tempo dado à ha’satan. O Apocalipse 12 nos relata que para que esta purificação celestial (expulsão de ha’satan dos céus) foi necessário uma batalha onde CRISTO prevaleceu sobre os Seus inimigos. Se a expulsão fosse feita antes da cruz, ha’satan poderia acusar injusta a decisão do ETERNO.

5 – Como ficariam alguns aspectos proféticos do livro de Daniel/Dayan’ul até que chegasse o tempo do fim? Tu, porém, Daniel,__________ as palavras e ____________  o ___________ , até ao _________ __ _____ ; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará. (Dn 12:4).

Como, até o dia de hoje, muitos distorcem a profecia das 2.300 tardes (convertendo tardes em dias e depois estes dias em anos) acabam tirando, inversamente, de 2.300 anos (?) as Setenta semanas e com isto chegam ao ano de 1844. Nos dias em que estava por vencer esta data, vendo que a profecia falava de uma purificação, muitos estudiosos da Escritura devido às tradições teológicas de seus dias, pensaram que a purificação do santuário era o regresso do Messias à Terra. Por isso experimentaram o desapontamento de 1844.

A PROFECIA A CERCA DO DESAPONTAMENTO

6 – Em Dn 12 se ordenou “selar” a profecia “até o tempo do fim”. Como aparece no tempo do fim o livrinho profético que estava nas mãos de um anjo, e que ordem foi dada a João/Yao’khanan? (Ap 10:1, 2, 8, 9, 10). Resp: Que tomasse o livro profético e o comesse. Em sua boca seria ___________ como o mel (a satisfação causada pela mensagem), mas _____________ ao seu estomago (desapontamento).

Depois da descrição de uma solene cena de juramento em que se assinala que no tempo do fim se cumpriria o ministério da salvação do ETERNO (Ap 10:3-7), diz-se ao apóstolo João/Yao’khanan, representando os crentes, que entre na cena profética. Aqui não diz que o remanescente fiel, representado por João/Yao’khanan, estivesse fazendo algo indevido. Foi o Criador quem lhe ordenou fazê-lo e Ele ordenou por uma importante razão…

7 – Que declaração da profecia indica que o remanescente fiel realmente haveria de passar pela experiência do desapontamento? Tomei o livrinho da mão do anjo e o ____________ , e, na minha boca, era __________  como mel; quando, porém, o comi, o meu ______________  ficou _______________ . (Ap 10:10).

Alguns associam este “desapontamente” as eventos erroneamente “profetizados” para 1844… A idéia de que o Messias haveria de voltar em 1844 (ou 1914) lhes foi doce como o mel. Mas o desapontamento foi intensamente amargo; assim como outras milhares de previsões frustadas, desde o “pós cruz” – I Ts 2:2. Este não ocorreu por falta de revelação, visto que a Santa Escritura dizia que o Messias não é o sacerdote do santuário da Terra, mas do celestial. (Hb 8:1, 2, 4, 5; 9:23, 24).

8 – Há antecedentes bíblicos de algum outro desapontamento? Leia Lc 24:13-35,44-48.

Sim, o desapontamento da cruz (Lc 24:21). Embora o Messias lhes tivesse dito que morreria, eles não entenderam por que esperavam que Ele Se manifestasse com o poder que há de revelar em Sua segunda vinda. Por isso, na hora da crucifixão experimentaram um amargo desapontamento que desanimou aos insinceros, mas levou os crentes honestos a uma atitude de estudo e investigação. Há vários paralelos significativos entre a experiência dos discípulos e dos que sofreram o desapontamento de 1844 e de 1914. Os crentes que ficaram como remanescentes do desapontamento da cruz, (1) experimentaram um angustioso desapontamento que os deixou fora de sua congregação judia, (2) o Messias lhes abriu o entendimento para que compreendessem o que estava escrito (Lc 24:44, 45), (3) produziu-se um redescobrimento de verdades bíblicas lançadas por terra pelas tradições (Lc 24:25-27), (4) Receberam ordem de pregar o que descobriram por revelação nas Sagradas Escrituras (Lc 24:45-48).

9 – Que devia fazer o remanescente fiel que surgiria do desapontamento de 1844 e de 1914? …É necessário que ainda _____________  a respeito de muitos ____________ , ___________ , ___________ e ________ . (Ap 10:11). O mesmo que se pediu aos crentes que ficaram como remanescentes depois do desapontamento da cruz.

Assim como os apóstolos amavam a sua igreja judaica e não pensavam em deixá-la, os que passaram pelo desapontamento de 1844 (IASD) e 1914 (TJs), não deveriam ter a intenção de formar uma nova Igreja. Suas congregações, porém, tinham muitos erros doutrinários introduzidos pelo anticristo durante a Idade Média, e necessitavam do conhecimento de algumas Verdades bíblicas essenciais. Além disso, muitos insinceros se uniram ao movimento por temor do “juízo” que viria, convertendo-se em pesada carga. Assim, não poderiam pregar o Evangelho ETERNO de maneira pura e completa. Por isso o ETERNO usou o estranho método que já havia utilizado com bons resultados na hora da cruz:

(1) Permitiu que experimentassem o desapontamento.

(2) Assim foram expulsos de suas diversas denominações, e ao se encontrarem fora, formaram tacitamente uma nova congregação*. Estes deveriam ter um denominador comum: Investigação sincera e ardente da Santa Escritura em busca de luz e respostas celestiais.

(3) Começaram a redescobriram as verdades lançadas por terra, restaurando os mandamentos…

(4) Estiveram em condições de cumprir a ordem de pregar (como o fizera a Igreja Primitiva) a todo o mundo, no entanto, deixou-se envolver por “revelações” não do CRIADOR, mas de uma falsa profetiza (EGW) ou de um falso líder (Russel) acabaram por desenvolverem doutrinas antibiblicas tais como o Juízo Investigativo (onde o crente jamais tem a certeza de sua salvação, pois o seu caso ainda está por decidir-se, independente da cruz); mil anos nos céus (ou parte deles no céu e a grande maioria na Terra) e a própria data (1844; 1914) tornaram-se características destas NOVAS denominações… Hoje, temos muitas outras denominações, porém todas elas surgiram por dissidências ou interesses pessoais.

*O erro de qualquer NOVA denominação é o de tornarem-se “concorrentes” da igreja que o Messias fundou (Mt 16:18). O que sempre foi necessário é restauração (à igreja do primeiro século) e nunca uma reforma!

10 – Que mensagem definida devia pregar o remanescente fiel?  Leia Ap 14:6-12.

NOTA: Os Adventistas do Sétimo Dia surgiu nestes dias do ‘desapontamento’ (1844) descrito em Ap 10 e, com o princípio da restauração das verdades bíblicas que haviam sido lançadas por terra pelo anticristo – verdades estas que, ainda hoje, as diversas denominações existentes persistem em negar, seguindo a igreja mãe conforme Ap 17 – deveria ser a igreja da restauração. Porém, pouco a pouco se afastaram das Verdades, seguindo exclusivamente orientações da “profetiza” Ellen Gold White. Dos adventistas, saiu Russel, um maçom (como grande parte dos líderes originais da IASD) com sua escatologia tirada das medidas da Grande Pirâmide, fundou o que hoje conhecemos como TJs. Por isso não tenha dúvida: o remanescente fiel que espera o retorno do Messias é aquele que segue exclusivamente as doutrinas bíblicas!

Hoje, os judeu-messiânicos estão mais próximos desta igreja apresentada no livro de Atos, bastando para isto, livrarem-se de atos judaizantes (ritual do judaísmo ortodoxo que não contemplam a cruz – sidur / Mt 6:7 – e de paramentos advindo do paganismo tais como o kipá ou talit sobre a cabeça – I Co 11:4); além de certas doutrinas dos pentecostais trazidas a tiracolo… Solicite-nos informações sobre esta igreja!

Minha Decisão: Sendo que estamos vivendo nos momentos solenes do juízo de selamento, entrego a minha vida ao Messias, pedindo-Lhe que, como meu Advogado de defesa, interceda perante o ETERNO Pai e me dê forças para fazer parte do Seu remanescente fiel…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16

 

 

Lição 16 –  Apocalipse, Visões e os Profetas Modernos

No Apocalipse é nos revelado que a Igreja do ETERNO teria o testemunho do Messias (Ap 19:10). Também há referencias a falsos profetas que fariam grandes sinais (Ap 16:13,14). Indiscutivelmente, torna-se evidente a necessidade de saber o que é este testemunho do Messias e de distinguir entre verdadeiros e falsos profetas. Este é o dilema de nosso estudo de hoje:

1 – De acordo com os planos do ETERNO para os dias finais da história humana, haveria verdadeiros profetas entre o remanescente fiel do tempo do fim? (Joel 2:28-32) E acontecerá nos_________________ diz o Messias, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne;_________________ e vossas ________________ profetizarão – Atos 2:17-21.

Muitos querem que esta passagem esteja se referindo ao derramamento do Pentecostes… Mas a continuação do contexto mostra-nos outros sinais que só ocorreriam no futuro. No próprio livro de Atos (escrito em um período de cerca de 30 anos) temos outros relatos de profetas… o CRIADOR sempre utilizou profetas para transmitir-nos Suas mensagens. E, nem todos os profetas usados pelo CRIADOR tiveram livros em Sua Sagradas Letras.

A Escritura cita pelo menos doze deles. Um dos mais notáveis foi João/Yao’khanan, o Imersor, reconhecido pelo próprio Messias (Mt 11:11). Entre estes profetas também tivemos mulheres que serviram aos propósitos do ETERNO, veja: Maoro’hem – Ex 15:20; Débora – Juiz. 4:4; Hulda – II Rs 22:14; Ana – Lc 2:36-38 e as quatro filhas de Felipe – Atos 21:8,9.

2 – A Escritura diz que quando nosso Messias ascendeu aos Céus “concedeu dons aos homens” Ef 4:8. Quais são alguns destes dons que Ele concedeu à Sua Kehiláh? …apóstolos, outros para _________ , outros para evangelistas e outros para apascentadores (rosh) e mestres. (Ef 4:1-12). 

o ETERNO concede os dons para o aperfeiçoamento de sua igreja, cf. Ef 4:12,13 e quanto ao dom de profecia a sua utilidade é edificar os crentes – II Co 14:22. O Messias disse que a razão pela qual nos dá a profecia é para que creiamos – João/Yao’khanan 13:19; 14:29.

NOTA: Hoje, há “igrejas” recusam a existência de profetas e, inclusive, negam-se a ter roshs; no entanto, estas mesmas, devem o seu crescimento exclusivamente a “revelações” em seus cultos, onde pessoas desatentas são alienadas… por ha’satan.

3 – Como uma ilustração da seriedade que devemos dar às coisas do ETERNO revela por meio de Seus profetas; o que o Apocalipse diz que o CRIADOR fará àqueles que alterarem o que foi revelado nas Suas profecias?  …o CRIADOR ____________ a sua parte da __________________ , da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. (Ap 22:19).

4 – Como são considerados, no Apocalipse, aqueles que guardam as palavras da profecia divina?

_______________  aquele que guarda as palavras da _____________ deste livro”. (Ap 22:7).

O Novo Testamento [Aliança Renovada em Cristo] afirma que à igreja fiel, verdadeira e remanescente, não faltaria nenhum dom – I Co 1:6e7. Diversos outros versos, isto mostra… E hoje, como dissemos acima, temos denominações que nem “pastores” têm.

5 – O Apocalipse ensina que no tempo do fim o remanescente fiel teria o dom de Profecia?   …guardam os ________________ do ETERNO e têm o _____________ do Messias  (Ap 12:17). …o testemunho do Messias é o ______________________________ . (Ap 19:10).

O dragão é ha’satan que atua por meio de seus instrumentos humanos, perseguindo a mulher (a Kehiláh) e o remanescente fiel simbolizado pelos “restantes da Sua descendência” (Rm 11:1-5), ou seja, os fiéis do fim que guardam os mandamentos do ETERNO e têm a Escritura como a Palavra profética…

6 – Conforme os ensinos do Messias, que grave perigo surgiria no tempo do fim? …porque surgirão falsos cristos e  ____________________ operando grandes sinais e prodígios (Mt 24:24).

A Escritura previne contra os falsos profetas (I Jo 4:1; Mt 7:15). Ao ler II Pe 2:1,2, vemos que estes falsos profetas introduziriam, ocultamente, heresias destruidoras e exerceriam uma influencia corruptora dentro da igreja. No contexto de Dt 18:9-12 e Ap 22:15, estão incluídos na lista dos falsos profetas os “adivinhos” que lêem a sorte; os astrólogos; os encantadores; os que consultam os mortos; os feiticeiros; os exorcistas; pois todas estas “artes” são dons do “espírito maligno” que é ha’satan. Hoje, ha’satan frequenta nossos cultos religiosos – certamente é o primeiro a chegar – fazendo “revelações em línguas” que em nada edificam a igreja, apenas a satisfação pessoal, condenada por Paulo/Sha’ul em I Co 14:4…

NOTA: Quando você entrar em uma igreja – pela primeira vez – e nos próximos dias, nada de ruim acontecer em sua vida, significa que ali não se tem a Verdade… Se a Verdade estivesse presente, ha’satan faria de tudo para que você não voltasse ali!!!

7 – Como podemos saber se o que um profeta diz é a verdade ou não? Is 8:19-20 – Devem estar de acordo com  A _____________ e o ____________________.

Os milagres, as revelações por si só não são prova de que o profeta seja inspirado pelo CRIADOR… Apenas demonstram que há por trás dele um poder sobrenatural. Os magos do Egito também fizeram milagres (Ex 7:10-12, 19-22). Ha’satan também tem poder de operar milagres e às vezes se disfarça de um piedoso anjo de luz (II Co 11:13-15). A menos que os ensinos do profeta estejam em harmonia com a Escritura – não contesta ou fala que foi mudado –, ele é um impostor!

As Sagradas Escrituras nos dão várias características do verdadeiro profeta: suas predições se cumprem (Jr 28:9); ele não induz o povo à apostasia (Dt 13:1-3); declara o CRIADOR o inspira a dizer e não fala de si mesmo (Jr 14:14); fala guiado pelo Messias, em Espírito* (II Pe 1:21) e reconhece a encarnação do Messias (I Jo 4:1-3). Leia Ez 13…

* Jo 1:1-3 nos diz que o Messias é a Palavra e que sem Ele, nada se fez… O Messias é o santo Espírito (onipresente em espírito – Ap 3:20; Atos 20:28. Cf Mt 28:19).

8 – De que três formas o CRIADOR Se revela aos profetas? Nm 12:6-8 ___________________ , ___________________________ , ______________________________ .

o CRIADOR não fala por meio de bolas de cristal, pela palma da mão, borras de café, astrologia ou por meio de mortos; ao contrário, isto Ele abomina: Lv 19:31; 20:6,27; II Cr 33:6; Is 8:19 (Perceba que o CRIADOR não está dizendo que isto é fantasia, fábula, etc. O que Ele está dizendo é que tudo isto são armas de ha’satan, por isso Ele as abominam). Por isso, caro irmão, quando você for alvo de alguma “revelação”, não descreia dela. As revelações existem e certamente serão verídicas. Porém, o que o irmão deve se perguntar é: Quem revelou? o CRIADOR ou ha’satan através dos seus anjos rebeldes? Percebeu a grande questão?

Veja que para o irmão não ser enganado, a Santa Escritura descreve alguns aspectos físicos dos verdadeiros profetas enquanto estavam em visão. Por ex:  perda de força física (Dn 10:8), recebendo depois  forças físicas sobrenaturais (Dn 10:18,19). Daniel/Dayan’ul ficou sem fôlego em suas narinas – não respirava  (Dn 10:17), sem falar (Dn 10:16) e inconsciente em relação ao ambiente que o rodeava (Dn 10:5-8). Tinham os olhos abertos durante a visão (Nm 24:4). …Mas principalmente pela sua vida fora do púlpito e em relação ao Mandamentos e aos alimentos imundos – Mt 7:20. Você conhece, nos dias de hoje, algum profeta que satisfaça estas características? Se não, certamente eles não são do ETERNO!

9 – Que três conselhos dá o apostolo Paulo/Sha’ul aos crentes? I Ts 5:20, 21.

Não _____________ as profecias; ________ todas as coisas, _____________ o que é bom;

10 – Que experimenta aquele que crê e respeita os ensinos dos verdadeiros profetas?

Apocalipse 22:7 diz que esta pessoa será _______________________________ . II Cr 20:20 se diz que estará ________________ e então ______________________ .

Se este assunto sobre profecia e falsos profetas não fosse realmente importante, você acha que Cristo, pessoalmente, teria se preocupado com o nosso possível engano? Ele, mais do que ninguém conhece as artimanhas do inimigo, pois já o venceu uma vez… Usando somente as Escrituras, que o diabo bem conhece, Ele o derrotou – Mt 4:1-11. 

Na IASD afirma-se que EGW é a Mensageira do Senhor (Baal?), no entanto ela era uma mulher humana [usada pelo inimigo] e errou por diversas vezes (descaracterizando assim o seu dom profético – Ez 13:7, 9). O seu próprio ministério profético começou com erros tais que levaram a “igreja” que se formava em torno daquele grupo, à apostasia devido às suas doutrinas espúrias tais como a profecia da Porta Fechada, o ano de 1844; as 2.300 tardes; o juízo investigativo (Jo 3:18); a reforma da saúde não seguida por ela por 29 anos; etc… Solicite mais informações sobre esta e outros profetas que são os fundamentos de diversas denominações de nossos dias!

Minha Decisão: Sendo que o ETERNO nos fala pelos verdadeiros profetas, cuja palavra é o “testemunho” do Messias, as Sagradas Escrituras, decido estudar, com muita oração, as coisas que eles nos escreveram e, mediante o poder do Messias, respeitarei suas instruções. Também, estudando a Sagrada Escritura procurarei “provar” muitos que nos trazem revelações – Is 8:20.

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17

 

 

Lição 17 – Uma Mulher Vestida de Sol.

As Sagradas Escrituras representam, através de diversos símbolos, o remanescente fiel de Cristo. Um deles é a Sua esposa (Ef 5:22, 23 e 27). Em Ap 12, uma mulher virtuosa é símbolo da igreja pura, tal como é descrito em Efésios 5:25-27. Mas quando a Santa Escritura fala da Igreja como instituição, o faz no singular. Porque assim como há um só Messias (I Co 8:5, 6), há uma só Igreja/Kehiláh Verdadeira que tem essa doutrina, e que a respeita e prega; a igreja que Ele fundou (Mt 16:18)! Naturalmente, todos reconhecemos que em cada igreja (denominação) há pessoas boas e sinceras; o Messias também o sabia (Jo 10:16). O que nos chama a atenção nestes dias de ecumenismo é descobrir que o Messias não quer que essas almas sinceras permaneçam em igrejas equivocadas, mas sim propõe que saiam delas (Ap 18:4) e se unam à Sua Igreja/Kehiláh verdadeira (Jo 10:26, 27); a que, segundo Suas palavras, não seria a mais numerosa (Lc 12:32) mas que jamais iria ser substituída… Mt 16:18.

SÍMBOLO DA IGREJA

1 – Que grande sinal celeste viu João/Yao’khanan? Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma ____________ vestida do ________ com a ______ debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, (Ap 12:1).

A mulher pura representa a Igreja verdadeira (não contaminada com o paganismo, principalmente a trindade que derruba o primeiro mandamento; e, como uma carreira de dominó…). O Sol representa a Cristo (Sl 84:11). A Lua, que reflete a luz do sol, representa o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento que refletia a obra do Messias (Hb 9:9-12, 23, 24). Aqui estamos frente ao símbolo da Igreja antes da cruz. As doze estrelas da coroa estão simbolizando os santos apóstolos de Cristo que representariam as 12  tribos de Israel/Yaoshor’ul…

2 – Em certo momento da profecia, que acontece com a Igreja (mulher)? Nasceu-lhe, pois, um __________________ , que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para _________  até ao seu _______________ . (Ap 12:5).

O Messias estava prometido à Igreja desde os dias do Antigo Testamento. Por exemplo, foi escrito no século VII a.Y: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Criador Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; (Is 9:6). No Salmo 2:7-9 é profetizado que haveria de reger as nações com vara de ferro, assim como é revelado em Ap 19:13-16, que o fará durante o Seu governo terreal e milenial.

NOTA: Profecias podem ter cumprimentos principais, secundários e até mesmo uma terceira ou quarta aplicação… Veja a exemplo, as palavras do Messias em referencia ao tempo do fim (cumprimento principal, ainda no futuro) em Mateus 24:15-21 e que teve um pré-cumprimento na destruição da cidade de Jerusalém/Yah’shua-oleym… Este é o caso nesta profecia que se cumpriu em Maria/Maoro’hem (um pré-cumprimento quando eles fugiram para o Egito), porém ter-se-ia o seu principal cumprimento no longo período da idade média (idade negra do cristianismo) que segundo esta profecia, a igreja seria perseguida e teria que se manter longe da perseguição (analogia apontada no ministério de Elias/Uli’yaohuh que fugiu para o deserto por três anos e meio) por 1260 dias, ou seja, 1260 anos… No entanto, a palavra do CRIADOR jamais volta vazia (Is 55:11); de um modo ou outro, ela se cumprirá!

O GRANDE DRAGÃO VERMELHO

3 – A quem representa o dragão vermelho do Ap 12? (12:7-9). ____________________ .

4 – Que tratou de fazer o dragão com o menino o Messias? …a fim de ____________________  o ______________ quando nascesse. (Ap 12:4).

Ha’satan, que arrastou a terça parte das estrelas, ou anjos (Ap 1:20), os quais converteu em demônios, usou Herodes que governava por conta de Roma, para tentar matar ao Messias tão logo Ele nasceu em Belém (Mt 2:1-18). José/Yaohu’saf e a bem aventurada jovem Maria/Maoro’hem foram avisados por um anjo e fugiram para o Egito, cumprindo as profecias do Antigo Testamento (Jr 31:15).

Ha’satan planejou destruir a Cristo e a Igreja cristã primitiva por meio de Roma pagã, dos Césares, pelo que este dragão também a representa como instrumento de ha’satan. Ajudam-nos a entendê-lo assim: as 7 cabeças (Ap 13:2) que representam os sete montes (Ap 17:9) onde esta edificada Roma, a cidade das sete colinas. Os 10 chifres (Ap 12:3) são os 10 reinos que surgiram da desintegração do Império romano (Dn 7:24, 25), onde também nos diz que, depois do surgimento das nações européias, apareceria o anticristo – a Roma Eclesiástica.

NOTA1: Observe que cauda em Apocalipse 12:4 representa falsas doutrinas (mentiras) que nos céus corromperam a terça parte das estrelas e que ainda hoje corrompe os seres santos (nós)…

NOTA2: A profecia de Daniel/Dayan’ul 7 nos diz que para que o chifre pequeno (o papado) pudesse se estabelecer, derrubaria três outros chifres (tribos, seguidoras de Árius – opositor da nefasta doutrina da trindade)… Árius estava com a Verdade! Mt 12:26.

O DRAGÃO PERSEGUE A IGREJA

5 – Como ha’satan não pode destruir o Messias quando esteve na Terra, o que fez contra a Igreja? Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, _____________ a mulher que dera à luz o filho varão; (Ap 12:13).

6 – Que fez a Igreja quando começou a perseguição? A mulher, porém, ___________ para o ______________ durante mil duzentos e sessenta dias. (Ap 12:6).

Assim como o mar representa multidões (Ap 17.5), o deserto representa lugares despovoados e secretos. Os fiéis de Cristo não podiam se reunir publicamente porque eram mortos. Se aplicarmos aos 1.260 dias proféticos o princípio de um dia por ano (Ezequiel 4:6, 7; Nm 14:34), estaremos frente a um período de 1.260 anos de perseguição que se localizou – historicamente – desde que entrou em vigência o edito de Justiniano (instituição do papado), no ano de 538 a.Y., até o ano de 1.798, quando por intervenção napoleônica, caduca o código de Justiniano. Durante este período existiam muitas igrejas que funcionavam abertamente como organizações; não obstante, não podemos assinalá-las como verdadeiras porque o CRIADOR dissera que durante este período, Sua verdadeira Igreja estava sendo mantida oculta. Ap 12:6, 14.

O DRAGÃO PERSEGUE AO REMANESCENTE FIEL

7 – Quais são as características básicas do remanescente fiel que permanece como descendência da igreja pura? Ap 12:17. Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que ____________ os _________________ do ETERNO e _____ o _________________ do Messias… (Ap 12:17). Em Ap 19:10 diz que o testemunho do Messias é o _______________ de  ______________________ .

Você nota que muitas igrejas guardam a maioria dos mandamentos. Mas aqui não diz “a maioria”. o CRIADOR revela que aqueles que são da descendência da Igreja pura, “Guardam os Mandamentos do ETERNO”, ou seja, todos os mandamentos. Desde o momento que o Messias disse que não mudou, nem autorizou mudança alguma, nem um “i” ou um “til” da Lei enquanto “houver céus e a Terra” (Mt 5:17, 18), e que, se O amamos devemos guardar os Seus mandamentos, assim como Ele nos deu o exemplo guardando os Mandamentos do Pai (Jo 14:15; 15:10), não poderíamos demonstrar que realmente temos a “fé do Messias” se somos contrários à observância da Lei, ou aceitamos a modificação de alguns dos mandamentos. O Messias disse: “Por que me chamais, Mestre, Mestre, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6:46). E João/Yao’khanan confirma: “Ora, sabemos que O temos conhecido por isto: se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nEle não está a verdade”. (I Jo 2:3-4). Não podemos invocar o amor para desobedecer “Porque este é o amor do ETERNO: que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos”, (I Jo 5:3).

Quando foi a última vez que você leu serena e detidamente os Dez Mandamentos com o desejo de obedecer a tudo o que diz? Está em Êxodo 20:3-17.

É provável que descubra, pesaroso, que a maioria dos cristãos não está respeitando o segundo mandamento (Ex 20:4-6) eliminando-o da Lei que aparece nos catecismos… Ou, talvez, veja com pena que as igrejas não estão respeitando o dia de repouso que o CRIADOR santificou, o santo sábado (Ex 20:8-11). E, descobrirá também que a maioria esmagadora do cristianismo quebra o primeiro mandamento: Não terá outros deuses diante de Mim… (mim é singular – Dt 6:4 – não aponta para uma trindade de deuses). Mas, ao mesmo tempo, terá a comovedora emoção de descobrir qual é a Igreja Verdadeira e que esta tem um remanescente fiel que segue o Espírito da profecia (as Escrituras; dada ao profetas – I Tm 3:16; Jo 5:39).

Não há como se equivocar. O Apocalipse diz que são cristãos (Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos do ETERNO e a fé no Messias. Ap 14:12) e como guardam a Lei, são judaicos (Rm 11:1-4) ou seja; são os judaicos messiânicos! Por isso é que ha’satan desata insana e intransigente perseguição contra eles (nós*). Ap 12:17. Perseguição esta, vinda do próprio “mundo cristão” usado por ha’satan.

*As Escrituras nos relatam que haveria dias em que irmãos perseguiriam irmãos (Mc 13:9) e é justamente isto que acontece dentro de nossas igrejas quando um irmão sincero deseja voltar-se à igreja do primeiro século, crendo em um único ULHIM, ao invés de um deus trinitariano e pagão! Estamos sendo excluídos! Mas isto, por outro lado é muito bom, pois se continuássemos ali (na babilônia) as pragas também nos atingiriam (Ap 18:4; II Co 6:14).

8 – Qual é o segredo da vitória do remanescente que guarda os mandamentos do ETERNO e tem o “Dom de Profecia” (a Escritura) como única regra de fé?  Eles, pois, o venceram por causa do __________________ do ___________________ e por causa da _________________ do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. (Ap 12:11).

A IDENTIFICAÇÃO DA IGREJA [KEHILAH] DO CRIADOR

9 – Resumindo o que foi estudado neste e em estudos anteriores, quais são as características principais da Verdadeira Igreja de Cristo do tempo do fim (remanescente fiel)?

a – Ressurgiria depois da era do deserto, ou seja, depois de 1.798 – Ap 12:6, 14.

b – Ressurgiria como resultado de um desapontamento, predito em Ap 10, assim como a Igreja primitiva surgiu do desapontamento da cruz… Muitos de nós estivemos, por anos, enganados dentro de denominações FILHAS da Babilônia Mãe (Ap 17:4) e isto nos causou um grande desapontamento; só nos restando seguir o último conselho: Sai dela Povo Meu… Ap 18:4

c – Manteria as verdades apostólicas como estão nos escritos originais da Sagrada Escritura, porque teria a “fé do Messias” – Ap 14:12.

d – Guardaria os Mandamentos do ETERNO, inclusive o quarto, que ordena repousar no sábado (Ap 12:17; 14:12; Ex 20:3-17) e, principalmente, voltaria ao unitarianismo bíblico (Ex 20:3; Dt 6:4; I Co 8:5, 6).

e – Teria o Espírito da Profecia (Ap 12:17; 19:10) que é as Escrituras [unitariana], Sua Palavra revelada (II Tm 3:16), como único e exclusivo Livro de apoio doutrinal… não seguindo pretensas profetisas ou sábios!

f – Pregaria as três mensagens angélicas do tempo do fim – Ap 14:6-12.

g – Seria um movimento mundial, pregando a toda nação, tribo, língua e povo – Ap 10:11.

h – Ensinaria que a salvação é conseguida somente pela fé no Messias, pois pregaria o Evangelho ETERNO; imutável e não paganizado – Ap 14:6; 1:5.

NOTA: Qualquer igreja que não a fundada pelo Messias (Mt 16:18) é uma igreja (de ha’satan: identificada pelo uso de uma Escritura trinitariana)  concorrente à Igreja de Cristo…

Apesar do profundo respeito que merecem as pessoas sinceras que existem em todos os grupos religiosos, tenho que lhe fazer a seguinte pergunta: – A sua igreja se enquadra plenamente nestas características bíblicas? Se não, leia novamente Ap 18:4.

10 – Qual é a vontade do nosso Messias e qual o conselho de Pedro/Kafos para aqueles que neste momento não são membros da Igreja Verdadeira? Ainda tenho outras ovelhas, ________________  deste aprisco; a Mim Me convém _______________ ; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um apascentador. (Jo 10:16).  Percebeu? Um só rebanho, um só rosh – Cristo!  …e perguntaram a Kafos e aos demais apóstolos: Que ________________ , irmãos?  Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja _________________  em nome de Yaohushua hol’Mehushkyah… (Atos 2:37-38). Pergunto: A sua imersão foi em nome do Messias ou em nome da falsa trindade, conforme o vs apócrifo de Mt 28:19?

 …o CRIADOR de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a Sua Vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da Sua própria boca, porque terás de ser Sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido.  E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe a imersão e lava os teus pecados, invocando o nome dEle. (Atos 22:14-16 RA).

Minha Decisão: Meu Messias: Se Tu estiveste disposto a deixar o Teu lugar no Céu, à destra do Pai, para vir salvar-me, eu estou disposto a seguir-Te sob qualquer circunstância. Hoje decido ser parte de Teu remanescente fiel para ser reunido em um só aprisco…

ÍNDICE

A Igreja Verdadeira é aquela que guarda TODOS os Mandamentos; se assim não for ela fará parte da BABILÔNIA… A IASD, a igreja dos pioneiros, pretendia ser esta igreja (se bem que iniciou-se em erros e em uma falsa profetiza) mas atualmente (desde 1980) a IASD fez acordos ecumênicos (para que deixasse de ser conhecida como seita e fosse reconhecida como igreja) introduzindo assim, mais “doutrinas estranhas” – a trindade – que fez com que ela (seus membros) quebrassem o PRIMEIRO mandamento e por decorrência, o segundo. E como consequência o quarto mandamento, tornou-se puro legalismo, assim como era nos dias do Messias!

Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deus, quer no céu quer na terra (como há muitos ídolos e muitos mestre), todavia para nós há um só que é UL’HIM, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Salvador, o Messias, pelo qual existem todas as coisas, e por Ele nós também. I Co 8:5, 6.

  ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18

 

 

Lição 18 – A Besta do Apocalipse 13 e o 666.

Em estudos anteriores (Lição 13) identificamos o remanescente fiel do CRIADOR sob o símbolo da mulher vestida de sol. Mas vimos em outros estudos que há uma luta entre Cristo e ha’satan, e que este último tem os seus instrumentos pelos quais atua (Ap 16:13, 14). Levando em conta que Paulo/Sha’ul diz que os instrumentos do anticristo “se disfarçam como apóstolos de Cristo” e “como ministros de justiça” (II Co 11:13-15), devemos esperar uma surpresa quase incrível ao descobrir quem é o  anticristo. Tão incrível que só o identificamos porque o CRIADOR tira o seu disfarce. Mas, se algumas destas descobertas nos são dolorosas, recordemos que o Messias atua como cirurgião, que só fere para salvar. Por isso é que o Messias disse que Suas profecias estão destinadas a dar-nos mais fé. (Jo 14:29).

O ANTICRISTO SERIA UM PERSONAGEM DE ORIGEM CRISTÃ

1 – De acordo com as revelações de Paulo/Sha’ul, onde se estabeleceria o anticristo, produzindo apostasia? …a ponto de assentar-se no __________________ de _______ , ostentando-se como se fosse o próprio _________. (II Ts 2:3-4 RA).

Evidentemente a cristandade o teria em grande reverencia e seria o centro da religião cristã. A profecia do Ap 13 revela de quem se trata.

A PRIMEIRA BESTA SIMBÓLICA DE Apocalipse 13

2 – Que detalhes da primeira besta simbólica nos permite localizar geograficamente a sede da besta? Tinha _____ chifres e _____ cabeças (Ap 13:1) …as sete cabeças são sete ________ , a mulher está sentada (Ap 17:9). Os dez chifres são dez _________ (Ap 17:12).

Os comentários católicos das Bíblias do Pontifício Instituto Bíblico de Roma e a de Jerusalém sobre o Ap 13:1, 2, 17:1, 3, informa que os sete montes identificam a cidade de Roma (Vaticano).

3 – Que recebeu do dragão de Ap 12 (ha’satan e a Roma dos Césares) a besta de Ap 13?  …E deu-lhe o dragão o seu _______ , o seu_______ e grande______________(Ap 13:2).

Historicamente há um só poder que recebeu a sede e a autoridade da Roma Imperial, tal como havia sido profetizado, e este é a Roma Papal.

PODER PERSEGUIDOR E BLASFEMO

4 – Por quanto tempo teria Roma poder para perseguir o remanescente fiel?  … e autoridade para agir _________________ meses; (Ap 13:5) …cada dia por _____ ano. (Ez 4:6-7).

A História demonstra que esses 42 meses proféticos ou 1.260 dias proféticos (1260 anos literais) começaram no ano 538 d.Y. quando entrou em vigência o Edito de Justiniano, dando a Roma o poder legal para perseguir e entregar até à morte os cristãos dissidentes. Ao findarem os 1.260 anos, cumpriu-se a outra parte da profecia.

5 – Além de perseguir, que faria a besta do anticristo? …uma boca que proferia _____________ e ______________ … (Ap 13:5-6).

Há algumas “arrogâncias” do papado que para o ETERNO são blasfêmias. Por exemplo sua pretensão de perdoar pecados. Depois da ascensão do Messias, Pedro/Kafos deixou bem claro que ele não tinha poder para perdoar pecados, que essa é atribuição do CRIADOR (Atos 8:20-23). Evidentemente ele conhecia o princípio bíblico de que só o CRIADOR tem poder de perdoar pecados e que, quem  pretende fazê-lo, blasfema. (Mc 2:7). Outros exemplos: ao fazer-se chamar “Santo Pai (papa)” adotou um nome que corresponde ao ETERNO. “A ninguém sobre a Terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, Aquele que está no Céu” – Mt 23:9. Proclama ser cabeça da igreja, usurpando assim a função de Cristo, que é o cabeça do corpo da Igreja (Ef 5:23). Também aceita homenagens que na Santa Escritura são um ato de adoração que corresponde só ao ETERNO. Referimo-nos à prática de ajoelhar-se ante o papa. Pedro/Kafos proibiu a Cornélio que o fizesse por considerar-se (Kafos) um mero ser humano (Atos 10:25, 26). Note que o Anjo do ETERNO (o Messias na presença do ETERNO), apesar de  ser superior ao santo apóstolo, proibiu-o que se ajoelhasse diante dEle, explicando-lhe que isso era um ato de adoração que só é líscito fazê-lo ao ETERNO (Ap 19:10; 22:8, 9). Agora entendemos melhor o que quis dizer Paulo/Sha’ul quando escreveu na Santa Escritura que “o homem da iniquidade, o filho da perdição… a ponto de sentar-se no santuário do ETERNO, ostentando-se como se fosse o próprio ETERNO” – II Ts 2:3, 4). Por isso é ele considerado o anticristo, que quer dizer: aquele  que se põe em lugar de Cristo, e também se opõe a Cristo.

6 – Que número calculado de um título atribuído a si pelo papado serve como outro elemento identificador da besta? …ou o número do seu nome …o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número _____________________________ (Ap 13:17-18).

O idioma oficial do papado é o latim, a língua dos romanos. Todos sabemos que os números romanos são letras (o número que usamos são arábicos, proveniente dos árabes). Um dos títulos exibidos pelos papas em sua tiara é VICARIVS FILII DEI. Apocalipse diz que o número 666 é o numero de seu nome. Calculando o valor numérico das letras deste título papal, temos o número 666. VEJA:

NOTA: Qualquer poder ou pessoa que afaste as pessoas da Verdade, são anticristos a serviço de ha’satan… Veja mais este nome:

A menos que alguém prove ao contrário, não há nenhuma lógica forçada ou cálculo errado. *Note que o “U” no latim representa ao “V”. O “W” nas línguas anglo-saxônias é conhecido por “doblevê” devido à sua fonética…   E, é por isto que o Messias lhes dá a Operação do Erro (II Ts 2:11).

Também, na frase paganizada ou usando o falso Nome do Messias: JESUS CRISTO FILHO DE DEUS em Latim (o mesmo que fazem com o título papal), que é a língua de origem do Império Romano, criador da besta através da doutrina pagã da trindade. Ao tomarmos os valores em algarismo romano das letras correspondentes, encontramos o número 666, que é o número da besta. Ex:

7 – Que ocorreu com uma das cabeças (o Vaticano)?  …uma de suas cabeças como ____________ de _________ (Ap 13:3, 10).  

No ano de 1798, ao terminarem os 1260 anos de poder perseguidor (538 + 1260 = 1798), o general napoleônico Berthier fez uma ferida mortal no papado (Gn 3:15). Anulou o código de Justiniano, desapropriou o papado dos Estados que este tinha no centro da Itália e tirou-lhes os poderes temporais. A ferida foi tão profunda que parecia que o papado não se recuperaria mais dela. O papa Pio VI foi levado para o cativeiro (Ap 13:10) e seus sucessores se autorecluíram (ficaram reclusos) no cativeiro, negando-se a aparecerem em público até que se lhes restituíssem os poderes temporais…

8 – Que viu João/Yao’khanan aconteceria com a ferida mortal e que faria a humanidade?  …mas essa ferida mortal foi _______ ; e toda a terra se ___________ , seguindo a besta; (Ap 13:3).

Em 1926, Benito Mussolini assinou a celebre concordata com o papado, dando-lhe os 44 hectares que hoje constituem o Estado do Vaticano, recuperando-se assim o poder temporal dos papas (agora com estatus de rei). Desde aquela época voltaram a mostrar-se em público com poder e popularidade crescentes, fazendo viagens e sendo aclamados por multidões, inclusive em países protestantes como os E.U.A., em outros do ex-bloco comunista e mesmo nas Nações Unidas.

9 – Quem são os que adorariam a besta? …e adorá-la-ão __________ os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram __________ no______ da _________… (Ap 13:8).

Ao adorar a besta, também se adora o dragão, do qual esta é instrumento (Ap 13:4) e de quem recebe seu poder (Ap 13:2). Não estar inscrito no Livro da Vida significa estar perdido. Por isso é que nosso Messias disse que por cima de toda alegria deveríamos regozijar-nos porque nossos nomes estão escritos no Céu, desde o dia em que recebemos o sagrado sacramento do autentico batismo… Lc 10:20.

10 – Que solene advertência proclama a mensagem do terceiro anjo contra aqueles que adoram a besta ou a sua imagem? …Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão,  também esse _________ do_______ da ___________ do ETERNO, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com ___________e ____________ , diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.  A fumaça do seu tormento sobe pelos___________ dos ___________ , e não têm descanso algum, nem de _______ nem de _________ , os ____________ da____________ e da sua imagem e quem quer que receba a ____________  do seu nome. (Ap 14:9-11).

Sendo que estamos no fim do tempo da graça o CRIADOR proclama a mais solene admoestação a fim de que não participemos do culto da besta e ao mesmo tempo adverte que aqueles que consentem em fazê-lo terão que defrontar terríveis consequências de peso ETERNO (irreversível). Como notamos, a besta tem um sinal ou marca, o qual será aplicado sobre os que se perdem. Em que consiste esta marca fatídica? Esta marca já estudamos na lição 15. Mas agora veja o contraste entre os seguidores da besta e o fiel remanescente do Messias que apresenta a última parte da mensagem do terceiro anjo: Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos do ETERNO e a fé no Messias. (Ap 14:12).

Minha Decisão: Santo Messias, ajuda-me a cortar todo o laço com esse poder apóstata que Tu ilustraste através da besta do Ap 13, e dá-me forças para fazer parte do Teu remanescente fiel, perseverando nele até que o Messias volte.

ÍNDICE

O próprio nome JESUS [Ap 13:8] representa a Besta, já que este não é o Verdadeiro Nome do Messias – Saiba que nomes próprios não se traduzem: Solicite-nos um estudo sobre o Nome!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19

 

 

Lição 19 – A Marca da Besta e a União das Igrejas.

O livro do Apocalipse trata do tema da marca da besta com seriedade impressionante e, quando fala daqueles que a recebe, usa a linguagem mais forte e ameaçadora que poderíamos imaginar. Se você quer tirar as dúvidas, leia as três mensagens angélicas (Ap 14:6-12), especialmente a terceira. Segundo a revelação, os que receberem a marca da besta se perderão. O mais terrível é que a maioria das pessoas a receberá (especialmente nas “mãos”), a menos que saiba do que se trata e decida colocar-se ao lado do ETERNO, custe o que custar!

Outro fato que se torna claro no Apocalipse, é que a humanidade está se dividindo rapidamente em dois grupos: aqueles que seguirão a besta e sua imagem e que receberão suas marcas, e os que guardam os mandamentos do ETERNO e a fé no Messias – Ap 14:12. Que o CRIADOR o ajude a estar entre estes últimos, pois eles receberão a vida eterna. E, nesta divisão, não existe “em cima do muro”!!! Leia Js 24:15.

Sendo que este tema tem uma transcendência tão significativa para a vida eterna, oremos ao ETERNO pedindo a Sua unção a fim de que se cumpram as promessas feitas pelo Messias: …mas o Consolador, a quem o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembras de tudo que vos tenho dito… Jo 14:26*. Quando vier… o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda verdade. Jo 16:13. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jo 8:22. Se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo 8:36.

* o Messias só poderia ser onipresente após vencer na cruz e ser glorificado! Hoje, Ele habita em nós, em espírito – Ap 3:20 [Jo 14:21, 23]. Compreendendo isto, agora você entende I Co 6:19.

EM QUE CONSISTE A MARCA DA BESTA?

Sendo que o anticristo se coloca em lugar de Cristo e se opõe a Ele, é lógico supor que a marca, ou selo ou sinal do anticristo seja oposta à de Cristo, ou uma substituição dela. Um estudo comparativo das diversas profecias bíblicas relativas ao anticristo reforça esta realidade. Temos um exemplo disto em Daniel/Dayan’ul 7, onde o chifre pequeno, símbolo do anticristo, perseguiria durante um tempo, dois tempos e metade de um tempo (Dn 7:25). O Apocalipse declara que este período é igual a 42 meses ou 1.260 dias proféticos (Ap 11:2, 3; 12:6). Daniel/Dayan’ul fala do mesmo poder perseguidor do Ap 13, e nos ajuda a compreender em que consiste a marca da besta.

1 – Qual é a marca do ETERNO, que seria aplicada na fronte do remanescente fiel? Ap 7:2, 3; 9:4; Is 8:16; Ex 31:13; Ez 20:12, 20. Também lhes dei os Meus sábados, para servirem de _____________ entre Mim e eles, para que soubessem que eu Sou o CRIADOR que os santifica. (Ez 20:12 RA).

O estudo 10 trata mais amplamente do tema do selo do ETERNO… Tendo em conta que o Messias disse que não mudou a Lei e que não autoriza mudança alguma (Mt 5:17, 18), e que o remanescente que receberia o selo do ETERNO seria obediente a Seus mandamentos (Ap 14:12), fica claro que o Criador não mudou o Seu sinal (o santo sábado). Ainda mais: no Apocalipse há uma séria advertência para os que alteram a Palavra do ETERNO – veja Pv 30:5, 6 – e terríveis maldições do ETERNO para quem acrescente algo a Sua Palavra ou dela tire alguma coisa (Ap 22:18, 19).

NOTA: Realize uma pesquisa e veja qual é o único mandamento que tem mais resistência entre os cristãos [diga-se, evangélicos]. Sempre que falamos do quarto mandamento (o sábado do ETERNO) alguém diz que o Messias substituiu a Lei por apenas dois… No entanto, o Messias estava apenas repetindo Dt 6:4 (uma contestação à trindade em favor do único e ETERNO, Seu Pai) e Levíticos 19 que resume a Lei em alguns pontos. Paulo/Sha’ul compreendeu muito bem isto ao mostrar que a Lei se resume no amor (Rm 13:9).

2 – Qual seria a estratégia para fazer esta substituição em favor da falsa autoridade do anticristo?    …e cuidará em __________ os tempos e ___________ … (Dn 7:25).

Já vimos no Estudo 11 – Porque se guarda o domingo? – que a mudança do sábado para o domingo foi realizada contra a expressa vontade do Criador. A observância do domingo é uma marca da pseudo-autoridade de Roma. Outra alteração que o papado fez na Lei do ETERNO foi tirar do seu catecismo o mandamento que proíbe adorar e reverenciar as imagens (Ex 20:4, 6). Mas, a mais nefasta mudança que o papado fez foi a alteração sutil do primeiro mandamento desvirtuando o monoteísmo bíblico, tornando todo o mundo cristão em trinitarianos (3 deuses – Paulo/Sha’ul nunca foi enganado: I Co 8:4up, 5, 6). Quanto às imagens, durante a sexta trombeta, junto com uma série de graves pecados é apresentada a adoração à elas… (Ap 9:20, 21). o ETERNO é muito claro em dizer que não aceita que O adorem por meio de imagens (Hoje, o mundo “evangélico” abomina as imagens mas, no entanto, aceita de bom grado uma ilustração paganizada – católica (loiro, de olhos azuis) – do Messias, com um falso nome: Jesus) – Is 42:8. Além disto, CRIARAM uma imagem [Dt 4:15-17; Rm 1:23] para o seu terceiro deus: uma pomba como sendo o “espírito santo”, aproveirando-se de uma má interpretação do ocoriodo na imerssão de Yaohushua (a Glória do ETERNO foi vista DESCENDO como faz uma pomba). Por isso é que em Ap 21:8 e 22:15 se diz que os idólatras não se salvarão. o ETERNO é Espírito e só aceita uma adoração espiritual (Jo 4:23, 24). Veja mais informações sobre as leis do ETERNO:

A OUTRA BESTA E A IMPOSIÇÃO DA MARCA

3 – Na época em que a primeira besta é levada a cativeiro, que outro símbolo profético nos apresenta o Apocalipse? …Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía ______________ , parecendo _________________ , mas falava como ______________ . (Ap 13:10-11).

Todas as características da segunda besta, assinaladas na profecia se cumprem nos Estados Unidos. Surgiram como nação em 1.776 em um território não habitado por outra nação civilizada (na profecia surge na terra e não no mar que em Ap 17:15 simboliza zonas densamente povoadas). Em seu começo fala como cordeiro, belo símbolo de seus ideais de liberdade, porém chegará o momento em que a profecia diz que falaria como dragão – símbolo de ha’satan.

4 – Que farão os Estados Unidos (nação protestante), que nos faz supor que quando a Terra se maravilhar após o papado haverá uma união das igrejas?  … Faz com que a Terra e os seus habitantes _______________ a _____________ _________ , cuja ferida mortal fora curada…  A todos …faz que lhes seja ________ certa ___________ sobre a _______ direita ou sobre a __________ … (Ap 13:11-17).

Os versículos 11-17 do capítulo 13 do Apocalipse nos ajudam a entender que os Estados Unidos tomariam a iniciativa de obrigar – em nome da economia mundial e política anti-terror – as pessoas a receber a marca da besta, repudiando as atuais idéias de liberdade.

 5 – O que a segunda besta ordenaria que os moradores da Terra fizessem? …que façam _____ ____________  à _________ , àquela que, ferida à espada, sobreviveu; (Ap 13:13-14).

A primeira besta fazia com que a adorassem utilizando um sistema legislativo repressivo pelo qual o governo civil perseguia e até matava os dissidentes. Aqui se diz que será feita uma imagem (ou cópia), ou seja, um sistema legislativo ou leis repressivas semelhantes para conseguir os mesmos resultados obtidos durante a época da inquisição. A imagem à primeira besta se formará quando o Estado e a Igreja se unirem para impor os seus interesses… Muitos chegam a afirmar que o domingo será uma imposição mundial (mais uma falácia, profetizado por EGW), mas note bem, os EUA jamais iriam se indispor contra Yaoshor’ul (Rm 11:1), pois a sua economia é dependente dos judaicos… Até guerras para defender Yaoshor’ul os EUA tem feito! Viveremos para ver mais este erro da profetiza?

6 – Onde será posta a marca da besta?…faz que lhes seja dada certa marca sobre _______ _________  ou sobre a ________ , (Ap 13:15-17).

A testa representa a mente, com a qual servimos ao ETERNO (Rm 7:25). A mão é símbolo de trabalho (Ec 9:10). Os que aceitam o domingo como sendo a marca de ha’satan deve entender que além deste símbolo, qualquer coisa que for de encontro à Lei do ETERNO, será usado pelo inimigo a seu favor. Nos dias da sexta praga (Armagedom) pessoas participaram desta batalha contra o povo do ETERNO, conscientemente e serão marcados na fronte, enquanto que outros dirão: tanto faz e… serão marcados nas mãos. É lógico que quem viola o sábado na atualidade é culpado de violar a santa Lei do ETERNO e, portanto, está em pecado e sendo marcado nas mãos (I Jo 3:4). Aqueles que conscientemente aceitam a substituição do sábado pelo domingo se encontram em rebelião contra a Lei divina; com a mesma responsabilidade que terão aqueles que receberem a marca da besta na crise final que precede o retorno de Cristo.

7 – De acordo com a mensagem do terceiro anjo, que terrível advertência faz o ETERNO àqueles que receberem a marca em sua fronte ou em sua mão? …também esse beberá do vinho da _________  de _______ , preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será _________________ com _______  e___________ , diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro… (Ap 14:8-12).

OS QUE TÊM A FÉ NO MESSIAS

8 – Como expressarão sua fé no Messias os integrantes do remanescente fiel? Aqui está a perseverança dos santos, os que __________ os ________________ do _________  (Ap 14:12).

Através de Ap 9:4 sabemos que durante a quinta trombeta foi dada uma ordem de proteger os que têm o selo do ETERNO em sua fronte, o que mostra o ETERNO atuando em favor de Seu remanescente fiel (Mt 18:20) de todas as épocas e cumprindo a Sua promessa do Salmo 119:165 –  Grande paz têm os que amam a Tua Lei; para eles não há tropeço.

9 – Quem se levantará em defesa do Povo do ETERNO (Rm 11:1-5) durante a tremenda angústia derivada da perseguição que haverá? Nesse tempo, se levantará ___________ , o grande ____________ , o ____________ dos ___________ do Teu povo…  naquele tempo, será __________  o Teu povo, todo aquele que for achado __________  no _______ (Dn 12:1).

Miguel/Mikha’ul, que significa “Quem é como o ETERNO?”, é um dos nomes de Cristo. Em Judas/Yaohu’dah 9, Miguel/Mikha’ul aparece como o Arcanjo (chefe dos anjos). O Messias usa o nome Miguel/Mikha’ul quando aparece enfrentando a ha’satan, o qual queria ser como o ETERNO (Is 14:14). Encontramos um exemplo disto em Ap 12:7. Nos versículos citados nesta pergunta (Dn 12:1, 2) se menciona a ressurreição que ocorrerá quando o Messias voltar para os Seus (Jo 5:28, 29; I Ts 4:16). O Messias mesmo Se levantará em favor de Seu povo e os libertará. Veja também Dn 10.

Nota: A perseguição ocorre dentro da Grande Tribulação e corresponde às últimas sete pragas, com a igreja presente [se há arrebatamento, isto é para os ímpios, conforme a parábola do Trigo & Joio], evidentemente – Mt 24:29.

10 – Que prometeu nosso Messias a todos aqueles que O seguirem sob qualquer circunstância? …Na casa de______ ______ há muitas ____________ …Pois vou_______ _____________ __________ …voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, _______ ____ estou, estejais ______ também. (Jo 14:1-3). Leia atentamente esta passagem e responda com sinceridade: Aqui, Ele está afirmando que VOLTARÁ com os salvos para o céu?

o ETERNO deseja que todos nos salvemos (I Tm 2:3, 4) e ha’satan quer desesperadamente que nos percamos. Expressamos nossa decisão por meio da obediência. A Santa Escritura ensina que somos escravos daquele a quem obedecemos, seja do pecado, para a morte, ou da obediência, para a justiça – Rm 6:16. Nisto não existe neutralidade ou em “cima do muro”. O Messias disse claramente: Quem não é por Mim, é contra Mim; e quem comigo não ajunta, espalha – Mt 12:30. Mas não se esqueça de que, assim como todas as promessas do Apocalipse são para os vencedores, pois em Jo 14:1-3, o Messias promete uma morada ao seu lado (na Terra, uma vez que Ele voltou para restabelecer o Seu reino messiânico e milenar – At 15:16 cf Am 9:8-15) para os fiéis e que no momento se encontra nos céus, mas após o milênio ela virá até nós: a Nova Jerusalém/Yah’shua-oleym! Ap 21:1.

Minha Decisão: Santo Messias; minha vida é Tua; intercede por mim ante o Pai, que é ETERNO. Guarda-a durante o tempo de angustia e dá-me a vida eterna quando voltares para o Teu povo…

ÍNDICE

Solicite-nos estudos sobre a Nova Ordem Mundial e a participação dos EUA  – via maçonaria – nos eventos que nos conduzem ao Armagedom…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20

 

 

Lição 20 – Quando o ETERNO, com Amor castiga.

o ETERNO é amor. I Jo 4:8 (filho do trovão ou o discípulo amado?) Apesar disto, o diabo em sua rebelião negou este aspecto do caráter do ETERNO e o acusou de injusto, argumentando que exigir fidelidade e obediência à Santa Lei (a árvore no Paraíso era símbolo da…) era falta de amor (como se o ETERNO não soubesse o que é melhor para nós). Quando finalmente conseguiu que o ser humano vivesse à margem da Lei, ou seja, que vivesse em pecado (I Jo 3:4), e pelo pecado entrasse a dor (Is 24:4-6) e finalmente a morte (Rm 5:12, 19); conseguiu que o ETERNO fosse acusado de injusto por não acabar com tudo isso rapidamente. Na cruz, porém, o ETERNO exibiu inquestionavelmente Sua justiça e Sua misericórdia. Foi tão justo que não pôde tolerar o pecado pelo que castigou em Cristo, nosso substituto (Is 53:6). Ao mesmo tempo expressou tanto amor que …deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16). Sim, na cruz de Cristo  …encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. (Sl 85:10).

Ha’satan, porém, continua infiltrando calúnias contra o caráter do ETERNO. “Se é tão bom – dizem alguns – por que castiga e destrói? Se é justo – dizem outros – por que permite que o pecado continue?” Mas a Santa Escritura esclarece ambos os pontos. o ETERNO é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (II Pe 3:9). Ao mesmo tempo diz: Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. (Ap 3:19). Finalmente, esgotados todos os recursos que conduzem ao arrependimento, em um ato de misericórdia, e por amor à Sua justiça, o ETERNO terá de fazer Sua “obra estranha” (Is 28:21), destruindo aos que escolheram viver à margem dos princípios que imperarão no reino ETERNO (por que o ETERNO é tão justo e misericordiosos que respeita o livre arbítrio – liberdade de escolha, cf. Dt 30:19 – e terá permitido que rebeldes colham as consequências da decisão que fizeram). Podemos falar de dois momentos em que o amor se expressará na estranha linguagem do castigo: antes do milênio e depois do milênio.

ANTES DO MILÊNIO: AS SETE ÚLTIMAS PRAGAS, CONTRA OS ÍMPIOS

1 – Que duas realidades contrastantes ficarão em evidencia ao caírem as pragas preditas no Apocalipse? Ap 16:9, 11. a) Com respeito àqueles que recusaram a graça do ETERNO: …e _______________ o nome do ETERNO…  e nem se __________  para lhE darem glória. (Ap 16:9). …e não se arrependeram de ________ ____________ . (Ap 16:11 RA). b) Com respeito ao caráter do CRIADOR: Então, ouvi o anjo das águas dizendo: Tu és  _____________ ,   Certamente, ó Santíssimo CRIADOR, Todo-Poderoso, _____________  e  __________  são os teus juízos. (Ap 16:5-7).

Desde a entrada do pecado …nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens. (I Co 4:9 RA – lembre-se que Paulo/Sha’ul foi trasladado em vida [visão] e conheceu coisa que ao homem não é dado a conhecer, II Co 12:2-4; 15:40). A cruz de Cristo, a forma como o ETERNO lidou com o drama do pecado e Seu caráter, refletido no remanescente fiel, acabarão reivindicando o caráter do ETERNO ante todas as criaturas. Disto resultarão as conclusões corretas às quais se chegará quando caírem as Sete Últimas Pragas…

2 – Sobre quem cairão as sete últimas pragas? a) Ap 16:2 sobre:  a _____________ e aos ________________________ . b) Ap 16:3 sobre: o _____________. c) Ap 16:4-6 sobre: os ______________ e nas ______________________ . d) Ap 16:8 sobre: o __________ . e) Ap 16:10 sobre: o ___________________________. f) Ap 16:12 sobre: o ________________________ . g) Ap 16:17-21 sobre: o ____________.

As pragas expressam a Ira santa do CRIADOR contra aqueles que têm a marca da besta (16:2) e sobre o trono da besta (16:10); o que prepara o caminho para a batalha do Armagedom (16:12) e divide a tríplice aliança do Espiritismo (Nova Era), Catolicismo (Ecumenismo) e Protestantismo Apóstata (aqui pode isto, pode aquilo; cremos em três; etc) – Ap 16:13.

3 – Quem escapará das pragas? ….os vencedores da __________ , da sua ____________  e do  _____________ do seu nome  (Ap 15:2-3 RA). Veja também Ap 7:2, 3 e 9:4.

o CRIADOR é justo e protegerá os que aceitarem o dom de Sua graça, oferecido com todo amor (por isto, foram selados antes das pragas). Ap 12:11. Os redimidos de Cristo que aceitaram o selo do ETERNO e que recusaram a marca do anticristo não serão castigados com as sete últimas pragas (Sl 12:7; Is 32:18, 19; Sl 91:10, 11, 15). Os salvos louvarão ao Messias por seu livramento (Ap 15:3-6).

Haverá outra oportunidade para os que recusam a graça?

A Santa Escritura diz que… aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, (Hb 9:27 RA). O Apocalipse 15:7-8 diz que quando os Sete Anjos receberam as “sete taças de ouro, cheias da cólera do ETERNO”, o santuário onde o Messias intercede durante o juízo “se encheu de fumaça procedente da glória do ETERNO e do Seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos”. O que nos sugere que então haverá passado o tempo da graça e preparação; já não haverá mais acesso ao trono da graça para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer ao Messias e morreram sem Ele… Durante a queda das pragas (sobre os ímpios – selados) o Ap 16:9, 11, 21; nos mostra que os ímpios não se arrependerão de sua desgraça; no entanto, muitos serão enredados por ha’satan ingenuamente (marcados na mão), pois não conheceram o Verdadeiro Messias para que assim tomassem uma decisão consciente a favor do inimigo ou não. À estes será dada uma oportunidade única. Falando-nos sobre este dia (6º praga – Armagedom), Isaías 24:6 nos diz que poucos restarão e que estes é que formarão as nações durante o milênio. Nesta oportunidade o Evangelho ETERNO será pregado às nações (Mt 24:14) pelos 144 mil de Israel/Yaoshor’ul! Is 66:19.

4 – Que solene anúncio o Messias fará no final do juízo de selamento, demonstrando que haverá um momento em que se fechará a porta da graça e Ele virá a Terra como juiz? Continue o  ___________  fazendo ____________ , continue o __________  ainda sendo  __________ ; o ____________  continue na prática da________________ , e o  _____________ continue a ______________ .  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. (Ap 22:11-12 RA).

DEPOIS DO MILÊNIO: O LAGO DE FOGO E ENXOFRE PARA OS ÍMPIOS

O Messias mencionou a João/Yao’khanan no Apocalipse, 15 vezes o lago de fogo, a fim de que compreendêssemos que isto constituía uma parte necessária do plano da salvação, para abolir o pecado e preparar um lugar seguro para o remanescente fiel. Pedro/Kafos também fala disto ao declarar: …porque o Messias sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, (II Pe 2:9 RA). Quando Pedro/Kafos diz que serão castigados no dia do juízo, está destacando que o Criador é justo. Não lança ninguém no lago de fogo sem que primeiro haja sido julgado e condenado (Mt 13:40-42). No Apocalipse 20 fica claro que o fogo não é agora ou imediatamente à morte, mas sim depois do milênio e, eterno (consequências eternas, irreversíveis)…

Mas, as regras deste julgamento foram pré-fixadas com muita antecedência que são as Suas Leis Morais. Ela expressa a suprema vontade dEle; os quatro primeiros mandamentos foi resumido por Cristo quando disse:   Amarás o ETERNO, teu UL’HIM, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. (Mt 22:37). Os seis últimos ele resumiu dizendo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo... (Mt 22:39 RA; Rm 13:9). E para ficar claro que Ele não estava ab-rogando a Lei, complementou afirmando que: Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mt 22:40 RA). Caro irmão, agora pegue a sua Escritura e estude Ex 20:3-17 e perceba que realmente os três primeiros mandamentos são o que espera o ETERNO que você faça por Ele. E, os seis últimos são o que você fará ao próximo para agradar novamente ao ETERNO – Mt 25:40, 45. No entanto, o quarto mandamento você estará fazendo algo ao ETERNO quando faz pelo próximo algo neste dia sagrado (Mt 25:40)!

5 – Que cairá sobre os seguidores de ha’satan quando sitiarem a cidade querida (não confunda com a Nova Jerusalém/Yah’shua-oleym que só desce à Terra depois que tudo já tenha sido purificada – Novos Céus e Nova Terra) no final do milênio? …desceu, porém, ____________________  e os ____________________ .  O diabo, o sedutor deles, foi ____________  para dentro do ____________________ e enxofre, onde já se encontram [lançado] não só a besta como também o falso profeta. (Ap 20:9-10).

O Armagedom será um holocausto nuclear (Zc 14) que termina com uma saraiva de pedras – a 7ª praga e a consequente Volta do nosso Messias, para estabelecer o Seu trono milenar sobre a Terra. Agora em Ap 20 vemos ha’satan sendo solto e tentando as nações que se formaram durante o milênio e indo de encontra à Jerusalém/Yah’shua-oleym. Neste nomento, cumpre-se II Pe 3:10-12 onde todos os homens corrompidos pelo inimigo (os vivos) são destruídos… Na sequência o próprio ha’satan também é destruído. Será novamente como em Sodoma e Gomorra; para destruir os ímpios… Ap 20:9. O governo messiânico foi um governo de transição onde  as nações que se formaram não conheceram a tentação e por isto sofrerão o último ataque de ha’satan. O conhecerão e quem lhe tomar partido, sofrerão as consequências da sua má escolha…

6 – Para quem, especialmente, está preparado este lago de fogo?  …para o fogo ETERNO, preparado para o _____________  e seus ______________ . (Mt 25:41 ).

Percebeu? O lago de fogo não foi feito para os seres humanos, pois o CRIADOR não tem prazer em sua morte… Leia o vs 34. Mas, assim como o câncer tem de ser eliminado ou do contrário se multiplicará até causar a morte e a destruição, o pecado, que é a transgressão da Lei (I Jo 3:4), tem de ser erradicado; do contrário transtornaria o Universo, até então intocável. Se, insisto em contaminar-me com o pecado, é lógico que eu seja destruído juntamente com ele. o ETERNO não pode permitir que o pecado contamine o novo reino que Ele estabelecerá, por isso acabará com o pecado, seu instigador e com os seus adeptos. O Ap 20:15 diz que os que não tiveram seus nomes inscritos no livro da vida – os que não aceitaram o Verdadeiro Cristo – serão lançados no lago de fogo. Neste dia, cumprir-se-á Mt 7:21-23.  Este é o momento da ressurreição de todos os ímpios de todos os tempos ressurgirem para agora sim, serem lançados no lago de fogo. Na sequência a própria morte [e o inferno] terá o seu fim, pois não mais será necessária!

NOTA: Em Mt 7:23 temos a palavra Iniquidade (ignomínia) que significa: Viver (não seguir) sem a Lei… Portanto, se estes fizeram tudo isto, não foi com o poder do Messias; por isto, o “não te conheço”!

O FOGO ETERNO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Quando o Apocalipse fala do fogo ETERNO, o faz numa linguagem que confunde aqueles que crêem que este durará toda a “eternidade”. Felizmente, no mesmo livro se explica o que o Criador quis dizer, para que não fique dúvida a esse respeito. O Criador não está dizendo que por 80 anos de pecado alguém terá de arder milhões e milhões de anos na eternidade sem fim, pois quando o Messias vier, “dará a cada um segundo as suas obras” Ap 22:12. O sentido exato é que desse fogo – cuja origem, provém do ETERNO – não se poderá escapar, porque é um fogo de consequências eternas, irreversíveis. Is 47:14. SE fosse assim (eterno como se prega) Sodoma e Gomorra estaria queimando até hoje, não é (leia Judas 7)?

7 – O que os adeptos do pecado experimentarão no lago de fogo? …a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a _______________ __________. (Ap 21:8).  …de sorte que não lhes deixará nem __________  nem ______________. (Ml 4:1).  …se farão ________________ debaixo das plantas de vossos pés… (Ml 4:3).

Só os vencedores em Cristo não sofrerão o dano da segunda morte. Ap 2:11; 20:6. A diferença entre a primeira morte e a segunda morte é que da segunda não há ressurreição. É a morte (separação) eterna. Como diz Ez 28:19 sobre o altivo rei de Tiro; figura de ha’satan, que também será lançado no lago de fogo: “jamais subsistirás”. Neste dia se cumprirá de forma irreversível a penalidade do pecado, que é a morte (Rm 6:23). A Escritura diz: A alma que pecar, essa morrerá (Ez 18:4). Portanto nada de alma imortal, não é?

8 – Que partes do ser humano serão lançadas no lago de fogo? …temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a _______  como o ___________. (Mt 10:28 – lembre-se, substitua alma por vida).

Sobre a Besta e o Falso Profeta, a Escritura diz que serão lançados vivos no lago de fogo (Ap 19:20). No estudo sobre o Segredo da Morte vimos o que ocorre quando uma pessoa morre e no estudo sobre a Prisão de ha’satan você verá que os adeptos do pecado ressuscitarão depois do milênio e um a um saberá qual será a sua pena no grande julgamento dos ímpios: o Lago de Fogo. Portanto, é lógico que serão lançados corporalmente no lago de fogo.

OBS: Primeiro os mortos e depois os vivos – I Co 15:52; I Ts 4:16e17. – somos julgados durante a vida e na morte somos selados… Ap 7 – Solicite um estudo sobre Os 144.000.

9 – Depois que os adeptos do pecado e ha’satan tiverem ardido no lago de fogo de acordo com as suas obras, que ocorrerá com eles e também com a morte, o inferno (sepulcro) e o mesmo lago de fogo?  …desceu, porém, fogo do céu e os ______________ . (Ap 20:9). …Então, a morte e o inferno foram ____________  para dentro do _______ de _________ . Esta é a  _____________ , o lago de fogo. (20:12-14) e jamais ___________ (Ez  28:19).

Um fogo que não se apaga é um fogo que arde enquanto lhe resta uma partícula de combustível. Quando tudo o que pode ser queimado tiver sido consumido, o fogo desaparece – aconteceu isso com o fogo ETERNO de Sodoma e Gomorra, não é? Judas 7. Isto é o que diz Ml 4:1-3, onde ele afirma que os ímpios arderão como restolho; que não ficaria deles nem raiz nem ramo; e que serão reduzidos a cinzas. Exatamente o mesmo explica Apocalipse 20. O fogo que cairá sobre o diabo, seus anjos e depois os adeptos do pecado (após ressuscitarem), arderá sem cessar até que os consuma (Ap 20:9; 13-14); ou seja: estarão eternamente “queimados”. Por isso se diz que essa é a segunda morte (20:14). Portanto, este fogo será de consequências eternas, irreversíveis!

O QUE HAVERÁ DEPOIS?

10 – Segundo o Messias mostrou a João/Yao’khanan, o que acontecerá com os fieis quando o pecado, seu instigador e seus adeptos forem destruídos? …E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a  _________  já não existirá, já não ____________ , nem __________ , nem _______ , porque as primeiras coisas _______________ . (Ap 21:3-5).

No próximo estudo veremos como será esta cidade espacial do ETERNO e o que ocorrerá com a Terra depois que o fogo se houver extinguido. Será emocionante ler a descrição bíblica do novo Éden, reservado para o remanescente fiel… (Rm 11:1-5).

Minha Decisão: Havendo descoberto o amor, a misericórdia e a justiça do ETERNO, decido colocar minha vida em harmonia com as orientações que nos dá em Sua Palavra – a Escritura – a fim de ser cidadão de Seu Reino ETERNO…

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

21

 

 

Lição 21 – O Mistério de Babilônia, a Grande Meretriz.

O Apocalipse contém o último chamado do ETERNO de amor para os moradores da Terra (Ap 14:6-14), expõe-nos as artimanhas de ha’satan e descreve a organização que ele tem para o seu trabalho. Nenhum outro livro ostenta um conteúdo de tanta importância como este, para o homem moderno. Sua mensagem é tão crucial e imperativa que o CRIADOR pronunciou uma terrível sentença sobre todo aquele que tentar alterar sua mensagem (Ap 22:18, 19). Uma das tremendas revelações que o CRIADOR nos faz neste livro é a respeito do que Ele chama o Mistério* de Babilônia, a grande meretriz, e como o conteúdo dessa mensagem pode afetar nossa salvação. Vamos analisá-lo neste estudo.

NOTA: Mistério… é como se define a trindade!

1 – Que tragédia deixa a descoberto a proclamação das três mensagens angélicas?

 ___________ , ___________ a grande _________________ . Ap 14:8.

Aqui está falando de uma babilônia mística, pois a literal já havia sido destruída nos tempos do Antigo Testamento e Is 13:19-21 declara que nunca mais seria habitada. É interessante notar que a Bíblia de Jerusalém – BJ (tradução católica impressa com a autorização das autoridades eclesiásticas), comentando o Apocalipse 17:5 diz que “Babilônia é o nome simbólico de Roma”. Devido ao sentido eminentemente religioso da mensagem dos três anjos (Estudo 9, 18 – Ap 14), devemos interpretar esta babilônia caída como sendo espiritual e religiosa. O  comentário (rodapé) da BJ diz que Roma arrastou todas as nações à idolatria; sem “pereceberem” que o papado é seu herdeiro…

2 – Que ordem do CRIADOR aos sinceros que ainda estão em Babilônia demonstra que sua posição religiosa é grave?

Ouvi outra voz do céu, dizendo: _________ dela,_______ Meu, para não serdes__________ em seus pecados e para não __________ dos seus flagelos; (Ap 18:2-4).

Esta solene declaração divina demonstra que há pessoas bem intencionadas dentro de Babilônia, os quais demonstrarão sua sinceridade obedecendo à ordem do ETERNO de sair dela

OUTRA FIGURA DE DEGRADAÇÃO RELIGIOSA DA BABILÔNIA MÍSTICA

3 – Sob que outra figura de degradação o CRIADOR apresenta a igreja caída?

…Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande ____________ …vi uma _____________ montada numa __________ escarlate, besta repleta de nomes de____________ ,  com ________________ e _______________ …Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: _______________ , ______________ , A MÃE DAS ________________ … (Ap 17:1-5).

Assim como em Apocalipse 12 uma mulher pura é símbolo adequado da igreja fiel, aqui aparece uma meretriz como símbolo de uma igreja que se prostituiu – desviou-se; que teve uma queda doutrinária. A BJ comenta que a prostituição é o símbolo da idolatria. Um antecedente bíblico que ajuda a entender este ponto de vista encontra-se em Ez 16:15 – Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele.  Outro exemplo: …com seus ídolos adulteraram …Ainda isto me fizeram:  …e profanaram os meus sábados. (Ez 23:37-38).

4 – Onde a igreja caída teria a sua sede? (Ap 17:15).

 …e vi uma mulher montada numa _____________  escarlate …com ________ ___________  e ________ _____________ .    (Apocalipse 17:3-4, 7, 9, 15 RA) …as sete cabeças são sete ______________ , nos quais a mulher está sentada.  As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são __________ , __________ , __________ e _________  .

“As sete cabeças são as sete colinas de Roma” – Comentário da BJ, Ap 17:3. A besta (Roma) leva sentada sobre si uma igreja prostituída, o que dá a entender claramente que teria sua sede em Roma, a cidade dos sete montes. Outra impressionante revelação que nos faz o CRIADOR neste capítulo de Apocalipse é que essa igreja de Roma é “católica” (esta palavra significa universal), pois está escrito que ela estava sentada sobre muitas águas (povos, multidões, nações, línguas) mostrando assim a sua universalidade.

5 – Do ponto de vista do ETERNO, qual seria a influência religiosa negativa que exerceria a Igreja de Roma sobre a Humanidade?

…e com o ______________ de sua devassidão, foi que se _________________ os que habitam na Terra. …pois todas as _____________ tem _________ do _____________ do furor da sua _______________ Ap 17:2, 4; 18:2-4.

A igreja caída serve às nações o vinho do cálice de suas doutrinas adúlteras. Com elas tem-se embriagado os crentes, os quais não percebem os seus erros mencionados. Estes não são compungidos a ler a Escritura, pois isto a desmascararia. Vejamos alguns dos muitos exemplos do que, lamentavelmente, lá existem. Contrastaremos a doutrina pura com a adulterada para facilitar a compreensão.

(a) A Doutrina Pura: A Escritura é a Palavra do Criador, regra de Fé e de Doutrina (II Tm 3:15-17); II Pe 1:19). O Vinho Adulterado: a Tradição condenada pela Escritura (Mc 7:6-13; Gl 1:6-9; Ap 22:18, 19) e livros apócrifos e de falsos profetas (Chico Xavier, EGW, etc).

(b) A Doutrina Pura: Cristo é o único e suficiente Salvador (At 4:10-12); Cristo é o único e suficiente Mediador (I Tm 2:5; Jo 14:6). O Vinho Adulterado: a mediação de outros. Ex: sacerdotes, santos, papas, Maria, o “deus” espírito santo, etc.

(c) A Doutrina Pura: Somos salvos pela graça (Ef 2:8, 9) e justificados pela fé, gratuitamente (Rm 3:24). O Vinho Adulterado: as penitências, as indulgências, as promessas, as ações meritórias (obras) e o dízimo, etc.

(d) A Doutrina Pura: A fé não anula a Lei (Rm 3:31), mas descreve a conduta ética cristã que vive aquele que foi perdoado e justificado pela fé na graça (Jo 8:3-11; I Jo 3:4; Ef 4:28; I Jo 2:3-5). O crente guarda a Lei como fruto da Nova Vida em Cristo; como expressão de amor a Cristo (à Sua vontade). A Lei não foi mudada pelo Messias e Ele não autorizou mudança alguma (Mt 5:17, 18). Por isso o crente guarda os mandamentos (Ap 14:12). O Vinho Adulterado: Ensina que se pode mudar a Lei e adulterá-la…

(e) A Doutrina Pura: O segundo mandamento da Santa Lei do ETERNO proíbe adorar ou venerar e/ou render culto a imagens – idolatria (Ex 20:4-6). Há muitas declarações bíblicas que falam que é irracional pedir auxílio e render culto a objetos inanimados (Is 44:9-20; 46:8-10). o ETERNO disse que não quer ser adorado através de imagens (Is 42:8, 17). Ele é espírito e pede um culto espiritual (Jo 4:23, 24).  O Vinho Adulterado: Fazer imagens, acender velas diante de imagens, pedir-lhes alguma graça, fazer promessas, orar ajoelhado diante de imagens (Lc 4:7 RA), etc. Tirar este mandamento ao ensinar o povo por meio do catecismo. Mas na Escritura o mandamento está escrito e é claro.

(f) A Doutrina Pura: O quarto mandamento ensina observar o santo sábado (Ex 20:8-11). O Messias guardou o sábado (Lc 4:16), a bem-aventurada, a jovem Maria/Maoro’hem e outras piedosas mulheres o guardaram (Lc 23:54-56); o Messias disse que não se pode mudar a Lei (Mt 5:17, 18). O anticristo mudaria (Dn 7:25). Mas os fiéis guardariam os mandamentos do ETERNO (Ap 14:12), por isso durante o Seu governo messiânico, continuaremos guardando o sábado (Is 66:22, 23). O Vinho Adulterado: Deixaram de guardar o sábado e ensinaram a guardar o domingo (Tg 2:10; Lc 6:46); inclusive o domingo dos domingos: o natal em 25 de dezembro!

(g) A Doutrina Pura: Os mortos estão dormindo (Jo 11:1-14), inconscientes (Ec 9:5, 6) até a ressurreição (Jo 5:28, 29) quando receberão a vida eterna (I Co 15:20-23). Não há outra oportunidade depois da morte (Hb 9:27) nem pode alguém ser salvo por méritos de outra pessoa que está fazendo penitencia ou missa (Rm 14:12). O Vinho Adulterado: as doutrinas do purgatório, indulgências, etc. derivadas da idéia errônea de que os mortos vivem (imortalidade da alma). Existem muitos outros exemplos…

(h) Mas, a mais nefasta mudança foi realizada no primeiro mandamento alterando a crença em um único UL’HIM [CRIADOR ETERNO] para três outros deuses… Dt 6:4; I Co 8:4up, 5-6.

BABILÔNIA TEM IGREJAS-FILHAS

6 – Que palavras escritas na testa de Babilônia demonstram que há igrejas-filhas que partilham de parte dos seus erros religiosos? 

Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A ____________ DAS ________________ E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. (Ap 17:5 RA).

A visão do Apocalipse revela que Roma é a igreja-mãe. Esta tem filhas que a deixaram e filhas que saíram dela, mas apesar de havê-la abandonado conservam muito de seus vícios e da sua conduta religiosa equivocada. Saíram da casa da mãe meretriz, mas embriagadas com o vinho doutrinário que ela havia adulterado. Este versículo nos ajuda a entender que evidentemente Babilônia é uma espécie de sobrenome ou nome de família e que a grande Babilônia inclui Roma e as outras igrejas guardadoras do domingo e da trindade; etc. Isto pode causar admiração, mas o Criador o revela com clareza. Leia Is 4:1.

O CHAMADO MISERICORDIOSO DE UM CRIADOR AMORÁVEL

7 – Por que razões específicas diz o CRIADOR que castigará Babilônia?

…que tem dado a _________ a todas as _________ do ________ da fúria da sua _____________. Ap 14:8.

Isto realça indiscutivelmente a tremenda importância que tem para o CRIADOR a necessidade de manter as doutrinas puras, como Ele as deu e respeitá-las.

8 – Há muitos que crêem que devemos reformar (permanecer dentro para mudá-las) as igrejas que têm caído. Que diz o CRIADOR aos que estão em Babilônia?

Ouvi outra voz do Céu, dizendo: ______________ dela, povo Meu… Ap 18:4.

NOTA: Evidentemente a palavra chave aqui não é reformar, mas sim restaurar, pois a igreja que Cristo fundou (Mt 16:18) jamais foi substituída por outra… Hoje, qualquer denominação chamada de “cristã” é uma igreja concorrente à igreja Verdadeira!

9 – Quais as razões pelas quais UL (Criador) nos ordena a sair das igrejas caídas no erro?

…para não serdes _________________ em seus _______________ e para não participarem os seus __________ Ap 18:4.

A razão pela qual há sinceros dentro das igrejas equivocadas é porque ignoram o que temos descoberto ao estudar a revelação do CRIADOR que está no Apocalipse. Mas permanecer nestas igrejas depois de conhecer a vontade do Messias seria um ato de desobediência e rebelião que identificaria essas pessoas com os pecados de Babilônia pelo que o CRIADOR Se vê obrigado a castigá-los com as pragas ou flagelos destinados a Babilônia. Por isso o Salvador diz: Sai dela, povo Meu para que não… Leia At 17:30.

SENDO LEAIS À VOZ DO MESSIAS

10 – Que instrução divinamente inspirada deu Pedro/Kafos àqueles que descobriam que estavam em uma igreja equivocada?

Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Kafos e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?  Respondeu-lhes Kafos:  _____________ , e cada um de vós seja ___________ em ___________ de Yaohushua hol’Mehushkyah para  _______________  dos vossos   ________________ , e recebereis o dom do santo Espírito. (Atos 2:37-38 RA).

Minha Decisão: Tomei consciência de que o Criador tem uma igreja na face da Terra e que esta igreja é a que Ele próprio fundou; e não homens ou mulheres. Vou seguir o Seu conselho e sair de babilônia para entrar na igreja do primeiro século. Solicitarei a verdadeira imersão que é em Nome de Yaohushua e ensinarei aos meus irmãos a Verdade restaurada!

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

22

 

 

Lição 22 – Quem Habitará na Santa Cidade

Em Hb 11:16 o CRIADOR (cf. Jo 14:1-3) diz que preparou uma cidade para os Seus fiéis e Apocalipse 3:12 nos revela o seu nome: Nova Jerusalém/Yah’shua-oleym. Esta descerá à Terra  no fim do Milênio (Ap 21:2, 10; Zc 14:1, 4, 10). Tentar imaginar o que será habitar na Nova Jerusalém/Yah’shua-oleym é um verdadeiro desafio à imaginação. Mas essa cidade é real. Nosso Messias prometeu um lugar para cada crente fiel quando disse: Não se turbe o vosso coração; credes no ETERNO, crede também em Mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.  E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. (Jo 14:1-3 RA).

Paulo/Sha’ul, que teve várias visões (II Co 12:1-5), também diz: …mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que o ETERNO tem preparado para aqueles que O amam. (I Co 2:9 RA). Só o fato de pensar que “nela nunca jamais entrará coisa alguma contaminada, nem a abominação e mentira” (Ap 21:27) já fala de um ambiente pelo qual ansiamos, embora nos pareça incomum.

Muitos não poderão entrar

1 – Quem não poderá entrar na Santa cidade? Ap 13:1, 8; 14:9, 10; 20:15; 21:8.  …Se alguém adora a____________  e a sua ____________  e recebe a sua ____________  na  ____________  ou sobre a___________ , …(Ap 14:9, 10).

2 – Quem mais é mencionado como desqualificado para entrar na Santa Cidade? Ap 21:8; 22:15; I Co 6:9-11. ___________________________________ . Ap 22:15 fala dos descendentes de Cam; os homossexuais!

Nestes versículos são enumerados aqueles que não renunciaram ao pecado em suas diversas formas.

QUEM TERÁ ACESSO À SANTA CIDADE

João/Yao’khanan viu que na Santa cidade [não confunda com a cidade querida/terreal] estava a árvore da vida (Ap 22:1, 2). Também lhe foi mostrado dois tronos: o do ETERNO e do Cordeiro (22:3 – cadê o trono do “deus espírito santo”?) e que lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (Ap 21:4).

3 – Segundo a revelação bíblica, quem entrará na Santa cidade? Bem-aventurados aqueles que _____________ as suas vestiduras…  (Ap 22:14) …e as _______________  no ___________  do ______________ , (Ap 7:14) …os vencedores da___________ , da sua____________ e do ____________  do seu __________ , que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas do ETERNO; (Ap 15:2). Ao _____________ , dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida… (Ap 2:7) … Sê ______ até à ___________ , e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2:10).

4 – Que outros requisitos apresenta o Messias àqueles que desejam entrar na Vida Eterna? Jo 3:3, 5; Mc 16:15, 16.  …Nascer da  ______________ e do ______________ … Quem crer e for _________________ …

Nascer do Espírito se refere à conversão operada por Cristo em espírito (Ap 3:20); a mudança de vida, assim como é descrita em Cl 3; Ef 4:22 – 5:20 e tantas outras passagens das Escrituras. Mas sobretudo, a transformação operada por Cristo, que nos dá forças (Fl 4:13) para viver a ética cristã expressa nos dez mandamentos (Ap 14:12).

Nascer das águas se refere à Santa imersão, assim como o Messias foi imerso por João/Yao’khanan o Imerssor, no rio Jordão, iniciando ali o Seu ministério terrestre… Foi estabelecido por nosso Messias (Mc 16:15-18) e só tem validade quando é administrado como a vemos no livro de Atos (2:38) onde cerca de três mil foram imersos: em NOME de Yaohushua! No livro de Mt 28:19 lemos o que se convencionou em chamar-se de formula batismal (trinitariana), mas hoje sabemos que este texto é apócrifo… Isto explicaria o porque de não termos uma só imersão, nas Escrituras, segundo esta fórmula. A BJ confirma que este texto não existe no original bíblico e sabemos que foi Diocleciano, no ano de 196 d.Y. que adulterou o texto de Mateus/ Man’yaohuh para impor-nos uma trindade advinda do paganismo (assim como I Jo 5:7, 8 bem mais tarde)! Leia Ef 4:5, 6 e I Co 8:5, 6.

COMO É A IMERSÃO DA QUAL o CRIADOR FALA NAS ESCRITURAS

5 – Que requisitos prévios ao batismo demonstram que deve administrar-se a pessoas conscientes e não a bebês? (a) Mc 16:16 – Aquele que irá ser imerso deve _________ . (b) Mc 15:15-16 – Para ser imerso deve ser feito um ___________ (ou seja, deve ser doutrinado). (c) Atos 2:37, 38 – Deve haver o ______________ e depois a imersão.

O costume de que os padrinhos assumem a responsabilidade em lugar da criança que não sabe o que está acontecendo, não é bíblico e não tem valor (Rm 14:12; Ez 18:20). o CRIADOR não tem problemas com o nenê que ainda não fez nada de mau. (Mt 19:14), mas sim com os que fazem mau uso do Livre Arbítrio (Lc 6:46). Na realidade todos nascem salvos e é só ao longo do tempo que perdemos a nossa ingenuidade, nos contaminando com o mundanismo. Daí só nos resta a conversão em direção àquEle que nos livrou, na cruz!

6 – Que instrução de Paulo/Sha’ul à igreja de Roma demonstra que a imersão que o Criador pede deve ser por submersão? Fomos, pois, _______________  com Ele na morte pelo____________ ;   (Rm 6:4 RA).

Um comentário ao pé da página da BJ (Escritura da Igreja Católica) diz que o sentido etimológico da palavra batizar é submergir. Por isso é que a Santa Escritura diz que Yao’khanan estava também batizando em Enom perto de Salim, porque havia ali muitas águas – Jo 3:23. Talvez você esteja perguntando: Por que é tão importante que seja por imersão? Há pelos menos duas razões importantes: 1 – Porque assim o CRIADOR estabeleceu (isso já deveria ser suficiente razão para aceitá-lo); 2 – Pelo profundo simbolismo que a imersão publica (morte-sepultamento-resurreição) tem no plano de salvação estabelecido pelo ETERNO.

7 – Que simboliza a verdadeira imersão cristã?  …Fomos, pois, ____________ com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi _____________  dentre os __________  pela glória do Pai, assim também ___________ nós em novidade de _________ .    (Rm 6:3-6).

NOSSO MESSIAS NOS DEIXOU O EXEMPLO

É significativo o princípio enunciado por Pedro/Kafos quando escreveu na Santa Escritura: …pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos – I Pe 2:21. O mesmo princípio Paulo/Sha’ul proclamou em I Co 11:1. E não podia ser diferente, pois o Messias disse: Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também. (Jo 13:15).

8 – Que detalhes do batismo do Messias demonstram que deve ser administrado àqueles que o pedem e que deve ser por imersão? Mt 3:13-17. (a) Por esse tempo, _____________ – se __________  da Galiléia para o Jordão, afim se que João/Yao’khanan O _____________ . (b) o lugar do batismo foi ______________ . (c) ______________ o Messias,  saiu logo da ____________ .

Depois que foi batizado (submergido), saiu logo da água. Quer dizer que, no momento de ser batizado, estava dentro d’água. Este batismo que o Messias pediu (uma pessoa, consciente) e que foi praticado por imersão, é o modelo regente e que tem o selo do CRIADOR. o ETERNO o aprovou, ao dizer: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo – Jo 3:17 – e, a glória do ETERNO foi vista pelos presentes, vindo como faz uma pomba ao descer. Hoje, cumpre-se Rm 1:23, quando atribuem este símbolo (pomba – Dt 4:15-17) à um “deus” estranho às Escrituras ao qual chamam de o “deus” espírito santo.

Há outros casos citados na Escritura que demonstram que na época dos apóstolos, os cristãos imergiam como o Messias ordenou. Por exemplo, o caso do oficial etíope (Atos 8:26-40), mas sempre em “Nome de Yaohushua”!

O BATISMO E A VIDA ETERNA

9 – De acordo com a revelação feita pelo Messias, o autor de nossa salvação (Hb 5:8, 9), que deve fazer o pecador se deseja ser salvo? Mc 16:15, 16.  Quem _________ e for _______________ será salvo…

O batismo de crentes (em Nome de Yaohushua) é o que vale. Quando os ouvintes de Pedro/Kafos perguntaram que deviam fazer, Pedro/Kafos lhes disse:  Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Yaohushua hol’Mehushkyah para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do santo Espírito. (Atos 2:38). Essa imersão – testemunho público – une o crente com a igreja/Kehiláh que se prepara para entrar na cidade do ETERNO (Atos 2:41), e como parte do remanescente fiel, vive as normas de conduta cristã (Atos 2:42); Rm 6:17, 18, 22. No estudo 17 vimos que as profecias bíblicas nos permitem identificar qual é a Igreja/Kehiláh verdadeira.

10 – Que pergunta honesta ajudou Sha’ul a fazer a melhor decisão de sua vida? E agora, por que te ______________ ?   __________ -te, recebe o __________  e lava os teus ___________ , invocando o nome dEle. (Atos 22:16 RA). Pergunto: Que nome? Cadê a trindade?

Minha Decisão: Messias, faço minhas as palavras das Santas Escrituras: Que impede que eu seja imerso? (Atos 8:36). Dá-me forças, pois hoje eu decido-me pela imersão em Nome de Yaohushua (sei que a que eu participei antes não era a verdadeira e portanto, não valeu) como uma expressão de minha fé em Ti.

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23

 

 

Lição 23 – As Duas Testemunhas de Luto e a Mensagem dos Três Anjos.

Desde que ha’satan se rebelou contra o ETERNO, tornou-se inimigo pessoal do nosso Criador; dando inicio à uma grande subversão; toda a humanidade começou a polarizar-se em torno de duas forças: A do bem centralizada no amor do ETERNO, ou a força do mal, encabeçada por ha’satan e seus anjos rebeldes. A revelação divina nos mostra que não há terreno neutro, nem mesmo “em cima do muro”; ou estamos com o ETERNO e Sua verdade ou nos alistamos ao lado do maligno com os erros que tem semeado. Neste esboço de análise veremos outros aspectos dessas duas grandes forças que estão em ação no planeta Terra, ilustrados no Ap 11.

AS DUAS TESTEMUNHAS do CRIADOR

1 – Quais são as duas testemunhas do Criador que estiveram de luto durante 1.260 dias, proféticos, de perseguição do anticristo? Ap 11.3,4. …São estas as _________________ e os _____________________ que se acham em pé diante do CRIADOR da terra. 

As duas oliveiras e os dois candeeiros se referem à mesma coisa e no contexto dos 1.260 dias devem ser identificados com o Velho e o Novo Testamento, revelados pelo CRIADOR (I Tm 3:16), segundo alguns; pois Cristo disse que as Escrituras dão testemunho dEle (Jo 5:39) e Dao’ud  declarou que a Palavra do Criador é uma lâmpada que ilumina o Caminho (Sl 119:105). No entanto, as Escrituras jamais tiveram esta divisão de Velho e Novo Testamento e se aceitássemos isto (Velho & Novo) seria o mesmo que admitir que o CRIADOR errou e por isto precisou fazer uma outra Aliança… No contexto da Restauração de Israel, tais “testemunhas” seria tão somente o Reino do Norte separado do Reino do Sul, cujas profecias tratam da reunificação – Ef 2:14-15. Num contexto maior podemos sim dizer que as Escrituras, como um todo, são testemunhas da história da Igreja…

O período de perseguição de 42 meses, ou 1.260 dias proféticos (anos literais) que vai desde o Edito de Justiniano (538 d.Y.) até que Berthier, general de Napoleão, o aboliu (1.798 d.Y.), já foi estudado. Durante esta época, apesar de brutalmente perseguidos, as Escrituras continuaram dando seus testemunhos do Amor e da Verdade do Criador. Nos versículos 5 e 6 do cap.11 declara-se que aqueles que interferem com estas testemunhas (a Palavra do CRIADOR) ou as atacam, devem morrer. A mesma admoestação é dada no cap. 22:18, 19. Também se destaca o poder da Palavra do Criador quando usada legitimamente, e são mencionados milagres realizados por Elias/Uli’yah e Moisés/Mehu’shua, que usaram sincera e fielmente a Palavra de UL.

2 – Depois de as testemunhas continuarem testificando em meio a um obscuro período de perseguição, que faria contra elas a besta que sobe do abismo?  Ap 11:7 …a besta que surge do abismo _______________________ e as ___________________ e ____________ .

A besta que sobe do abismo é ha’satan (Ap 20:1-3) e também simboliza os reinos do mundo que estão sob seu domínio. Em Ap 11:8, 9 aparecem Sodoma e Egito para destruir as Testemunhas do ETERNO, pois como nações inimigas do povo do ETERNO no passado, servem como símbolo eloquente das idolatrias. É do Egito – via Grécia – que se originou a doutrina da trindade! O Kipá (adotado pelos da ICAR e mais recentemente, pelos judaicos) vem do Egito!

3 – Por quanto tempo permaneceram sem vida as Testemunhas? Ap 11:11, 12. Mas, depois dos  _____________________________ , um  __________________________ , vindo da parte do ETERNO, neles penetrou. E subiram ao ______  numa nuvem, e os seus ______________ as __________________ . 

Como a Escritura o desmascara, ha’satan procura silenciar seu testemunho; quer mantendo-a oculta, quer destruindo-a. Se aplicarmos a estes três dias e meio o princípio bíblico de um dia por um ano (Ez 4:6), chegaremos à conclusão de que o testemunho bíblico reviveria três anos e meio depois de ter sido aniquilado. Esta profecia se cumpriu de um modo muito preciso e surpreendente na história da França. Os três anos e meio foram exatamente o Reinado de Terror da Revolução Francesa. Esse período começou a 26 de novembro de 1.793 quando a França, por decreto de sua assembléia legislativa, declarou que não há “DEUS”, o que foi motivo de regozijo para todos os seus habitantes; e, durou até 17 de junho de 1.797, quando o governo francês anulou o decreto e outra vez se permitiu a prática da religião na França (veja as coisas que acontecem constantemente na França de hoje, um país apostata).

Durante este tempo as Escrituras fram queimadas e abolida na França; foi “morta”! Todas as igrejas foram fechadas e proibiu-se a adoração ao ETERNO e todo o tipo de culto religioso… Também se decidiu que a semana seria de dez dias. O dia de descanso foi abandonado e em seu lugar se consagrava um dia em dez para a orgia e a blasfêmia. Negou-se abertamente a existência do ETERNO. Uma mulher imoral [uma atriz prostituta] foi nomeada a deusa da razão e as pessoas deveriam adorá-la. Tudo isto durou exatamente três anos e meio, como disse a profecia. Porém o testemunho bíblico não só ressuscitaria, mas se elevaria e sua fama subiria ao Céu. Em 1.804 e 1.816 foram organizadas as primeiras e maiores sociedades bíblicas e o Livro do Criador inundou o Planeta, constituindo-se no livro mais vendido – mesmo adulterado – de toda a história da humanidade (isto, até… Hery Poter)!

4 – Que aconteceu ao ocorrer um grande terremoto (símbolo de poder e intervenção divina)? Ap 11:13 …e __________ a __________________ parte da cidade, e morreram, nesse terremoto _____________________________ , ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Criador do céu. 

Este terremoto não é o do final da História, porque ruiu apenas a décima parte da cidade. Deve ser entendido como o derramamento de um juízo parcial do Criador para conduzir os homens ao respeito à Sua Palavra. Alguns crêem que a cidade mencionada é Paris, símbolo da França; outros, que representa o papado, o qual é apoiado pelos dez reis ou nações da Europa (Ap 17:18, 12, 13). O terremoto seria o aprisionamento do papa que ocorreu em 1.798. A França é um destes dez reis que caiu por um curto período de tempo; que se levantou contra toda manifestação religiosa. As 7.000 pessoas que morreram poderiam ser entendidas como a realeza que perderam seus títulos de nobreza e foram mortos durante a Revolução Francesa. Isto despertou terror a princípio, e os levou mais tarde a glorificar ao ETERNO quando voltaram a aceitar a Escritura e a religião e, todos estes eventos foram uma prévia do que ocorrerá no futuro bem próximo. Solicite-nos a interpretação da profecia dos Sete Reis do Ap 17…

Nota: O atual papa Francisco, é o sétimo desta profecia… Vem aí o 8º, o próprio anticristo!

A Origem do Ateísmo

A influência do ateísmo que começou nos dias da Revolução Francesa se espalhou para o norte e oriente, estendendo-se até a Rússia (a teoria da Evolução das Espécies é deste período). A revolução russa de 1.917 se constituiu em parte em ataque contra a religião, uma vez que se favorecia o ateísmo (durante a Revolução Rússia – implantação do comunismo – foi instituída a semana de cinco dias para não terem nenhum vínculo com a semana da criação). Este vírus ateu se espalhou através do mundo, ganhando adeptos, infiltrando-se inclusive nos currículos escolares e sob disfarce científico, pretende desafiar a auto-revelação do ETERNO na Escritura. O ateísmo já envolveu a terça parte do mundo e continua crescendo! Nas escolas ensina-se a “teoria” da Evolução das Espécies como sendo um fato comprovado apesar do nome: teoria! O Criacionismo é redicularizado e o tal de “carbono 14” apontam para datas astronômicas (milhares de anos para o planeta e suas espécies)… O Édem e o dilúvio, são tidos como lendas, inclusive pela ICAR!!!

Os Três Anjos do Apocalipse que Reivindicam Honra ao CRIADOR

Em Ap 14 se encontram os três pontos importantes da mensagem que o remanescente fiel (Rm 11:1-5) deve proclamar, por ter sido chamado a reivindicar o caráter do ETERNO…

5 – Qual a difusão que receberia o evangelho ETERNO (imutável)? Ap 14:6 …tendo um evangelho ETERNO ______________________ aos que se assentam sobre a terra, e a cada ____________ , e _____________ , e  _____________ , e ______________ ,

Ninguém tem o direito de modificar as doutrinas bíblicas nem de pregar idéias próprias [o famosos “eu acho”] acerca da religião. O que se deve é pregar o Evangelho ETERNO; a revelação do ETERNO tal como se encontra na Santa Escritura. Por isso a terrível advertência do CRIADOR que está em Ap 22:18, 19.

6 – Qual é a primeira parte da mensagem especial do ETERNO para nosso tempo? Ap 14:7  …Temei a ___________ e _____________________ , pois é ______________ a hora do Seu ___________ ; e _____________ Aquele que _____ o___________ , e a____________ e o_____________ , e as fontes das águas. 

Esta mensagem é o oposto da teoria da evolução, pois exige a adoração ao ETERNO nos termos do mandamento do sábado [Ex 20:8-11 – perceba a semelhança na descrição do 4º mandamento com esta mensagem angélica] e adquire grande solenidade na época do juízo que João/Yao’khanan viu em progresso no santuário do Céu…

7 – Qual é a segunda parte da mensagem dos três anjos? Ap 14:8. …______________ ,___________  a grande Babilônia que tem dado a ______________ a ____________ as _____________ do______________  da fúria da sua _______________ .

A mensagem do segundo anjo denuncia a apostasia e se complementa com a dramática advertência de Ap 18, onde o CRIADOR diz ao Seu povo que deve sair das igrejas doutrinariamente equivocadas (encabeçada pela trindade – Dt 6:4) a fim de não ser cúmplice nos seus pecados nem participar de seus flagelos (Ap 18:4).

8 – Qual a tremenda admoestação que o CRIADOR proclama por meio da mensagem do terceiro anjo? Ap 14:9-11. …Se alguém ____________ a  ____________ e a sua  ____________ e recebe a  ___________________  na _______________ (pensamentos) ou sobre a ____________ (obras),  também esse  ______________ do ____________ da ____________ de  _____________ , preparado, sem mistura (não suavizado), do cálice da sua ira …

A revelação divina é impressionantemente clara e nos adverte que, se não abandonarmos o erro (falsa igreja – as igrejas concorrentes à que o próprio o Messias fundou) e à rebelião (pecado), sofreremos as pragas e estaremos irremediavelmente perdidos…

O POVO do ETERNO NA PROFECIA

9 – Ao sair de Babilônia, com quem deve unir-se os sinceros? Ap 14:12. Com …os que  ______________ os _________________ de ___________ e a _________ em __________ .

É impossível manter-se imparcial na grande subversão entre o Messias e ha’satan. Por isso o ETERNO revela amorosamente o que o homem não poderia ver na luta entre o bem e o mal e misericordiosamente exige uma decisão (porque deseja a nossa salvação – Solicite um estudo sobre Predestinação Bíblica)…

10 – Que sucederá quando terminar a pregação da mensagem dos três anjos? Ap 14:14-16.  E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a Sua ____________  sobre a _____________ , e a terra foi _________________ .

Mateus 24:14 diz que o Messias declarou: E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim*. Marcus 16:15, 16 diz: E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.  Será a hora de separar o joio do trigo.  “Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro. Mt 13:30. Solicite um estudo sobre o Joio e o Trigo e se surpreenda com a Verdade (jamais dita por um pregador para você)!

 A pregação Final do Evangelho ocorrerá dentro do reinado mileniar de Yaohushua hol’Mehushkyah [o Messias], aqui na Terra, enquanto se formam as nações – Is 66:19.

Decida-se: Caro irmão, em que lado da colheita você ficará? Do lado do joio (ha’satan) ou do trigo (O Messias)? Ficarei do lado de ______________________ hol’Mehushkyah.

ÍNDICE

RECEBA UM ESTUDO BÍBLICO COMPLETO SOBRE AS PROFECIAS BÍBLICAS ATRAVÉS DO E-MAIL ou VEJA AQUI!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

24

 

 

Lição 24 – O Soar da Sétima Trombeta

O Messias nos dá em Sua revelação [Gilyahna] no Apocalipse, uma visão profética tridimensional do que finalmente chegaria a ser a história desde os dias apostólicos até o fim do tempo: 1) as sete igrejas, 2) os sete selos, e 3) as sete trombetas. A profecia das sete igrejas nos revela a história religiosa da era cristã, salientando as suas faltas e prometendo o galardão aos vencedores. Nesta profecia o ETERNO destaca Seu interesse e amor por Seu povo. Os sete selos profetizam a história social da era cristã, expondo especialmente o triste processo da apostasia. Também se apresenta o CRIADOR controlando a História e dando fim à dor e ao sofrimento. As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação à igreja.

As Seis Primeiras Trombetas

As primeiras quatro trombetas (Ap 8:6-13) mostram a desintegração do império romano (tanto do oriente como o ocidente), fustigado pelas tribos bárbaras, as quais preparam o caminho para Roma papal. Tanto Daniel/Dayan’ul como o Apocalipse profetizam que este poder religioso perseguiria durante 1.260 anos (42meses) os que cressem na Escritura.

A quinta e sexta trombetas (Ap 9:1-21) descrevem a investida das tribos maometanas [islamismo], sob o comando de vários líderes, constituindo-se em outro poder que lutaria contra o cristianismo.

A Sétima Trombeta

A sétima trombeta apresenta o tempo do fim quando o remanescente fiel proclamaria o evangelho ETERNO (inclusive com a restauração do Nome) a todo o mundo.

1 – Que eventos sucederiam no tempo da sétima trombeta? Ap 11:15-19. a) “…O reino do mundo se tornou de ______________ (11:15). b) As nações estariam _______________ (11:18) c) “…Chegou, porém, a Tua ira, e o tempo determinado para serem _____________ os mortos, para se ________________ aos Seus servos, os profetas… e para ____________ os que _______________ a Terra”. d)Abriu-se, então, o santuário do ETERNO, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário” (11:19).

Nota: As  palavras de João/Yao’khanan no sentido de que “abriu-se… o santuário do ETERNO, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário”, descrevem o lugar santíssimo, pois era ali que a arca estava (em sua imagem terrestre). Foi ali que o Messias entrou ao ascender aos céus, pois é ali que se encontra o Trono do ETERNO (Ap 3:21). Quando Cristo sair do lugar santíssimo, terão terminado o juízo de selamento, sua obra mediadora e o tempo da graça, e terão lugar as bodas do Cordeiro. Em realidade, no Apocalipse se fala de duas ceias: uma é a ceia do ETERNO, que se refere ao castigo dos ímpios, e a outra é a ceia do Cordeiro, que refere-se à recompensa dos fiéis…

2 – Que conotação tem a grande ceia das aves, convocada pelo ETERNO, para os que recusaram a graça salvadora de Cristo? Ap 19:11-21. “O castigo dos _____________.”

Nota: Esta “ceia das aves” afeta o mesmo grupo descrito em Ap 6:15-17 (consciente ou inconsciente – Ap 13:16), o qual não pode resistir à presença do Messias (pondo fim ao Armagedom) por não haver aceito  a salvação em Cristo e consequentemente não haver-se preparado para recebê-Lo. No final do milênio, serão destruídos definitivamente, após ressuscitarem, pela segunda morte (a eterna) – Ap 20:9,14.

As Bodas do Cordeiro

Entendendo como eram as bodas ou casamento orientais, poderemos entender esta analogia. Normalmente havia cinco momentos importantes: 1) O compromisso matrimonial, que tinha muito mais seriedade do que hoje no Ocidente; 2) o pagamento do dote matrimonial; 3) o período da preparação pessoal da noiva para as bodas, durante a qual o noivo preparava o futuro lar; 4) a cerimônia das bodas, que não se realizava na igreja, como o fazemos hoje. Consistia em uma cerimônia simples, quando o noivo dava seu conhecimento publico do pedido de casamento, punha sua capa nos ombros da noiva, enquanto o cortejo se encaminhava para o lugar da festa; 5) a festa, normalmente na casa do pai do noivo.

3 – Quem é a noiva com quem o Cordeiro Se casará? Ap 21:9, 10. “…E me mostrou a __________, que descia do Céu, da parte de _____________…Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro; porque o linho finíssimo são _________ dos ______________”.

Nota: A Nova Yah’shua-oleym, símbolo do remanescente fiel, é a esposa de Cristo (I Ts 4:16,17). A referência aqui não é ao edifício – ou placa de igreja – pois o Ap 19:7,8 fala de pessoas justificadas pelo Messias e que vivem em harmonia com a vontade do ETERNO.

4 – Quando se manifestou o interesse de Cristo por Sua Igreja? Ef 1:4. “Assim como nos escolheu nEle ______________ da ___________ do _______________, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele”.

5 – Quando se concretizou o compromisso matrimonial? Os 2:19; Gl 4:4. “Quando enviou Seu Filho, __________________ de ________________”.

Nota: Em Cristo fomos – toda a raça humana –  escolhidos desde a eternidade. Durante os tempos do Velho Testamento as bodas foram anunciadas. Mas foi com o Messias encarnado, que se concretizou o compromisso da parte do ETERNO.

6 – Qual foi o dote que o nosso Messias pagou para ter o direito de receber a Sua Igreja/Kehiláh – que esta nas mão se ha’satan desde o Éden – como esposa? I Pe 1:18, 19. Ap 1:5. “…Mas pelo ________ ________, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de _________.”

Nota: Ao morrer na cruz, o Messias pagou o dote e por isto, hoje, pode vir buscar a noiva…

7 – Que faria o Messias durante o período de preparação de Sua esposa (a igreja)? Jo 14:1-3. Foi preparar _________________ na casa de Seu _______________.

8 – Que inclui a preparação da igreja para o encontro com Cristo, o esposo? Rm 3:24; Ap 19:7, 8. a) É justificada _______________, por Sua ______________ [do ETERNO] mediante a redenção que há nO Messias. b) A fé não anula a __________________. c) Veste-se de linho finíssimo que são os _______________ dos santos.

9 – Antes de deixar as cortes de glória, depois de terminada a intercessão. O Messias Se apresenta ante o Pai e recebe o domínio, a glória e o reino (Dn 7:13, 14). Que anúncio se fará então? Ap 19:7. “Alegremos-nos , exultemos, e demos-Lhe glória, porque são chegadas as _______________ do _______________, cuja esposa ___________________.”

Nota: Os primeiros oito versículos do cap 19 do Apocalipse transcrevem um gozo sublime e uma alegria espetacular com aleluias e louvores ao Cordeiro, que venceu e recuperou todos os poderes usurpados pelo inimigo; acabou com as artimanhas e instrumentos de ha’satan e, havendo reivindicado ao ETERNO perante o universo, vem ao encontro de Sua Igreja, com quem haverá de unir-Se para sempre. Então nos levará à Jerusalém/Yah’shua-oléym terreal (através dos ares, nas asas dos Seus anjos), onde terá lugar a grande ceia – por mil anos – das bodas do Cordeiro. Sem dúvida será a maior e mais emocionante festa havida na Terra. Pensando neste dia o Messias declarou: “E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, denovo, no reino de Meu Pai” Mt 26:29.

Os Bens-Aventurados

10 – De acordo com a revelação do ETERNO, quem são os bem-aventurados? Ap 19:9; 22:17, 20, 21. “…Bem-aventurados aqueles que ________________ à ________________ das ___________________.” “O espírito e a noiva dizem: __________________. Aquele que ouvem diga: _________________. Aquele que tem sede, _______________, e quem quiser __________________ a __________________.”

Conclusão: Atos 2:41, 47. “Então os que lhe aceitaram a palavra foram _______________; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas… louvando ao ETERNO, e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, _________________ o Messias, dia a dia, os que iam sendo _________________.”

Minha Decisão: Desejo ser imerso como Membro da Igreja de Cristo (a que guarda os seus mandamentos) e preparar-me para o encontro com Ele, quando vier reunir o Seu povo fiel e estabelecer o Seu reino milenial. Rm 11:1-5.

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25

 

 

Lição 25 – …e Têm a Fé do Messias (A)

Assim como as Sagradas Escrituras são explicitas ao ensinar-nos que somos salvos pela fé no Messias – todos nascemos salvos pelo sacrifício do Messias e ao longo do caminhar, pouco a pouco vamos nos contaminando pelas coisas do mundo, só nos restando a conversão para aquEle que nos salvou; isto é fé – e não pelas obras, não importa quais tenham sido estas (Ef 2:8, 9), a Santa Escritura também nos ensina que a fé e as obras não são inimigas, desde o momento em que essa fé salvadora opera (Ef 2:10). Por esse erro conceitual, muitos que têm fé em o Messias acabam não tendo a fé do Messias (Ap 14:12); por isso chegam a rejeitar doutrinas que o Messias criou e ensinava; era a Sua fé. (Por exemplo: Mateus 19:16 e 17; 5:17 e 18).

Essas pessoas que NÃO crêem na reprovação do Messias (Lc 6:46), terão uma trágica surpresa na Segunda Vinda de Cristo. Mil anos depois dirão o que nos relatou o Messias em Mateus  7:21-23… Porém, qual é esta fé do Messias? Ele revela na Escritura (I Pe 1:11; II Pe 1:21), e podemos resumi-la nas seguintes doutrinas básicas:

1 – A Escritura é a Palavra Inspirada do ETERNO (II Tm 3:15-17) e é regra única, completa e suficiente de nossa fé e de nossas ações (Sal 119:105; João/Yao’khanan 20:30 e 31; Gl 1:11 e 12; 6:10). O Messias disse: “_____________ as ___________, porque julgais _________ a ___________ , e são elas mesmas que __________ _________.” João 5:39.

Os cristãos mais nobres estudavam diariamente a Santa Escritura (Atos 17:11) e esta lhe era uma benção (Ap 1:3). Hoje, muitos, estudam livros e orientações de seus profetas “particulares”  ou seguem “entendimentos” de seus “sábios”…

2 – o Messias é Nosso Único e Suficiente Salvador; Nosso Único e Suficiente Mediador.

Ha’satan foi quem se rebelou nos Céus, corrompeu nossos primeiros pais induzindo-os a pecar (Jo 8:44; I Jo 3:8). O pecado, que é desobediência à Lei (I Jo 3:4), passou a todos os homens, porque todos pecaram (Rm 5:12), ocasionando assim a condenação à morte e destruição da glória do ETERNO de todos os homens (Rm 6:23; 3:23). Em Seu grande amor, o ETERNO nos oferece a salvação por meio do sacrifício de Seu Filho Unigênito (Jo 3:16), e o que devemos fazer para receber a salvação é:

  1. Reconhecer que somos pecadores (I Jo 1:8, 10; Is 59:1 e 2).
  2. “ _____________ no ___________ ____________, e serás salvo” Atos 16:31. “ ___________ – _______ ____________: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida; _______________ __________ ao ________ ___________ ________ _________ ,
  3. …arrependei-vos, ___________ , e _______________ – _______ para serem cancelados os vossos pecados” Atos 3:19; Ez 33:15; Mt 5:23 e 24; 6:14 e 15.
  4. Se ________________ os nossos pecados, Ele é fiel e justo para ______________ ____________ ______ ____________ e nos purificar de toda injustiça” I Jo 1:9. Dn 9:9, 12; Sal 32:1-5.
  5. Porquanto há um só ETERNO e ______ ______ _______________ entre o ETERNO e os homens, __________ _______________ , homem” (I Tm 2:5).
  6. __________________ , pois, mediante a ________ , temos paz com o ETERNO, __________ ____ ___________ ___________ __________ __________ Rm 5:1.

3 – Todo Crente Tem o Privilégio de Falar com o ETERNO por Meio da Oração: O Pai Nosso é uma oração modelo, ensinada pelo nosso Messias, pra que aprendamos como orar. Mt 6:9-15.

Orar é mais do que rezar (Mt 6:7 e 8); “é o ato de abrir nosso coração ao ETERNO como a um amigo” e dizer-Lhe com nossas próprias palavras o que necessitamos. (Mt 6:6).

Pedro/Kafos ensinou que o único nome que deveríamos invocar é o do Messias (At 4:12). Por isso deveríamos fazer as orações ao Pai, em Nome do Messias (Yaohushua) e nunca em nome de uma pretensa “terceira pessoa” ou de um falso nome. Ele prometeu:

“ _____ ___ ________ ________ ______ ____ _______ _______ , Eu ___ _______” Jo 14:14.

“ _______ _______ _______ _________ _________ em _______ ________ ; ________ , ___ ____________ , para que a  _________ _________ seja ___________ . João 16:24.

4 – o Messias Voltará em Glória e Majestade (Mt 24:30 e 31) para “juntar” aqueles que comprou com Seu [próprio] Sangue e que O aceitaram como seu Salvador: Essa é a bem-aventurada esperança do crente (Tt 2:13). Ele virá em forma pessoal, real e visível (At 1:9-11); Jo 20:24-29; Lc 23:36-43, 50 e 51; At 1:11; Mt 24:30 e 31. Virá recompensar a cada um segundo a sua obra (Ap 22:12). Nesse momento os mortos fiéis ressuscitarão transformados e se unirão aos fiéis vivos (também transformados) e serão levados pelos anjos, pelos ares, para receber o Messias com quem estarão para sempre na Jerusalém/Yah’shua-oleym terreal (I Ts 4:13-17; Mt 14:3). Então o Messias estabelecerá o Seu governo messiânico (Is 65, 66 cf. At 15:16). No final do milênio – o que é mil anos na presença do Messias? – os fieis experimentarão um novo ataque de ha’satan que havia sido preso e agora solto, volta a tentar aqueles (as nações que se formaram durante o milênio e que não conheceram tentações) e marcharão contra a cidade querida (a Jerusalém/Yah’shua-oleym terreal – Ap 21:1-4). Depois do castigo e destruição final do diabo e seus seguidores (todos os ímpios e anjos caídos) os salvos receberão como herança a Terra renovada (II Pe 3:12-14; Mt 5:5. Cf. Ap 21:1-3). O cumprimento dos diversos sinais proféticos de Sua Segunda Vinda demonstra que falta muito pouco para que o Messias regresse (Ex: Mt 24:6 e 7: Tg 5:1-8; II Tm 3:1-5; Mt 24:12, 14; Lc 21:27 e 28.

Eis que ______ com ____ _________ , e _________ _________ O __________ “ Ap 1:7.

5 – Os Dez Mandamentos Conservam sua Vigência e Constituem, Mediante o Poder de Cristo Operando no Coração do Convertido, a Norma de Conduta da Nova Vida em Cristo:

Anulamos, pois, a ________ , pela _________? Não, _______ _________ ____________ , antes __________________ a ______________ “ Rm 3:31.

Por isso é que o Messias disse à mulher adúltera (a quem perdoou graciosamente): “Vai, e não peques mais” Jo 8:11, ou seja: não desobedeças mais à Lei (I Jo 3:4). O Messias nos anuncia Seu concerto de escrever os Dez Mandamentos no coração do crente – abolindo a circuncisão – (nos ajudará a amá-los) e diz que os escreverá na mente (nos ajudará a entendê-los e aceitá-los – Hb 10:15-17). Porque os Dez Mandamentos descrevem (apresenta parâmetros) a nova vida em Cristo (Ef 2:10), que nos dá o poder de Sua graça para obedecer (I Pe 1:14; Fl 4:13). Por isso o Messias disse ao jovem rico: “Se queres, porém, entrar na vida (eterna), guarda os mandamentos” Mt 19:16 e 17.

O Messias ensinou que não veio para mudar a Lei (Mt 5:17), e que não autorizou ninguém a efetuar a mínima mudança na Lei (verifique em sua Escritura – Mt 5:18, 19). O Novo Testamento é muito claro em ensinar que devemos guardar TODOS os Dez Mandamentos (Tg 2:10-12). E o crente, por amor ao Messias, os guarda (Jo 14:15), inclusive os mandamentos que foram atacados (o segundo e o quarto), os quais ordenam:

_______ farás _______ _____ ____________ _______ ____________” Exo 20:4-6, _____________ as _______________ , nem lhes _______________ __________.”

“___________ – ___ do ___________ de __________ , para o ____________.” Exo 20:8-11.

o CRIADOR colocou o repouso do sábado como um selo – ou sinal –  de lealdade (Ez 20:12 e 20) como era aquele fruto lá no paraíso, para que Ele fosse adorado como CRIADOR do Universo (Gn 2:1-3; Exo 20:11; Ap 14:6 e 7). A profecia de Is 66:22 e 23 sobre o Reino Messiânico na Terra, onde se continuará guardando o sábado, demonstra que ele não foi pregado na cruz. E, é claro que não foi, porque não era sombra ou profecia do sacrifício – Leis Cerimoniais – do Messias, mas um memorial da criação.

A Observância do sábado é uma prática cristã, pois o Messias, sua mãe e os apóstolos o guardaram (Lc 4:16, 31; 23:54-56; At 13:14; 16:13; 17:2; 18:1-3; Hb 4:4 e 9). Deve ser guardado do pôr-do-sol da sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado (Lv 23:32; Ne 13:19). Mas, lembre-se de Tg 2:10…

6 – Os Mortos Estão Inconscientes até a Ressurreição

Para haver consciência (ou alma vivente) deve haver uma harmoniosa relação entre o corpo e a energia de vida dotada pelo CRIADOR (Gn 2:7) e para prosseguir sendo vivente o homem deve se manter leal obediência ao ETERNO (Gn 2:16 e 17). Somente o ETERNO é imortal por natureza (I Tm 6:15 e 16). O diabo enganou os nossos primeiros pais com a mentira de que o ser humano tem imortalidade – certamente não morrerás – Gn 3:1-4. As Sagradas Escrituras ensinam que “a alma que pecar, essa morrerá” Ez 18:4, 20; Is 51:12; Rm 5:12.

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os ____________ ________ ___________ ___________ ________________. Ec 9:5 e 6; João/Yao’khanan 11:11-14; 43 e 44; Sal 164:4; Jó 7:9 e 10; Is 38:18 e 19; Sal 115:17.

O Messias falou de duas ressurreições (Jo 5:28 e 29) separadas por um milênio (Ap 20:4-6). Na Segunda Vinda do Messias, ressuscitarão os fiéis (esta é a primeira ressurreição – veja Hb 11:39-40) e serão reunidos com Ele (I Ts 4:13-18; Is 26:19; Ap 1:78; João/Yao’khanan 5:25, 28 e 29; Os 13:14; I Co 15:50-55; Jo 11:24 e 25; 14:1-3; Ap 20:4-6). Neste dia o ETERNO nos dará a imortalidade (definitiva) como um dom, por intermédio de Cristo (I Co 15:21-23, 51-55).

Os ímpios (selados naq fronte, por ha’satans) que estiverem vivos por ocasião da Segunda Vinda, serão mortos com o resplendor de Sua vinda (II Ts 2:8 e 9; Ex 33:20) para estabelecer o Seu governo messiânico. Na Terra só ficará os que ingenuamente participaram do Armagedom [juntamente com os salvos, de todosos os tempos] e não tiveram a oportunidade de conhecer ao Messias – Is 24:1-6. Estes darão início às nações que se formam durante o milênio e ha’satan estará preso durante o milênio (Ap 20:1-3); no final dos mil anos ha’satan é solto, tenta estas nações que, se rebelarão contra a cidade querida, onde esteve o Messias reinando por mil anos (Ap 20:2, 10). Cai fogo dos céus, e os extermina (o fogo que destruirá as obras do pecado, purificará a Terra – II Pe 3:13 e14) e depois destas coisas, chega a vez dos ímpios mortos de todo os tempos ressuscitarem para o juízo final (Ap 20:5, 11, 12, 15) e receberem o castigo final, com o fogo e enxofre que os consumirá (Ap 20:7-10; 14:15; Mt 4:1-3).

Os vossos _________ e também o meu ___________ __________ e ___________  “  Is 26:19.

7 –  Veja a seguir um estudo sintético onde você poderá vislumbrar algo sobre a Divindade:

A  ORIGEM DO MESSIAS

Jo 17:8; Ef 1:3; Hb 1:5; Hb 5:5; Sl 2:7; At 13:33; Pv 8:12; I Co 1:24; Pv 8: 22 a 30; At 8:37; At 9:20; Jo 14:28; I Jo 2:22; II Co 1: 3 a 5; Jo 17:3; Jo 8:42; Jo 12:49 e Pv 30:4.

O ESPÍRITO SANTO

Lc 11:13; At 2:38; Jl 2:28 e 29; Jo 20:22; Jo 14:16-20; II Co 1:3 a 5; Gl 4:4-6; II Co 3:15-18; Jo 4:24 & Atos 20:28; Rm 6:4; I Sm 15:29; I Pd 4:14; II Pd 1:16 e 17; Ap 3:20.

A NATUREZA DE CRISTO DURANTE A ENCARNAÇÃO

Jo 1:14; Hb 2:14 a 17; I Tm 2:5;
I Tm 3:16; Rm 8:3 e 4; I Jo 4: 2 e 3.

A IMERSÃO EM NOME DE YAOHUSHUA

Atos 2:37 e 38; Atos 8: 15 a 17;
Atos 10:47,48; Atos 19:4,5; Atos 22:16; Colos. 3:17; Gál. 1:12; Ef. 4:5.

A QUEM DEVEMOS ADORAR?

Ap 14:9-11; Is 14:12-15; Lc 4:8; Mt 4:10; Mt 12:28-34; Jo 17:3;
Mt 2:11; Mt 8:2; Mt 14:37;
Mt 15:25-26; Mt 28:9-10 e 16-17; Lc 24:51-52; Hb 1:5-6; Fl 2:9-11;
II Pe 1:17-18; Ap 4:8-11;
Ap 14:6-7; Ap 21:22-33 e Ef 6:23 e 24

REFLEXÃO: A Parábola dos dois fundamentos (Mt 7:245-29) nos ensina que não é suficiente saber e entender a doutrina; devemos colocá-la  em prática. Por isso é que o remanescente fiel, a igreja do Messias do tempo do fim, “Guarda os Mandamentos do ETERNO e tem a Fé do Messias” Ap 15:12.

Continua….

ÍNDICE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26

 

 

Lição 26 – …e Têm a Fé do Messias (B) – Ap 14:12

A Escritura fala da fé em mais de um sentido. Por exemplo, refere-se a essa confiança em Cristo e em Seus méritos, a qual nos permite receber a salvação (Rm 1:17; 3:24 e 25; 5:1 e 2) e  também fala da fé como doutrina (Fl 1:27). Ambas as coisas, contudo, estão interligadas e provém do ETERNO. “E assim, a fé vem pela pregação. E a pregação pela palavra de Cristo” (Rm 10:17). Ou seja, a fé como doutrina deve vir da Palavra do ETERNO, e esta nutre a confiança que nos permite receber a salvação.

Por isto é que Paulo/Sha’ul enfatiza que a nossa fé não se apóia “em sabedoria humana” (I Co 20:5). Também revela que “o espírito (o CRIADOR, em espírito onipresente) afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (I Tm 4:1), o que desviaria alguns da fé (I Tm 6:21). Neste contexto fica mais claro por que o Apocalipse, contrastando a apostasia de Babilônia, fala dos “santos” que guardam os mandamentos – você pretende ser um destes santos? – do ETERNO e tem a Fé do Messias  (Ap 14:12). Esta é a “fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” – Jd 3.

A única expressão doutrinária válida para o cristianismo (Ef 4:5) é a que está escrita nas Sagradas Letras (Fl 1:27; II Tm 3:15-17). O ensino bíblico diz que devemos manter essa doutrina, defendê-la; perseverar nela (I Co 16:13; II Co 13:5: Cl 1:20), repreender os que dela se apartarem para que permaneça a doutrina (Tt 1:13), como fizeram os apóstolos (II Tm 4:7). É a fé da doutrina do Messias (Ap 14:12) que se encontra na Escritura e que não deve ser buscada na tradição nem em placas de denominações, todas, concorrentes à Igreja que o próprio Cristo fundou (Mt 15:3; 7:6 e 7; Gl 1:6-9; Jo 20:30 e 31).

No tema anterior (A) iniciamos a análise das doutrinas fundamentais que compõe esta fé. Neste estudo nos propomos a completar o estudo mencionado…

8 – O Remanescente Fiel Deve Proclamar a Mensagem dos Três Anjos do Ap 14:6-12.

O primeiro anjo tinha “um evangelho ETERNO para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua e povo” (Ap 14:6) e começaria a pregá-lo na época em que “vinda é a hora do Seu juízo” (Ap 14:7). A obra do juízo de selamento começou quando Cristo, nosso sumo-sacerdote, algum tempo depois de ascender aos céus e ficar à direita do Pai (Atos 7:55; Ap 3:21). Este juízo começou em 34 d.Y., ao finalizar a profecia dos 2.300 dias de Dn 8:14. O Juízo de selamento – separação do trigo, do joio; das virgens néscias, das prudentes; dos bodes, dos cabritos (o selamento do cap 7 de Apocalipse) – terminará com o encerramento do Tempo da Graça (Hb 4:14; 18:1 e 2; Lv 16:2, 29; Hb 9:23 e 24; Dn 8:14; 9:25-27; Ap 14:6 e 7; 22:11). Esta mensagem admoesta a adorar ao ETERNO como ordena o mandamento do sábado (Ap 14:7; Ex 20:8-11; Gn 2:1-3).

A segunda mensagem angélica anuncia a queda de Babilônia em apostasia, e o efeito trágico de suas doutrinas adúlteras (falsas) sobre a humanidade, sendo a mais nefasta, a doutrina pagã da trindade que disvirtua a obra redentora do ETERNO, através de Seu Filho unigênito, o Messias (Ap 14:8; 18:4).

NOTA: Segundo o conceito pagão da trindade, Cristo seria uma SEGUNDA pessoa (DEUS) com todos os atributos divinos do Pai… Isto confronta com as Escrituras em primeiro lugar com o atributo ETERNIDADE. Sendo que, o Messias tem origem no pai (Pv 8:21-30) não podemos dizer que Ele seja co-eterno; no entanto, como TUDO foi feito por Ele (Jo 1:3), Ele é anterior a tudo, e a eternidade sendo um conceito temporal, podemos assim dizer que Ele inclusive, criou o tempo… O TEMPO (Gn 1:16-18) pois, na onisciencia divina, este foi nescessário para poder se delimitar o pecado. Uma vez tudo terminado, o TEMPO deixará de existir e voltaremos a ser eternos (Gn 3:22-24)… Outros conceitos nos indicam que o Messias é diferente do Pai (em atributos) uma vez que as Escrituras afirmam que o ETERNO não pode ser tentado (Tg 1:13) e Cristo o foi; o Pai é imortal (I Tm 6:16) e Cristo verdadeiramente morreu na cruz e precisou que o Pai O ressucitasse… Além de que, Ele, nos declarou que nem tudo esta sob sua VONTADE (Mt 24:36). Além disto, Sua concepção foi caranal (Entre José/Yaohu’saf e Maria/Maoro’hém). Se assim não fosse, o nosso Messias seria diferente do ser humano e não nos serveria de exemplo – Jo 16:33; Ap 3:21 (Fl 2:6-8 cf. Hb 10:5 – Gl 4:4).

A terceira mensagem deixa em evidência dois importantes fatos que devem se pregados: o terrível castigo que receberão os adoradores da besta e de sua imagem, e que receberem seu sinal (Ap 14:9-11) e nos dá a identidade do remanescente fiel:

“Os que __________________ os ____________________ de ___________ e têm a ________ de _______________ “. Ap 14:12.

9 – Como Administradores de uma Vida que Pertence ao ETERNO, os Cristãos cuidam de sua Saúde!

A Escritura ensina que somos do ETERNO por direito de criação e por direito de redenção [pois quando estávamos perdidos no pecado, Ele nos comprou com o sangue do Messias, adotando-nos como Seus filhos (Is 43:1; I Co 6:20)]. O corpo é o templo do ETERNO, em espírito, inclusive de Seu Filho, o Messias (Jo 14:23; Ap 3:20), pelo que deve ser respeitado – mantendo-o incontaminado – e tratado, evitando-se o uso do que é prejudicial e abstendo-se de todo alimento imundo (Lv 16 11; 19:26; Atos 15:20); do uso, fabricação e ou venda – o que não é bom para mim, não é bom, para o meu irmão – de bebidas alcoólicas, excitantes (café, chocolate, chá preto, etc); fumo em todas as suas formas e do abuso ou mau uso de narcóticos e outras drogas; Muitas, assim como o café, foram criadas pelo ETERNO, como remédios e não como alimentos (I Co 3:16 e 17; 6:19 e 20; 9:25; 10:31; II Co 7:1; Gl 5:17-21; 6:7 e 8; I Pe 2:9-12; I Co 10:1-10).

Acaso não sabeis que o vosso _________ é o _________ do espírito _____________ que _________ em ________ , o qual tendes da parte de ___________ e que ______ _________ ______ ________ ______________ ?” (I Co 6:19).

  1. o CRIADOR concedeu o Espírito da Profecia – as Escrituras – ao Remanescente Fiel. Apocalipse 12:17 diz que uma das características ou sinais distintivos do remanescente fiel seria o Testemunho do Messias e em Apocalipse 19:10 se torna claro que este Testemunho é o espírito da Profecia (o espírito do Messias – a Profecia – falando ao homem, quando necessário, conforme I Co 12:1-28; 1:5-7; Ap 12:17; 19:10; Am 3:7; Os 12:10, 13 – Veja também At 2:17 e 18 conforme Jl 3:28). Este dom (Palavra) está nas Escrituras que testificam dEle! Jo 5:39. Assim, é dElas que aprendemos dEle!

__________ no ETERNO vosso CRIADOR, e estareis seguros: __________ nos Seus __________ e _________________ II Cro 20:20.

11 – Sendo que o Cristão Foi Chamado pelo CRIADOR Para Viver Uma Vida de Santidade (Ef 1:4), Deve Apartar-se dos Costumes e Práticas que Não se Harmonizam Com sua Elevada Vocação Eternal e, principalmente, afastar-se de Babilônia; sair do Egito (Ap 18:4).

Por isto faz voto de simplicidade e decoro em seu vestuário, evitando os adornos supérfluos que não expressam a modéstia cristã, tais como brincos, anéis, pinturas (I Tm 2:9, 10). Note-se a desaprovação do ETERNO pela vaidade: Is 4:16-24, II Pe 3:1-5. A roupa deve ser decorosa (I Tm 2:9) e feminina para a mulher e varonil para o homem (Dt 22:15). Leia I Co 11:14-15.

Quanto às diversões, o cristão se abstém de espetáculos que estimulem a desobediência à Lei do ETERNO ou que maculem sua mente. Por isto se abstém de ir ao cinema e ao teatro (quando não moralmente seguro) e é muito cuidadoso com o que vê na televisão ou Internet. Também não pratica os jogos de azar por dinheiro, assim como baralhos e outros jogos que estimulem a competição ou a sensualidade (bailes), etc. Rm 12:1 e 2; Fl 4:8; Tg 4:4; II Tm 2:19-22; Ef 5:8-11; Cl 3:5-10. Em vez disto, desfruta das recreações sadias que fortalecem sua alegria de viver (e foge das redes sociais).

O cristão evita o que tem a ver com vícios, pornografia e práticas contrária à moral (Tt 2:12 e 13; I Ts 4:2-8). Por isso a vida matrimonial do cristão deve ser ordenada, legal e limpa, baseada no amor e respeito (Ef 5:23-35). Crê, portanto, que o matrimônio é por todo o sempre. A única causa de divórcio e novo casamento é quando o vínculo matrimonial é rompido por infidelidade (Mt 19:3-9). Aqueles que desejam casar-se, procurem pessoas de mesma fé (Cl 3:18; Mt 19:9; II Co 6:14).

O cristão é chamado a “dar” testemunho de sua fé por meio de uma conduta honrada e saudável em seu trato para com a comunidade (Sl 15:1-5; Rm 12:21).

Assim como nos escolheu nEle antes da fundação do mundo, para _____________ e _____________________ perante Ele” Ef 1:4.

12 – o CRIADOR Estabeleceu Sua Igreja na Terra, da Qual Ficou um Remanescente Fiel (Mt 16:18).

A igreja verdadeira tem como fundamento básico o MESSIAS (Atos 4:11), I Co 10:4; II Co 3:11; I Pe 2:3-8) o qual é o Cabeça (Ef 4:15; 1:20-22; Cl 1:18). Está edificada sobre a doutrina que o Messias revelou a Seus apóstolos (Ex: Ap 1:1 e 2; I Pe 1:10 e 11; Ap 22:6; Ef 2:20-22). Assim como os judaicos, por não permanecerem na doutrina, deixaram, momentaneamente,  de participar da igreja de Cristo (II Jo 9; Rm 11:11-22) corremos tal risco (I Co 10:12). Devemos, portanto, procurar participar da Verdadeira Igreja que ele fundou (Mt 16:18) e foi-nos revelado que desta “ficou um remanescente escolhido pela graça” (Rm 11:5). Veja que durante toda a história do relacionamento do ETERNO com sua criatura, sempre houve um remanescente que preservou o seu contato com Ele… O Apocalipse revela-nos quais são as características distintas deste remanescente fiel:

“… os que ______________ os ______________ de _________ e sustentam o _____________ de _________ “ Ap 12:17. “Aqui está a perseverança dos Santos, os que _______________ os _______________ de _________ e a ________ de ____________ “ Ap 14:12 (cf Ap 19:10).

A Igreja messiânica-judaica é o remanescente fiel, pois possui essas características e todas as demais ensinadas na Escritura. Ela tem uma organização definida, como ensina a Escritura (I Co 14:33, 40; Ef 4:10-13; Tt 1:5-9; Mt 18:15-18; At 6:1-7; I Tm 3:1-13).

O remanescente fiel, no entato, rejeita conceitos judaizantes e componentes advindos do paganismo tais como o kipá (não rejeitando o uso do véu – I Co 11:4-5) e necessita de organização [devidamente estabelecida – Mc 12:17] para cumprir a missão que Cristo lhe deixou (Ap 10:11; Mc 16:15 e 16). Deveríamos apoiá-la e contribuir com nossas ofertas (II Co 9:7) para a sua manutenção (I Co 9:9); como diz a Escritura: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima” Hb 10:25.

13 – O que é:  O Nascido de Novo se Une ao Messias e com a Sua Igreja [Kehiláh] por Meio da Verdadeira Imersão, dentro de sua oholyáo (congregação local).

Nosso Messias nos deu o exemplo de como deve ser o Verdadeiro Batismo, ao se batizado por imersão (Mt 3:13-17). Por isso Paulo/Sha’ul ensina que devemos ser sepultados no batismo (Rm 6:4) e que essa é a única forma de fazê-lo (Ef 4:5). O batismo por imersão representa a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo, numa expressão pública de fé em Sua graça salvadora e de renúncia ao pecado e ao mundo (At 2:35-39; 8:35-39; 16:32 e 33; Rm 6:1-11; Gl 3:1-3). Ainda, o batismo por imersão – em NOME DE YAOHUSHUA – nos une ao remanescente fiel, a Igreja/Kehiláh do Messias (At 2:41, 42, 47). Esta experiência é essencial para a salvação (desde que a pessoa esteja devidamente – física e emocionalmente – apta para o fazer) Mc 16:15 e 16; Jo 3:3-5… Portanto, se você foi batizado por imersão mas em nome de uma trindade (pagã), o seu batismo não teve valor para o ETERNO, pois o próprio Messias nos disse: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Mt 28:18. E, por isto é que o batismo (como os apóstolos faziam) deve ser feito em NOME de Yaohushua (na Sua autoridade)!

E agora, por que te _____________ ? ____________, ___________ o _____________ e lava os teus ______________, invocando o nome dEle.” Atos 22:16.

NOTA: Segundo a BJ, Mt 28:19 contém um acréscimo – em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo – feito por Diocleciano em 196 d.M. e isto explicaria o porque em apenas dez dias depois destas admoestações, os discípulos estarem batizando apenas em nome de Yaohgushua e não em nome de uma suposta trindade (Veja Marcus 16:15-16)!

14 – Como Mordomos Fiéis, o Cristão participa com o Dízimo e sua Oferta!

Conforme o exemplo de quando o Criador instituiu o dízimo para o sustento do ministério levita (Lv 27:30-32; Mal 2:1 – 3:18) e confirmado pelo Messias [Mt 23:23], pois até o dia do seu sacrifício de Cruz, estaria vigente; assim devemos proceder (Mt 27:51), por exemplo superior. Paulo/Sha’ul assim também confirma (I Co 9:13 e 14). Portanto, o sistema de dizimar é uma boa tática de promover o ministério de salvação e sustento da obra do ETERNO na Terra; no entanto, aos moldes de II Co 9:7 – na forma de ofertas ou em uma proporção [pacto] em que os dirigentes da congregação possa estar ciemtes que podem contar, mensalmente, com tais valores adequando assim, os gastos do ministério…

No Novo Testamento ficou-nos a admoestação de Paulo/Sha’ul mostrando que todas as ofertas – e se assim o desejarmos, também o dízimo pactuado – deveriam ser feitas voluntariamente e de coração (e alegria) – II Co 9:6 e 7; Sal 96:8; Pro 3:9.

Cada um _______________ segundo tiver proposto no ______________ , não com __________________  ou por __________________ ; porque o ETERNO ama a quem dá com alegria”. II Co 9:7.

15 – O Cristão tem o Privilégio de Participar de Diversas Cerimônias e Ordens Estabelecidas pelo CRIADOR para a Sua Igreja.

A Santa Ceia ou Comunhão: Relembra a morte do Messias até que Ele venha (I Co 11:26). A participação nela é essencial – todos (crianças/jovens/adutos) podem e devem participar, independente de denominação ou de ser batizado – para o crescimento do cristão e buscar no Messias, forças para vencer as dificuldades deste mundo. Paulo/Sha’ul nos instrui quanto à Ceia do Messias e aconselha-nos na preparação espiritual (I Co 11:23-30). A Ceia é precedida por uma cerimônia estabelecida pelo próprio exemplo do Messias – o lava-pés – como preparação espiritual para se participar da comunhão (Jo 13:1-10, 17); no entanto, ela é anual, segundo um calendário judaico e não o da ICAR que é seguido pelos ditos “crentes”.

O Pôr-do-sol: Semanalmente, ao adentrar-se o sábado do ETERNO, devemos fazer um culto onde cearemos com os nossos irmãos… Este ritual pode ser precedido com as bençãos das velas onde a matriarca da família nos recebe (e ao sábado) para cear com o Messias! Solicite mais informações sobre este importante momento na vida dos seguidores do Messias…

Casamento: O conselho do Messias é não unir-se com incrédulos (II Co 6:14); Is 54:13). É para toda a vida (Gn 1:28: Mt 19:9) e deve ser cultivado nele o amor cristão (Ef 5:22 e 23; Cl 3:18 e 19). Uma cerimônia, ao moldes judaicos é muito interessante pois contém diversas analogias com o casamento do Messias com a Sua igreja…

Ordenação e batismo: Para os cargos eclesiásticos de rosh; ancião e diácono ou membro (Atos 13:3 e 4; 14:23; 6:5 e 6) e podem ser feitos por transmissão (um ordenado ou batizado, pode ordenar ou batizar outro…).

Oração de Apresentação de Crianças: Não é um batismo, o qual somente é administrado quando a pessoa o solicita (Rm 14:12). É pedir a benção do ETERNO sobre elas, como era feito nos dias do Messias (Mt 19:13-15).

Oração e Unção dos Enfermos: (Tg 5:14 e 15). Um momento onde poderemos – como oholyáo – interceder pelas pessoas necessitadas e enfermas…

Alegrei-me quando me disseram ______________ à __________ do ETERNO”. (Sl 122:1).

16 – De Acordo com os Dons Recebidos do CRIADOR, cada cristão participa nas Atividades Destinadas a Proclamar o Evangelho e a Preparar um Povo para o Encontro Com o Messias:

O Messias deu dons a Seus Filhos (Ef 4:8) “com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço (Ef 4:12), ou seja, levar adiante a proclamação do evangelho e também para “edificação do corpo de Cristo – a Igreja/Kehiláh” (Ef 4:12) ou seja, o fortalecimento espiritual dos crentes que a compõe. Esses dons é para serem usados (Rm 12:4-8). E o Criador disse que deseja que sejamos participantes na pregação (Ap 22:17; Is 43:10-12; II Co 5:17-20; Rm 10:13-15). Quando o mundo estiver vivendo o Armagedom, o Messias voltará para trazer a paz, consumindo com os ímpios e reunindo-nos sobre o Monte Santo:

E será ______________ este ______________ do reino por todo o _______________ para  testemunho de todas as nações. Então ___________ o __________”. Mt 24:14

E lhes _____________ dos olhos toda ________________ e a _______________ já não ____________ , já não haverá _____________ , nem _____________ porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”. Ap 21:4 e 5.

…até lá, devemos fazer discípulos!!!

Minha Decisão: Pela graça do ETERNO decido pôr a minha vida em harmonia com estes princípios e desejo ser batizado (ou rebatizado – Atos 19:1-7) e recebido como membro da Igreja de Cristo, a que guarda os Seus Mandamentos e tem o Se Testemunho (Ap 14:12).

OBS: Saiba que esta igreja ainda está presente em nossos dias… Solicite informações e venha fazer parte da Igreja de Cristo!

ÍNDICE

 

Parabéns, você que chegou até aqui é mais do que vencedor (Rm 8:37) mas agora o convidamos a andar a segunda milha (Mt 5:41) fazendo um curso específico [CTA – Curso de Teologia Aplicada] para formar líderes congregacionais [rosh]; aptos a dirigir uma oholyáo para Yaohushua hol-Mehushkyah!  CLIC AQUI, saiba mais e faça a sua inscrição…

E, que o ETERNO nos abençoe em nossa busca pela Verdade. Amnao!

 

Vot

 

A SEGUIR, UM MODELO DE VOTO BATISMAL COM OS NOMES DIVINOS EM HEBRAICO

VOTOS PARA A IMERSÃO (TEVILAH)!

1 – Crê em YAOHUL UL (iáu-rru ul), O Ser CRIADOR Todo-Poderoso e ETERNO e em Yaohushua (iau-rrú-shua), o Filho unigênito, gerado do ABI-UL antes da eternidade?

2 – Crê que a Divindade Eterna, hoje se faz presente em Espírito, que é Santo e através da Sua Palavra escrita, as Escrituras Sagradas?

3 – E, como o nosso corpo é o santuário deste ‘RÚKHA hol-KODSHUA’ (ru-rra rol rod-shu-a), Crê que devemos apresentar-nos puros, sem as contaminações dos alimentos considerados por YAOHU UL como imundos e sem os vícios deste mundo tais como bebidas fortes e tabaco?

4 – Crê que, o Sacrifício da cruz foi único e suficiente para remir os nossos pecados e que a única parte que me cabe é renunciar ao mundo de pecados e aceitar Yaohushua, como o meu Salvador?

5 – Crê que, após a morte física e espiritual de Yaohushua que se deu em uma quarta-feira, Seu YAOHU-Abi O ressuscitou nas horas finais do Shabat hol-kodshua, o santo sábado e desde então sentou-se ao lado do ABU e vive para interceder por nós, pecadores?

6 – Crê que, segundo as palavras de Yaohushua durante o Seu ministério terrestre, a Lei, os Escritos e os Profetas, continuam mais válidos do que nunca pois a Terra ainda não passou e que isto ocorrerá somente após o Seu governo milenar e terreal?

7 – Crê que, em Seu breve retorno, Yaohushua virá ao soar da última trombeta, juntamente com TODOS os remidos de todas as épocas que ressuscitam neste momento, para dar fim ao Armagedom, uma guerra literal que se dará na planície do Har-megido, em Israel, contra o povo de YAOHU UL e a partir deste momento, os Seus anjos nos reunirá pelas nuvens do céu, levando-nos para a posse do Molkhiul (Rei) YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY (o Messias) (mol-qui-ul iau-rrú-shua rol-merrush-rrái) de Seu trono sobre a Terra, em Jerusalém/Yah’shua-oleym?

8 – Crê na organização do Corpo de Cristo, o OholYaohushua e que segundo Suas próprias palavras em Mathias 16:18 este mesmo Corpo continua ativo até o fim dos séculos na forma congregacional com administração local onde um líder trienal, ou à vontade dos membros, exerce o papel de instrutor, apascentador e conselheiro e que com as suas contribuições na forma dizimal e ofertas, ajudará no crescimento da nossa Kehilah?

9 – Crê que, a única fórma de participar de Sua congregação, a Kehilah, é através da imersão total em águas, caracterizando assim, um novo nascimento físico e espiritual e que segundo lemos nas Escrituras, este ato público deve ser realizado em NOME de Yaohushua pois à Ele que foi dada toda a autoridade por YAOHU UL?

10 – Crê que somos um grupo de remanescentes desta Kehilah e é o seu desejo fazer parte desta congregação e tem planos de nos ajudar a crescermos, levando para outras pessoas o Yaohushua que nos salvou?

Sendo assim, passaremos agora à sua imersão onde o próprio Yaohushua estará presente, em espírito para, a partir de agora, habitar em seu coração…

…e, eu (seu nome) na qualidade de sacerdote da Ordem de Melquisedeque,  realizo a imersão da(o) nossa(o) irmã(o) (….) em NOME de Yaohushua hol-Mehushkyah (iau-rrú-shua rol-merrush-rrái). Amnao!

 

NESTE MOMENTO o novo membro do Corpo de Yaohushua, o Ohol Yaohushua, pronuncia para os que o assistem: SHEMA YAOSHOR’UL, YAOHUH ULHENU ULHIM, YAOHUH  ECHAD – Escuta Yaoshor’ul! o ETERNO é nosso CRIADOR, o ETERNO é um só! Amnao…

 

For

 

 

Dúvidas:

Formulário de Contato