Compartilhe...

Predestinação e Livre Arbítrio, você sabe o que cada uma dessas doutrinas significa? O futuro [destino] está aberto ou fechado para cada um de nós? Uma vez salvos, estamos salvos para sempre?

PREDESTINADOS PARA A VIDA

 

PARTE 1

Existem duas teorias básicas acerca da predestinação: a Calvinista e a Arminiana. A teoria calvinista é assim chamada por causa de João Calvino [no Brasil, a Presbiteriana e a CCB, que saiu da Presbiteriana, e a Assembleia de Deus, uma dissidência da CCB]; e a teoria Arminiana é assim denominada por causa de Armínio, que foi um dos discípulos de Calvino.

O que ensina a doutrina calvinista?

 A salvação é inteiramente do Criador; o homem nada tem a ver com a sua salvação. O Criador dá a salvação pra quem Ele quer e está acabado.

 Segundo essa doutrina calvinista, quando uma pessoa se arrepende, é inteiramente pelo poder atrativo do “espírito santo” (seu terceiro ‘deus’). Para os calvinistas, a predestinação é o “decreto” do Criador, através do qual Ele decidiu quem seria ou não salvo.

 Os pastores que seguem as teorias de João Calvino, ensinam que Cristo veio, não para morrer por todos, mas para aqueles que fazem parte da Sua Igreja. Estes serão salvos porque foram predestinados para a salvação.

 Os calvinistas afirmam: “Se fosse verdade que Cristo veio para morrer por todas as pessoas, estaríamos diante de um CRIADOR impotente, que foi capaz de fazer o sol, a lua, as estrelas, a Terra e os oceanos . . . mas que foi incapaz de impedir que o homem se perdesse”. Ele não salva a todos, porque Ele não veio para todos, mas só para os seus”. Há pessoas a quem Ele não amou porque não eram os seus!

Questionamento:

Se o Criador dá a salvação para quem Ele quer; se o homem nada tem a ver com a salvação, ou seja, se não depende do homem, por que o Criador não salva a todos os homens? A Bíblia diz que O Criador deseja que todos os homens se salvem:

I Tim 2:4 “O qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da Verdade”.

Se a Bíblia diz que o Criador quer que todos os homens sejam salvos, e se o Criador, hoje, é Onipotente, grande em poder (pode todas as coisas), por que não salva a todos os homens? Se a salvação é um “decreto” do Criador, por que Ele não decretou que todos fossem salvos, se a Bíblia diz que essa é a Sua vontade?

Fica subentendido, então, que se o Criador não salva a todos, é porque nem todos creem. Isto fortalece a teoria Arminiana. Os arminianos afirmam que a salvação é para todos “os que creem”.

O que ensina a teoria Arminiana?

A vontade do Criador é que “todos” os homens sejam salvos, porque Yaohu’shua morreu por todos os homens.

I Tim 2:4 “O qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”.

Tito 2:11 “Pois a graça de Yaohu’shua  se manifestou trazendo salvação a todos os homens”

Atos 2:21 “E todo aquele que invocar o nome do Messias, será salvo”

Rom 5:18 “Assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação, assim também por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida”.

II Ped 3:9 “O Criador não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia. Ele é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se”.

João 3:16 “Porque o ETERNO amou o mundo de tal maneira. . .”

Mat 25:41 “Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: “apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

I Jo 2:2 “Ele é a propiciação pelos nosso pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”.

Conclusão:

A predestinação tem sido ensinada de acordo com essas duas teorias básicas: O Calvinismo e o Arminianismo. Essas teorias se opõem entre si. Isto acontece devido às formas distintas de se interpretar alguns textos da Bíblia Sagrada. Sabemos, no entanto, que a salvação é pela graça, é dom do Criador, conforme Efe 2:8. Mas cremos que o homem pode resistir à graça do Criador. Exatamente por isso, o Criador não salva a todos os homens. Porque a salvação é para aqueles que creem.

 

PARTE 2

Já falamos que existem duas teorias fundamentais: o Calvinismo e o Arminianismo. Vimos que essas teorias se opõem entre si; são interpretações distintas da Palavra do Criador, acerca da predestinação.

 Enquanto os Calvinistas ensinam que a predestinação é o decreto do Criador, através do qual Ele escolheu quem seria ou não salvo, os arminianos creem que quando a Bíblia fala de predestinação, está se referindo à Igreja como um todo. Ou seja, todo aquele que crê, está predestinado à salvação.

Rom 8:29 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

Vamos compreender melhor este versículo! Primeiramente precisamos esclarecer para quem Shaul estava dizendo essas palavras:

Rom 1:7 “A todos os amados de Yaohushua que estais em Roma, chamados para serdes santos”

 Quando Shaul utiliza essa expressão: “. . . aos que de antemão conheceu. . .”, obviamente está se referindo a um grupo de pessoas; note bem que a expressão está no plural. Shaul está dizendo que o Criador, em sua presciência, “conheceu” de antemão que um grupo de pessoas aceitaria a Palavra, e por essa razão, foi predestinado para a salvação. UL’HIM disse em Is 46:10

“. . . eu sou Ul’him, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam”.

O versículo não sugere que o Criador “determinou” quem seria ou não salvo, mas que a Igreja como um todo, seria transformada conforme Sua imagem. Quem será a Sua imagem? A Igreja [kehilah], lavada no sangue do Cordeiro. Em outras palavras, a Igreja está predestinada para ser conforme a imagem do Filho do ETERNO.

Exatamente por se tratar da Igreja, Shaul escreveu: “. . . a fim de que seja primogênito entre muitos irmãos”. Cristo é o primogênito da Igreja (o termo primogênito significa: o mais alto dentro de uma hierarquia); por isso Cristo é o primogênito da Igreja.

 Quando Shaul estava preso, escreveu uma carta para a Igreja que estava em Éfeso. Veja o que está escrito em Efe 1:1:

“Shaul, apóstolo de Yaohushua hol’Mehushkyah, por vontade de UL’HIM, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis nEle”.

Ele estava escrevendo uma carta para os santos de Éfeso. Shaul fez questão de enfatizar que essa carta era para os cristãos que haviam permanecido “fiéis”.

 Agora veja o que ele escreveu em Efe 1:4- 5:

“Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Yaohushua hol’Mehushkyah, segundo o beneplácito da Sua vontade”.

 Shaul era parte da Igreja, por isso usou o plural “. . . nos escolheu . . .”, porque ele era a Igreja, e estava escrevendo para a Igreja. Shaul diz ainda: “. . . assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo”. Quer dizer, a Igreja foi escolhida “. . . em Cristo . . .” antes da fundação do mundo. No versículo 5 Shaul diz: “. . . nos predestinou para ele . . .” Quem está predestinado para Cristo? A Igreja; Ele comprou a Igreja com o Seu próprio sangue. A Bíblia diz que a Igreja é a noiva de Cristo, ou seja, Ela está predestinada para o Noivo.

 Observe ainda o que Shaul disse no versículo 4  “. . . assim como nos escolheu nEle”. O que isto quer dizer? Isto significa que a Igreja foi escolhida porque ela é o Corpo de Cristo e Cristo é o cabeça [Rosh] da Igreja. Na verdade, quem foi eleito, quem foi escolhido, foi Cristo! A Igreja, como Shaul disse, foi escolhida nEle. Veja o que está escrito em I Ped 2:4-6:

“Chegando-vos para Ele, a Pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com o Criador eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a UL’HIM por intermédio de Yaohushua hol’Mehushkyah. Pois isso está na Escritura: eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nele crer, não será de modo algum envergonhado”.

 Quem é a pedra que vive? A pedra rejeitada? É Cristo! Para YAOHUH UL’HIM, é pedra eleita e preciosa! Cristo é que foi eleito! Nós, o Corpo de Cristo, a Igreja do Messias, somos também eleitos, mas eleitos nEle. E eu pergunto: Quem é a Igreja? A Igreja do Messias são todos aqueles que creem. Veja o que o apóstolo Shaul fala no final do versículo 6: “. …eis que ponho em Sião uma pedra eleita e preciosa; e quem nEle crer, não será de modo algum envergonhado”.

Então, quando a Bíblia fala de “predestinados”, está se referindo àqueles que foram lavados no sangue de Cristo; predestinados “em Cristo”, como Igreja do Messias, desde antes da fundação do mundo. Qualquer pessoa pode, então, ser um “predestinado”. Basta crer e confessar a Cristo como Salvador. Por que razão Cristo precisou morrer? Não foi para nos salvar? Salvar a quem? Salvar aqueles que não estavam salvos! Se todos os que deveriam ser salvos já estivessem definidos (salvos, predestinados, escolhidos de antemão), Cristo não precisaria morrer! Eles já estavam salvos pelo decreto do Criador! E se a salvação fosse unicamente uma consequência do decreto do Criador, por que então o Criador não salvou a todos os homens (só ESCOLHEU alguns “eleitos”)? A Bíblia diz que Ele quer salvar a todos os homens (I Tim 2:4). Por que é que o Criador não salvou a todos? Porque a salvação é para “todos os que creem”. Então predestinados, são todos aqueles que creem! Eleitos, são todos aqueles que creem; eleitos em Cristo, como Corpo de Cristo. Predestinados a viver…

 

PARTE 3

– Vamos ler I João 3:10-12:

“Nisto são manifestos os filhos do Criador e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede do Criador, também aquele que não ama a seu irmão. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta, que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas”.

 A doutrina de João Calvino explica esse texto bíblico da seguinte forma: os “filhos do Criador” são os predestinados para a salvação, enquanto os “filhos do diabo” são destinados à perdição. Segundo os calvinistas, Caim teria nascido destinado à perdição e por isso matou seu irmão Abel. Dizem ainda que em Caim descendem todos os filhos da perdição: Faraó, Judas, Herodes, etc. Segundo esta teoria, existe hoje duas sementes no mundo: a semente do bem e a semente do mal (os predestinados para a salvação e os destinados à perdição).

 Vamos analisar conscientemente, porém, o texto de I João 3:10-12 destituídos de qualquer preconceito, pedindo ao ETERNO que nos dê amplo discernimento da Sua Palavra.

 É óbvio que quando o Criador olha para a Terra, vê dois tipos de pessoas: as que estão salvas e as que não estão. Todas as pessoas que creem e confessam que Cristo é o Redentor, estão salvas. É exatamente o que diz a Palavra dEle. Veja o que está escrito em Atos 2:21:

“E todo aquele que invocar o nome do Criador, será salvo”.

Veja também o que diz o versículo central da Bíblia: João 3:16:

“Porque UL’HIM amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que TODO aquele QUE NELE CRÊ, não pereça; mas tenha a vida eterna”.

A Bíblia é clara, todo aquele que crê, será salvo. Em João 3:18 o ETERNO disse:

“Quem nele crê não é julgado (está salvo); o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho do Criador”.

Ao contrário do que ensinam os calvinistas, a salvação é simplesmente oferecida a qualquer um que creia. Veja ainda em Rom 10:9-10:

“Se com a tua boca confessares a Cristo como Redentor, e em teu coração creres que UL’HIM O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

Então a salvação é para os que creem, e qualquer um pode crer. Os calvinistas afirmam que só creem aqueles que são atraídos pelo decreto do Criador, os chamados predestinados. Isto não pode ser verdade, pois a Palavra do Criador diz em Tito 2:11 que a graça do Criador se manifestou trazendo salvação a todos os homens.

A Bíblia ensina em II Ped 3:9 que a vontade do Criador é que TODOS venham a arrepender-se, deixando claro que todos podem se arrepender. Como é que o Criador iria manifestar o desejo de que todos se arrependessem, se Ele mesmo não tivesse dado esse direito a todos? Se Ele quer que todos se arrependam, é claro que Ele deu esse direito a TODOS. Quando uma pessoa crê, aceita a Palavra do Criador; passa a fazer parte do Corpo de Cristo. Em Atos 2:41 está escrito:

“Então os que lhe aceitaram a Palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”.

E aquele que crê, sendo Igreja do Messias, está predestinado para a salvação, porque o Criador predestinou a Igreja, eleita em Cristo, para uma herança eterna.

Shaul disse em Efe 1:4:

“Assim como nos escolheu nEle, antes da fundação do mundo”.

Quem foi eleito? Quem foi escolhido? Cristo! I Ped 2:4 diz que Cristo é a pedra ELEITA e preciosa. Ele é que foi eleito; a Igreja foi escolhida em CRISTO porque é o Corpo de Cristo.

– Voltando ao texto de I João 3:10-12 podemos afirmar conscientemente que os “filhos do Criador” são aqueles que creem; aqueles que fazem parte do Corpo, aqueles que compõem a Igreja. Esses são chamados “filhos do Criador”!

 I João 3:10 explica de forma clara quem são os “filhos do Criador e quem são os “filhos do diabo”: “Todo aquele que não pratica justiça, não procede do Criador”; é “filho do diabo”. Quem é “filho do Criador”? Aquele que pratica justiça. Essa justiça significa “vida reta”, que é o resultado da salvação através de Cristo. Pela graça do Criador o cristão age retamente porque segundo Rom 3:22, ele foi feito justo. É como diz I João 1:7 – Aquele que anda na luz e mantém comunhão uns com os outros, o sangue de Cristo o purifica de todo o pecado; esse é “filho do Criador”.

 Agora vamos compreender conscientemente o que está escrito em I João 3:12:

“Não segundo Caim, que era do maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas”.

A teoria de João Calvino utiliza este versículo bíblico para afirmar que Caim matou Abel porque ele era “filho do diabo”.

Segundo os calvinistas, Caim era uma semente má, destinada pelo Criador, à perdição; Caim não teria sido criado para a salvação; ele não era um predestinado como o seu irmão, Abel. Os calvinistas usam os dois irmãos para ensinar que cada um deles tinha um destino traçado de antemão pelo Criador: um seria salvo e o outro não. A despeito do que pensam os calvinistas, como é que nós interpretamos esse versículo? Leia novamente o versículo 12: “Não segundo Caim, que era do maligno. . .” Por que ele era do maligno? O próprio versículo explica: “. . . porque as suas obras eram más”. E se as obras de Caim não fossem más? E se Caim tivesse tido uma outra atitude? É óbvio que aí ele não seria do maligno!

 Os calvinistas afirmam que Caim não tinha outra opção, porque ele já estava destinado à perdição. Eles dizem que o homem não tem livre escolha, mas isso não é verdade. Vamos verificar na própria Bíblia o que O Criador disse para Caim ANTES QUE ELE MATASSE A SEU IRMÃO: Veja em Gen 4:6-7:

“Por que andas irado? e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”.

Amados, a Bíblia não poderia ser mais clara!

O Criador deu a Caim o direito de escolha: se ele procedesse bem, seria aceito; se procedesse mal, seria rejeitado. O Criador ainda disse: “. . . o seu desejo será contra ti, mas cumpre a ti dominá-lo”. Quer dizer, a decisão era dele. Cabia ao próprio Caim dominar o seu desejo e ter uma atitude que não desonrasse ao Criador. Está claro que Caim poderia ter sido salvo, se tivesse tido uma outra atitude. Note bem, o Criador o advertiu antes que ele matasse a seu irmão. Mas qual foi a sua atitude? No versículo 8 a Bíblia diz que Caim matou a seu irmão Abel. E por causa dessa atitude dele, O Criador disse no versículo 11: “És AGORA [antes não era], pois, maldito por sobre a Terra”.

Os calvinistas afirmam que ele matou o seu irmão porque não era do Criador. Dizem que o pecado aconteceu porque Caim já era maldito, mas na realidade Caim foi maldito porque pecou. Primeiro veio o pecado, depois a maldição; a maldição veio por causa do pecado, tal como aconteceu com Adão e Eva. Eles foram expulsos do Éden e sofreram maldições, exatamente por causa do pecado. Se ambos não tivessem caído, não teriam sido expulsos.

Mat 25:41 “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

O inferno não foi preparado para homem algum, senão para o diabo e seus anjos!

 

PARTE 4

Introdução: Sabemos que os calvinistas ensinam que a salvação é um “decreto” do Criador. Sendo um decreto, não depende do homem. O Criador escolhe quem é salvo ou não. Segundo a doutrina de João Calvino, o homem não tem direito de escolha, quando nasce, já nasce predestinado para a salvação ou destinado à perdição. A doutrina arminiana, no entanto, ensina que predestinados, são aqueles que creem, que aceitam a Palavra do Criador. Segundo os arminianos, o homem tem o direito de escolha (livre-arbítrio).

NOTA: A CCB não dá estudos bíblicos e, no entanto, é uma das “igrejas” que mais cresce (dizem: o predestinado um dia ou outro, entrará por estas portas… Seu método de ‘arrebanhar’, é a revelação: Convidam uma pessoa para ir ao ‘culto’ e uma vez lá, a pessoa vai receber uma ‘revelação’… Como satan tem poder, vai revelar e acertar tudo [não descreia das profecias, saiba antes, discernir QUEM a revelou- I Ped 1:2]. E então o ‘convidado’ vai pensar: “aqui tem poder e é aqui que eu vou ficar”; e nunca mais sai da CCB… Ponto para satan!

 

O LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO É UM ENSINAMENTO BÍBLICO:

Toda a mensagem da Bíblia ensina que Cristo veio para salvar os pecadores, e dos pecadores se espera o arrependimento como resposta à chamada divina. Veja o que Kafos disse em Atos 2:38:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yaohushua hol’Mehushkyah, para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do santo espírito.

A Bíblia ensina que existe possibilidade de salvação para todas as pessoas:

Rom 8:32 “AquEle que não poupou a Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele, todas as coisas?” (O Filho do Criador foi entregue por todos nós).

Rom 11:32 “Porque o Criador a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos”.

Tito 2:11 “Porquanto a graça de Yaohushua se manifestou salvadora (trazendo salvação) a todos os homens”.

João 12:32  Yaohushua disse: “E eu, quando for levantado da Terra (crucificação) atrairei (a quem?) todos, a mim mesmo”.

Os calvinistas ensinam que somente os predestinados são “atraídos” para cumprirem o decreto do Criador e serem salvos, mas Cristo disse que na crucificação atrairia não a alguns, mas a todos os seres humanos.

I João 2:2 “E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”.

João estava escrevendo para a Igreja do Messias; mas fez questão de esclarecer: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, mas não é só pelos nossos (da Igreja), mas também pelos pecados do mundo inteiro” (de todos).

Se há possibilidade de salvação para todos os seres humanos, fica claro que todos os seres humanos podem vir a crer, desde que tenham vontade. Quem quiser crer, será salvo; porque a graça do Criador se manifestou trazendo salvação a todos os homens. Entretanto, quem não crer, está rejeitando a graça do Criador e perde a salvação. O ensinamento bíblico deixa claro que o homem tem direito de escolher o seu Caminho, ou seja, o Criador deu ao homem o livre-arbítrio.

Em Bereshiit, o primeiro livro da Bíblia (capítulo 3), a possibilidade da tentação é uma demonstração de que o homem tinha o direito de escolher entre a obediência e a transgressão. E em Apocalipse, na última mensagem da Bíblia, mais uma vez a Palavra do Criador não deixa dúvidas: o homem tem o direito de escolher o seu Caminho. Veja o que está escrito em Ap 22:17:

“Aquele que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.

Desde o primeiro livro da Bíblia, até o último, O Criador dá liberdade de escolha para o homem. Os calvinistas afirmam que Caim era uma semente do mal, destinada de antemão à perdição e por isso matou seu irmão Abel. Mas relembremos o que o Criador disse a Caim antes que ele matasse a seu irmão, ou seja, antes que as suas obras fossem más:

Gen 4:6-7 “Por que andas irado? e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta”.

Amados, aqui está claro que Caim tinha o direito de opção; o Criador disse a ele: Olha, se procederes assim, serás aceito; se procederes assado, o pecado jaz à porta. O Criador ainda foi mais claro; Ele disse: “O seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”.

Caim poderia ter dominado os seus desejos maus! É pura questão de decisão! Veja bem, depois que ele matou o seu irmão, aí o Criador disse (v. 11): “És AGORA, pois, maldito por sobre a Terra”. (antes ele não era maldito; a maldição veio porque o Criador deu a ele o direito de decisão e ele, fazendo uso desse direito, acabou agindo mal diante do Criador. Ele escolheu fazer o mal). Você não encontra escrito literalmente na Bíblia a expressão “livre-arbítrio”, mas ele está presente em todo o ensinamento bíblico. São fatos que confirmam essa teoria!

A Bíblia ensina que o homem se afastou do Criador voluntariamente, ou seja, porque quis. Veja o que Shaul escreveu em Romanos 1:18 :

“A ira do Criador se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”.

Voluntariamente os homens detêm a Palavra, detêm a verdade do Criador, preferindo a injustiça. Isto acontece porque eles têm o livre-arbítrio; o direito dado por O Criador de deterem a verdade, ou seja, recusarem a graça do Criador.

Todos têm o direito de se arrepender. Veja Atos 17:30 :

“Ora, não levou O Criador em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens, que todos, em toda a parte, se arrependam”.

Arrepender significa ter uma outra mente, ou seja, mudar de mente. Raciocine comigo: se O Criador não desse o direito de todos se arrependerem, ou seja, o direito de escolha, por que todos seriam convocados ao arrependimento? Se O Criador chama a todos, indistintamente, ao arrependimento, fica óbvio que ele dá o direito de todos se arrependerem!

A isto chamamos LIVRE-ARBÍTRIO. Há uma graça geral, dada na cruz, que confere a todos os homens a capacidade de buscarem ao Criador, em fé, se assim quiserem fazê-lo. O Criador se apresentou diante de todos os homens, na cruz; Ele fez tudo quanto é necessário para que todos os homens possam crer, se assim quiserem fazê-lo. Isto é LIVRE-ARBÍTRIO.

 

PARTE 5

Muita confusão tem sido formada acerca desse assunto por causa do aparecimento das denominações que pregam a teoria de Calvino. Algumas pessoas chegaram a afastar-se da Igreja porque ficaram confusas e desorientadas. Outras abandonaram suas denominações e se aventuraram atrás de uma ideia aparentemente revolucionária; eu tenho ouvido alguns pastores que pregam o calvinismo dizendo-se privilegiados com uma nova revelação do Criador. Um deles chegou a dizer que ‘deus’ o tinha escolhido para encabeçar uma nova e última reforma protestante! Isso é um absurdo, uma vez que as doutrinas calvinistas já eram pregadas no 4º século por ‘santo Agostinho’.

Na verdade, não há nada de novo, a não ser o fato de que muitos líderes estão à procura de algo novo para aquecer a Igreja. O pior é que alguns deles sequer acreditam no que dizem; pregam o calvinismo como forma de contradizer a maioria das denominações evangélicas. Muitos querem ser diferentes, porque apresentando uma nova mensagem, diferente da grande maioria das ‘igrejas evangélicas’, conseguem atrair a atenção de muitos crentes desatentos e imaturos. Pregam o calvinismo, não porque de fato creem nele, mas porque querem o$ $eu$ templo$ cheio$$$.

Você pode observar, por exemplo, que alguns líderes têm surgido de uns tempos pra cá, pregando todos os dias as doutrinas calvinistas, como se fosse uma grande revelação que ‘jesus’ deu a eles e somente a eles. Vivem dizendo que as outras denominações estão erradas; vivem dizendo que as outras igrejas estão sob a Lei. Qualquer pessoa mais esclarecida vai perceber que essa é uma forma disfarçada de dizer para as pessoas: “Olhem, a igreja que vocês frequentam está errada. O pastor de vocês está errado. Eu tive uma grande revelação; venham para a graça de ‘jesus’; a graça do ‘espírito santo’ está aqui, na minha igreja”!

É por esta razão que precisamos compreender conscientemente essas duas principais doutrinas da predestinação: a calvinista e a arminiana .

Vamos analisar as palavras de Shaul em I Cor 9:27:

“. . . mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. . . ” (algumas traduções dizem “reprovado”).

Os calvinistas dizem que o apóstolo Shaul não estava se referindo à salvação, e sim às suas recompensas, o coroamento celestial por ter completado a sua missão. Os arminianos, no entanto, explicam esse versículo afirmando que Shaul poderia perder a sua salvação, ou seja, ele poderia ser reprovado, caso tivesse uma vida diária negligente, cometendo pecados corporais e morais.

Amados, todo texto bíblico, a princípio, precisa ser analisado dentro do contexto. Vamos ver o que Shaul disse logo no capítulo 10, ou seja, no capítulo seguinte: ele diz que a incredulidade do povo de Israel no deserto, a idolatria e os pecados morais que os israelitas cometeram, acabaram atraindo o juízo do Criador. Shaul diz que a maioria dos israelitas ficaram reprovados e prostrados no deserto. Veja I Cor 10:1-5. No versículo 6, entretanto, Shaul adverte que essas coisas serviram de exemplo para nós. Para nós quem? Para a Igreja do Messias, afinal ele estava escrevendo para a Igreja de Corinto. Ele disse em I Cor 10:14:

“Amados, fugi da idolatria”.

Fica claro que Shaul tinha a preocupação de que a Igreja de Corinto agisse tal como os israelitas e, consequentemente fosse reprovada. Veja I Cor 10:11 :

“Essas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e foram escritas para advertência nossa. . .”

Advertência de quem? Da Igreja do Messias. Isto quer dizer que qualquer um que tenha se convertido, pode vir a cair na fé; pode vir a apostatar-se na fé. Veja I Cor 10:12:

“Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia” (afinal, não foi “predestinado”???).

Essas são palavras do próprio apóstolo Shaul. Isto nos confirma a ideia de que Shaul admitia a possibilidade da queda do cristão. No versículo 13 ele esclarece mais ainda:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas o Criador é fiel, e não permitirá que sejais tentado além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.

Então vamos ler mais uma vez o versículo de I Cor 9:27:

“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo ser reprovado (ou desqualificado)”.

Fica claro que Shaul temia a apostasia; ele disse claramente:

“Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia”. I Cor 10:12.

Ora, se precisamos ter cuidado para não cair, é claro que existe a possibilidade de cairmos. Ao contrário do que ensinam os calvinistas, o cristão consciente precisa crer, sim, que a salvação é dom do Criador; é obra da graça do Criador. Mas se caímos da fé, rejeitamos a graça salvadora do Criador, certamente somos reprovados. Prova adicional da possibilidade de perda da salvação encontramos em Gal 5:4:

“De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaíste”.

Fica claro, então, que existe possibilidade de queda para o cristão. Aliás, a própria experiência nos ensina essa Verdade: muitos cristãos [sinceros] acabam olhando para trás e caem da fé. Por isso Kafos escreveu:

“Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Criador, Yaohushua hol’Mehushkyah, foram outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviaram-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao esponjadouro de lama”. (II Ped 2:20-22)

 

Adendo

Extraímos o seguinte texto do livro ‘Viver a graça de Cristo’, escrito pelo bispo Walter Klaiber e pelo Dr. Manfred Marquardt, da Igreja Metodista da Alemanha.

  1. Se somente a eleição e a rejeição ao Criador decidem a salvação e a perdição do homem, então carece totalmente de sentido qualquer pregação evangelística e apelo à fé. De fato, uma parte dos ouvintes seria salva, de qualquer maneira, enquanto a outra parte, estaria de qualquer maneira perdida eternamente.
  2. A doutrina da dupla predestinação corre o perigo de destruir entre os cristãos a seriedade na busca da santificação e do zelo pelas boas obras; pois, se a graça de Cristo opera irresistivelmente, não há motivo para que os cristãos se comportem de forma que não tenham recebido a graça em vão. Esta doutrina destrói, além disso, o conforto da mensagem cristã de que cada homem, certificado pela fé, pode estar seguro de ser amado pelo ETERNO e redimido por Cristo.
  3. A doutrina da perdição incondicional, que necessariamente resulta da eleição incondicional (que Wesley podia admitir), contradiz a imagem bíblica do Criador, e as afirmações claras da Escritura de que Ele quer que todos sejam salvos, pela Graça (dádiva). Não somente o princípio sola fide (“somente pela fé”) se torna sem sentido; também o solo Christo perde o seu valor e poder, pois a morte na cruz deixa de ser o ato reconciliador universal do Criador em favor de todos os homens, tornando-se um meio limitado para a execução do decreto decisório do Criador em favor dos eleitos. É justamente a cruz de Cristo que atesta para Wesley a verdade fundamental: The Grace of God . . . is free in all and free for all (A graça do Criador é livre em todos e livre para todos).

Para Wesley, verdadeira predestinação consiste no seguinte:

  1. Aquele que crê é salvo da culpa e do poder do pecado;
  2. Aquele que persevera até o fim será salvo por toda a eternidade;
  3. Aqueles que recebem o precioso dom da fé se tornam assim filhos do Criador; e já que são filhos do Criador, receberão o Espírito de santificação que os capacitará a andar como Cristo andou”.

Fecho de Ouro: Det 30:19 – O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência… Dois caminhos: Escolha viver!!!

Amnao!

E não se esqueça de Mt 7:21-23…

 

Seja um Rosh (líder Congregacional); faça o CTA: Curso de Teologia Aplicada – CLIC!

SE DESEJAR, CLIC NESTA IMAGEM PARA BAIXAR ESTE ESTUDO EM SEU CELULAR…

Dúvidas:

Formulário de Contato